ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 janeiro, 2018

Calendário eleitoral já proíbe distribuição de bens e benefícios

O ano eleitoral já impõe restrições a possíveis candidatos e ocupantes de cargos da administração pública. Desde segunda-feira, primeiro dia do ano, está proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte de todos os governos (exceto nos casos de calamidade ou programas sociais já previstos em lei). Ou seja, políticos estão impedidos, por exemplo, de distribuir óculos, dentaduras ou cestas básicas.
Gilv@n Vi@n@

Caixa reabre financiamento de imóveis pela linha Pró-Cotista

A Caixa Econômica Federal retomou ontem a linha de financiamento habitacional Pró-Cotista, destinada à compra de imóveis a juros baixos por trabalhadores que têm conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Também será elevado de 50% para 70% o limite de financiamento para imóveis usados. A Pró-Cotista é uma linha de crédito imobiliário mais barata com taxa de juros que variam de 8,85% ao ano a 7,85% ao ano para clientes com débito em conta ou conta salário na Caixa. A taxa só não é inferior à do programa Minha Casa, Minha Vida.
Gilv@n Vi@n@

PCdoB “conspira” contra Robinson Faria?

Uma fonte de Coturno Alto contou a ser verdadeira a informação de que – por debaixo do pano – o PCdoB do vice-governador Fábio Dantas ‘conspira’ contra o governado do Estado Robinson Faria com o PT na pré-candidata a governadora Fátima Bezerra.
Gilv@n Vi@n@

Apple disponível para trocar a bateria dos iPhone 6 e superiores

Foi numa resposta ao blogue “MacRumors” que a empresa de tecnologia californiana confirmou que vai trocar a bateria de todos os iPhone 6 e dos modelos superiores, mesmo nos aparelhos que não apresentem problemas.
A nota da Apple vem no seguimento de um rumor que dava conta de um documento interno em que a marca indicava que as pessoas que compraram recentemente baterias poderão ser ressarcidas, recebendo o valor pago.
De acordo com a resposta da gigante tecnológica ao “MacRumors”, os utilizadores que pretendam comprar uma bateria nova, mesmo que a usada esteja a funcionar sem problemas, poderão fazê-lo por 29 dólares, cerca de 25 euros.
Em Portugal, substituir uma bateria do iPhone custa cerca de 99 euros, um preço que deverá cair, depois do anúncio da Apple.
Apesar da campanha de substituição de baterias ser aberta a todos os modelos superiores ao iPhone 6, a Apple rejeita a troca em dispositivos com outros problemas que não estejam relacionados com a bateria.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitura de Pau dos Ferros assina convênio com a Casa da Indústria do RN

Cumprindo agenda administrativa nesta terça-feira (02) na capital do Estado, Natal, o prefeito Leonardo Rêgo esteve presente na Casa da Indústria para realizar a assinatura do Termo de Convênio, Termo de Cessão de Uso de Terreno Urbano, além do Termo de Comodato, que garantem a implantação na cidade do projeto “SESI Indústria do Conhecimento”.
Através da parceria com o Sistema FIERN, por intermédio do Serviço Social da Indústria (SESI/RN), está sendo construída uma biblioteca pública que também contará com um laboratório de informática. A obra encontra-se em um estágio avançado.
Gilv@n Vi@n@

Tem dinheiro para o voto impresso, ministros?

No orçamento sancionado ontem por Michel Temer, está prevista a destinação de R$ 250 milhões para a compra de impressoras para as 600 mil urnas eletrônicas.
Gilmar Mendes só quer comprar 5%, mas ele deixa a presidência do tribunal em fevereiro, quando será substituído por Luiz Fux.
Evitar o ‘voto fake’ é bem mais importante do que combater ‘fake news’, ministros.
Gilv@n Vi@n@

Com algemas nos punhos, policiais civis se apresentam para serem presos em Natal

A greve desde o último dia 20 de dezembro, policiais civis do Rio Grande do Norte se apresentaram na Delegacia Geral de Polícia, na manhã desta quarta-feira (3), em Natal, para serem presos. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte considerou o movimento ilegal e determinou a prisão de policiais da ativa e da reserva que incentivem, promovam ou defendam a greve.
Durante a tarde desta terça-feira (2), em assembleia, os policiais decidiram que permanecem trabalhando em regime de plantão, mesmo diante da possibilidade de serem presos. Por causa da greve, apenas as delegacias de plantão e as regionais funcionam no estado. A categoria cobra o pagamento dos salários de novembro, dezembro e do 13º. Sem policiamento, houve aumento da violência no estado. O governo federal enviou 2,8 mil homens e mulheres das Forças Armadas, no último final de semana, para reforçar a segurança no estado.
Gilv@n Vi@n@

Captação de novos voos para Natal é tema de Fórum

Está definido o painel de abertura do 9 Fórum de Turismo do RN, que se realizará nos dias 23 e 24 de março no Centro de Convenções de Natal. O palestrante será um dos principais especialistas em aviação comercial na América do Sul: Roberto Luís de Oliveira, diretor de Negócios Aéreos da Inframérica (concessionária do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante) e com mais de 30 anos na aviação comercial. Ele vai abordar as possibilidades de ampliação de rotas nacionais e internacionais para Natal. Como conquistar novos voos? Quais as ferramentas?
O tema da palestra, que se realizará a partir das 14h30 do dia 23 de março, será “Como atrair novos voos para Natal – estratégias e desafios”. Oliveira trabalha justamente na captação de novas rotas para os aeroportos da Inframérica em todo o mundo. Conhece na prática os caminhos que levam à ampliação de malhas aéreas. A palestra será seguida de debate com representantes da Secretaria de Turismo do RN, ABIH-RN, Abav-RN e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN.
Oliveira é formado em Administração de Empresas e Contabilidade e pós-graduado em Administração Empresarial pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Sua carreira na aviação começou na Varig, em 1980, onde ocupou vários cargos, tais como gerente de Receita de Cargas, inspetor de Sucursais e Agências, gerente geral em Cuiabá e Goiânia e gerente geral para Argentina, EUA e Canadá.
Exerceu também a gerência comercial da Varig no Uruguai, onde acumulou com o cargo de diretor de Vendas na Pluna. Em 2007 Oliveira se tornou consultor da Leadgate Corp. no Uruguai, onde coordenou a área comercial no processo de “due diligence” para a compra da empresa Pluna. Assumiu a área de Vendas e Alianças como diretor da Pluna.
Desde setembro de 2012, passou a integrar o Consórcio Inframérica como diretor de Negócios Aéreos. Sua principal função é a gestão da área comercial dos aeroportos de Brasília e Natal no que diz respeito à relação com as empresas de aviação comercial, aviação executiva e demais “stake holders” da atividade aerocomercial. Também acumula o cargo de especialista em Aviação Comercial da holding Corporación América, apoiando os demais aeroportos do grupo no desenho e execução das estratégias de desenvolvimento de novas rotas.
Gilv@n Vi@n@

Governo publica resultado definitivo da 3ª fase dos concursos de Praças e Oficiais dos Bombeiros

Governo Estado, por meio da Comissão Especial do Concurso Público para provimento de vagas para Soldado e Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), divulgou nesta quarta-feira (3) o resultado definitivo do Exame de Avaliação de Condicionamento Físico – conhecido como Teste de Aptidão Física (TAF) -, correspondente a 3ª fase do concurso, tanto do concurso para Soldados, quanto para o de Oficiais. A lista com o resultado, bem como a consulta individual e a interposição de recursos, está disponível no site www.idecan.org.br.
Para o cargo de soldado, foram convocados para realização do Exame de Condicionamento Físico 208 candidatos, sendo que destes 45 foram considerados inaptos, 10 não compareceram para realizar o exame e um candidato foi eliminado. 152 candidatos seguem para a 4ª fase do concurso. Já em relação ao concurso para oficiais, 64 candidatos foram selecionados para a 3ª fase, sendo que 48 foram considerados aptos, 15 inaptos, e apenas um candidato não compareceu ao exame.
Gilv@n Vi@n@

Europa não quer o Atum e Lagosta do Brasil

Começa a valer hoje, no País, uma espécie de “replay” da operação Carne Fraca: a União Europeia não vai aceitar mais pescado brasileiro, em especial atum e lagosta, até que os produtores corrijam as falhas do setor.
Motivo? Uma auditoria feita em setembro pelos europeus apontou problemas nos controles sanitários de seis fábricas exportadoras. Blairo Maggi acatou a decisão e o Ministério da Agricultura proibiu as inspeções e interrompeu as exportações para não ser suspenso – o que seria bem pior. A medida não afeta a produção e as vendas internas.
Peixe 2
Procurado pela coluna, Eduardo Lobo, da Abipesca, disse esperar do governo “empenho e vigor na solução do problema, como foi feito na questão da Carne Fraca”.
Tamanho da encrenca? Na área do pescado, para o mercado europeu, 4 mil empregos e um faturamento anual em torno dos US$ 62 milhões.
Estadão
Gilv@n Vi@n@

Policiais devem se entregar para serem presos se situação não for resolvida até amanhã

“Se nada for resolvido até amanhã, alguns policiais militares devem se entregar ao quartel para serem presos”, afirmou o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Natal (RN), subtenente Eliabe Marques, em entrevista ao R7.
A categoria está em greve desde o dia 19 de dezembro e solicita melhores condições de trabalho — o salário de 86% dos policiais civis e militares foi pago na última sexta-feira (29).
No último domingo (31), o desembargador Claudio Santos, do plantão judicial do TJ-RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte), atendeu a um pedido do governo estadual e determinou que os comandantes da PM, Corpo de Bombeiros e o delegado-geral da Polícia Civil prendam quem apoiar ou defender a greve.
O presidente da associação diz que o “governador do Estado [Robinson Faria (PSD)] não tem a humildade de reconhecer o problema” e, como consequência, não tem uma solução para a crise que assola a segurança pública no Rio Grande do Norte. “O Estado nos abandonou”, afirma. “E abandonou a população também”.
Gilv@n Vi@n@

“Vai piorar muito”, diz Cláudio Santos

O desembargador Cláudio Santos, que determinou a prisão em flagrante dos líderes do movimento que paralisou a Polícia Militar do RN, a pedido do Agora RN, comentou as razões que motivaram sua decisão tomada na virada do ano.
Segundo o magistrado, ela foi uma medida complementar que levou em consideração que os pagamentos de novembro e 86% do 13º seriam pagos agora no dia 2. “Essa era a previsão que tínhamos no dia 31”, explicou.
“É muito difícil pesar entre os valores jurídicos do direito do trabalhador a receber seu salário em dia e o direito da população à segurança pública, são dois valores jurídicos que o juiz tem muita dificuldade de fazer prevalecer”, admitiu Cláudio Santos.
“Diante da possibilidade de se atualizar o pagamento, faltando apenas dezembro, decidi por aquela medida, mas lamento que o RN tenha chegado a este ponto”, afirmou. “Não foi falta de aviso, nem de ajuda de todos”, acrescentou.
Ressaltou que “a sociedade do RN está absolutamente a par de tudo que pude fazer como presidente do TJRN e desembargador para manter a governabilidade”.
“Agora dia 10 – lembrou – chegarão 23 viaturas novas compradas com o dinheiro que eu mandei quando ainda era presidente do Tribunal; tudo foi feito para colaborar com o governo, que já usou R$ 213 milhões das reservas do TJRN que consegui deixar”.
E, finalizou: “Chegamos à conclusão que não há quem faça dinheiro para o governo porque várias leis foram aprovadas entre novembro e dezembro, aumentando as despesas públicas; é um poço sem fundo que vai piorar muito a situação da população se medidas de rigor e austeridade não forem tomadas.”
Repercussão
Gilv@n Vi@n@

Eike Batista já sabe que sua delação não sai antes do Carnaval

Eike Batista sabe que precisará controlar a ansiedade por pelo menos mais um mês e meio.
Ele foi informado que seu acordo de delação não será assinado antes do Carnaval.
Gilv@n Vi@n@

Projeto OAB/RN-UFRN: Biblioteca da Penitenciária de Parnamirim inicia atividades

Leitura que liberta e transforma. Nesta quinta-feira (21), foram iniciadas as atividades na Biblioteca da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), idealizada pelo projeto “Leitura pela Liberdade” da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, através da Comissão de Advogados Criminalistas, presidida por Gabriel Bulhões.
Gilv@n Vi@n@

O limão e a limonada

O desembargador Cláudio Santos deu um limão ao ordenar a prisão dos policiais que não voltassem ao trabalho. A categoria fez uma limonada. Usou o decreto de prisão como símbolo e se apresentou coletivamente com algemas para a prisão conjunta, ganhando apoio popular. Não tem jeito. Para normalizar a situação, só com o pagamento dos salários.
Gilv@n Vi@n@

Bolsonaro provoca racha no PSL Livres

A intenção do presidenciável Jair Bolsonaro de se filiar ao PSL Livres provocou um racha na legenda. A ala conservadora do PSL está de acordo com a ideia. Já o movimento Livres, que representa a renovação do partido, é contra a filiação do “mito”. Se Bolsonaro vier a assinar a ficha de filiação da sigla, vai haver uma debandada geral.
Gilv@n Vi@n@

Big Brother nas escolas do RN

O governador Robinson Faria (PSD) sancionou a Lei que prevê a obrigatoriedade de instalação de Câmeras em todas as escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Resta saber se vai ter dinheiro para tamanho investimento, já que o governo não consegue sequer pagar a folha dos funcionários em dia.
Gilv@n Vi@n@

Brasil tem 34% dos casos de coinfecção de tuberculose e HIV do mundo

No Brasil, os números dos últimos anos apontam para uma desaceleração tanto no número de diagnósticos quanto na mortalidade por tuberculose. Mas a quantidade de novos casos da tuberculose a cada ano ainda é considerada alta, principalmente entre populações mais vulneráveis, como os indígenas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua.
Cerca de 75 mil casos novos e reincidentes de tuberculose foram registrados no país em 2016. O montante corresponde a aproximadamente 200 casos por dia no país. Estima-se que desse total aproximadamente, 6 mil pessoas (8%) vivem com HIV. No mundo, cerca de 10,4 milhões de pessoas foram infectadas por tuberculose em 2016, sendo que 10% das vítimas têm HIV.
Gilv@n Vi@n@

Câmara de Vereadores devolve R$392 mil à Prefeitura de Currais Novos

A Câmara de Vereadores de Currais Novos devolveu à Prefeitura Municipal R$392 mil provenientes do que restou do valor
repassado pelo orçamento Municipal ao Legislativo. Em 2017, a Câmara recebeu da Prefeitura aproximadamente R$3,5 milhões. O valor devolvido representa uma economia de 11% feita pelo Legislativo Municipal.
A quantia trata-se de um residual do duodécimo, que é o repasse de verba mensal obrigatória. Conforme prevê a legislação
federal, municípios do porte de Currais Novos – com população de até 100 mil habitantes – têm que transferir até 7% da receita orçamentária para o Legislativo.
O presidente da Casa Legislativa, o vereador João Neto, esteve reunido com os demais vereadores e com o prefeito Odon
Júnior para discutir as sugestões apontadas pelo Legislativo como principais a serem executadas com o valor economizado. Entre as ideias elencadas está o investimento prioritário na área da saúde com a compra de um mamógrafo e de um processador.
Os vereadores também sugeriram investir na construção de um posto de saúde na Malhada da Areia, em um projeto da Secretaria
de Agricultura que realizará o plantio de mudas frutíferas nas vias públicas e na compra de um carro para transporte de pacientes a Natal. “Passamos as ideias para o prefeito e esperamos que ele acate”, disse João Neto.
Gilv@n Vi@n@

MPF pede demolição de bar, píer e lanchonete às margens de rio em Barra do Cunhaú

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública contra a empresa Natureza Tur Passeios Ecológicos Ltda., José do Egito de Oliveira e contra a União em razão da construção irregular de um deck, com bar e lanchonete construídos na margem esquerda do Rio Curimataú. Há ainda um píer, edificado no mesmo local, sobre o leito do rio, na Praia de Barra do Cunhaú. A ação pede a demolição da estrutura, inclusive, com a remoção dos entulhos, além do pagamento de indenização à União.
De acordo com a investigação do MPF, as construções foram feitas sem autorização da União. Não houve nem mesmo inscrição de ocupação de imóvel público federal. Trata-se de posse e uso de bens de uso comum do povo em completo desacordo com a legislação, destaca a ação. Em 2007, houve um pedido administrativo de inscrição de ocupação formulado por José do Egito de Oliveira. O pedido foi indeferido pela Gerência Regional da Secretaria do Patrimônio da União no RN, que apontou a ilicitude da ocupação e dos bens públicos em análise.
Gilv@n Vi@n@

Expectativa de crescimento

A economia brasileira crescerá 1,1% e a indústria terá uma expansão de 0,2% neste ano. A expectativa, no entanto, é que 2018 será um pouco melhor. O Produto Interno Bruto (PIB) aumentará 2,6% e o PIB Industrial, 3%. Essas estimativas estão na edição especial do Informe Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (14) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Gilv@n Vi@n@

Lula vai transformar julgamento em espetáculo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a dirigentes do PT que vai comparecer ao julgamento que pode torná-lo inelegível, no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), dia 24, em Porto Alegre (RS). Vão transformar o julgamento num espetáculo. A estratégia é a mesma: posar de vítima de uma conspiração da Justiça.
Gilv@n Vi@n@

Folha de novembro dos servidores do RN será concluída no sábado

O Governo do RN encerrará a folha de pagamento do mês de novembro no sábado (06), pagando os salários de quem ganha acima de R$ 4 mil.
O Poder Executivo permanece com o trabalho para a confirmação de receitas para anunciar os pagamentos de dezembro e 13º salário o mais breve possível.
Gilv@n Vi@n@

Cármen Lúcia dá andamento a inquéritos que correm no Supremo

Durante os últimos dias, com o Supremo Tribunal Federal (STF) em recesso, a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, deu andamento em dois inquéritos que correm no Supremo, um deles apurado no âmbito da Operação Lava Jato. Nesta terça-feira (2/1) Cármen aceitou estender o prazo da investigação em torno do senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL).
O inquérito foi instaurado em abril, e está sob sigilo. O parlamentar foi denunciado por supostamente cometer crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, apurados pela Lava Jato O pedido por mais tempo de apuração sobre a denúncia foi feito pela Polícia Federal (PF).
Gilv@n Vi@n@

Preço da gasolina subiu 28,5% em seis meses

De junho de 2017, quando a Petrobras iniciou a política de reajustar os preços quase que diariamente, até 29 de dezembro de 2017, o preço do diesel aumentou 26,2%, no acumulado.
Já o da gasolina subiu 28,5%, refletindo as elevações do preço do petróleo no mercado internacional.
Gilv@n Vi@n@

Calendário Nacional de Vacinação terá mudanças em 2018

O Ministério da Saúde divulgou mudanças no Calendário Nacional de Vacinação 2018. As mudanças, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão relacionadas com imunização contra a varicela (catapora) e meningite.
Antes disponibilizadas apenas para crianças menores de cinco anos, agora a segunda dose da vacina contra a varicela pode ser aplicada em crianças até os seis anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). Já a de meningite, antes apenas para adolescentes entre 12 e 13 anos, agora também está disponível para a faixa etária entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
A capital potiguar segue sendo uma cidade sem recomendação de vacinação para residentes ou viajantes contra a febre amarela. Porém, os natalenses podem pesquisar os municípios que possuem essa recomendação, para caso viagem para alguns desses lugares buscarem a imunização em postos de saúde de Natal. As novas áreas de recomendação para vacinação podem ser consultadas pelo link: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela.
Vale salientar que a vacinação é ‘porta aberta’, ou seja, a população pode ir em qualquer unidade de saúde, mesmo que não seja de sua área de cobertura, para ser imunizada.
Gilv@n Vi@n@

PTB indica Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, para Trabalho

O PTB fechou questão em torno do nome da deputada Cristiane Brasil (RJ) para assumir o Ministério do Trabalho. O nome da parlamentar foi levado pelo presidente do partido, Roberto Jefferson, ao presidente Michel Temer no início da tarde desta quarta-feira (3), no Palácio do Jaburu.
Cristiane é filha de Jefferson, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão.O nome dela surgiu como a solução para o impasse depois que o nome de Pedro Fernandes foi vetado pelo ex-presidente José Sarney. Outros nomes do partido enfrentavam dificuldades internas para serem indicados.
Gilv@n Vi@n@

Três homens são baleados em bar no interior do RN

Três homens ficaram feridos após um atentado registrado em um bar na cidade de Tibau, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 14h desta quarta-feira (3). Ninguém foi preso.
Ainda de acordo com a PM, dois criminosos chegaram ao bar em uma moto e chamaram um homem que estava no local. Houve uma discussão e os bandidos abriram fogo. Além do homem que participou da briga, outros dois também foram baleados.
Gilv@n Vi@n@

Paciente sem identificação permanece internado em estado grave no Walfredo Gurgel

Permanece em estado muito grave no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) mais um paciente sem identificação. Trazido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o doente aparenta ser morador de rua, não consegue falar claramente e não fez referência a parentes ou amigos. Até o momento, a única informação que pode ser extraída do paciente é que seria pernambucano.
Como características físicas, possui: cerca de 50kg, pele de cor negra, olhos castanhos claros e cerca de 1,60m de altura. Não possui tatuagens ou piercings pelo corpo.
Qualquer informação que possa levar à identificação do paciente deve ser repassada ao setor de Serviço Social do HMWG através do telefone 3232-7533. O Serviço Social funciona de domingo a domingo, em plantões de 24h.
Gilv@n Vi@n@

Shows e cultura popular na programação dos festejos de Santos Reis neste sábado na capital potiguar

Grandes shows de artistas potiguares agitam a zona leste de Natal desta quarta-feira (3) até a sexta-feira (5), dentro das comemorações de Santos Reis, que integram o calendário do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal. Sueldo Soaress e As Nordestinas sobem hoje ao palco montado em frente à igreja do bairro a partir das 20h. Antes dos shows acontece uma apresentação da Lapinha de Ponta Negra, tradicional número da cultura popular.
Na quinta-feira (4) é a vez de Luizinho Nobre soltar seu repertório, com apresentações do Boi de Reis e os Três Reis Magos do Bom Pastor. Na sexta-feira (5) tem Isaque Galvão e apresentação do Pastoril de Cabeceiras fechando a programação deste ano.
Gilv@n Vi@n@

Confiança do empresário do comércio cresce 10,2% em relação a 2016, diz CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), fechou 2017 com uma alta de 10,2% em relação ao ano anterior. Em dezembro de 2017, o indicador ficou em 109,2 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, 1,4% do resultado de novembro.
Segundo a CNC, o aumento da confiança do empresário do comércio é reflexo da melhora gradativa do poder de compra das famílias, que resultou em vendas mais favoráveis no final de 2017. A CNC estima que o volume de vendas natalinas tenha alcançado o valor de R$ 34,9 bilhões, 5,2% acima do ano anterior.
A avaliação das condições correntes pelo comerciante cresceu 33,3% na comparação com dezembro de 2016, impulsionada pela melhor percepção dos varejistas sobre a situação atual da economia (47,3%).
O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio aumentou de forma bem mais moderada, 1,8% em relação a dezembro de 2016. O principal motivo para essa alta foi o crescimento da expectativa em relação ao desempenho do comércio (2,2%). E, para 83,2% dos entrevistados, a economia vai melhorar nos seis meses à frente.
Gilv@n Vi@n@

02 janeiro, 2018

Sem ajuste, Estados continuarão em crise em 2018

Medidas que poderiam melhorar as contas dos Estados no ano de 2018 acabaram não entrando em vigor, gerando um impacto negativo na conta dos governos estatuais de ao menos R$ 7,6 bilhões. A oposição ao governo Temer (PMDB) conseguiu complicar ainda mais a vida dos Estados e Municípios.
Gilv@n vi@n@

MPF quer impedir remanejamento de verba para pagamento de salário de servidores

O MPF vê ilegalidade na decisão da justiça do Rio Grande do Norte para que o Governo do Estado faça um remanejamento de R$225 milhões para o pagamento de salários dos servidores públicos. O motivo é que a verba foi destinada para o uso na área de saúde.
Veja Ofício abaixo:




































































Gilv@n Vi@n@

Empréstimos do BNDES serão corrigidos pela Taxa de Longo Prazo

A partir desta segunda-feira, novos empréstimos do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ao setor produtivo deixarão de ser regidos pela TJLP, Taxa de Juros de Longo Prazo, para serem corrigidos pela TLP, Taxa de Longo Prazo, que está fixada para janeiro em 6,76%.
A TLP foi proposta pelo governo e aprovada pelo Congresso Nacional em 2017 para substituir a TJLP como indexador de algumas das principais fontes de financiamento de longo prazo no país, como a remuneração dos recursos do Fundo de Participação do PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Fundo da Marinha Mercante, além da remuneração dos financiamentos concedidos pelo Tesouro Nacional ao BNDES.
Gilv@n Vi@n@

Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo da Praia de Copacabana

A festa de réveillon na Praia de Copacabana deixou mais de 285 toneladas de lixo, recolhidas por 3 mil garis que se revezaram em uma operação que começou ontem (31) e terminou ontem (1º) antes das 10h, segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).
O volume é um pouco menor que o do ano passado, quando 290 toneladas de lixo foram retiradas do local após o evento.
Gilv@n Vi@n@