ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 agosto, 2012

CIÊNCIA: Instrumentos do Curiosity começam a funcionar

Nasa anunciou nesta sexta-feira (17) que manutenção dos sistemas já terminou e que o robô está pronto para entrar em operação. 
Primeira foto colorida enviada pelo jipe-robô Curiosity
O jipe-robô Curiosity ligou nesta sexta-feira (17/08) o gerador de nêutrons que carrega em uma de suas laterais, enquanto se prepara para uma primeira excursão em busca de minerais que possam dar novas informações sobre Marte.
Os cientistas da Nasa informaram que todos os instrumentos do robô estão em bom estado. "As coisas estão indo bem", disse em teleconferência John Grotzinger, do Instituto Tecnológico da Califórnia e diretor científico de Curiosity. 
"Todos os instrumentos que estamos testando estão funcionando e estamos orgulhosos de anunciar que o instrumento DAN, foi ligado ontem (17) e operou com sucesso", anunciou Grotzinger. DAN é um espectrômetro de nêutrons com capacidade para detectar hidrogênio, cuja presença pode significar que há água em forma de gelo ou na superfície de um mineral que esteja no subsolo a uma profundidade de até um metro. Este é o instrumento que a agência espacial russa forneceu ao projeto no qual participam sete países além dos EUA: Espanha, Rússia, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão.
Grotzinger afirmou ainda que também realizaram testes com o REMS, uma estação ambiental fornecida pela Espanha, e adiantou que esperam poder divulgar os primeiros dados científicos na próxima semana.
As câmeras do Curiosity já estão funcionando e a Nasa está definindo quais serão os primeiros movimentos do jipe-robô e os pontos que visitará para começar as primeiras escavações.
Os cientistas estimam que, em cerca de um ano, o Curiosity chegará às encostas do monte Sharp, mas antes passará pelas marcas que os motores dos quatro propulsores deixaram ao aterrissar.
Também identificaram a primeira rocha que o laser da ChemCam examinará nos próximos dias, a N165, situada a pouco mais de dois metros de onde se encontra o Curiosity . "Nossa equipe esperou oito longos anos por este momento" disse Wiens, que espera poder compartilhar no início da próxima semana os resultados dos primeiros disparos. 

A ChemCam vai disparar cerca de 30 jatos de laser em dez segundos para aquecer a rocha até que suas moléculas se transformem em uma bola de fogo, permitindo assim que os instrumentos do Curiosity analisem as cores que desprende, que darão pistas sobre os átomos de que é composta.
Fonte: EFE
Gilv@n Vi@n@ 

Nenhum comentário: