ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

28 janeiro, 2017

SECRETARIA DE MULHERES DIVULGA NOTA DE SOLIDARIEDADE

NOTA
Gilv@n Vi@n@

CONFETAM REPUDIA AGRESSÃO A SERVIDORAS DE SERRA DE SÃO BENTO

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) vem a público repudiar as agressões verbais e ameaças de morte sofridas pelas servidoras públicas municipais Vanderleia Sena, Janaína Santos, Maria Edvânia Ferreira, Lidianne Fabrício, Adalgisa Deyse Pessoa e Dayanna Costa, na manhã de sexta-feira (20). As seis servidoras da cidade de Serra de São Bento (RN) estavam trabalhando na sede da Secretaria de Educação (SEDUC) quando foram abordadas pelo colega Ivaldelson José de Souza, agente administrativo do município.
Apesar dos apelos de uma das vítimas para que o agressor deixasse o local, Joca, como é conhecido, só parou com as agressões quando a Polícia foi chamada. As trabalhadoras estavam sozinhas no prédio por ocasião das ameaças. Ex-funcionário do Fórum de São José do Campestre, o agressor foi cedido pelo município, estando lotado atualmente na sede da SEDUC, onde agrediu as colegas. As servidoras municipais prestaram queixa à Polícia Civil.
Esta não é a primeira vez que Joca se envolve em casos de agressão. Há informações de que o servidor também teria aterrorizado técnicas de enfermagem e enfermeira da Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro São João. A informação consta em Boletim de Ocorrência registrado pelas vítimas. A “coincidência” entre os casos é que, nos dois, as agredidas são mulheres. O agressor alegou sofrer de depressão e atribuiu o surto de ódio a suposta perseguição que estaria sofrendo por parte do atual governo.
Entendendo que nada justifica o caso, a  Confetam/CUT presta integral solidariedade às seis mulheres agredidas covardemente no exercício da profissão. Exigimos das autoridades competentes, em especial da Prefeitura de Serra de São Bento, a apuração das duas denúncias  e a punição do agressor. Nos parece inconcebível esse tipo de comportamento por parte de um cidadão, particularmente um servidor público municipal, seja contra um(a) colega de trabalho ou qualquer outra pessoa.

Fortaleza, 23 de janeiro de 2017
Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal – Confetam/CUT
Gilv@n Vi@n@

ISP INTERPELA PREFEITA DE SERRA DE SÃO BENTO SOBRE AGRESSÕES A SERVIDORAS E SOLICITA PROVIDÊNCIAS

ISP
A Internacional dos Servidos Públicos (ISP) enviou comunicação à prefeita de Serra de São Bento, Wanessa Gomes de Morais, interpelando-a sobre agressões verbais e ameaças de morte sofridas por servidoras municipais, e pedindo providências sobre o fato. A ISP foi informada da ocorrência pela FETAM/RN, através de sua Secretaria de Mulheres. Eis, na íntegra, a comunicação, que é assinada por Jocélio Drummond, Secretário Regional Interamérica – Internacional dos Serviços Públicos.

Senhora prefeita,
A Internacional dos Serviços Públicos (ISP) é uma federação sindical mundial que representa 20 milhões de trabalhadores/as que prestam serviços públicos essenciais, em mais de 150 países. A ISP defende os direitos humanos, promove a justiça social e o acesso universal aos serviços públicos de qualidade.
Fomos informados pela Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) organização sindical filiada à ISP, sobre uma denúncia de agressão verbal e de ameaça de morte às trabalhadoras da Secretaria Municipal de Educação de Serra de São Bento.
Segundo informações, as servidoras da Secretaria Municipal de Educação, Adalgisa Dayse Fonseca, Dayana Costa, Janaína Santos, Maria Edvânia Ferreira e Vanderléia Sena, estavam no exercício de suas funções quando sofreram agressões verbais e ameaças de morte, da parte de Ivaldelson José de Souza, agente administrativo da Secretaria de Educação da Prefeitura de Serra de São Bento. As agressões e ameaças ocorreram no dia 20 de janeiro de 2017 e, segundo a denúncia, foi necessário chamar a polícia para conter a situação. No mesmo dia, foi realizado um boletim de ocorrência sobre o caso, número J2017157000014, na Delegacia Municipal de São José de Campestre.
A ISP manifesta solidariedade com as trabalhadoras, e solicita às autoridades que se tomem as providências necessárias para que se apure o ocorrido e se executem as medidas punitivas cabíveis.
O combate à violência contra mulheres no local de trabalho nos serviços públicos é um dos assuntos de trabalho e militância da ISP, no Brasil, em nível mundial e, portanto, estaremos atentos ao prosseguimento desse caso junto à FETAM/RN.
Atenciosamente,
Jocélio Drummond,
Secretário Regional Interamérica – Internacional dos Serviços Públicos
Gilv@n Vi@n@

PREFEITURA DE CRUZETA SINALIZA QUE VAI ATENDER REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES



A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cruzeta (SINDSERVCRUZETA) foi recebia na última terça-feira, dia 24/1, pelo prefeito José Sally de Araújo, e o secretário de Administração da cidade, Paulo César Rodrigues. Na pauta, discussão sobre as reivindicações dos trabalhadores municipais.
O prefeito agradeceu a presença dos sindicalistas e disse que pretende realizar uma gestão democrática, estando disponível e de portas abertas para a entidade. Na reunião onde foram discutidas os seguintes pontos:
O desconto da Contribuição Sindical dos Sócios, no importe de  1%  do salário-base dos servidores (prefeito já autorizou para que já seja feito este mês de janeiro);
Autorização do desconto automático do imposto sindical de todos os servidores, no mês de março (o prefeito disse que serão feitos os encaminhamentos para que o desconto seja feito automaticamente e repassado ao sindicato)
Sobre reajustes salariais, o prefeito Sally pediu para que o sindicato esperasse até dia 30/01, quando terá sido concluído o relatório da gestão passada para passar para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O prefeito disse que após a conclusão do relatório, se reunirá novamente com a direção do SINDISERVCRUZETA, mas garantiu que pagará o reajuste em fevereiro com o retroativo de janeiro.
Sobre os equipamentos proteção individual (EPI´s), foi informado que a prefeitura está esperando as licitações para aquisição e serão entregues de acordo com as normas de segurança. Também foi discutido o plano de carreira dos servidores, progressões verticais e horizontais, insalubridade e periculosidade. O prefeito informou que serão  montadas comissões para os estudos e em seguida sentará com  o sindicato para os encaminhamentos.
Gilv@n Vi@n@

PREFEITURA DE AREZ PROPÕE PAGAR SALÁRIO DE DEZEMBRO EM 5 PARCELAS

Os servidores da prefeitura de Arez ainda aguardam o pagamento do salário do mês de dezembro de 2016. Após reivindicações feitas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Arez (SINSPAREZ), o prefeito enviou ofício à propondo pagar o salário do mês de dezembro em 5 meses, com a primeira parcela sendo paga em 31 de março.
O prefeito Bráulio da Cunha apresentou a proposta justificando que o município se encontra em dificuldades financeiras e que o único meio de colocar os salários em dia é por meio do parcelamento. Disse ainda que é preciso manter os serviços funcionando para não prejudicar a população.
No ofício encaminhado ao sindicato, o prefeito se comprometeu a pagar o salário do mês de março no dia 31, junto com o pagamento da primeira parcela do mês atrasado. O chefe do Executivo deixou subtendido que com o parcelamento, os meses subsequentes serão pagos sempre dentro do mês trabalhado.
Gilv@n Vi@n@

EDUCAÇÃO

Direção estadual reúne-se com regionais e núcleos para planejar ações da luta de 2017

Desde a quarta-feira (25) a direção estadual do SINTE/RN estva reunida com as direções das regionais e núcleos municipais do Sindicato planejando as ações sindicais de 2017. O planejamento foi encerrado nesta sexta-feira (27).
De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, o eixo principal da luta deste ano será a Greve Geral Nacional da Educação por tempo indeterminado, marcada para iniciar na segunda quinzena de março: “A perspectiva é construir o processo de organização, ações, atividades e mobilizar a sociedade para as reformas que estão sendo propostas pelo governo Temer e os ataques contra a educação pública”.
Ela lembra a importância de barrar as reformas (previdenciária, trabalhista, tributária, congelamento dos gastos públicos), uma vez que aprovadas elas atingirão os trabalhadores do setor público, bem como os do privado.
Fátima conta que na manhã de quinta (26) a senadora Fátima Bezerra participou do planejamento: “Ela fez toda a análise dos pontos centrais da ofensiva que o governo Temer vem fazendo contra a educação pública”.
A sindicalista avisa que, apesar do período de férias, o SINTE/RN está atuando para logo no início de fevereiro retomar a luta “com força total!”.
Gilv@n Vi@n@

VERSÃO SINTE/RN

Governo descumpre ordem judicial sobre hora/atividade e educadores(as) se preparam para a greve

Ao contrário do que afirma a Secretaria Estadual de Educação, o Ministério Público foi derrotado em todas as suas tentativas de pôr fim ao direito dos(as) professores(as) à hora/atividade baseado na hora/aula.  Inclusive no Supremo Tribunal Federal. A última delas encontra-se suspensa por determinação judicial.
Em despacho datado de 09 de novembro de 2016, a juíza Ana Claudia Secundo da Luz Lemos, deixa claro que está em vigor a determinação do desembargador Claudio Santos, favorável à categoria e obriga o Estado a cumprir essa determinação.
A nota à população divulgada pelo Governo não encontra, portanto, sustentação na verdade. O SINTE/RN vai tomar todas as medidas, jurídicas e políticas, para que a Lei seja cumprida. Inclusive com a convocação de uma assembleia para o dia 13 de fevereiro, com indicativo de greve até que o Governo entenda que a Lei precisa ser cumprida.
Em vídeo, a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, avisa que após a nota da SEEC o Sindicato já prepara categoria para greve. Confira AQUI
Também em vídeo um dos advogados do SINTE disse que o Governo está descumprindo a ordem judicial sobre hora/atividade. Veja AQUI.
Gilv@n Vi@n@

É não prefeita!

Em Lucrécia a prefeita não tem data para pagar aos servidores os salários de novembro e dezembro.
Alega falta de dinheiro e diz que o ex-prefeito é quem deve.
É não prefeita! É a prefeitura que deve!
********************************************************************
Já em Caicó o prefeito Robson Araújo ainda não pagou o mês de janeiro. Deve pagar dia 31. Provavelmente.
E dezembro? dezembro que se dane! É o que dizem.
O servidor que aguarde. Como será pago.
Gilv@n Vi@n@

Lado B para Renan Calheiros

renan novaFaltando menos de uma semana para sair da presidência do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) procura alternativa para manutenção de influência no mundo político. Caso assuma a liderança do partido, Renan traçou sua meta: fazer uma presidência do Senado paralela, indicando aliados para o Tribunal Regional Federal da 5 Região, com sede em Pernambuco, para relatorias de comissões, para a Mesa Diretora e para o Supremo Tribunal Federal (STF). Renan não pretende dar sossego a Eunício Oliveira.
Gilv@n Vi@n@

Morre o ator John Hurt, aos 77 anos

C3QiFv3WIAAnr7N
O ator britânico John Hurt, indicado ao Oscar de melhor ator em “O homem elefante” e de melhor ator coadjuvante por “O expresso da meia-noite” (1978), morreu nesta sexta-feira, aos 77 anos, informou a imprensa inglesa.
Hurt se destacou na interpretação do senhor Garrick Olivaras, em três filmes da série “Harry Potter”, mas ao longo de sua carreira de 60 anos ele teve papeis marcantes em grandes produções de sucesso, como “Alien: O oitavo passageiro” (1979), “1984” (1984), “V de vingança” (2005), “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, e “O espião que sabia demais” (2011).
Hurt foi nomeado Cavaleiro do Império Britânico em 2014 por seus serviços pelas artes dramáticas.
Gilv@n Vi@n@

Sérgio Cabral quer abrir o jogo em delação

AAmivfl
Preso desde novembro do ano passado e alvo de mais uma investigação relacionada à Operação Lava Jato, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) quer fazer acordo de delação premiada.
A intenção de colaborar e negociar uma pena menor em eventual condenação foi repassada a aliados próximos.
No acordo de delação premiada, Cabral pode tentar negociar responder as ações penais em liberdade. Benefícios que poderiam também ser estendidos à sua mulher, Adriana Ancelmo, também presa na Operação Calicute. Em dezembro, Moro aceitou a denúncia contra o ex-governador, a mulher dele e mais cinco. Eles se tornaram réus na Lava Jato.
O Estadão
Gilv@n Vi@n@

Fazendo a limpeza

IMG-20170127-WA0055-600x338
Foram centenas de facas, celulares, carregadores, e até armas de fogo apreendidas durante uma mega operação de fiscalização e revista ontem (27) nos pavilhões 3 e 5 da Penitenciária Estadual de Alcacuz, em Nísia Floresta.
Segundo os agentes, os presos não resistiram e assim foi possível realizar a revista minuciosa. O Batalhão de Choque da PM ficou dando apoio na área externa da unidade.
Nos próximos dias será feita a revista nos demais pavilhões. A expectativa é que mais armas sejam apreendidas.
Gilv@n Vi@n@

Justiça impede Festival de Bossa e Jazz em Pipa

Após Ação Civil Pública com Pedido de Urgência ajuizada pelo Ministério Público Estadual, o juiz Michael Mascarenhas Silva, de Goianinha, decidiu pela suspensão do Festival de Bossa e Jazz, previsto para ocorrer neste sábado (28) na Praia de Pipa.
A festa teria show de Jorge Vercillo, convidado da Sesi Big Band.
O motivo para o impedimento da realização da festa foi a falta de licenças e alvarás.
Heitor Gregório
Gilv@n Vi@n@

Do Supremo cuido eu

68-2
Na reta final da delação da Odebrecht, a temperatura política volta a subir e a presidente do STF, Cármen Lúcia, se impõe. A ministra assume a condução da Lava Jato, articula com os demais Poderes a sucessão de Teori Zavascki, ajuda a debelar a crise nos presídios e até enquadra o juiz Sérgio Moro.
Gilv@n Vi@n@

Gastos com juros do cartão de crédito podem cair pela metade

ufaA economia do consumidor com a nova regra que limita a utilização do rotativo do cartão de crédito poderá chegar a quase 50% em 12 meses. Essa é a diferença que o cliente deixará de pagar ao migrar dos juros mais caros do crédito rotativo para as taxas mais baixas do crédito parcelado.
Gilv@n Vi@n@

Os mesmos pesos e as mesmas medidas para todos

balancaO editorial da Folha deste sábado afirma:
“Expedido pela Justiça Federal no Rio de Janeiro, o mandado de prisão do empresário Eike Batista constitui mais um sinal de que as iniciativas de combate à corrupção não se limitam à chamada República de Curitiba.”
Um pouco mais à frente, a Folha faz outra importante ponderação:
“Faltando ainda muito a investigar, e sem dúvida não pouco a esperar de uma eventual delação premiada, cabe relembrar a questão que prisões desse tipo suscitam. Haveria de fato “periculosidade”, para usar o termo do mandado, nas ações atuais de um empresário já sem crédito e, ao que tudo indica, destituído da influência de que antes desfrutava? A prisão preventiva se dá num clima de euforia judicial que, talvez, repita a euforia empresarial de anos atrás.”
O Antagonista também não concorda com prisões sem embasamento legal, tomadas na base de uma suposta euforia judicial — o que não parece o caso de Eike, que tentou atrapalhar as investigações mentindo para a Justiça.
Mas O Antagonista pergunta: a preocupação da Folha estende-se a todo cidadão brasileiro? Ou apenas Eike Batista merece tal ponderação em editorial?
Gilv@n Vi@n@

Marisa deve permanecer sedada até a semana que vem

marisa-leticia1
Segundo fontes próximas à família do ex-presidente Lula, o quadro clínico de sua esposa, a ex-primeira-dama Marisa Letícia, internada no hospital Sírio-Libanês, está melhorando. Ela teria passado a última noite bem, evoluindo, segundo apontam  novas tomografias realizadas no hospital Sírio-Libanês, no centro de São Paulo.
Contudo, os médicos continuarão com a sedação até semana que vem. A medida ainda evita stress desnecessário da paciente – o nervosismo poderia reverter, para pior, a situação.
Marisa Letícia sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na última terça-feira (24) e precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar o sangramento. Desde então, ela continua internada na UTI, sob supervisão de equipe de médicos liderada pelo diretor da divisão de cardiologia do Sírio, Roberto Kalil Filho.
Gilv@n Vi@n@

Homens são presos tentando jogar objetos para dentro de presídio, em Campina

C3RQa0lWMAEO0ax
Duas pessoas foram presas em frente ao Presídio do Serrotão, em Campina Grande, após tentarem jogar objetos para dentro do prédio.
Foram presos, José de Assis Nascimento e Jeferson Rafael da Silva Santos. Com os suspeitos, foram encontrados cinco celulares, seis baterias, seis fones, dez carregadores e três cabos USB. Após o flagrante, a dupla foi encaminhada à delegacia para os procedimentos legais.
Gilv@n Vi@n@

Bancos temem inadimplência

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já devem R$ R$ 98,3 bilhões às instituições financeiras somente em operações de crédito consignado, conforme dados do Banco Central (BC) registrados até dezembro de 2016. O estoque desses financiamentos registrou crescimento de 14,3% no ano passado e a tendência é que ultrapasse os R$ 100 bilhões ainda em janeiro.
O ritmo de alta do saldo total é superior ao registrado em 2015, quando essa modalidade teve expansão de 11,3%. Com renda garantida, os aposentados e pensionistas da Previdência Social mantêm o apetite por financiamentos e aproveitam os juros menores do que a de outras linhas para fazer as operações. A taxa média para essa operação, segundo os dados do BC, chegou a 30,3% ao ano em dezembro, uma queda de 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2015.
Gilv@n Vi@n@

Cirurgia íntima feminina: uma prática cada vez mais comum, porém arriscada

medicos_itepConfidencial há algum tempo, os tratamentos estéticos da vagina são cada vez mais populares, o que levanta questões sobre a percepção da “normalidade” e os riscos médicos envolvidos.
Em 2015, mais de 95.000 labioplastias (cirurgia e/ou injeções nos pequenos lábios vaginais) e mais de 50.000 vaginoplastias foram praticadas no mundo, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Estética (ISAPS).
Quase inexistentes há cinco anos, tais procedimentos ocupam agora o 19º e 22º lugar no ranking das operações mais praticadas. Nos Estados Unidos, cerca de 9 mil labioplastias foram realizadas em 2015, 16% a mais que no ano anterior.
Gilv@n Vi@n@

Vereador paraibano é preso suspeito de envolvimento em explosões de bancos

Uma operação realizada ontem sexta-feira (27) entre as polícias civis da Paraíba e Pernambuco, prenderam nove pessoas suspeitas de explodirem caixas eletrônicos de bancos no estado da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Entre os presos, está o vereador de Alcantil, Moises Marques de Sousa (PV), de 36 anos, vereador mais votado do município.
Foram apreendidas pistolas de calibre (9mm, 45 e 380), todas de uso restrito das Forças Armadas, aproximadamente 3 mil reais, uma furadeira, um pé de cabra e um carro.
Gilv@n Vi@n@

Deputado desmente veto a Cássio

IMG_4795
“Nunca disse isso a ninguém. Cássio Cunha Lima é meu amigo. E nunca tive a pretensão de disputar uma suplência de senador”.
Foi o que disse o deputado Ricardo Marcelo (PMDB) sobre a nota aqui publicada, ontem, dando conta de que desejaria concorrer a uma suplência de senador, no ano que vem, desde que na cabeça de chapa não estivesse o senador Cássio.
Gilv@n Vi@n@

Frota do município de Apodi tem mais de R$20 mil em multas e documentos atrasados

Levantamento realizado pela Secretaria de Urbanismo e Transporte, de Apodi, identificou que a frota do município possui pelo menos R$ 15 mil em multas. A maioria dos veículos foi multada nos últimos dois anos por trafegar em alta velocidade. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27).
De acordo com o secretário Wellington Carlos, os números surpreenderam toda a equipe. “Sabíamos que alguns carros iriam ter multas, isso é inevitável, mas não esperávamos que fossem tantas. Nosso levantamento encontrou 126 multas”, comentou.
Gilv@n Vi@n@

Mercado de energia solar está entre os mais promissores no Brasil

Os planos do Brasil de desenvolver uma indústria local de equipamentos para energia solar e fomentar a construção de usinas deste gênero têm andado em ritmo lento. O que leva o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a avaliar mudanças em um programa que busca atrair para o país fornecedores de equipamentos para o setor.
Gilv@n Vi@n@

Brasil cria tecnologia para descontaminação ambiental a partir do bagaço de cana

IMG_4798
Um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo, o Brasil estuda um destino sustentável para o bagaço produzido pela indústria sucroalcooleira: a produção de carvão ativo que possa ser utilizado para a descontaminação da água e do ar. Um estudo feito pelo Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), ligado ao Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais (CNPEM), o carvão ativo é uma alternativa economicamente viável, até 20% mais barata, e com a mesma eficiência, se comparada aos produtos importados já existentes no mercado.
O objetivo da pesquisa é utilizar resíduos agroindustriais abundantes no país para aplicações ambientais. De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a produção brasileira de cana na safra 2015/2016 ultrapassou as 665 milhões de toneladas, das quais 368 milhões foram produzidas no estado de São Paulo. Deste total, aproximadamente um terço consiste em bagaço, que é obtido após o processo de moagem da cana nas usinas.
Gilv@n Vi@n@

Dólar cai ao menor nível em tres meses

IMG_4806
O dólar atingiu o menor nível em três meses, cotado a R$ 3,1494 (-0,83%). Alinhado a movimentos em outros mercados emergentes, o recuo da divisa norte-americana foi direcionado pela busca por ativos de risco – e maior rendimento – após o resultado decepcionante do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no quarto trimestre de 2016.
A primeira estimativa do PIB norte-americano frustrou os investidores, ao mostrar uma expansão anualizada de 1,9%, abaixo da previsão dos analistas de um avanço de 2,2%. Também ficou bem inferior ao resultado do terceiro trimestre, de alta de 3,5%. Diante dos números, aumentaram os questionamentos sobre o ritmo de aperto monetário por lá e cresceram as expectativas de migração de recursos para países emergentes, que oferecem rentabilidades mais atrativas, como o Brasil.
Gilv@n Vi@n@

Tempo fechado em Governador Dix Sept Rosado e Mossoró

O tempo está fechando em Governador Dix Sept Rosado e também Mossoró. O fim de semana poderá acontecer pancadas de chuvas isoladas no estado do Rio Grande do Norte.
Foto: Cézar Alves
Foto: Cézar Alves
Gilv@n Vi@n@

A.C., a era de Trump

era trump
Até o secretário de Segurança dos EUA já disse que a estratégia do muro que Donald Trump mandou construir na fronteira com o México não vai funcionar.
O general John F. Kelly argumenta que a imigração ilegal e o tráfico de drogas devem ser combatidos não assim, mas na “raiz, na sua fonte”. Além disso, acrescentou, essa barreira de três mil quilômetros terá que ser apoiada por patrulhamento humano, sensores e dispositivo de monitoramento. Sem falar nos custos, que variam entre US$ 9 bilhões e US$ 15 bilhões.
Quase 30 anos depois do fim do Muro da Vergonha, de Berlim, que dividiu ideologicamente o mundo, Trump continua preferindo como solução essa experiência fracassada.
Quanto à conta, sua prepotência alega que quem vai pagá-la é o país vizinho, embora falte combinar com os mexicanos, pois o presidente Peña Nieto não só reprovou a decisão americana como afirmou: “O México não pagará por qualquer muro”.
E cancelou o encontro dos dois nos EUA. Em represália, há a ameaça de um imposto de 20% sobre os produtos importados do México.
Gilv@n Vi@n@

Concurso público em São Vicente

A prefeitura de São Vicente do Seridó, município que fica a 200 km da capital paraibana, encerram as inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos no quadro permanente municipal no dia cinco de fevereiro.
A seleção para os cargos consistirá na realização de provas de conhecimentos básicos e específicos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Haverá também avaliação mediante Prova de Títulos.
Das vagas
Gilv@n Vi@n@

Trump proíbe voos para os EUA

As companhias aéreas começaram a recusar, neste sábado (28/1), o embarque de cidadãos de sete países para os Estados Unidos, horas depois de o presidente americano, Donald Trump, assinou a proibição da entrada de viajantes procedentes de Irã, Iraque, Líbia, Síria, Somália, Sudão e Iêmen.
Na primeira reação enérgica contra a medida da Casa Branca, o governo iraniano a qualificou de “insultante” e neste sábado, anunciou medidas de reciprocidade e a proibição de entrada de cidadãos americanos em seu território. O decreto americano foi assinado por Trump sob o pretexto de combater os “terroristas islâmicos radicais”.
Gilv@n Vi@n@

Bandeira verde em fevereiro

lâmpadaA bandeira tarifária das contas de luz continua verde em todo o país em fevereiro, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, 27.
Com isso, as tarifas de energia elétrica continuam sem cobrança extra. A conta permanece sem cobrança da bandeira desde dezembro, quando o sinal amarelo inserido em novembro foi revertido.
Gilv@n Vi@n@