ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 agosto, 2012

Rancking das cidades do RN com mais de 30 mil habitantes na geração de emprego


O Ministério do Trabalho divulgou, nesta quinta-feira (16), os números relacionados à geração de empregos em todo o país no mês de julho através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
No Rio Grande do Norte, o saldo foi positivo com a criação de 2.478 novos postos de trabalho. O número representa um aporte de 1.185 vagas formais, com carteira assinada, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Apesar do aumento, o índice ainda é inferior à média histórica estadual obtida entre os anos de 2005 e 2010, cuja quantidade de empregos gerada anualmente foi de 3.634 postos de trabalho. 
Veja abaixo o ranking das cidades potiguares que mais geraram empregos em julho de 2012.
Cidade Número de Vagas
Mossoró         883
Parnamirim        449
Assu                 205
Natal                 192
Apodi           60
Fonte: Caged
Gilv@n Vi@n@

Disfarce dos mensaleiros

Lobos com pele de cordeiros
Charge de Humberto
(Jornal do Commércio)
Gilv@n Vi@n@

Trabalhadores do campo ocupam Brasília para unificar luta por reforma agrária


A partir desta segunda (20), mais de cinco mil devem acampar no DF em manifestação que terminará com grande marcha

Trabalhadores do campo vão definir ações prioritárias
 para que reforma agrária, enfim, saia do papel
Nas próximas segunda (20), terça (21) e quarta-feiras (22), Brasília será tomada por trabalhadores do campo, das águas e das florestas, que voltam a reunir-se para organizar mobilizações conjuntas na luta pela terra.

Após 51 anos do primeiro congresso nacional camponês, mais de cinco mil representantes dos movimentos sociais irão acampar com mais de cinco mil pessoas no Parque da Cidade, região central da capital federal, onde promoverão seminários e oficinas.

 As atividades terminarão com uma grande marcha, na quarta, que partirá rumo à Esplanada e deve reunir mais de 10 mil pessoas.

Para o Secretário de Meio Ambiente da CUT, Jasseir Fernandes, as manifestações devem mostrar que a agricultura familiar representa um modelo de desenvolvimento sustentável não apenas internamente, mas também externamente.

“Mais de 70% dos alimentos na mesa do brasileiro são produzidos pelos agricultores familiares, mas também boa parte do que é exportado. Não perdemos divisa porque  a pequena propriedade gera alimentos, não é o latifúndio quem faz isso e precisamos expor essa realidade.”
Fonte: cut-rn.org.br
Gilv@n Vi@n@

CONQUISTA: SINDISERPUM consegue enquadramento de servidores

 Prefeitura de Mossoró enquadra os Servidores
de acordo com a L
EI Nº 003/2003
 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) conseguiu fazer com que a prefeitura de Mossoró enquadrasse os servidores que ainda não estavam enquadrados de acordo com a Lei 003/2003.
Além do enquadramento, o SINDISERPUM conseguiu que a cada ano, o enquadramento ocorrerá com duas letras, para garantir que em 15 anos os trabalhadores possam se aposentar na última letra de referência, de modo a não ter perdas.
Fonte: sindiserpum
Gilv@n Vi@n@

Comunidade escolar faz manifestação contra falta de professores na rede estadual


Cansados de esperar e diante do descaso do governo com a Educação da rede estadual, a comunidade da Escola Estadual Alcides Wanderley de Carnaubais fizeram uma caminhada nas ruas de Assú protestando contra a falta de professores. Educadores, estudantes e pais encerraram a mobilização com um ato público em frente à 11ª DIRED.
De acordo com o professor Nicolau Cavalcante, diretor da escola, as disciplinas de Espanhol, Sociologia, Geografia e Inglês estão sem professor há quase um ano e meio. “A cobrança tem sido feita permanente e não existe resposta por parte do governo”, reclamou. Foi entregue um abaixo-assinado cobrando solução para o problema.
Para a diretora do SINTE-RN Inês Almeida, “o governo assume integralmente a responsabilidade por esse abandono ao não chamar os aprovados no concurso para suprir as demandas da Educação”.
Ela declarou que a situação é a mesma em várias outras escolas estaduais. “A Desembargador Felipe Guerra, em Triunfo Potiguar, e a Professor Adrião Melo, em Campo Grande, também funcionam precariamente”, acrescentou.
O Ato foi articulado pelo movimento estudantil e contou com a participação de vários segmentos da sociedade.
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Concurso: Professores Concursados fazem mais um protesto contra falta de pagamento


Pela terceira vez os/as professores/as concursados realizam protesto pelo pagamento dos seus salários. O clima é de revolta. A maioria foi convocada em Março deste ano. Alguns tiveram que lecionar no interior do estado, sem vencimento, sem auxilio transporte e sem alimentação.
A direção do Sindicato vem cobrando do governo uma solução imediata. Na Secretaria de Educação diz-se que tudo foi encaminhado. Contudo, a coordenadora geral do Sinte-RN garante que a afirmação não tem substância. Segundo ela, no dia 31 de julho a Coordenadora de Recursos Humanos da SEEC, informou que sairia o pagamento em folha suplementar. E acrescentou só não sairá o pagamento na folha extra do professor que por motivo de documentação o processo não finalizou.
“Ontem (17) pela manhã mais um movimento aconteceu. Estivemos na Secretaria e por coincidência nenhum representante estava para dialogar conosco. Tivemos que ir à Secretaria de Administração onde ficou dito que na folha de agosto sairá o pagamento de aproximadamente 300 professores, com efeito retroativo à data do ingresso”, relatou Fátima.
A Administração esclareceu ainda que os processos em tramitação tem data para se colocar na folha de pagamento. Sobre os que sairão na folha de agosto, ficou o compromisso de ser fornecida ao SINTE a relação. Também ficou dito que o Governo poderá gerar outra folha complementar em agosto a depender da data em que os processos cheguem a sua finalização.
A diretoria do SINTE vai ficar vigilante e com certeza estará fazendo consulta a Assessoria Jurídica do SINTE para ver ser cabe ação por danos morais e materiais para os professores recém-ingressos no quadro do magistério.
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

CULTURA: Obra de Picasso é redescoberta após ficar 50 anos em depósito


Pintura foi confundida com a tela de um artista falso devido a um erro de catalogação

"Mulher Sentada com Chapéu Vermelho"
A pintura "Mulher Sentada com Chapéu Vermelho", do artista Pablo Picasso, foi redescoberta nos Estados Unidos após 50 anos longe dos holofotes.
A obra, que integra o acervo do Evansville Museum, em Indiana, foi confundida com uma tela do artista falso Gemmaux - a palavra, plural de gemmail, é utilizada para designar uma mistura líquida utilizada para unir pedaços de vidro.
De acordo com o "The Guardian", a confusão ocorreu após um erro de catalogação. Entregue ao museu em 1963 pelo designer industrial Raymond Loewy, "Mulher Sentada com Chapéu Vermelho" permaneceu no depósito até que a casa de leilão Guernsey´s procurou o museu em busca de trabalhos da fase gemmaux de Picasso.
Acredita-se que Picasso foi apresentado à técnica na década de 1950 pelo artista francês Jean Cocteau.
Nas palavras do diretor do museu, John Streetman, a pintura "brilha como uma joia". Apesar de ainda não ter sue preço avaliado, a tela será leiloada em Nova York.
Fonte: iG/SP
Gilv@n vi@n@

ELEIÇÕES 2012: Primeira travesti doutora do País é candidata no Ceará


Luma Nogueira Andrade, do PT, assinou o nome João por 30 anos e foi rejeitada pelos pais na infância e discriminada na escola e no trabalho

Luma Nogueira Andrade, primeira travesti a obter um título de doutorado no Brasil,
 é candidata no Ceará
A primeira travesti a obter um título de doutorado no Brasil está concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal de Russas, no interior do Ceará. Professora do Estado concursada, Luma Nogueira Andrade (PT) defendeu sua tese sobre discriminação sexual no ambiente escolar nesta sexta-feira (17), em Fortaleza.


Antes de se tornar supervisora regional de 26 escolas públicas do Ceará e ingressar no doutorado em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luma assinou o nome João por 30 anos, foi rejeitada pelos pais na infância, discriminada na escola e, mais tarde, no trabalho.
Filiada ao PT desde 1999 e militante das causas LGBT, a educadora disputa um cargo eletivo pela primeira vez. Embora sua pesquisa para o doutorado aponte falhas na formação dos professores e gestores escolares para lidar com questões de gênero e sexualidade, no discurso político ela evita entrar em polêmicas sobre o tema. Revelou estar de olho no eleitorado evangélico.
Questionada sobre o que pensava do veto da presidenta Dilma Rousseff ao chamado “kit gay” contra a homofobia nas escolas, por exemplo, Luma desviou do assunto e preferiu falar de forma genérica sobre sua plataforma de campanha. "A gente percebeu que existia uma necessidade de ingressar no Legislativo para conseguir leis que realmente combatam a discriminação e o preconceito."
Fonte: Daniel Aderaldo - iG Ceará
Gilv@n Vi@n@

JULGAMENTO DO MENSALÃO: Barbosa vence queda de braço no STF e julgamento do mensalão será fatiado


Ministros fazem acordo para encerrar discussão entre o relator e Ricardo Lewandowski, o revisor, sobre metodologia do voto sobre os réus do processo

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram um acordo na noite de ontem para encerrar a discussão que dividiu Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, relator e revisor do julgamento do mensalão , respectivamente, na sessão de quinta-feira. Antes do início da leitura do voto, Barbosa insistiu que a votação fosse fatiada , tal como no recebimento da denúncia, em 2007, enquanto Lewandowski preferia uma análise geral de todos os réus.
Após a sessão, diante da queda de braço, Lewandowski decidiu recuar e adaptar seu voto à maneira de Barbosa, visto como "irredutível" por alguns colegas.
Ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal 47,
começou a ler seu voto na sessão de quinta-feira
Anteriormente, no plenário, os ministros tinham decidido que cada um votaria como quisesse , gerando dúvidas até mesmo entre os advogados dos réus do mensalão. A nova decisão, com o recuo de Lewandowski, deverá ser confirmada na sessão de segunda-feira, quando Barbosa retomará a leitura do seu voto.
O bate-boca provocado em plenário por conta da metodologia do voto não foi o primeiro e único embate entre Lewandowski e Barbosa. Durante uma questão de ordem suscitada pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, relacionada ao desmembramento do processo para réus sem foro privilegiado, o relator e o revisor também divergiram e Barbosa classificou o colega até de “desleal” , por conta do seu longo voto relacionado à questão de ordem.
Segundo informações de interlocutores, o presidente do Supremo, Ayres Britto vem conversando com os demais ministros para que não ocorram mais discussões nesse sentido. Até agora, as divergências entre ministros já causaram um atraso de pelo menos dois dias no calendário do mensalão previamente determinado pelo Supremo.
A vitória da tese de Barbosa no Supremo, em se fatiar o julgamento, resolve um problema, porém pode criar outro. Com o voto proferido respeitando a divisão por núcleos, o ministro Cesar Peluzo, que se aposenta no dia 3, quando completa 70 anos, pode conseguir dar seu voto somente sobre parte dos réus. Outra alternativa seria Peluso antecipar seu voto também sobre os réus que faltarem, no entanto, ele daria seu parecer antes da fala do ministro relator.
Na noite de ontem, Barbosa pediu a condenação do deputado petista e ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha pelos crimes de lavagem de dinheiro, peculato e corrupção passiva. Também afirmou serem culpados o publicitário Marcos Valério e seus sócios na SMP&B, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, por corrupção ativa e peculato.
Fonte: Wilson Lima - iG Brasília 
Gilv@n Vi@n@

CIÊNCIA: Instrumentos do Curiosity começam a funcionar

Nasa anunciou nesta sexta-feira (17) que manutenção dos sistemas já terminou e que o robô está pronto para entrar em operação. 
Primeira foto colorida enviada pelo jipe-robô Curiosity
O jipe-robô Curiosity ligou nesta sexta-feira (17/08) o gerador de nêutrons que carrega em uma de suas laterais, enquanto se prepara para uma primeira excursão em busca de minerais que possam dar novas informações sobre Marte.
Os cientistas da Nasa informaram que todos os instrumentos do robô estão em bom estado. "As coisas estão indo bem", disse em teleconferência John Grotzinger, do Instituto Tecnológico da Califórnia e diretor científico de Curiosity. 
"Todos os instrumentos que estamos testando estão funcionando e estamos orgulhosos de anunciar que o instrumento DAN, foi ligado ontem (17) e operou com sucesso", anunciou Grotzinger. DAN é um espectrômetro de nêutrons com capacidade para detectar hidrogênio, cuja presença pode significar que há água em forma de gelo ou na superfície de um mineral que esteja no subsolo a uma profundidade de até um metro. Este é o instrumento que a agência espacial russa forneceu ao projeto no qual participam sete países além dos EUA: Espanha, Rússia, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão.
Grotzinger afirmou ainda que também realizaram testes com o REMS, uma estação ambiental fornecida pela Espanha, e adiantou que esperam poder divulgar os primeiros dados científicos na próxima semana.
As câmeras do Curiosity já estão funcionando e a Nasa está definindo quais serão os primeiros movimentos do jipe-robô e os pontos que visitará para começar as primeiras escavações.
Os cientistas estimam que, em cerca de um ano, o Curiosity chegará às encostas do monte Sharp, mas antes passará pelas marcas que os motores dos quatro propulsores deixaram ao aterrissar.
Também identificaram a primeira rocha que o laser da ChemCam examinará nos próximos dias, a N165, situada a pouco mais de dois metros de onde se encontra o Curiosity . "Nossa equipe esperou oito longos anos por este momento" disse Wiens, que espera poder compartilhar no início da próxima semana os resultados dos primeiros disparos. 

A ChemCam vai disparar cerca de 30 jatos de laser em dez segundos para aquecer a rocha até que suas moléculas se transformem em uma bola de fogo, permitindo assim que os instrumentos do Curiosity analisem as cores que desprende, que darão pistas sobre os átomos de que é composta.
Fonte: EFE
Gilv@n Vi@n@ 

GREVISTAS: "Reunião com governo apontou caminho", diz sindicato


Governo propõe reajuste de 15,8% em dois anos a 18 setores do serviço público federal. Para o Condsef, proposta não é satisfatória mas abre negociação com grevistas

Secretário de relações de trabalho do Ministério do Planejamento,
Sérgio Mendonça reúne-se com representantes de grevistas
O governo federal propôs nesta sexta-feira (17) reajuste de 15,8%, a ser pago até 2015, a 18 setores do serviço público federal, enquadrados no Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e nas carreiras da Previdência, Saúde e Trabalho (PST).
A informação é da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que representou os servidores em reunião com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça. A proposta foi considerada insatisfatória, mas os líderes sindicais aceitaram debater ajustes na oferta. Uma nova rodada de negociações foi agendada para este sábado (18), às 14h.
A proposta feita à Condsef é idêntica às já apresentadas aos técnicos administrativos das universidades federais e aos peritos e delegados da Polícia Federal (PF). Segundo o secretário-geral da entidade, Josemilton Costa, a oferta não atende à pauta de reivindicações dos 18 setores, que reúnem 500 mil trabalhadores do serviço público federal.
Os servidores pleiteavam equiparação com as carreiras contempladas pela Lei 12.277 – que trata dos rendimentos de engenheiros, arquitetos, economistas e geólogos dentro do funcionalismo. De acordo com Costa, a justificava do governo para não conceder a equalização são as restrições orçamentárias no momento de crise econômica.
Costa diz que, apesar da insatisfação com o percentual, foi alcançado um consenso no sentido de incorporar o reajuste aos vencimentos básicos das carreiras, e não às gratificações. Os sindicalistas também querem uma proposta que contemple separadamente servidores de nível superior, técnicos administrativos e auxiliares – em lugar de um aumento linear, como foi proposto. "Essa reunião pelo menos apontou um caminho. A nossa área técnica vai se reunir com os técnicos deles [do Ministério do Planejamento] para buscar uma proposta que fortaleça o vencimento básico. Vamos buscar o menos pior para os trabalhadores.”
As categorias representadas na reunião desta sexta-feira estão em greve desde o dia 18 de junho. Segundo Costa, elas detêm os salários mais baixos do funcionalismo público. "Quando essa lei [12.277] aumentou os salários de engenheiros, arquitetos e geólogos de R$ 5,9 mil para R$ 10,2 mil criou um fosso de 78% com relação às demais carreiras. Estamos negociando a equiparação desde 2010", informou.
Fonte: Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@

17 agosto, 2012

3ª Edição do Programa "Barraco do Tadeu", será na noite de hoje (17)

FOTO: 2ª EDIÇÃO em 03/agosto
Logo mais às 20h será realizado na Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão" a 3ª Edição do programa Barraco do Tadeu, a cada evento  cresce a participação de artista e produtores culturais.
Hoje temos a participação de Assis Blênio e Luiz Evérton, e como sempre o Mestre Caçula Benevides.
VEJA AS ATRAÇÕES DE HOJE:

·       ANTONIO ELIAS
·       LUIZ CARLOS PRESTES e JEOVÁ ALVES
·       GILSON DO VIOLÃO
·       PIFIM e MARROCOS
·       RIVALDO (JUVENAL) do VIALEJO
·       CANINDÉ COSTA
·       MARCELO SHOW e RAFAELA
·       ASSIS BLÊNIO e LUIZ EVÉRTON
·    BEL OLIVEIRA
·       02 SANFONEIROS DE OLHO D`AGUA DO BORGES (Destaque para garoto de 10 anos)
·       GALEGO DA SANFONA
·       Dedé Martins – Pé de SERRA
·       RAIMUNDO DE ALÍPIO e RAIMUNDO CALIXTO
O Mestre - Caçula Benevides
·    CAÇULA BENEVIDES
Nossos APOIADORES
· Fundação Elizabeth Elita de Lima
·    Rádio Liderança FM 87.9
·    Fundação José Augusto – FJA
·    Casa de Cultura Popular Manoel do Violão
·    Grupo Novinho Praxedes
·    SENEL
·    Digi Cópias
·    Celcivan Peças
·    Center Tec
·    Postos JP
·    Wilson Agropecuária

EQUIPE TÉCNICA RESPONSÁVEL:
*DIRETOR GERAL:Francisco CARNEIRO
* DIRETOR ARTÍSTICO E FINANCEIRO:RIVALDO Fernandes Pimenta
* DIRETOR DE EDIÇÃO:JUNINHO Carneiro
* DIRETOR CÂMERA: PAULINHO Roberto
* SONOPLASTRA: PAULÃO Oliveira & DOMÁRIO Alves
* AGENTE DE CULTURA / FJA: GILVAN Viana
*COORDENADORA MUNICIPAL DE CULTURA / PMC: TEREZINHA Gurgel
*APRESENTAÇÃO: TADEU Benevides & CAMILA Fernandes
*DIRETOR DE APRESENTAÇÃO E TRANSMISSÃO:JOÃO GOMES Filho

Gilv@n Vi@n@