ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 dezembro, 2014

FORMAÇÃO: Direção do SINTE/RN participa do Conselho Nacional de Entidades da CNTE

Um grupo de diretores do SINTE/RN participou quinta (4) e sexta-feira (5) do Conselho Nacional de Entidades da CNTE, realizado em Brasília (DF).
Nos dois dias de trabalhos do CNE, os sindicatos e as pessoas ligadas a educação pública debateram temas como o Sistema Nacional de Educação, o PNE, a formação política e cívica, entre outros.
Na ocasião, a CNTE protocolou um documento na Embaixada do México, com abaixo-assinado dos participantes do CNE. O documento exige justiça no caso de desaparecimento de 43 estudantes Méxicanos, ocorrido em setembro.
As atividades foram iniciadas com uma mesa de exposição e debates acerca do Projeto de lei 413/2014. Projeto do deputado Ságuas Moraes (PT- MT) que visa institucionalizar o sistema nacional com políticas estruturantes da educação sob o regime de cooperação federativa em substituição as limitações do atual regime de colaboração voluntário.
Segundo a coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, outro ponto de discussão deste projeto é o caráter que dá a formação, salário, carreira, jornada e condições de trabalho. “Discutimos como estabelecer critérios em leis, como por exemplo, lei estadual e municipal com destinação mínima dos 75% dos royalties do petróleo e gás para a educação, cumprimento integral do piso entre outras questões que destacaremos posteriormente”, conta a sindicalista.
O Conselho também discutiu o calendário de atividades e mobilizações para o ano de 2015. No mês de fevereiro, a CNTE vai promover o 1º Encontro Nacional de Educadores Indígenas. Em julho a Confederação participa do Congresso Mundial da Internacional da Educação, no Canadá.
Gilv@n Vi@n@

Efeito dominó: Todos os municípios do Rio Grande do Norte estão impedidos de receber recusos federais

tumblr_lrqpapi0Gx1qeg3bco1_5001
Levantamento da Confederação Nacional de Municípios constatou que todos os municípios do Rio Grande do Norte vão encerrar o ano com irregularidades listadas no Cadastro Único de Convênios (Cauc), ou seja, com os repasses de recursos federais suspensos.
De acordo com a CNM, a lista leva em consideração aqueles que estão com alguma restrição no Cauc até o mês de novembro deste ano. Além do RN, os estados do Acre, Amazona Rio de Janeiro e Amapá apresentam 100% dos municípios com pendências neste cadastro. A Confederação explica que estar listado neste cadastro impede que os entes municipais recebam transferências voluntárias da União. Para estar apto, o ente deve comprovar a regularidade junto ao Cadastro Único de Convênios.
Gilv@n Vi@n@

Cientistas criam anticoncepcional masculino com eficácia de 99%

11_60Cientistas da Indonésia desenvolveram um anticoncepcional masculino. De acordo com os pesquisadores da Universidade Airlangga, o remédio tem eficácia de 99% e quase não tem efeitos colaterais.
De acordo com o professor da universidade Bambang Prajogo, a pílula, que é derivada de um arbusto da indonésia, permite que os homens produzam espermatozoides, porém eles são incapazes de penetrar no óvulo.No momento, os pesquisadores estão trabalhando na dosagem desse princípio ativo que será introduzida na pílula.
“O ingrediente ativo da planta utilizada para produção da pílula interrompe três enzimas do esperma, o que enfraquece e tornam os espermatozoides incapazes de penetrar nos óvulos durante o período de fertilização.”
Gilv@n Vi@n@

País aumenta o número de presos

prisao
O jornal El País destaca que ano após ano o Brasil segue o contra-fluxo de uma tendência mundial e vem se firmando como um dos países que mais prende homens e mulheres suspeitos de crimes. O último censo penitenciário do Ministério da Justiça e os dados do Institute for Prison Studies mostram que entre as quatro nações que mais encarceram no mundo, apenas o Brasil aumentou a sua taxa de detentos para cada grupo de 100.000 pessoas.
Após seguidos crescimentos, o índice em território brasileiro saltou de 287, no ano de 2012, para 300 no ano passado, segundo o informe do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Nos Estados Unidos, o país conhecido pelo rígido controle da criminalidade com detenções, a taxa caiu de 758 para 707, em um período de sete anos. Na Rússia, os números despencaram de 609 para 467. Enquanto que na China, na última década há uma ligeira variação ano a ano entre 122 e 124 presos por 100.000 habitantes.
De acordo com especialistas, isso quer dizer que a cultura do aprisionamento como resposta aos atos criminosos está longe de ser revista no Brasil. “O nosso sistema carcerário só serve para criar facções criminosas. Está superlotado e não reabilita quase ninguém”, ressalta Raquel da Cruz Lima, a coordenadora de pesquisas do Instituto Terra Trabalho e Cidadania, uma das ONGs que atua com projetos no sistema prisional.
Gilv@n Vi@n@

Brasil deve criar 11,5 mil vagas de Medicina até 2017

PALMASAs oportunidades de graduação em Medicina que estão sendo criadas fazem parte das ações estruturantes do Programa Mais Médicos. As medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil de residência médica, com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços – com isso, mais faculdades surgirão em localidades com escassez de profissionais e em cidades do interior de todas as regiões brasileiras. No RN, houve abertura do curso de Medicina em Caicó e está em fase de implantação o curso no município de Assu e expansão da graduação na Universidade Estadual (UERN), em Mossoró.
Gilv@n Vi@n@

TCE confirma que fiscalizará todos os concursos públicos promovidos no RN

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Chaves Alves, informou na última sessão plenária que o TCE vai fiscalizar de forma concomitante, a partir de agora, os concursos públicos realizados no Estado.
De acordo com o levantamento feito pela Coordenadoria de Fiscalização de Admissão, que funciona junto a Diretoria de Atos de Pessoal do TCE, onze municípios já anunciaram que vão realizar concursos públicos.
Gilv@n Vi@n@

Claudia Leitte encanta público e é estrela da segunda noite de Carnatal

img_8879
Claudia Leitte sabe como poucos o que fazer para animar uma multidão durante um carnaval fora de época. Apesar da curta carreira em relação a “dinossauros” como Bell Marques e Durval Lelys, ela se tornou um dos principais nomes da música baiana, e muito se deve ao Carnatal. Atração da segunda noite do evento, nesta sexta-feira (5), Claudinha ganhou projeção nacional após participar da micareta de Natal, ainda em 2002, quando era vocalista da banda Babado Novo.
Gilv@n Vi@n@

Estado tem 30 dias para nomear novos agentes penitenciários

O Estado do Rio Grande do Norte tem 30 dias para promover a nomeação dos candidatos aprovados no concurso para Agente Penitenciário e que realizaram o curso de formação, conforme Edital nº 001/2009, a medida em que forem surgindo vagas no quadro de pessoal, até que se complete o total de vagas a serem ocupadas pelos que fizeram o curso de formação.
A decisão é do juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que determinou ainda a intimação pessoal do Secretário da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) para adotar as providências visando o cumprimento da decisão judicial, no prazo de dez dias. Caso hoje descumprimento da decisão, o magistrado fixou multa diária de R$ 5 mil.
Gilv@n Vi@n@

Queda de braço do PMDB pelo Ministério da Integração

queda-de-braço
Cláudio Humberto destaca em sua coluna que o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e o deputado Henrique alves (PMDB-RN) travam queda de braço no PMDB pelo Ministério da Integração. O PT e o PROS também querem e rentam vetar o senador cearense.


Gilv@n Vi@n@

TRE-RN participa de avaliação das Eleições

c4cdcc44-3b09-48ba-973b-1fc19740f800
Durante o período de 03 a 05 de dezembro, representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte participaram da avaliação das Eleições 2014, realizada no Tribunal Superior Eleitoral.
A diretora-geral, Ana Esmera Pimentel da Fonseca, o assessor especial da Presidência, Arnaud Diniz Flor Alves, a secretária de gestão de pessoas, Andréa Campos, o coordenador de sistemas, Osmar Fernandes e o assessor de planejamento, Iaperi Arbocz, participaram de diversas oficinas, nas quais foram avaliados os pontos positivos e negativos das eleições.Na ocasião, também foram propostas várias medidas com vistas à melhoria do processo, com foco nas Eleições 2016.
Gilv@n Vi@n@

NATAL EM CARAÚBAS

PRAÇA REINALDO PIMENTA RECEBE ORNAMENTAÇÃO PARA O LANÇAMENTO DO ‘NATAL EM CARAÚBAS’ QUE ACONTECE NESTE SÁBADO (06)

Hoje sábado, dia 06, a Prefeitura de Caraúbas realiza a cerimônia de lançamento do “Natal em Caraúbas”, às 19h. Evento será marcado com a “Retreta de Natal” recebendo a apresentação da banda de música municipal “Maestro Joaquim Amâncio”, e participação da cantora Deisybel Oliveira, entre outras programações especiais.

Dentro da Retreta de Natal ocorre o acendimento oficial das luzes do prédio histórico do centro administrativo “Palácio Jonas Gurgel” e da Praça “Reinaldo Pimenta”, que ambos estão recebendo a ornamentação temática natalina. Árvores natalinas, pisca-piscas, luzes, e formas que simbolizam o período do ano.

“Estamos preparando toda a cidade, com decoração, pinturas, tampando os buracos, plantando mudas, tudo pra deixar Caraúbas ainda mais bonita para o período do Natal”, disse o Prefeito Municipal, Ademar Ferreira, se mostrando motivado com as ações.

Além da Retreta de Natal, o prefeito destaca que serão feitas diversas ações junto às escolas, nos serviços sociais e de saúde, tudo para propagar a população toda a conscientização do período do ano que celebra o bem estar, a paz e confraternização entre todos.

A previsão é que o grande marco do Natal em Caraúbas aconteça no dia 20 de dezembro com a distribuição de milhares de brinquedos a todas as crianças carentes do município, em grande festa que contará com apresentações culturais, brincadeiras, tudo também na Praça Reinaldo Pimenta

.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PREFEITURA DE CARAÚBAS/RN
Gilv@n Vi@n@

Governo lança portal Memórias da Ditadura com material para estudantes


O Correio Brazileinse informa que com um amplo acervo de informações, imagens e documentários sobre a ditadura militar, o portal Memórias da Ditadura foi lançado nesta sexta-feira (5) pela Secretaria Especial de Direitos Humanos. O portal tem conteúdo interativo e os internautas podem gravar depoimentos sobre o período do regime militar e publicar na página. O site tem área destinada a professores com planos de aula e material didático.
Um dos objetivos do projeto é levar informações sobre a ditadura a quem não conhece esse período da história do país, conhecido também como Anos de Chumbo. O material disponível conta a história do período sob vários aspectos, abrangendo a atuação dos movimentos de resistência, a censura, as violações de direitos humanos, a produção artística e cultural do período e o cenário internacional.
Gilv@n Vi@n@

Parcelamento de multas de trânsito é aprovado na Assembleia


i5667i4
Os deputados estaduais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovaram o Projeto de Lei de autoria do deputado Hermano Morais em que fica autorizado o parcelamento dos decorrentes da aplicação de multas por infrações ao Código Nacional de Trânsito, para veículos licenciados no Estado do Rio Grande do Norte.
De acordo com o projeto, o parcelamento mencionado se refere as multas emitidas na esfera de competência da autoridade de trânsito estadual. O pagamento dos débitos referidos poderá ser efetuado em até três parcelas mensais e sucessivas.
Gilv@n Vi@n@

Beneficiários potiguares da Tarifa Social de Energia devem atualizar informações


Cerca de 182 mil clientes potiguares estão sendo convocados para atualizar as informações cadastrais para poder ter os benefícios da tarifa social de energia. A renovação e validação dos dados são obrigatórias conforme a Resolução Normativa 572/2013 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.
Os clientes da Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, que se enquadram no perfil de beneficiários da Tarifa Social e apresentam algum tipo de pendência na base de dados do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), estão sendo notificados por meio de correspondências enviadas pela companhia.
Gilv@n Vi@n@

RN continua com deficit alto no PSF


A Tribuna do Norte estampa que o Rio Grande do Norte conseguiu superar a meta da quantidade de profissionais ligados ao Programa Mais Médicos no Estado. Atualmente, são 243 médicos atuando em 99 municípios potiguares, o que corresponde a 59,28% do total de 167 municípios.A meta foi superada em 24 profissionais. Apesar do dado positivo, a rede de atenção básica e o Programa Saúde da Família (PSF) ainda não atingiram os resultados esperados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
De acordo com a secretaria, o ‘Mais Médicos’ conseguiu ampliar o número de equipes de PSF, mas ainda há espaço aberto. O número ideal, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), seria de pelo menos 1.612 equipes. Até setembro, a Sesap contabilizava 1.025 equipes cadastradas junto o MS e, implantadas de fato, havia 1.012 equipes. Os números estão sendo atualizados pela secretaria, mas é certo que a meta não será atingida até o fim do ano.
Gilv@n Vi@n@

OAB lança campanha pela Reforma Política no próximo dia 09

reformapoliticaA Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte fará o lançamento da campanha pela Reforma Política no dia 09 de dezembro, às 10h, na sede da Seccional Potiguar. Conforme o vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância do projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política, bem como coletar assinaturas a fim de viabilizar o projeto.
Ao lado do secretário da Comissão de Mobilização da Reforma Política do Conselho Federal da OAB, Aldo Arantes, o secretário geral do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pereira de Souza Neto, destacará que o projeto que não é de governo, mas sim da sociedade. Conforme Cláudio, há esperança numa política melhor, evitando desvios sistêmicos das práticas administrativa. “Queremos uma reforma política democrática, que se inicie nas bases e atenda inteiramente aos interesses do cidadão brasileiro”, destacou.
O projeto de reforma política precisa alcançar 1,5 milhão de assinaturas. Entre as propostas, está o fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais, a votação em duas etapas – partido e candidato – para cargos do legislativo, a paridade de gênero entre candidatos e o fortalecimento de mecanismos de democracia direta.
Gilv@n Vi@n@

Caicó sediará Mutirão Estadual de Comunicação

muticom RNUma realização da Pastoral da Comunicação do RN, o 3º Mutirão Estadual de Comunicação – Muticom RN acontecerá em Caicó, de 24 a 26 de abril de 2015. Com o tema “A comunicação interpessoal na era digital”, o evento terá uma programação com palestras, oficinas e seminários, totalizando 20 horas de atividades.
Com um publico estimado de duzentos participantes, o Muticom atrairá para Caicó agentes da Pascom, estudantes e profissionais de comunicação. O evento também integrará a programação de comemoração pelos 75 anos da Diocese de Caicó e conta com a parceira da Arquidiocese de Natal e da Diocese de Mossoró.
Gilv@n Vi@n@

Robinson se reúne com governadores do Nordeste na terça (09)

robinson JH
Os governadores eleitos do Nordeste irão se reunir, na próxima terça-feira (9) no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, para discutir questões pertinentes ao desenvolvimento de seus estados, nas áreas econômica e social, e a relação com o governo federal. Robinson Faria (RN) confirmou presença no primeiro evento que vai reunir os governadores nordestinos que estarão à frente das administrações estaduais pelos próximos quatro anos.
Gilv@n Vi@n@

Bem pensado

Amazan pode presidir Fundação José Augusto

amazan polo
E continuam as especulações sobre os futuros ocupantes na gestão Robinson Faria (PSD)… O sanfoneiro Amazan Silva, que é segundo suplente de deputado estadual, pode presidir a Fundação José Augusto (FJA).
Gilv@n Vi@n@

Pelé melhora e será transferido para um quarto

pele quarto
O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, de 74 anos, deve ser transferido para um quarto nas próximas horas, informou boletim médico divulgado na noite de ontem (5) pelo Hospital Israelita Albert Einstein. De acordo com o boletim, Pelé teve melhora clínica, apresenta estabilidade e permanece sem sinais de infecção.
Na tarde desta sexta-feira, o ex-jogador divulgou um vídeo em sua página no Facebook. Ao lado da família, ele aparece tocando violão e, em inglês e português, diz estar bem. “Graças a Deus, estou bem e recuperado.” Pelé também agradece a todas as pessoas que rezaram por ele. Quinta-feira (4), o cateter que estava sendo usado no tratamento de hemodiálise do ex-jogador foi retirado.
Gilv@n Vi@n@

Ministro da Justiça adota tom cauteloso sobre envolvimento do PT na Lava Jato

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, voltou a adotar ontem (5) discurso cauteloso sobre o suposto envolvimento do PT no recebimento de propina no esquema investigado pela Operação Lava Jato. Segundo ele, os depoimentos de executivos da empresa Toyo Setal não provam que a campanha de Dilma Rousseff à Presidência, em 2010, foi alimentada com dinheiro ilegal. “Não está claro que [a propina paga por empresas] teria sido destinada à campanha da Dilma em 2010 ou para o governador A, B, C, D ou Y. Ou seja, de onde se tira isso? Não se pode fazer especulações políticas como investigações”, salientou Cardozo.
Gilv@n Vi@n@

Largue um pouco o smartphone e faça mais sexo

sexo fone
Um estudo mostra que os casais estão deixando a vida amorosa em segundo plano por causa da tecnologia. Segundo pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, 70% das mulheres dizem sofrer interferências no relacionamento por causa do computador ou do smartphone.
O estudo, publicado no periódico Psychology of Popular Media Culture e noticiado no jornal britânico Daily Mail, contou com 143 mulheres heterossexuais casadas ou em união estável. Para elas, o computador é a tecnologia que mais interfere no relacionamento; em seguida aparecem os celulares.
A maioria das entrevistas, ou 62%, relatou que o companheiro costuma pegar o smartphone ao menos uma vez ao dia durante o período de lazer do casal. E um quarto disse que o parceiro envia textos ou e-mails para outra pessoa enquanto os dois estão conversando cara a cara. Como era esperado, os conflitos em relação à interferência da tecnologia foram associados a relacionamentos mais pobres. Isso, por sua fez, foi ligado a um nível de satisfação com a vida mais baixo.
A ideia não é ficar longe da tecnologia, mas estabelecer certos limites. Os pesquisadores sugerem, por exemplo, que o casal converse e tome decisões como permitir ou proibir o uso do tablet na cama ou do smartphone na mesa de jantar, o que é uma boa ideia. A autora do estudo, a psicóloga Sarah Coyne, diz que a tática dela é deixar o smartphone em cima da geladeira ou em outro lugar de difícil alcance, assim consegue se livrar da tentação de checar as mensagens o tempo todo.
Gilv@n Vi@n@

CARNATAL

Robinson Faria visita Carnatal e recebe boas vibrações baianas

robinson carnatal
O governador eleito Robinson Faria (PSD) foi o único político a prestigia a segunda noite de Carnatal, ontem (05), ao lado da esposa Julianne Faria. O casal foi recebido pelo deputado estadual reeleito Gustavo Carvalho (PROS), que é sócio da Destaque Produções.
“Evento que compõe o calendário festivo da cidade. São 24 anos levando alegria para os foliões e fomentando o turismo da nossa região”, disse Robinson. Na oportunidade, ele recebeu as boas vibrações do líder do grupo Asa de Águia, Durval Lelys. “Quero desejar sucesso e sorte a Robinson”, disse Durval.
Gilv@n Vi@n@

MP denuncia na próxima semana clube das empreiteiras

20141206033418_cv_CONSTRUimagesCATPLDXH_gdeO Ministério Público Federal prepara para apresentar à Justiça na próxima semana as primeiras denúncias contra empreiteiros que integravam o clube de empresas beneficiadas pelo cartel que atuou na obtenção de contratos da Petrobras. Eles serão acusados de crime de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude a licitações, entre outros. O foco principal são os acusados que permanecem presos.
Na esfera administrativa, a Controladoria Geral da União (CGU) já abriu processos contra as oito empreiteiras do clube formado para fatiar contratos da estatal.
A Polícia Federal, por sua vez, já elenca a abertura de um total de 95 inquéritos a partir da operação “lava jato” e acredita que eles deverão prolongar as investigações por, pelo menos, mais um ano.
Gilv@n Vi@n@

05 dezembro, 2014

Receita quer informar via celular contribuinte pego na malha fina


A Receita Federal pretende notificar por mensagem de celular o contribuinte que for pego na malha fina. Segundo a Folha de São Paulo apurou, o sistema do fisco está sendo aperfeiçoado para informar também o momento em que a declaração chegar à base de dados, quando as pendências forem resolvidas ou quando a restituição for depositada na conta bancária.
Apesar de o projeto estar em andamento, e de a ideia inicial prever funcionamento dessas opções em 2015, ainda há dúvida se as novidades estarão disponíveis a tempo.
Gilv@n Vi@n@

Executivo diz que doação oficial ao PT era pagamento de propina


O empresário Augusto Ribeiro de Mendonça Neto disse a procuradores e policiais da Operação Lava Jato que foi orientado a usar três caminhos para pagar propina em troca de contratos na Petrobras. Um deles era via “doações oficiais ao Partido dos Trabalhadores”. As informações foram publicadas pela Folha de São Paulo.
Ele e outro executivo do grupo Toyo Setal, Julio Camargo, disseram ter pago pelo menos R$ 153 milhões de suborno em contratos da Petrobras. Cerca de R$ 4 milhões foram doações eleitorais ao PT, pagas por orientação de Renato Duque, ex-diretor de Serviços da estatal, segundo Mendonça Neto.Os dois fizeram as acusações após assinarem um acordo de delação premiada. Duque, que nega ter recebido propina, foi preso no dia 14 e libertado quarta-feira (03).
14337717
Gilv@n Vi@n@

TCE aprova Contas do Governo Rosalba relativas a 2013 com ressalvas


rosalba_governadora_dem
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou com ressalva, por 3 votos a 2, as contas do Governo do Estado relativas a 2013, gestão da governadora Rosalba Ciarlini. No seu voto o relator do processo, conselheiro Thompson Fernandes, sugeriu a desaprovação das contas, em vista das irregularidades apontadas, mas o conselheiro Poti Júnior apresentou voto contrário e na decisão final Thompson foi acompanhado pelo conselheiro Renato Dias e Poti recebeu os votos dos conselheiros Tarcísio Costa e Adélia Sales.
E o conselheiro Gilberto Jales justificou sua ausência. Foram feitas várias recomendações que deverão ser acatadas pelo Governo.A sessão foi acompanhada pelo Controlador-Geral do Estado, José Anselmo de Carvalho Júnior e pelo procurador Luiz Cavalcanti de Souza, representando a Procuradoria Geral do Estado e o procurador Ricart César Coelho dos Santos representando o Ministério Público de Contas. Foto: Márlio Forte.
Gilv@n Vi@n@

Getúlio diz que Mineiro falava que sobrava dinheiro no Governo e agora terá que ficar do outro lado


Getúlio Rego e Fernando Mineiro
Ontem (04) líder do Governo Rosalba na Assembleia Legislativa, o deputado Getúlio Rego (DEM) começou a estrear na futura oposição ao Governo Robinson Faria. Na sessão, Getúlio foi direto ao deputado Fernando Mineiro (PT), que todo mês exibe relatório de arrecadação do Estado, mostrando recordes e mais recordes.
Getúlio Rego ironizou que Mineiro antes dizia que sobrava dinheiro e o Governo Rosalba escondia, e agora terá que ficar do outro lado. Uma tarefa difícil, já que a situação financeira do estado é gravíssima. Já Mineiro, que integrará a bancada de Robinson, garantiu a Getúlio que vai continuar mostrando se o Governo tiver recursos a mais. Foto: João Gilberto.
Gilv@n Vi@n@

Nova equipe econômica de Dilma aumenta mais uma vez a taxa básica de juros


Diante de um cenário de inflação resistente, a A nova equipe econômica de Dilma através do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu, por unanimidade, elevar na quarta-feira (03) a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual, de 11,25% para 11,75% ao ano.
A taxa é a maior desde outubro de 2011, quando estava em 12% –no dia 20 daquele mês, o Copom reduziu a taxa para 11,5% ao ano. No fim de outubro, três dias após as eleições, o Copom promoveu uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa básica, surpreendendo o mercado.
1433810
Gilv@n Vi@n@

19 governadores eleitos receberam doações de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato


Sete das nove empresas investigadas na Operação Lava Jato repassaram ao menos R$ 38,9 milhões às campanhas de 19 governadores eleitos e reeleitos.
As doações foram feitas pelas UTC, Odebrecht, Queiroz Galvão, Engevix, OAS, Galvão Engenharia e Camargo Corrêa, com suas subsidiárias. As informações foram destaques na Edição de ontem (04) da Folha de São Paulo.
14337763
Gilv@n Vi@n@

Tanto Henrique, como Robinson receberam doações de empresas que estão envolvidas com a Lava Jato


Henrique e Robinson 2014
No Rio Grande do Norte, os dois principais candidatos ao Governo do Estado receberam recursos de empresas investigadas na Operação Lava Jato. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) e o governador eleito Robinson Faria (PSD) tiveram doações dessas empresas.
A imprensa já tinha informado esse dado, depois de reveladas as prestações de contas de Henrique. Hoje, a Folha de São Paulo traz o nome de Robinson na lista de 19 governadores que receberam recursos dessas empresas. Essas mesmas empreiteiras doaram R$ 72,5 milhões para as campanhas presidenciais de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).
Gilv@n Vi@n@