ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 março, 2011

FETAM-RN emite nota de repúdio a projeto de lei

NOTA DE REPÚDIO
Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal encaminha Projeto de Lei que visa intervir no funcionamento dos sindicatos
Desde o golpe de 1964, quando o então Prefeito Djalma Maranhão foi deposto e preso pelos militares golpistas, a cidade de Natal não via tamanha arrogância, medidas ditatoriais e tentativas de barrar os avanços democráticos e de direitos, como se tem vivenciado ao longo do último dois anos, as quais repudiamos com todas as nossas forças.
Kalazans Bezerra, Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, tem trabalhado arduamente, e se utilizado dos mais sórdidos expedientes, para reprimir a atuação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (SINSENAT) e outros sindicatos, que visam, tão somente, a melhoria de salários e das condições de trabalho dos servidores do Município.
Embora o alvo principal seja o pagamento de baixos salários e a deterioração das condições de trabalho dos servidores do Município, tornando o serviço desinteressante e desnecessário, uma vez que a atual Administração representa um projeto político que defende o Estado mínimo e serviços terceirizados, Kalazans Bezerra vendo seus anseios denunciados e combatidos pelas Entidades de Classe, passou a atacá-las com medidas autoritárias e intervencionistas ao ponto de reduzir benefícios dos sindicalistas.
Os ataques se baseiam em medidas repressivas contra as atividades e liberdades sindicais, com forte tendência de censura a liberdade de imprensa e de expressão exercidas, principalmente, pelos dirigentes sindicais que estão à disposição dos Sindicatos para conduzir as lutas dos trabalhadores, que não se calam, dizem a verdade e gritam para que a sociedade possa ouvir.
Para calar e desestruturar politicamente os Sindicatos, Kalazans Bezerra obstinou-se a ferir o bolso dos dirigentes sindicais, com corte de benefícios, ameaça de corte dos salários e a redução do número de servidores/diretores à disposição dos Sindicatos, inaugurando, na vida pública da Cidade do Natal, o terrorismo anti-sindical.
É o que demonstra a mensagem encaminhada pelo Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, no dia 31 de janeiro do corrente ano, com uma proposta que revoga o § 1º, do Art. 76, da Lei Orgânica do Município, e acrescenta o Art. 76 A, limitando a liberação de servidores para o mandato sindical.
Art. 76, § 1º da Atual Lei Orgânica do Município - As entidades de classe, representadas por federações ou sindicatos, terão direito à dispensa do trabalho de representantes, sem prejuízo dos vencimentos e das vantagens, enquanto perdurar os seus mandatos, no âmbito do Município do Natal.
As garantias sindicais são um princípio Constitucional e foram absorvidas pela Lei Orgânica do Município. Portanto, a liberação remunerada do servidor eleito para Mandato Sindical é uma garantia legal e de essencial importância para o funcionamento e o direcionamento político conjuntural das Entidades. Atualmente o SINSENAT possui uma diretoria de 42 servidores eleitos para representar as diversas categorias dos servidores municipais. Desse total, menos de 50% são liberados de suas funções no Município.
É importante destacar que o SINSENAT não paga salário aos diretores eleitos, apenas aos funcionários essenciais ao funcionamento da sede ou que prestam serviços, como advogado, contador, caseiro, secretária e pessoal de limpeza.
Além da revogação do parágrafo que garante a liberação dos servidores eleitos sem prejuízo dos vencimentos, Kalazans deseja interferir na quantidade de vezes que um servidor pode ser eleito e ainda limitar a liberação de apenas um diretor para cada 5 mil filiados. Na prática, reduz dos atuais diretores a disposição do SINSENAT para apenas 2, tornando impossível manter funcionando politicamente um Sindicato com o porte e a representatividade do SINSENAT.
Portanto, são claras e evidentes as intenções do Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal: destruir os sindicatos ou limitar consideravelmente sua atuação através do corte de salários e da intervenção Estatal no seu funcionamento (proibida pelo 8º da Constituição Federal), medidas comparadas apenas as adotadas pelo golpe militar de 1964.
Conclamamos a sociedade, jornalistas, Vereadores e Vereadoras de Natal, demais políticos do RN e do Brasil, Sindicatos locais e de todas as cidades e recantos do país a divulgarem esta Nota e a repudiarem com veemência os anseios ditatoriais do Sr. Kalazans Bezerra, Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, que tenta calar, a todo custo, Sindicatos e diretores democraticamente eleitos para fazer a defesa dos Servidores Púbicos do Município do Natal.
O Brasil não tolera mais ditaduras, não nos calarão!
Escrito por: FETAM-RN

Evangelho do dia

Estar com Jesus é estar em festa
Leitura Orante
Mt 9,14-15
Aproximaram-se de Jesus os discípulos de João e perguntaram: "Por que jejuamos, nós e os fariseus, ao passo que os teus discípulos não jejuam?" Jesus lhes respondeu: "Acaso os convidados do casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado. Então jejuarão.
Comentário do Evangelho
O jejum agradável a Deus
Jesus, após o chamado de Mateus, come com ele e com seus amigos, publicanos e excluídos pelo legalismo de Israel. Tal procedimento merece a repreensão dos fariseus, por Jesus estar se juntando aos "pecadores". Nova controvérsia surge agora pelo fato de Jesus e seus discípulos não estarem observando um jejum prescrito. Os fariseus, com muita piedade, jejuavam duas vezes por semana apresentando-se assim como intercessores pelo povo junto a Javé. Era uma forma de ostentar ares de piedade e conquistar louvores e submissão do povo humilde. São aparências que encobrem a hipocrisia, descartadas por Jesus. Estando João Batista na prisão, discípulos seus vão questionar Jesus sobre esta questão do jejum. Este detalhe mostra que o movimento dos discípulos de João Batista regride às observâncias do judaísmo e segue em paralelo com o movimento de Jesus. Descartando a observância legal do jejum, Jesus afirma que, com ele, se vive novos tempos de alegria, felicidade, partilha, como em um banquete nupcial, junto ao noivo. A alusão ao jejum quando "o noivo lhes será tirado" parece ser uma adaptação do evangelista ao retrocesso da retomada da tradicional prática do jejum nas comunidades, após a crucifixão de Jesus. O jejum agradável a Deus é a abstenção do consumo dos bens supérfluos e a partilha com as pessoas mais necessitadas.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Vamos por um fim nesta mamata


A Liberdade Conduzindo o Povo” - Eugène Delacroix
ESTÁ COMEÇANDO EM SÃO PAULO...
SE DER CERTO, VAI CHEGAR EM TODO O BRASIL!
12 de Março de 2011
Um milhão de pessoas na Avenida Paulista pela demissão de toda a
classe política.
A guerra contra a chulisse, está começando. Não subestimem o povo, que começa a ter consciência do que nos têm feito, do porquê de chegar ao ponto de ter de cortar na comida dos filhos! Estamos de olhos bem abertos e dispostos a fazer - quase - tudo, para mudar este abuso.
Todos os ''governantes'' do Brasil falam em cortes de despesas - mas não dizem quais - e aumentos de impostos a pagar. Nenhum governante fala em:
1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas,14.o e 15.o salários etc.) dos poderes da República;
2. Redução dos deputados da Assembleia da República e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países sérios. Reforma das mordomias na Assembleia da República, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do pagode. Redução no mandato de Senador para 4 anos (igual aos outros mandatos);
3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego;
4. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de reais/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo. Por exemplo: as empresas de estacionamento não são verificadas porquê? E os aparelhos não são verificados porquê?
5. Redução drástica das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais;
6. Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades;
7. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores etc das Câmaras, Juntas etc, que se deslocam em digressões particulares pelo País;
8. Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias, para servir suas excelências, filhos e famílias e até os filhos das amantes...
9. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado;
10. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular, como levar e trazer familiares às escolas, ir ao mercado, a compras etc;
11. Acabar com o vaivém semanal dos deputados e respectivas estadias em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes;
12. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós) que nunca está no local de trabalho. HÁ QUADROS (diretores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES;
13. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir aos apadrinhados do poder - há hospitais de cidades com mais administradores que pessoal administrativo.
14. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar;
15. Acabar com as várias aposentadorias por pessoa que passou fugazmente pelo Estado.
16. Pedir o pagamento dos milhões dos empréstimos dos contribuintes, cpmf, precatórios;
17. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os biltres que fizeram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida e à custa do contribuinte, manipulando e aumentando preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente "legais", sem controle, e vivendo à tripa forra à custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência aos que efetivamente dela precisam;
18. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efetivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas VALEM e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida;
19. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos.
20. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu patrimônio antes e depois.
21. Pôr os Bancos pagando impostos e atendendo a população em horário comercial (08:00hs às 18:00hs). Isso, com certeza, os obrigará a contratar mais gente, criando mais empregos e atendendo melhor aos clientes.
22. TODOS OS QUE ALMEJAM O SERVIÇO PÚBLICO SEJAM SUBMETIDOS A EXAMES PSICOLÓGICOS E PSICOTÉCNICOS ,FEITOS POR UMA JUNTA SUPERIOR DE SAÚDE. POLÍTICOS PARA GOVERNAR UMA NAÇÃO COM 200 MILHÕES DE HABITANTES DEVEM FAZER O MESMO QUE É FEITO COM COMANDANTES DE LINHAS AÉREAS (EXAMES MÉDICOS DE 6 EM 6 MESES).
Fonte: ecacaraubensesho.blogspot.com

10 março, 2011

Brasil fica fora do 'top 100' das universidades de maior reputação

Ranking foi feito a partir de pesquisa com 13 mil professores do mundo.
Universidade de Harvard, nos EUA, obteve nota máxima.
Do G1, em São Paulo
 A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima no ranking das melhores universidades em reputação do mundo divulgado nesta quinta-feira (10) pela Times Higher Education (THE), instituição baseada em Londres. O ranking foi montado a partir de uma pesquisa somente para convidados de mais de 13 mil professores de 131 países do mundo e reforça a posição dominante das instituições dos EUA e consagra boa reputação de universidades do Reino Unido e do Japão. O índice faz parte do ranking das melhores universidades do mundo divulgado pela THE em setembro do ano passado.
O Brasil não tem nenhuma instituição entre as 100 melhores. Rússia (Universidade Lomonosov de Moscou), China (universidades Tsinghua, Pequim e Hong Kong) e Cingapura e Hong Kong também aparece com instituições entre as 50 melhores do ranking. No grupo entre as posições 51º e 100º aparecem universidades de países emergentes como a Universidade de Seul, na Coreia do Sul; Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia.
Veja as 10 primeiras universidades no ranking de melhor reputação
Posição
1º) Universidade de Harvard EUA
2º) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) EUA
3º) Universidade de Cambridge Reino Unido
4º) Universidade da Califórnia - Berkeley EUA
5º) Universidade de Stanford EUA
6º) Universidade de Oxford Reino Unido
7º) Universidade de Princeton EUA
8º) Universidade de Tóquio Japão
9º) Universidade de Yale EUA
10º) Insitituto da Tecnologia da Califórnia EUA
Fonte: Times Higher Education, Top Universities by Reputation 2011

A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos. Harvard obteve 100 pontos. As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade da Califórnia, em Berkeley; Universidade de Stanford University e Universidade de Oxford (Reino Unido).
Simon Pratt, gerente de projeto da pesquisa, disse que os dados "mostram uma diferença significativa no pé reputação dos seis primeiros, com uma queda no número de respostas abaixo desse nível".
Fonte: g1.globo.com
vestibular-e-educação

Número de brasileiros aumenta na lista de bilionários da revista Forbes

Números de Brasileiros aumenta na lista
de Bilionários da revista americana "FORBES"
O mais rico é o empresário Eike Batista, com US$ 30 bilhões, R$ 2 bilhões a mais. É o oitavo do mundo.
A revista americana Forbes divulgou a lista das pessoas mais ricas do mundo: os bilionários. Tem mais brasileiros nesse ranking e os chineses assumiram o segundo lugar.
Ainda vai demorar para o reinado dos americanos ficar ameaçado, mas o mapa dos bilionários está mudando. Nova York, com 58 bilionários, deixou de ser cidade com maior números de pessoas com mais de US$ 1 bilhão. Agora é Moscou, com 79.
O país onde surgem milionários da noite para o dia é, ironicamente, comunista. A China tem 115 bilionários. O número praticamente dobrou em um ano. Ela está em segundo lugar na lista, perdendo apenas para os EUA. Essa ostentação dos chineses é evidente. Uma Ferrari novinha não é mais um sonho de consumo, é acessível para um crescente número de chineses.
O primeiro da lista chinesa representa outra ironia. É Robin Li, dono do site de buscas Baidu, o mais popular de um país que censura a internet. Embora ter tantos bilionários seja motivo de orgulho para os chineses, a crescente disparidade social preocupa o governo, que criou programa para reduzir a diferença entre pobres e ricos.
O número de bilionários cresceu de forma acelerada em países emergentes que fazem parte do grupo chamado BRIC. No Brasil, 30 tem mais de US$ 1 bilhão, 12 a mais que na lista anterior. O mais rico é o empresário Eike Batista, com US$ 30 bilhões, R$ 2 bilhões a mais. É o oitavo do mundo.
O homem mais fico do mundo é o mexicano Carlos Slim, dono de uma operadora de telefone celular, com US$ 71 bilhões.
Fonte: g1.globo.com/bomdiabrasil

Evangelho do dia

Desafio de assumir a causa de Jesus
Leitura Orante
Lc 9,22-25
E Jesus explicou: "É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar". Depois, Jesus começou a dizer a todos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará. Com efeito, de que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se e a arruinar a si mesmo?
Comentário do Evangelho
Seguir Jesus é renunciar...
Nos evangelhos de Marcos e Mateus, após esta fala de Jesus sobre o sofrimento que o espera em Jerusalém, da parte dos chefes do judaísmo, Pedro, sob a ideologia do messias poderoso, censura Jesus por se dispor a tal. Jesus retribui a censura de Pedro com outra mais contundente: a proposta messiânica que domina Pedro é de satanás, é uma pedra de tropeço, e é fruto de puros interesses humanos. Lucas, em seu evangelho, omite este conflito entre Pedro e Jesus. Jesus insiste em fazer seus discípulos compreenderem que sua missão é libertar os cativos e restaurar a vida dos excluídos, sem restrições de caráter religioso ou racial. Por isto Jesus adverte os discípulos de que, em Jerusalém, sofrerá a repressão dos representantes do poder religioso da Judéia, os anciãos, sumo-sacerdotes e escribas. O poder, quando se sente ameaçado, reage perseguindo e matando aqueles que promovem a libertação dos oprimidos. Neste tempo de quaresma o evangelho nos lembra que seguir Jesus é renunciar aos projetos de sucesso econômico oferecido aos incluídos no sistema neo-liberal e colocar sua vida a serviço dos excluídos, na construção de um mundo novo, fraterno e partilhado.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Emenda constitucional garante piso salarial para agentes comunitários de saúde


Agentes Comunitários de Saúdede de Caraúbas / RN
Foto: Arquivo Chico Costa

Os agentes comunitários de saúde (ACS) são profissionais peculiares, que trabalham fazendo a ponte entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS). A profissão surgiu na década de 80, em alguns municípios e estados brasileiros, sendo depois expandida para o país inteiro através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Com a incorporação de médicos e outros profissionais de saúde às equipes, o PACS deu origem ao Programa Saúde da Família (PSF), que hoje atende a mais da metade da população brasileira, e se tornou a estratégia prioritária para a organização da atenção básica à saúde no Brasil. Certamente os ACS têm sido uma das experiências mais inovadoras do SUS.
Como o ACS têm que morar no local em quem trabalham, foi necessário criar uma Emenda Constitucional (a EC 51) para regularizar a profissão. A regulamentação da EC 51, ou seja, a lei que diz como a Emenda Constitucional será aplicada, é a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006. Dia 4 de fevereiro de 2010 os ACS foram motivo de mais uma Emenda Constitucional, a EC 63, que atribui à União o poder de decidir o piso salarial e o plano de carreira dos ACS e dos agentes de controle de endemia (ACE), mesmo eles sendo contratados pelos municípios.
Paralelamente já tramitava o Projeto de Lei do Senado nº 196/09, que altera a Lei nº 11.350 de forma a exigir nível médio (2º grau) para os novos ACS e ACE, e a estabelecer o piso salarial nacional para ambos. Esse Projeto de Lei não especifica se ou como será corrigido o valor ao longo do tempo, e não contempla a questão do plano de carreira, previsto na Emenda Constitucional. O PLS nº 196/09.  Atualmente o Ministério da Saúde já tem um repasse aos municípios que é proporcional ao número de ACS.
A conquista dos ACS e dos ACE é um marco na valorização dos profissionais que constroem o SUS. Não conheço qualquer outra profissão de saúde que tenha um piso salarial igual para todos os municípios, e menos ainda alguma com a garantia de um plano de carreira. Espero que a novidade impulsione os profissionais do SUS a conquistar vínculos empregatícios decentes e remunerações adequadas. As entidades médicas, por exemplo, estão há anos pleiteando que a Medicina seja considerada uma carreira de Estado. Vamos ver no que dá.
"Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.
Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer".
Bob Marley
"Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo".
Carlos Drummond de Andrade

09 março, 2011

Evangelho do dia

Não à ostentação!
Leitura Orante
Mt 6,1-6.16-18
Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados... Quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas... para serem elogiados pelos outros... Tu, porém, quando deres esmola... que tua esmola fique escondida... Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas... para serem vistos pelos outros... Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas... Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.
Comentário do Evangelho
Conversão
A quaresma, que se inicia hoje, é um tempo privilegiado de conversão. É o tempo de firmarmos cada vez mais nossa opção pelo seguimento de Jesus, abandonando os apelos e seduções do mundo sob controle dos ricos poderosos.
Encontramos a origem da quaresma na tradição sacrifical do Primeiro Testamento, segundo a qual a reconciliação com Deus se faz pelo sofrimento. Contudo, a essência da conversão é a mudança de vida, vivendo o amor com os objetivos fundamentais da fraternidade, da justiça, da solidariedade, a serviço da vida. As piedosas práticas dos chefes de Israel, a esmola, a oração, e o jejum, não iam além de aparências. O jejum e a esmola significam abandonar o consumo do supérfluo e partilhar os bens com os necessitados e carentes. A oração agradável a Deus é aquela que move ao cumprimento da vontade do Pai, que quer vida plena para todos.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Inscrições para Prêmio de Gestão Escolar vão até maio

Escola Municipal Josué de Oliveira
As escolas da rede pública de ensino têm até 31 de maio para fazer a inscrição no Prêmio Referência em Gestão Escolar Ano Base 2010. A premiação é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino no País.
O objetivo do Prêmio Referência Gestão Escolar é contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de autoavaliação de seu processo de gestão, além de destacar e disseminar as experiências de referência na área. Assim, o prêmio tem servido, há mais de dez anos, como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da Gestão Escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
A ideia é que ao inscrever a escola, o diretor e toda a comunidade escolar participem de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade do ensino e estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos pela identificação e reconhecimento de escolas que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.
Participação das Escolas
A participação no Prêmio referência em Gestão Escolar Ano Base 2010 é aberta a todas as escolas de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) das Redes de Ensino Municipais e Estaduais de todo o Brasil, que realizem o processo de autoavaliação, respeitando as orientações do regulamento da premiação.
Ao fazer a inscrição, a escola deverá apresentar um dossiê contendo diversos instrumentos detalhados no Regulamento Prêmio Gestão Escolar Ano Base 2010, para demonstrar suas práticas de gestão.
A autoavaliação escolar deve ser pautada nas seguintes dimensões: gestão de resultados educacionais, gestão participativa, gestão pedagógica e gestão de serviços e recurso. Para realizar esta avaliação, a escola deve mobilizar seu Colegiado Escolar/APM, integrado por representantes de todos os segmentos da comunidade, realizando um trabalho abrangente, participativa e dinâmica.
Premiação
A melhor escola selecionada no Estado recebe uma premiação no valor de seis mil reais e o diploma “Escola Destaque Estadual”. Ao diretor será concedida uma viagem para intercâmbio de experiências no Brasil ou no exterior. As seis escolas finalistas de todo o Brasil receberão dez mil reais. A vencedora leva 30 mil reais e o diploma “Escola Referência Brasil”.
Fonte: douranews.com.br

Campanha da Fraternidade tratará de aquecimento global

Campanha nacional da igreja católica será lançada nesta quarta-feira.
Questão ambiental já foi tema defendido pela igreja em anos anteriores.

Secretário-Geral da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
 A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta quarta-feira (9) a Campanha da Fraternidade 2011. Com o tema “Fraternidade e a vida no planeta”, a campanha será lançada pelo secretário-geral da CNNB, dom Dimas Lara Barbosa, no auditório dom Hélder Câmara, em Brasília, a partir das 14h30.
Entre os principais objetivos da campanha deste ano, está a conscientização sobre o aquecimento global e as consequências nas mudanças climáticas. Esta é a 47ª edição da campanha, criada em 1964. Com o tema, a igreja pretende incentivar ações que preservem a vida no planeta.
Segundo o secretário-executivo da campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, a preocupação da igreja com o meio ambiente está relacionada com a defesa da vida. “A igreja demonstra suas preocupações com o estado do nosso planeta, que precisa de cuidados para que possa oferecer as condições necessárias para a vida nele instalada”, disse o padre ao site da CNBB.
O tema meio ambiente já foi tratado em outros campanhas da Fraternidade. A primeira vez foi em 1979. A mais recente, em 2007, tratou da Amazônia com o tema “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

Dilma encerra período de descanso no RN e retorna para Brasília

Presidente embarcou na tarde desta terça, acompanhada da filha e do neto.
Nesta quarta-feira de Cinzas, agenda prevê despachos internos no Planalto.

A presidente Dilma Rousseff embarca na base
aérea para retornar a Brasília; atrás dela, a filha
Paula com o neto Gabriel nos braços (Foto: Ed
Ferreira / Agência Estado)

A presidente Dilma Rousseff embarcou na tarde desta terça (8) para Brasília depois de um período de descanso durante o feriado de carnaval na Barreira do Inferno, base mililtar da Aeronáutica no litoral do Rio Grande do Norte. Ao embarcar, ela carregava um buquê de flores oferecido pela Federação das Mulheres do estado.
Dilma chegou à base, no município de Parnamirim (RN), na noite da última sexta (4). A presidente passou o feriado no local, hospedada no hotel de trânsito dos oficiais da Força Aérea, em companhia da filha Paula e do neto Gabriel.
A agenda oficial divulgada pela Presidência da República prevê que, nesta quarta (9), Dilma terá despachos internos, a partir das 14h, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Nos dias em que esteve de folga no Rio Grande do Norte, Dilma teve uma aparição pública, quando participou da soltura de filhotes de tartarugas, acompanhada por pesquisadores do Projeto Tamar.
Para impedir o vazamento de imagens da presidente durante os dias de descanso na Barreira do Inferno, a Presidência da República proibiu que pessoas entrassem no local com câmeras e celulares.
Um forte esquema de segurança protegeu a área em volta da Barreira do Inferno. Jornalistas encarregados de acompanhar a presidente alugaram uma lancha para tentar se aproximar do local pelo mar, mas foram barrados por uma embarcação da Marinha a cerca de oito quilômetros de onde a presidente estava hospedada.
Fonte: g1.globo.com

08 março, 2011

Evangelho do dia

A pergunta sobre os impostos
Mc 12,13-17
Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele. Eles chegaram e disseram:
- Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não?
Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu:
- Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver.
Eles trouxeram, e ele perguntou:
- De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda?
Eles responderam: - São do Imperador.
Então Jesus disse:
- Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus.
E eles ficaram admirados com Jesus.
Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura rezando ao Espírito co todos os que se encontram neste espaço:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? Leio na Bíblia, atentamente, o texto Mc 12,13-17.
O texto lembra o dever de justiça para com as autoridades e para com Deus.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Qual lugar Deus ocupa na minha vida? Faço uma lista a partir das prioridades da minha vida. Assim,
1o. lugar: ................................;
2o. lugar: ...............................;
3o.lugar: .................................
Onde está Deus? Se não estiver no 1o. lugar, e presente em todos os outros momentos, alguma coisa está errada e deve ser revista.
Jesus não se deixou enganar. Quem coloca Deus e o imperador no mesmo nível, engana-se.
A resposta de Jesus "Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus" colocou os pingos nos "is". Não era mal pagar o tributo ou os impostos, mas a Deus também se deve a adoração e o reconhecimento de seu lugar, Senhor de todas as criaturas.
Os bispos, em Aparecida, recordaram: "
"A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. "Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade", disse Bento XVI. No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador." (DAp 22).
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Espírito vivificador, a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai.
Amém.
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para reconhecer o lugar de Deus acima de tudo na minha vida.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: paulinas.org.br

HOJE é Especial a Você MULHER!

Maria da Penha "Sempre forte, Corajosa e Dedicada".
A importância da Mulher
Mulher
Geradora da vida... guerreira, batalhadora
Ao mesmo tempo terna, meiga, dócil, carinhosa e companheira.
Fonte de luz, incansável nos compromissos diários,
Muitas vezes trabalha fora
E ainda cuida da casa, dos filhos e do companheiro
Sempre com um sorriso no rosto,
Uma palavra de conforto e um brilho especial no olhar.
Protegem a família, aconchegam os filhos nos braços,
são mães, amantes, amigas e levam no corpo,
o segredo e a magia do Universo.
A mulher está sempre presente no cotidiano de todo homem
Mãe, avó, tia, irmã, amiga, filha, professora ou companheira
Enfeitam o lar com um perfume suave de rosas
Envolvendo de forma poderosa
A mente, o corpo e o coração do homem.
Mulher
Benefício da vida, que dá sentido à existência,
Rega as plantas com amor, trabalha com seriedade
E ainda tem no coração muita bondade e uma Imensa sinceridade.
Amam com a força do coração.
E aquecem com o calor do sol!
Importantes na construção do mundo
Fundamentais para a formação do mundo.
Mulher,
Eterno brilho que transforma o caminho
de espinho em um oásis de paz!
de Antonio Marcos Pires
Rio de Janeiro - RJ 
 por correio eletrônico

A Fera
(Paráfrase de Manuel Bandeira)
Vi, hoje, uma fera
na dureza fria do asfalto.
Quando via a sua presa,
mesmo sem fome ou necessidade,
devorava-a com tamanha frieza e crueldade,
que nem mesmo o Modernismo do Bandeira,
conseguiu cantar em versos...
A fera, meu irmão, não era um cão,
não era um leão, nem mesmo um tigre.
A fera era um homem,
e a presa, meu Deus, uma mulher.
de Maria Elinete Gomes de Sousa
Mossoró - RN 
 por correio eletrônico
MULHER
Neste dia especial, Mulher
quero a você dedicar
todo carinho e amor
e esperança no olhar
de um mundo igualitário
que é necessário lutar.

Violência é um desrespeito
a integridade moral
pois não se bate em MULHER
este ser excepcional
seja quem for será punido
Maria da Penha é uma Lei mais que real.

Tenhamos consciência
do nosso valor moral
pois durante muito tempo
não conseguimos ser igual
igualdade é um direito
na Sociedade não faz mal.
Herculana da Costa Neta Viana
Professora
Caraúbas / RN

A Coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC e este Blog parabenizam as MULHERES por este dia especial.
"Seja Mulher no caminhar de todos os dias".

07 março, 2011

Evangelho do dia

A parábola dos lavradores maus
Leitura Orante
Mc 12,1-12



Depois Jesus começou a falar por meio de parábolas. Ele disse:
- Certo homem fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono enviou um empregado para receber a sua parte. Mas os lavradores agarraram o empregado, bateram nele e o mandaram de volta sem nada. O dono mandou mais um empregado, mas eles bateram na cabeça dele e o trataram de um modo vergonhoso. E ainda outro foi mandado para lá, mas os lavradores o mataram. E o mesmo aconteceu com muitos mais - uns foram surrados, e outros foram mortos. E agora a única pessoa que o dono da plantação tinha para mandar lá era o seu querido filho. Finalmente ele o mandou, pensando assim: "O meu filho eles vão respeitar." Mas os lavradores disseram uns aos outros: "Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa."
- Então agarraram o filho, e o mataram, e jogaram o corpo para fora da plantação.
Aí Jesus perguntou:
- E agora, o que é que o dono da plantação vai fazer? Ele virá, matará aqueles homens e entregará a plantação a outros lavradores. Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem?
"A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a mais importante de todas.
isso foi feito pelo Senhor
e é uma coisa maravilhosa!"
Os líderes judeus sabiam que a parábola era contra eles e quiseram prender Jesus, mas tinham medo do povo. Por isso deixaram Jesus em paz e foram embora.
Leitura Orante
Colocamo-nos na presença de Deus, invocando a sua bênção para todos os que se encontram neste espaço:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,esteja sobre todos nós. Amém!
1. Leitura ( Verdade)
O que o texto diz? Leio atenta, e lentamente, na Bíblia, o texto do dia: Mc 12,1-12 .
Os líderes judeus sabiam que a parábola era contra eles e quiseram prender Jesus, mas tinham medo do povo. Por isso deixaram Jesus em paz e foram embora.
Algumas perguntas podem me ajudar: Quais são as palavras-chaves do texto? Onde ocorre o fato? Que pessoas aparecem? Como interagem, como se relacionam? Quais expressões e atitudes revelam vida ou não-vida? Na parábola de Jesus vê-se a atitude carinhosa e paciente de Deus para conosco. Plantar a vinha e protegê-la com um vigia significa o amor de Deus pelo povo. Deus enviou diversos empregados para receber a sua parte na colheita. Enviou até seu Filho, mas todos foram mortos, rejeitados. Assim agiram com Jesus os líderes judeus.
2.Meditação (Caminho)
O que esse texto me diz hoje? Qual frase mais me toca o coração? Que atitude me sugere e me revela? Como assumir na minha vida os valores do Evangelho? Que aspecto de minha vida precisa ser mudado?Como acolho as mensagens que Deus me envia, os apelos que ele me faz? Acolho ou ignoro, ou, pior ainda, "mato" as propostas de Deus para dar-lhe o meu coração, a minha vida, a minha contribuição para o crescimento do Reino?
3. Oração (Vida)
O que a leitura e a meditação me fazem dizer a Deus? Tudo o que foi lido e meditado transformo em oração.Agora falo com Deus através do louvor, do agradecimento, da súplica, do pedido de perdão.
Rezo com Bento XVI:
Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida,
rosto humano de Deus e rosto divino do homem,
acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu
e a alegria de sermos cristãos.
Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito,
que ilumine as nossas mentes e
desperte entre nós o desejo de contemplar-vos,
o amor aos irmãos,
especialmente aos aflitos,
e o ardor por anunciar-vos no início deste século.
Discípulos e missinários vossos,
nós queremos remar mar adentro,
para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante,
e construam com solidariedade a fraternidade e a paz.
4. Contemplação (Vida)
Contemplar é ver a vida com os olhos iluminados pela Palavra e pelo Espírito. Pergunto-me: O que esse texto me leva a assumir na minha vida diária? Hoje me proponho acolher com amor todos os apelos de Deus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: paulinas.org.br

08 de Março dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1911. A data foi escolhida pela UNESCO-Organização Mundial para a Educação, Ciência e Cultura - para lembrar uma manifestação organizada de centenas de operárias que reivindicavam o direito à licença-maternidade, a redução da jornada de trabalho e salários iguais aos dos homens, em 08 de março de 1857, quando morreram queimadas 129 mulheres em uma fábrica têxtil de Nova Iorque.
No dia 8 de Março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e símbolo da emancipação feminina. E nessa ocasião, as mulheres, namoradas, mães, avós e amigas são presenteadas com um ramo de flor de mimosa pelos seus amigos, filhos, maridos, namorados e netos. Essa data é a ocasião ideal para as manifestações "femininas", conferências e encontros para trazer à atenção do público os próprios direitos.
Nem todos sabem, mas o dia 8 de Março é uma data escolhida pelos movimentos feministas que retorna à 1929. Em Nova Iorque, durante um incêndio em uma fábrica de tecidos, as operárias morreram sufocadas porque as saídas de emergência estavam bloqueadas pelo lado de fora.
CURIOSIDADES:
A COR-SÍMBOLO do Movimento de Mulheres teria origem na estampa do tecido que estava sendo produzido no momento do incêndio: O LILÁS;
A PRIMEIRA MULHER eleita Presidente da República foi Izabel Perón na Argentina em 1974;
A PRIMEIRA PREFEITA eleita da História do Brasil, no Município de Lajes / RN, em 1928 foi Alzira Soriano de Souza;
MARIA LENK, nadadora com 17 anos, foi a primeira Atleta Brasileira a Participar de uma Olímpiada, em Los Angeles em 1932.

Por Herculana da Costa Neta Viana
Fonte: Almanaque da Mulher

Parabéns Caraúbas pelo 143º ano de Emancipação

Caraúbas terra de beleza sem Igual
Preserva a magnitude da vida
Expressada em cada ser
Que esperam no passar das gerações
Nas suas vidas reviver
Os momentos de ter
A alegria de viver

Professora Herculana da Costa Neta Viana
Coordenadora do SINDSPUMC