ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

19 março, 2011

Senado: Voto proporcional na pauta da reforma política

COMISSÕES / REFORMA POLÍTICA
 A forma como são eleitos deputados federais, deputados estaduais e distritais e vereadores é um dos temas centrais e mais polêmicos da reforma política e será o primeiro item da pauta da reunião de terça-feira (22) da comissão do Senado que estuda o assunto.
A discussão sobre propostas que alteram o sistema eleitoral brasileiro é considerada uma das mais importantes da reforma política e será feita em conjunto com o segundo tema do dia, as coligações partidárias.
O sistema proporcional de lista aberta, atualmente utilizado nas eleições para esses cargos, tem recebido inúmeras críticas, mas não há consenso sobre o modelo que poderia substituí-lo. O PSDB defende o voto distrital misto, enquanto o PT se mantém a favor do voto proporcional com lista fechada. Já o PMDB e o presidente da Comissão de Reforma Política, Francisco Dornelles (PP-RJ), defendem o chamado "distritão", ou seja, o voto majoritário para estados e municípios.
Se não chegarem a um entendimento, os senadores da comissão poderão decidir no voto qual modelo irão incluir no anteprojeto que será apresentado para votação dos demais senadores.
Uma das críticas ao sistema atual é que o eleitor quando vota em um candidato pode contribuir para eleger outros que pertençam ao mesmo partido (ou coligação). Isso ocorre porque, no sistema proporcional de lista aberta, o voto não é contabilizado apenas para o candidato, mas também para seu partido ou coligação. E é o número total dos votos válidos de cada agremiação que define a quantidade de vagas a que a legenda terá direito.
Por causa dessa lógica, um candidato "puxador de votos" (capaz de conquistar, sozinho, uma grande fatia do eleitorado) ajuda a eleger colegas de partido ou coligação, até quando a votação deles é menor que a de candidatos de outras legendas.
Lista fechada
O PT defende a manutenção do sistema proporcional, desde que a lista aberta seja substituída pela lista fechada. No sistema de lista fechada mais difundido, o eleitor vota no partido, que define uma relação de candidatos em ordem de prioridade. Os petistas querem lista fechada em conjunto com o financiamento público, argumentando que isso evitaria, por exemplo, o encarecimento das campanhas.
- Defendemos um sistema no qual haja a preponderância de partidos ideológicos e programáticos - reiterou Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado.
Os críticos da lista fechada afirmam que esse modelo enfraquece o vínculo entre os candidatos e os eleitores e reforça o poder das cúpulas das legendas. Francisco Dornelles, por exemplo, diz que "tal sistema levaria, hoje, à ditadura das cúpulas partidárias".
Distrital misto e 'distritão'
Para substituir o sistema vigente, senadores do PSDB defendem o voto distrital misto, modelo que mescla características dos sistemas proporcional e majoritário. Representante dos tucanos na comissão, senadora Lúcia Vânia (GO), é favorável a esse sistema, mas reconhece que há parlamentares da legenda que preferem o distrital puro - no qual os estados são divididos em distritos e cada distrito escolhe, de forma majoritária, apenas um representante. No entanto, ela acredita que o partido conseguirá formar um consenso em torno do sistema misto.
Também Francisco Dornelles considera o voto distrital puro "a solução ideal", mas avalia que a divisão de estados em diversos distritos eleitorais seria uma coisa "muito complexa e difícil de operacionalizar neste momento". Por isso, ele sugere, "como primeiro passo", a conversão de estados, no caso de eleição para deputado, e de municípios, no caso dos vereadores, em grandes distritos (daí o apelido "distritão"), onde seriam eleitos apenas os mais votados.
Tanto o presidente do Senado, José Sarney, como o vice-presidente da República, Michel Temer, ambos do PMDB, defendem o "distritão". O representante do partido na comissão, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), considera que a proposta terá o apoio de todo o partido.
- Esse é um tema que caminha com alguma tranquilidade dentro do PMDB - avalia Eduardo Braga. Ele informa que sua primeira opção era o voto distrital misto, mas, como também considera difícil a implantação desse sistema neste momento, vai seguir a bancada do seu partido.
A proposta, porém, é criticada pelo petista Humberto Costa:
- O distritão significa a abolição definitiva dos partidos políticos, pois leva a uma personalização ainda maior das campanhas [já que o voto se destina unicamente ao candidato] e torna as eleições ainda mais caras, privilegiando os candidatos mais ricos - argumenta.
Coligações
A discussão sobre coligações partidárias (segundo tema da reunião de terça-feira) está diretamente relacionada ao modelo em vigor - proporcional de lista aberta. Ao fazer uma coligação, dois ou mais partidos políticos se unem para concorrerem à determinada eleição. Essa estratégia ajuda as legendas que, sozinhas, não conseguem votos suficientes para atingir o quociente eleitoral.
Se o Congresso decidir pelo fim do voto proporcional em lista aberta, "perdem sentido as coligações para eleger deputados e vereadores", conforme explica Francisco Dornelles. Na votação em lista fechada, os eleitos seguem a ordem definida pelo partido e, no sistema distrital, o que prevalece é a eleição do candidato mais votado.
Humberto Costa diz que seu partido defende o fim das coligações por entender que ela é "a própria negação do voto proporcional e a própria negação da existência dos partidos".
- A representação especialmente na Câmara dos Deputados e nas câmaras de vereadores e nas assembléias legislativas, é uma representação do voto popular, é uma representação do povo. E, para tal, nós temos os diversos partidos que representam os segmentos. Se nós fazemos a coligação proporcional, nós diluímos os componentes políticos e ideológicos que caracterizam cada proposta. Temos, inclusive, uma distorção no resultado final das eleições - diz o líder petista.
Ricardo Koiti Koshimizu e Iara Altafin / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Evangelho do dia

José, o justo
Leitura Orante
Mt 1,16.18-21.24a ou Lc 2,41-51
Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado.
Comentário do Evangelho
Jesus , representante dos israelitas sinceros
Mateus apresenta José como que tendo uma ascendência genealógica remontando a Davi. Por outro lado, os três evangelistas sinóticos, Marcos, Lucas, e o próprio Mateus (13,53-58), mencionam que Jesus foi desprezado em sua própria terra de origem por ter uma origem humilde, o que não condiz com aquela origem davídica, a qual lhe teria proporcionado prestígio. A Sagrada Família, José, Maria, e Jesus, em sua humildade e simplicidade corresponde ao projeto de Deus de "exaltar os humildes e depor os poderosos de seus tronos", conforme proclamado por Maria (Lc 1,52). Mateus, em sua narrativa, parece apresentar José como representante dos israelitas sinceros, e Maria como as novas comunidades surgidas em torno de Jesus, sugerindo que estes israelitas acolham estas novas comunidades, unindo-se a elas.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Lançamento da Marcha das Margaridas 2011 aconteçe hoje em Mossoró /RN

HOJE, em Mossoró é o dia da mobilização em virtude do 08 de março "Dia Internacional da Mulher", dia de Luta, dia de reforçar as conquistas e levantar as bandeiras de Lutas para então conquistarem a sociedade que querem.
Aqui na região do RN, as mulheres dos territórios Assú/Mossoró, Sertão do Apodí e Alto Oeste estarão nas ruas de Mossoró para dizerem mais uma vez que as mulheres em alerta estão organizadas para reforçarem as conquistas, Levantar as bandeiras e dizerem que estão organizadas para irem à Brasília/DF em agosto deste ano a VI - MARCHA DAS MARGARIDAS.
PROGRAMAÇÃO DE HOJE EM MOSSORÓ
07 h - Concentração, café da manhã, debate e preparação da MARCHA, no Sindicato da Lavoura (próximo ao Mercado Novo do Alto da Conceição);
09h30min - Saída da MARCHA do Sindicato da Lavoura > Alto da Conceição, > Rua Almirante Barroso, > Alberto Maranhão, > Rua Santos Dumont, e > Rua Coronel Gurgel;
11 h - Ato Político de Lançamento da MARCHA DAS MARGARIDAS na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do PAX);
12 h - Retorno das MULHERES para suas comunidades e municípios.

Eleições Sindical 2011

Sede do SINDISERPUM
Próxima segunda-feira (21), nosso co-irmão, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró - SINDISERPUM realizará mais um pleito eleitoral, desta vez para o triênio de 2011 - 2014, onde na oportunidade foi registrada Chapa Única "O SINDISERPUM É DOS SERVIDORES", sendo encabeçada pela Professora Marilda Souza atual Vice-Presidente da entidade, tendo ainda o Professor Gilberto Diógenes, candidato a Vice-Presidente; Lúcia de Fátima - Tesoureira; Eliete Vieira - Secretária Geral e Marleide Cunha - Secretária de Formação Sindical. Assim composta a Executiva da Chapa única, a mesma precisa obter 50% mais 01(cinquenta por cento mais um voto) dos votos válidos para configurar eleita e assumir os destinos da entidade para os próximos três anos.

18 março, 2011

Evangelho do dia

Reconciliar é fundamental no Reino
Leitura Orante
Mt 5,20-26

Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. "Ouvistes que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar deverá responder no tribunal'. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão 'imbecil' deverá responder perante o sinédrio... poderá ser condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda... e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão... Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz... e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.
Comentário do Evangelho
O verdadeiro sentido do respeito à vida
Jesus descarta a justiça dos escribas e fariseus, que atendia apenas a seus interesses próprios e não era a favor da vida. O antigo mandamento da Lei de Moisés, "não matarás", só se aplicava entre os membros do povo eleito. Os povos vizinhos, considerados inimigos, eram exterminados, em nome de Deus. Jesus vem destacar o verdadeiro sentido do respeito à vida. A rejeição de alguém já é um desrespeito à vida. E deve-se buscar a reconciliação com aquele que é visto como adversário ou inimigo. "Não matarás" significa: não atentarás contra a vida de qualquer forma, pela violência ou pela injustiça. Os poderosos que escudam a economia de mercado matam ostensivamente, pela bomba, e o próprio mercado, na injusta apropriação dos bens necessários à sobrevivência das pessoas, mata pela extinção lenta da vida, na exclusão, na doença e na fome.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Comissão aprova voto obrigatório e fim da reeleição para o Executivo

COMISSÕES / REFORMA POLÍTICA

A Comissão da Reforma Política decidiu, na tarde desta quinta-feira (17), propor a manutenção do instituto do voto obrigatório e o fim da reeleição, com mandato de cinco anos para os executivos municipais, estaduais e federal. As novas propostas se somam às definidas na última terça-feira (15), quando os membros da comissão manifestaram-se a favor de mudanças na suplência de senador e na data da posse dos chefes do Executivo.
Dos 15 integrantes da Comissão da Reforma Política, apenas três foram favoráveis à implementação do voto facultativo: os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Itamar Franco (PPS-MG) e Francisco Dornelles (PP-RJ), presidente da comissão.
Demóstenes argumentou que, mesmo obrigado por lei a ir às urnas, o eleitor ainda assim só vota se quiser. Ele assinalou que a multa imposta como penalidade ao não comparecimento é irrisória e o juiz eleitoral quase sempre isenta o eleitor ausente do pagamento levando em conta sua condição econômica.
- Também não acredito nessa história de politização, pois o estado de São Paulo, que é considerado o mais politizado do país, elegeu o Tiririca - afirmou.
Itamar defendeu o voto facultativo alegando que se trata do pleno direito de liberdade de expressão. Ele sugeriu que, em caso de não se chegar a um consenso sobre a matéria, que se faça uma consulta popular nas próximas eleições sobre a obrigatoriedade do voto. Dornelles, por sua vez, disse acreditar que o voto obrigatório e o proporcional são os maiores responsáveis pela distorção do sistema político brasileiro.
O fim da reeleição e a instituição do mandato de cinco anos para prefeito, governador e presidente da República obteve quase a maioria dos votos. Apenas o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) foi favorável à manutenção da reeleição. Para ele, "quanto mais eleição melhor" e se o eleitor estiver feliz com a administração do governante deve ter a opção de reconduzi-lo por mais um mandato.
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), por sua vez, disse que até concordaria em manter a reeleição, desde que o governante fosse obrigado a se desincompatibilizar do cargo para concorrer.
Ricardo Icassatti / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

17 março, 2011

SINDSPUMC, realizará Assembléia dia 26



SINDSPUMC – Filiado à CUT/FETAM
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas
C.G.G.: 40.772.477/0001-00 Fundado em 13.06.92
Rua Ozório Fernandes , 105 – Telefax (0xx84) 3337 – 2474
Centro - Caraúbas – RN – CEP nº. 59780-000
Blog: sindspumcblogspot.com

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
A Coordenação do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Caraúbas – SINDSPUMC, convoca todos(a) Servidores Públicos Municipais do nosso município, sócios ou não desta entidade Sindical, para a Assembléia Geral Ordinária que realizar-se-à sábado dia 26 de março de 2011, a partir das 08h e 30min. na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas SINDSPUMC sito a Rua Ozório Fernandes nº. 105 Centro (Por trás da PROMOTORIA PÚBLICA) Caraúbas/RN.
Pauta:
•Acolhida;
•Informes;
•Imposto Sindical 2011;
•Prestação de contas do ano de 2010;
•Outros assuntos.
Saudações Sindicais
“Avançar para Conquistar”
Herculana da Costa Neta Viana
Coordenadora Geral do SINDSPUMC
Caraúbas/RN, em 16 de março de 2011.
Por: Secretaria do SINDSPUMC

Evangelho do dia

Procurai e encontrareis
Leitura Orante
Mt 7,7-12
"Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.
Comentário do Evangelho
A prática de Jesus consiste no amor
Esta sequência de exortações são um estímulo à perseverança na consecução de um objetivo e, particularmente, à oração perseverante a Deus. Elas são apresentadas por Lucas praticamente com as mesmas palavras, no contexto do estímulo à oração. Duas comparações com o pai ou mãe que sabem dar coisas boas aos filhos, mostram que se o amor humano é limitado o amor de Deus é infinito. A afirmação: "vós que sois maus..." indica um certo pessimismo da tradição apocalíptica. Na conclusão, a máxima de comportamento: "Tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles", é um patrimônio da cultura universal. Ela exprime uma experiência universalmente reconhecida como válida. Mateus faz equivaler as observâncias da Lei e os Profetas da tradição israelita e judaica à observância desta máxima. De fato, o projeto e a prática de Jesus consiste no amor, sem limites de raças, nacionalismos, culturas ou religiões. Neste tempo de conversão, somos desafiados a empenharmo-nos, assiduamente, na oração a Deus e a assumirmos que o bem que eu faço aos outros é o meu próprio bem.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Eleições 2012 "Candidatos do Sindiserpum atacam vereadores "

Mesmo que muitos digam que ainda não é tempo para tratar da próxima eleição municipal, 2012 já começou.
Uma prova é a disputa de vereador, em que muitos candidatos, de olho em um vaga, entra em campo.
Com nomes na disputa para vereador, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Mossoró (SINDISERPUM), parte para o ataque contra a bancada de situação.
Usando como tema a votação do Projeto de Orçamento Geral do Município para o exercício de 2011, o Sindiserpum através de sua direção não perdoa.
Em alguns locais da cidade, a entidade está expondo material publicitário com direito a fotos dos seis vereadores governistas.
Claúdia Regina, Claudionor Santos, Maria das Malhas, Manoel Bezerra de Maria, Flávio Tácito e Francisco Dantas da Rocha, estão em destaque em outdoor instaladas em várias partes da cidade.
Os vereadores são denunciados por não terem participado da votação de emenda que garantiria meios financeiros para a prefeitura começar a pagar precatórios.
É uma dívida por não-recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).O Sindiserpum ganhou a questão na Justiça.
O débito superior a R$ 40 milhões é da primeira gestão da então prefeita Rosalba Ciarlini (DEM) - 1989-1992.
Fonte: nomomento.com
Em13/01/2011 - 04:01h

DEMOLAYS REALIZAM CAMPANHA EM PROL DO LAR DOS IDOSOS DE CARAÚBAS/RN

Os Demolays e escudeiros que fazem parte do Capítulo Príncipe das Caraubeiras e do Castelo de Escudeiros, estão mobilizando em mais uma campanha filantrópica dessa vez em prol do lar dos Idosos de nosso município
Os jovens estão priorizando a doação de fraldas descartáveis, já que a instituição tem um gasto mensal de 177 pacotes de fraldas o que gera um gasto de mais de R$ 2 mil.
Segundo informações, todo o problema se deu devido a saída de duas funcionárias, com isso a direção do Lar dos Mestres da vida teve que pagar os direitos das duas servidoras, ficando assim com suas contas no negativo e precisando da ajuda de toda a população.
Por LEYSSON CARLOS
Postado por Blog CaraúbasHotNews

16 março, 2011

Piso salarial 2011

Reunião na Sede do SINDSPUMC
dia 15/03 âs 14h
O Piso Salarial 2011 dos Profissionais da Educação, continua sem definição no Município de Caraúbas
A coordenação do SINDSPUMC, na reunião de ontem fez algumas demonstrações as quais segundo números apresentados pelo Controlador do Município, Contador André Viana em reunião anterior elevam o limite prudencial do Município.
Para o Sindicato essa elevação se dá devido pagamento irregulares, sendo nescesário ser regularizado, considerando o porte dos locais de trabalho, critérios para as gratificações, ajuda de custo somente para as pessoas que realmente se deslocam e pagamento do Piso para  os Profissionais da Educação que estão nas suas devidas funções pedagógicas. No entanto  ficou como encaminhamento que o SINDICATO espera até dia 21 de março (segunda-feira) data solicitada pela ADMINISTRAÇÃO municipal para estudo do orçamento e posteriormente repassar a categoria uma resposta satisfatória.
Por Herculana da Costa Neta Viana
Coordenadora do SINDSPUMC

Evangelho do dia

Sinais para crer?
Leitura Orante
Lc 11,29-32
Acorrendo as multidões em grande número, Jesus começou a dizer: "Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas".
Comentário do Evangelho
Um sinal do céu
Tendo expulsado um demônio que era mudo, alguns escribas e fariseus haviam acusado Jesus agir pelo poder de Beelzebu e pediam um sinal vindo do céu. Após rebater a acusação, Jesus questiona o pedido de um sinal do céu. A partilha dos pães com a multidão e a ação libertadora na cura do cego não eram sinais suficientes para aqueles que estavam apegados à Lei. Queiram, talvez, sinais do céus narrados em suas antigas tradições, com grandes manifestações do poder de Deus. Jesus rejeita estes sinais, e chama a atenção para o sinal de Jonas, que com sua pregação converteu os ninivitas. Desta mesma maneira, o próprio Jesus, Filho do Homem, é um sinal por sua pregação. Aludindo à tradição da rainha do Sul que vem ouvir Salomão (1Rs 10,1-10), Jesus se afirma mais sábio do que este. Os sinais de Jesus são as suas palavras que permanecem para sempre, e o seu Espírito de amor derramado sobre os corações, gerando o mundo novo.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

15 março, 2011

CF 2011 MOBILIZA DIOCESE

Pe. Flávio Augusto e o Bispo Dom Mariano Manzana
(Foto Arquivo)
Aberta domingo às margens do rio Mossoró, Campanha da Fraternidade mobiliza diocese de Santa Luzia
Aberta oficialmente na manhã do domingo, 13, às margens do rio Mossoró, próximo ao Clube Carcarás do Asfalto, às 7h30, a Campanha da Fraternidade tem como tema A Fraternidade e a vida no Planeta e o lema "A criação geme de dores de parto", inspirado no versículo 22 do capítulo 8 da Carta de Paulo aos Romanos.
A 47ª edição da CF, Organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pretende mobilizar todo o País para a temática do meio ambiente e a conscientização dos fiéis em todo o território nacional. "Esta é a segunda vez que a campanha chama a atenção para este tema, de tão grande importância, hoje, em todos os sentidos", destacou o gerente do Meio Ambiente do município, Mairton França, que esteve presente durante o lançamento da campanha, juntamente com outras autoridades locais e o clero da cidade e região.
Segundo Mairton, a Prefeitura Municipal de Mossoró ajudará na campanha, durante seu planejamento e ainda cedendo material informativo necessário.
O bispo Dom Mariano Manzana, que fez a abertura, frisou que era um momento importante para a cidade. "Quando falo do sentido religioso da ecologia, destaco que a igreja respeita Deus como criador", comentou. Ele ainda citou que a natureza jamais perdoa e reage às ações humanas. "Adquirir um sentido ecológico é respeitar a natureza sempre. Temos que ter cuidado com a natureza porque ela responde quando é afetada. Além disso, é necessário reduzir os gastos e reconstruir o que foi destruído", frisou.
Dom Mariano também acrescentou que o compromisso da igreja é o de criar uma cultura de respeito ao rio e à natureza em geral e destacou a importância do rio. "Em breve, recebendo as águas da transposição do São Francisco, certamente o Rio Apodi-Mossoró será uma fonte de vida e de geração de renda para toda comunidade", salientou.
Para o padre Flávio Augusto, um dos que estão à frente da iniciativa, a ideia da CF se configura num momento importante para toda sociedade brasileira, representando um novo compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida. "Queremos chamar a atenção não apenas do ser religioso, mas do cidadão. Esse tema será debatido em todas as igrejas de forma contínua. Além disso, vamos apoiar os projetos que existem no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem na área ribeirinha", disse.
De acordo com ele, 56 municípios estão participando da Campanha da Fraternidade na região, principalmente, com mais afinco, aqueles que são banhados pelas águas do Rio Apodi-Mossoró. "Entre as parcerias, podemos destacar a da PMM e da Uern. Teremos pontos estratégicos para as atividades, como o Centro de Evangelização, localizado no bairro Barrocas. Na equipe, temos 19 pessoas em Mossoró", falou.
TRISTE CENÁRIO — Uma das cenas lamentáveis foi a registrada pelo repórter-fotográfico Ednilto Neves, durante a abertura da campanha. Um monte de lixo, às margens do rio, fazia parte do cenário. "Infelizmente, os prenúncios não são muito bons. Devemos aproveitar esse momento para cada um fazer a sua parte", destacou Gustavo Henrique, que observava a abertura. Ele acrescentou que a cidade deveria efetivar uma legislação específica sobre o tema e punir aqueles que poluem o rio Mossoró.
Fonte: gazetadooeste.com

EJA oferece ensino a mais de 31 mil pessoas no RN

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende a mais de 31 mil norte-rio-grandenses em todas as regiões do Estado. São 13 mil alunos nos seis Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) e mais de 18 mil nas 240 escolas que oferecem a modalidade de ensino.
Essa oferta compreende a Educação Básica (ensino fundamental e nível médio). Os CEJAs atuam nos três turnos e estão localizados em Natal, 3; Caicó, Mossoró e Currais Novos.
O ingresso para o EJA requer a idade mínima de 14 anos para o ensino fundamental. Já para a conclusão do ensino médio, o aluno deve ter no mínimo 18 anos de idade.
COMISSÃO PERMANENTE - Além do curso presencial de Educação Básica, a EJA oferece também a oportunidade de conclusão do ensino médio através de exames supletivos. A Comissão Permanente de Exames Supletivos já existe há mais de dez anos e funciona nos CEJAs em Natal, e nas escolas do interior do Estado que oferecem ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
A Comissão tem a finalidade de promover exames para atender alunos que necessitam concluir o ensino fundamental ou de nível médio. Pelo sistema, o aluno se inscreve em disciplinas e é orientado por professores da comissão sobre os conteúdos a serem estudados e, no dia marcado, comparece para fazer a prova. Todo esse processo é gratuito e sem exigência de escolaridade anterior. A média de aprovação é de 5,0 (cinco). Para obter a certificação (ensino fundamental ou nível médio), o candidato tem que obter a média em todas as disciplinas.
A Comissão Permanente atende a jovens e adultos que, comprovadamente, necessitam de conclusão dos estudos (fundamental ou nível médio) para fins de emprego e para inscrição em concursos e no vestibular. A oferta dos exames supletivos atendem a uma grande quantidade de pessoas formadas, em sua maioria, por trabalhadores que precisam concluir sua escolaridade básica.
"A Educação de Jovens e Adultos representa uma nova oportunidade de prosseguir nos estudos para milhares de pessoas no Estado. É um programa de fundamental importância também no que diz respeito à inclusão social", afirma a secretária de Educação, professora Betânia Ramalho.
Fonte: gazetadooeste.com.br

Escolas Públicas à Internet de Banda Larga até 2013

Capa: Jornal da Câmara
Votação
PLENÁRIO - Líderes definem pauta das sessões extraordinárias
Pode ser votado o PL 1481/07, do Senado, que estabelece a meta de conectar todas as escolas públicas à internet de banda larga até 2013, com prioridade para as que ficam em zonas rurais.
Os líderes partidários se reúnem hoje, às 15h, para definir as propostas que entrarão na pauta das sessões extraordinárias desta semana. Uma das matérias que podem ser votadas é o Projeto de Lei 1481/07, do Senado, que estabelece a meta de conectar todas as escolas públicas à internet de banda larga até 2013, com prioridade para as situadas na zona rural. Nas sessões ordinárias, sete medidas provisórias trancam os trabalhos.
O projeto permite o uso de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) para essa finalidade e, de acordo com o substitutivo da Comissão Especial de Redes Digitais de Informação, o Ministério das Comunicações definirá anualmente a parcela dos recursos do fundo que deverá ser aplicada para alcançar essa meta.
Licitações
Entre as MPs que trancam os trabalhos, destaca-se a 510/10, que exige das empresas reunidas em consórcio solidariedade tributária no pagamento dos tributos federais relacionados ao empreendimento.
Nessa MP deve ser discutida, com a apresentação de emenda do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), a criação de um regime diferenciado para licitações de obras destinadas à Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Esse assunto foi motivo de obstrução pela oposição quando da análise da MP 503/10 – aprovada no final de fevereiro –, que referendou a formação da Autoridade Pública Olímpica (APO) para gerenciar os preparativos desse evento.
Trem-bala - Também tranca a pauta das sessões ordinárias a Medida Provisória 511/10. Ela autoriza a União a garantir um empréstimo de até R$ 20 bilhões, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao consórcio vencedor da licitação para construir o Trem de Alta Velocidade (TAV), conhecido popularmente como trem-bala. O leilão está previsto para 29 de abril deste ano, após dois adiamentos em 2010.
Educação e Correios - A primeira MP pautada para as sessões ordinárias é a 508/10, que concede crédito extraordinário de R$ 968 milhões ao Ministério da Educação para reforço aos programas nacionais de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e de Alimentação Escolar (Pnae). Ambos são geridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Já a MP 509/10 prorroga, de novembro de 2010 para 11 de junho de 2011, o prazo legal que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) tem para licitar as franquias de seus serviços. Com isso, os contratos ainda não substituídos serão prorrogados até essa data.
Confira as outras MPs que trancam os trabalhos
MP 512/10 - concede incentivos fiscais à indústria automotiva instalada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, se vinculados a projetos de novos investimentos e pesquisas;
MP 513/10 - autoriza o Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) a assumir os direitos e obrigações do Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação (SH/SFH);
MP 514/10 - detalha novas regras da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, permitindo a atividade comercial em conjuntos habitacionais destinados a famílias de baixa renda.
Eduardo Piovesan
Fonte: camara.gov.br

Evangelho do dia

Como orar...o que pedir
Leitura Orante
Mt 6,7-15
Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.
Comentário do Evangelho
A oração de Jesus
No processo de conversão, à qual somos incitados neste tempo de quaresma, a prática da oração é fundamental. Pela oração estabelecemos uma relação pessoal com Deus. Porém, quando centra-se o mundo em si mesmo, o ato de orar não passa de um monólogo consigo mesmo. Ao se fazer uma revisão de vida, com humildade, diante da experiência da fragilidade própria, a oração é uma luz e um conforto em Deus. E Deus é pai e mãe, Deus é vida. Pela certeza de que quem pede, recebe, a oração se torna fonte de iniciativas e ações pessoais. A oração que Jesus nos ensina é uma oração comunitária, dirigida ao Pai nosso. O centro da oração é a realização da vontade de Deus. A fé viva é aquela que leva a fazer a vontade do Pai, e quem faz a vontade do Pai integra-se na família de Jesus, Filho de Deus. A vontade do Pai é que o Reino dos Céus se realize aqui na Terra. E este Reino é a comunidade de partilha, viva, onde o amor leva ao perdão recíproco e na qual se vive a Paz
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

14 março, 2011

Reajuste do Piso Salarial dos Profissionais da Educação em Caraúbas, ainda em discussão

A Coordenadora Geral do SINDSPUMC, a Professora Herculana Neta, nos repassou que está agendada uma reunião amanhã (15/03) com a Administração Municipal e Equipe de Governo para discutirem "o reajuste do piso salarial 2011 dos Profissionais da Educação". O Sindicato espera que o município apresente uma proposta e que a reunião seja positiva.

Reforma Política: Comissão debate quatro temas da reforma política

Francisco Dornelles preside reunião da comissão:
ideia é concluir elaboração do anteprojeto até 8 de abril
Comissão debate quatro temas da reforma política
Reuniões amanhã e quinta-feira abrem cronograma de discussões do grupo, que analisa suplência de senador, posses do Executivo, voto facultativo e reeleição
Em reuniões marcadas para amanhã e quinta-feira, ambas às 14h, a Comissão de Reforma Política vai analisar quatro temas: suplência de senador, data da posse de chefes do Executivo, adoção do voto facultativo e reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República. Serão os dois primeiros debates de uma série de sete encontros agendados até o início de abril.
Os senadores acreditam que, após cada reunião, será possível chegar a uma decisão sobre os temas em exame, definindo as propostas do grupo para os itens tratados no dia. Quando não houver consenso, poderá haver votação, prevalecendo a posição da maioria simples.
Os senadores também poderão deixar para os dois últimos encontros a decisão sobre temas mais polêmicos. Já a inclusão de novos itens depende de aprovação da comissão, após a apresentação dos pedidos por escrito. O presidente da comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), pretende concluir até 8 de abril o anteprojeto de reforma política.
Fonte: senado.gov.br

Evangelho do dia

No final, seremos julgados pelo amor Leitura Orante
Mt 25,31-46"Quando o Filho do Homem vier em sua glória...: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me'. Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos?...'. Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!'. Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!'. E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna."
Comentário do EvangelhoComunhão com os excluídos é comunhão com DeusTemos neste texto do evangelho de Mateus uma das páginas mais expressivas no sentido de indicar que a comunhão com os excluídos e oprimidos é a própria comunhão com Jesus e com Deus. Na solidariedade com os excluídos, os famintos, os sedentos, os sem teto, os nus, os doentes e os presos, encontramos com o próprio Jesus, realizando-se, assim, a sua "vinda na glória". A promoção da vida é a comunhão com Jesus em sua vida divina e eterna, em qualquer tempo e em qualquer povo. Desde a sua criação, os homens e as mulheres foram predestinados a participar da vida eterna, através da prática do amor e do serviço, no empenho em que todos tenham vida.
José Raimundo Oliva 
Fonte: paulinas.org.br
Gilv@n Vi@n@