ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

09 julho, 2016

Mais de 32 milhões de pessoas já trocaram de telefone sem mudar o número

celularOs clientes dos serviços de telefonia fixa e móvel no Brasil já realizaram 32,6 milhões de trocas de operadora com a manutenção do número do telefone desde que o serviço de portabilidade numérica começou a funcionar no país, em 2008. A maioria das transferências (63%) foi entre operadoras de telefonia móvel e 37% entre números fixos.
No primeiro semestre deste ano foram registrados 2,18 milhões de portabilidades numéricas, de acordo com o relatório da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil.
O serviço de portabilidade numérica começou a ser oferecido em setembro de 2008, e implantado de forma gradativa no país. Ele permite que o número de identificação dos telefones fixos e móveis sejam mantidos após a troca de operadora.
Gilv@n Vi@n@

Julho Verde realiza ação no Parque das Dunas e conscientiza visitantes

julho_verde
A manhã deste sábado (09), no Parque das Dunas, foi de conscientização de que: Cigarro, álcool e sexo sem prevenção, são três fatores que podem acelerar o câncer na região da cabeça e do pescoço. A ação do JULHO VERDE reuniu equipe médica, ex-pacientes, familiares e visitantes do Parque das Dunas, que participaram das minipalestras, ginástica elaboral e apresentação do Coral Voz do Amor, formado por ex-pacientes e familiares.
O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais e é por isso, que o Rio Grande do Norte abraça pelo segundo ano consecutivo, a campanha Julho Verde.
Coordenada no RN pelo Dr. Luiz Eduardo Barbalho, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP, a campanha tem como objetivo alertar e informar a população sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença e a melhor forma de combater o câncer na região do pescoço e cabeça.
Hábitos de beber e fumar multiplica em até 20 vezes a chance de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço, porém a infecção pelo papilomavírus (HPV) tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência desta doença, segundo a SBCCP. Milhares de casos de câncer de boca, laringe e demais locais são diagnosticados anualmente. Em 2015, mais de 576 mil novos casos de câncer na população brasileira – informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Gilv@n Vi@n@

Prefeitura avalia assumir a gestão do Maracanã em parceria com clubes

maracana
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse hoje (9) que está negociando com o governo do estado para assumir a gestão do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. O estádio, hoje sob responsabilidade do estado, foi concedido a um consórcio capitaneado pela empreiteira Odebrecht, mas a concessionária demonstrou interesse em devolvê-lo ao poder público.
“A minha ideia, mas tenho que estudar ainda, é fazer a concessão para os times do Flamengo e do Fluminense. É claro, eles vão ter que desenvolver o modelo de uma empresa para administrar para eles. Mas a ideia é que seja a casa do Flamengo e do Fluminense. O Vasco já tem São Januário e o Botafogo já tem o Engenhão”, disse Paes.
Segundo Paes, tanto Flamengo quanto Fluminense são grandes equipes que têm capacidade de atrair público para o estádio permanentemente. “Tendo essa possibilidade, eu vou negociar, sim, com o governador [Francisco] Dornelles. Estamos iniciando as tratativas”, disse.
Gilv@n Vi@n@

Deputado Carlos Augusto comemora anúncio de instalação da Ceasa em Parnamirim

carlos_ceasa
As reivindicações e propostas do deputado Carlos Augusto (PSD) para que a cidade de Parnamirim seja compensada pelas perdas que sofreu nos últimos anos, com a saída do aeroporto Augusto Severo e a diminuição do parque industrial, têm resultado em boas notícias para a cidade.
Durante a realização do projeto Vila Cidadã, neste sábado (9) em Parnamirim, o governador Robinson Faria anunciou a transferência da Central de Abastecimento do RN (Ceasa) de Natal para Parnamirim. Com a mudança, o município passa a concentrar a distribuição e comercialização dos mais variados produtos da agricultura, gerando mais oportunidades de empregos na cidade e, consequentemente, melhorando a economia local.
“Essa é uma oportunidade de tentar devolver os empregos que o aeroporto levou da cidade de Parnamirim”, afirmou Robinson. O deputado Carlos Augusto comemorou a decisão do governo. “Fico feliz e acredito que Parnamirim vai voltar a crescer”, garantiu o deputado.
Gilv@n Vi@n@

Lula vai ao Nordeste em busca de apoio contra impeachment de Dilma

lualO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja na segunda-feira (11) para a região Nordeste em busca de apoio popular contra o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.
As cidades escolhidas são as que Lula tem bastante popularidade: Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, Carpina e Caruaru, em Pernambuco. O retorno a São Paulo está agendado para quarta­-feira à noite.
Gilv@n Vi@n@

Henrique Alves e Eduardo Cunha ocultaram propinas no exterior

cunha_henrique
O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o ex-ministro do Turismo Henrique Alves (PMDB-RN), antecessor de Cunha, tiveram de renunciar recentemente ao cargo que ocupavam pelo mesmo motivo: os dois são acusados de terem contas secretas no exterior. De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra os dois peemedebistas, obtida por VEJA, Cunha e Alves, com “comunhão de desígnios e divisão de tarefas, no Brasil e na Suíça”, “ocultaram e dissimularam a origem, a localização, a disposição, a movimentação e a propriedade de valores provenientes diretamente de diversos crimes de corrupção”.
Documentos enviados por autoridades suíças revelam que Henrique Alves recebeu propina no exterior, a pedido de Cunha. Os recursos considerados ilícitos foram pagos pela construtora Carioca Engenharia, integrante do consórcio responsável pela execução da obra do Porto de Maravilha, no Rio de Janeiro. Com a anuência do ex-presidente da Câmara, o projeto recebeu 3,5 bilhões de reais do FI-FGTS, fundo administrado pela Caixa que investe o dinheiro do trabalhador em obras de infraestrutura. Em troca do benefício, a empreiteira transferiu dinheiro para as contas bancárias de offshores. Uma delas, a Bellfield, sediada em Cingapura, é ligada a Alves – e recebeu, no fim de 2011, 832 975 francos suíços, o correspondente a 1,6 milhões de reais, em valores da época.
Gilv@n Vi@n@

Aécio quer PSDB na presidência da Câmara em 2017

aecio2O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), sinalizou que o partido pode deixar de lançar candidato à sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em troca do apoio do governo Michel Temer para comandar a Casa nos próximos dois anos. O líder do partido na Câmara dos Deputados, Antônio Imbassahy (BA), está entre os cotados para o mandato-tampão até o ano que vem. Mas o problema é que não tem votos suficientes para ganhar a disputa. Saindo do páreo, espera a compensação do apoio em fevereiro de 2017.
Aécio afirma que o foco está na “governabilidade”, mas fala em “reciprocidade” com o PMDB a partir de 2017 ao defender que o PSDB tenha “protagonismo”. Em fevereiro do próximo ano, quando haverá renovação das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, a preocupação é que o PMDB não tenha hegemonia da agenda do Congresso e não ocupe os dois principais cargos da linha sucessória da Presidência da República, que também pode ficar com o partido caso o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff seja aprovado no segundo semestre.
Gilv@n Vi@n@

PT realiza encontro de formação para pré-candidatos

pt_formacao
Teve início ontem (08) e prosseguiu até hoje (09), o Encontro de pré-candidatos e pré-candidatas do PT/RN. Estavam presentes no Centro de Treinamento João Paulo II, pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores, coordenadores de campanha e multiplicadores de todas as regiões do estado. A abertura do encontro contou com a participação do presidente estadual do PT/RN, Eraldo Paiva, do presidente do PT/Natal Juliano Siqueira, da senadora Fátima Bezerra e do deputado Fernando Mineiro.
Durante esses dois dias foram debatidos os seguintes temas: os desafios do PT em 2016 e contexto político das eleições municipais, o conteúdo e diretrizes do Modo Petista de Governar e atuação parlamentar e orientação e planejamento de campanha. Os mediadores da formação foram Anderson Campos e Fátima Cleide, da Escola Nacional de Formação do PT.
Gilv@n Vi@n@

LUTO


É com todo pesar que vimos trazer a triste notícia do falecimento do Sr. ANTONIO DANIEL DA SILVA, 82 anos, popularmente conhecido por ANTONIO DE BIÉ ocorrido na tarde de hoje. Ele pai do Sócio desta entidade sindical o Servidor FRANCISCO DANIEL SOBRINHO. O velório está acontecendo na residência do seu filho o Poeta DAMIÃO DA SILVA, sito a Rua Bento Neco no Bairro Leandro Bezerra. O seu sepultamento acontecerá amanhã 10/06, ás 16hs no cemitério São Sebastião, centro, neste município. 
As pessoas são insubstituíveis em sua existência, além da falta que fazem àqueles que as amam, deixam o mundo mais pobre. 
A Família SINDSPUMC vem em público expressar os sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar este momento.
A Deus pedimos também que dê ao Sr. ANTONIO DANIEL DA SILVA o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

FAMÍLIA SINDSPUMC
Gilv@n Vi@n@

MP que libera recursos para combater zika vírus vira lei

alx_mosquito-aedes-aegypti-20160202-0004_originalJá virou lei a medida provisória que liberou R$ 420 milhões do orçamento federal para ações de combate à microcefalia e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da zika e da febre chicungunha. Como o texto da MP 716/16 foi aprovado sem mudanças pelo Congresso, não teve de passar pela sanção da Presidência da República. A matéria foi promulgada sob a forma da Lei 13.310/16 e publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (8).
A MP 716/16 foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (5). Destina R$ 300 milhões à compra de repelentes para grávidas atendidas pelo programa Bolsa Família. A distribuição do produto pelo Ministério do Desenvolvimento Social foi definida pelo governo em janeiro e é uma das frentes do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia.
Gilv@n Vi@n@

Bingo oferece mulher como prêmio

bingoA polícia do Ceará impediu a realização de um bingo que oferecia uma mulher e uma caixa de cerveja como prêmios. O evento aconteceria neste sábado em Barbalha, na região sul cearense, e 100 cartelas do jogo entrariam à venda por R$ 100 cada.
Segundo a BandNews, os policiais também interditaram o bar onde o bingo dançante aconteceria. Movimentos feministas cearenses denunciaram um folder– no qual há a imagem de uma mulher seminua –sobre o evento nas redes sociais. Os donos do estabelecimento e os organizadores da festa ainda não foram identificados.
Gilv@n Vi@n@

“Mossoró é livre, não tem dono”, diz Rogério no lançamento de pré-candidatura

tiao
Está lançada a pré-candidatura a prefeito de Mossoró de Tião Couto pelo PSDB. O evento, realizado na noite desta sexta-feira (08) no salão do Hotel VillaOeste, foi bastante concorrido, e contou com a presença do deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra da legenda no Rio Grande do Norte.
“Está chegando a hora de Mossoró apresentar a sua cidade alguém que representa a sua alma e sua essência. Sem medo daqueles que se dizem donos de Mossoró. Mossoró é livre, não tem dono. Mossoró é do povo”, disse Rogério Marinho em seu discurso.
Segundo o líder tucano, o povo de Mossoró “caracteriza como ninguém a bravura dos que não se entregam, não se rendem, não baixam a cabeça. São modelo para o que queremos para o RN. Esse povo e essa terra está sedenta de uma liderança que consiga representá-los com dignidade”.
Gilv@n Vi@n@

Publicada decisão que revoga eleição para a presidência da Câmara no dia 12

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), publicou ontem (8) decisão revogando a deliberação do colégio de líderes partidários tomada na tarde de quinta-feira (7) de convocar para a próxima terça-feira (12) sessão extraordinária para a escolha do novo presidente da Casa. Com isso, Maranhão oficializa sua decisão de marcar a eleição para quinta-feira (14), às 16h.
Em seu despacho, o presidente interino disse que o regimento interno prevê que a escolha de novo integrante da Mesa Diretora, o que inclui o cargo de presidente, será feita “mediante eleição, dentro de cinco sessões”. A eleição teve que ser convocada depois que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou ao cargo quinta-feira (7).
Gilv@n Vi@n@

Operação Saqueador: STJ manda soltar Cachoeira e Cavendish

cavendish
O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou soltar ontem (8) os presos investigados na Operação Saqueador, entre eles o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, e Fernando Cavendish, ex-dono da construtora Delta.
A defesa dos acusados entrou com habeas corpus pela manhã no tribunal, após a decisão que revogou prisão domiciliar concedida aos acusados. A decisão, que não foi divulgada, vai beneficiar os empresários Adir Assad e Marcelo Abbud, que também estão presos. Por meio de telegrama, o STJ já informou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que deverá determinar a soltura dos acusados e empregar medidas cautelares. Os acusados estão presos no presídio de Bangu 8.
Gilv@n Vi@n@

Moro liberta quatro investigados na 31ª fase da Lava Jato

Em atendimento de pedido dos investigadores da PF, o juiz Sérgio Moro concedeu ontem liberdade a quatro presos na Operação Abismo, 31ª fase da Lava Jato, deflagrada na segunda-feira (4). Moro também entendeu que não há necessidade da prorrogação da prisão temporária, válida por cinco dias. Com a decisão, serão libertadosGenésio Schiavinato Júnior (diretor da Construbase), Edison Freire Coutinho (ex-diretor da Schain), Erasto Messias da Silva Júnior (empresário) e Roberto Ribeiro Capobianco (presidente da Construcap).
Gilv@n Vi@n@

Levantamento aponta que ICMS é tributo que mais contribui para cofres públicos

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), sob encomenda da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), aponta que o ICMS representa 18,3% do total arrecadado pelos cofres públicos no Brasil, a maior fatia entre todos os tributos. A pesquisa aponta que, depois do ICMS, as contribuições para a Previdência, recolhidas pelo governo federal, são as que mais arrecadam, com 17,09% do total. Na sequência aparecem o IR, com 15,42%, Cofins, com 9,02%, o FGTS, com 5,28%, e o CSLL, com 3,31%.
Gilv@n Vi@n@

Agentes penitenciários decidem suspender greve

agentes
Após uma reunião realizada com o Governo do Estado, no final da tarde desta sexta-feira (8), os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram suspender o movimento grevista que estava marcado para começar neste sábado (09). A decisão foi tomada após a categoria receber uma contraproposta apresentada oficialmente pelo Governo em resposta a pauta de reivindicações.
A chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, colocou três pontos referentes à pauta. Ela disse que a aplicação dos quinquênios e o salário base serão pagos, bem como o retroativo de janeiro a julho, mas isso só será feito em setembro. Além disso, ela disse que o Governo vai garantir aos agentes um auxílio fardamento. No entanto, o valor sugerido pelo Gabinete Civil, juntamente com a Sejuc e Secretaria de Administração, é diferente ao que foi proposto pelos agentes penitenciários. A proposta do Governo é o valor de R$ 1.500 a ser pago parcelado.
“Outro ponto que gerou impasse entre a pauta e o que foi apresentado pelo Governo é questão das horas extras dos agentes penitenciários. O Governo sugeriu pagar o mesmo valor das DOs”, comenta Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.
Em relação à atualização dos níveis, conforme consta no Estatuto da categoria, o Gabinete Civil propôs criar uma comissão, comandada pela Sejuc, para que seja definido o percentual e posterior efetivação. Tal comissão contará com a participação do Sindasp-RN. Sobre perdas salariais, o Governo alegou que, assim como tem dito a outras categorias, que só poderá negociar na segunda quinzena de agosto.
Gilv@n Vi@n@

Temer faz vídeo para “tranquilizar a todos” sobre zika nas Olimpíadas

O presidente interino, Michel Temer, divulgou um vídeo para “tranquilizar a todos” em relação ao risco de contágio de doenças tropicais, como a zika, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O comunicado foi divulgado na conta oficial de Temer no Facebook.
No vídeo, que dura pouco menos de dois minutos, o presidente afirma que os governos Federal, Estadual e Municipal têm feito “seguidas reuniões para garantir a segurança de todos aqueles que vierem para o nosso país” durante as Olimpíadas.
Gilv@n Vi@n@

Partidos políticos já receberam R$ 370 milhões este ano

partidos-politicos-300x184Os partidos políticos podem até estar passando por uma crise institucional e ética, no entanto, a crise econômica ainda não atingiu as entidades. No primeiro semestre deste ano, já foram desembolsados para as 35 agremiações R$ 370 milhões provenientes do Fundo Partidário.
O levantamento do Contas Abertas se baseia em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O valor poderia ser ainda maior pois houve bloqueios correspondentes aos votos dos parlamentares que migraram para o Partido da Mulher Brasileira – PMB. Além disso, no mês de junho houve desconto no total de R$ 69.704,86 na cota destinada ao PRTB em razão de acórdãos proferidos em prestações de contas.
O valor anual destinado a cada agremiação é definido de acordo com a votação anterior de cada sigla à Câmara Federal. Os repasses, contudo, podem ser suspensos caso não seja feita a prestação de contas anual pelo partido ou a mesma seja reprovada pela Justiça Eleitoral, conforme artigo 37 da Lei Eleitoral (9.096/95).
Dessa forma, a agremiação que mais recebeu recursos do fundo no ano passado foi o Partido dos Trabalhos (PT). O partido da atual presidente afastada, Dilma Rousseff, recebeu R$ 49 milhões em 2016. O montante representa 13,3% do total desembolsado pelo Fundo.
Gilv@n Vi@n@

Lula quer ser absolvido nas urnas

lula_urnas
El País – Como escudo contra as acusações de suposta corrupção que poderiam levá-lo aos tribunais, Lula pretende ser absolvido pelas urnas. Seria sua vingança pessoal. Frei Betto, que conhece bem os segredos e as estratégias de Lula, quase seu confessor, fez duas afirmações importantes numa entrevista concedida a este jornal que desmontam dezenas de rumores e conjecturas.
O escritor jogou por terra a ideia de que Lula esteja triste ou deprimido. Ao contrário: estaria só à espera de que passe o tsunami da justiça para reaparecer. “Agora que a Operação Lava Jato dá as cartas da política brasileira, convém para ele não sobressair muito”, disse, diplomático, Betto. Foi categórico também ao afirmar que o ex-presidente voltará a ser candidato nas eleições presidenciais de 2018, ao não ser que “esteja preso ou morto”. Acabou, assim, com as suposições. Lula está se preparando para voltar, desde que o imponderável não atravesse seu caminho. E ponto final.
Gilv@n Vi@n@

Bolsonaro: Erro da ditadura foi torturar e não matar

jair_bolsonaro
Pirou de vez! O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) deu mais motivo para sua cassação nesta sexta-feira 8, durante participação no programa Pânico, da rádio Jovem Pan. Alvo de processo no Conselho de Ética da Câmara por apologia à tortura, depois de ter reverenciado o coronel reformado Brilhante Ustra, torturador do período da ditadura militar, durante seu voto pelo impeachment da presidente Dilma em abril desse ano, Bolsonaro disse não se arrepender de suas declarações.
Para piorar, ele disparou: “O erro da ditadura foi torturar e não matar”. Em defesa à ditadura militar, afirmou: “Naquela época existiam grandes debatedores. O período de 64 foi pintado errado pelo PT. Quem tem dúvida, pergunte para o vovô. E veja como o Brasil era naquela época e compare com hoje em dia”.
Gilv@n Vi@n@

08 julho, 2016

Políticos e Corrupção: um espelho de nossa sociedade?

espelhoEstamos novamente em período de eleições e “nadando como nunca em mares de lama”. Bom, já é muito antiga esta história de se reclamar dos políticos: coisa dos tempos de meu avô. E isto tende a piorar, seja pelo cinismo, seja pelos mais criativos métodos possíveis de roubalheiras e falcatruas.
Mas não vou encher ninguém descrevendo coisas óbvias que todos estão cansados de ver na TV, rádio e jornais. O que tenho a dizer é que ou tomamos jeito ou vamos “parar no buraco de vez”, já que acredito naquela teoria de que só chegando no fundo do poço para as coisas melhorarem.
Reclamar dos políticos e da corrupção no país não é novidade, porém uma pesquisa revela que podemos, na verdade, ao nos indignar com estes, estar agindo com hipocrisia! Votar requer reflexão!
Gilv@n Vi@n@

Assalto! Voo na LATAM: Natal/Recife custa R$ 3. 483

A desordem na aviação civil brasileira, em desfavor do consumidor, continua desafiando leis, como a de combate à usura, e até a polícia brasileiras:
– Um voo entre Natal e Recife, pela empresa aérea LATAM ou qualquer outra empresa custa em média R$ 3. 483 reais , incluindo taxas.
Um assalto!
O preço de uma passagem para qualquer país do mundo.
Gilv@n Vi@n@

Temer precisa começar a governar

“O presidente em exercício Michel Temer prometeu arrumar as contas públicas e já propôs a criação de limites para o aumento do gasto governamental. Também prometeu apresentar em breve uma proposta de reforma da Previdência.
Mas precisa ir mais longe para consolidar a confiança de investidores e produtores. Para começar, tem de propor metas significativas, e confiáveis, para a gestão do Orçamento nos próximos dois anos e meio”.
O editorial conclui:
“Mostrar determinação será muito importante depois de haver assumido generosos compromissos de gastos e de facilidades fiscais”.
Estadão
Gilv@n Vi@n@

Uso do farol baixo em rodovias é obrigatório a partir de hoje

carro_farol
A partir de hoje (8), o uso do farol baixo aceso durante o dia em rodovias é obrigatório. Quem for flagrado com as luzes apagadas será multado em R$ 85,13, por infração leve, e terá quatro pontos na carteira de habilitação. O objetivo da medida é aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes frontais. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos mostram que a presença de luzes acesas reduz entre 5% e 10% o número de colisões entre veículos durante o dia. A maioria das colisões frontais é causada pela não percepção do outro veículo por parte do motorista, a tempo de reagir para evitar o acidente ou pelo julgamento errado da distância e velocidade do veículo que trafega na direção contrária em casos de ultrapassagem.
O farol baixo não pode ser substituído por farol de milha, farol de neblina ou farolete, mas o uso de faróis de rodagem diurna (DRL – Daytime Running Light) ou faróis de LED, está liberado pelo Denatran. O DRL é um filamento de luzes de LED, presente em veículos mais modernos e acionado automaticamente quando o carro é ligado. A validade do DRL para a nova regra chegou a ser questionada, mas o Denatran esclareceu ontem (7) que esse tipo de iluminação também é válido. A orientação de considerar as luzes DRL como farol baixo para fins legais já foi passada à Polícia Rodoviária Federal e aos demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. A lei que estabelece a medida foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia 24 de maio. A mudança teve origem em um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) e foi aprovada pelo Senado em abril.
Gilv@n Vi@n@

Potiguar Rinaldo Reis é empossado na presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP

rinaldo
O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis Lima, tomou posse na noite desta quinta-feira (7) como presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O cargo foi transmitido durante solenidade prestigiada, realizada no auditório da sede da PGJ, em Candelária, que contou com a presença do governador do Estado, Robinson Faria, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, e do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ezequiel Ferreira, além de autoridades, políticos, membros do Ministério Público, do próprio CNPG, conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e familiares.
O novo presidente do CNPG foi eleito em reunião do colegiado realizada no último mês de maio, em Brasília, para comandar o Conselho por um mandato de um ano (2016/2017), sucedendo o então presidente Lauro Machado Nogueira, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO).
Já empossado presidente do CNPG, o Procurador-Geral de Justiça do MPRN, Rinaldo Reis, lembrou que é do Ministério Público de carteira funcional desde 1987, “mas fã de carteirinha da instituição desde 1988, ainda aluno da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)”.
Lembrou também que o Ministério Público cresceu, tomou vida, e vem cumprindo seu papel de instituição promotora da justiça social e, exatamente por isso, por ter honrado sua missão, angariou inimigos. Contudo, tem sido uma instituição que acumulou mais acertos do que erros, e a própria sociedade tem reconhecido essa atuação.
“Aqui no CNPG dividimos angústias e multiplicamos nossas forças. Juntos seremos um Ministério Público mais atuante e muito mais forte, vamos dar continuidade ao fortalecimento do nosso CNPG, que precisa ter posições. Tenho grande orgulho de ser Ministério Público do Brasil”, concluiu.
Gilv@n Vi@n@

Cunha apaga Twitter dizendo que não renunciaria

tacho_nh_2110-1124856No mesmo dia em que anunciou sua renúncia à presidência da Câmara, o deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB­-RJ) apagou uma série de publicações em redes sociais em que ele afirmava que não deixaria o comando da Casa.
Até o meio-dia desta quinta-feira (7), quem visitava o perfil do parlamentar no Twitter encontrava frases como “Reafirmo que não irei renunciar” e “Não fui procurado por nenhum parlamentar sugerindo renúncia”.
Por volta das 13h30, no entanto, minutos depois de Cunha dizer diante das câmeras de TV que deixaria a presidência da Câmara, cedendo “aos apelos generalizados” de seus “apoiadores”, o conteúdo que antes afirmava exatamente o contrário foi apagado.
Gilv@n Vi@n@

Lei Rounet: com ela Dilma controlava a agência nacional de cinema

agencia
O alerta surgiu nos festivais de cinema europeus após o impeachment: artistas brasileiros foram pressionados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) a “denunciar o golpe”. Alguns atenderam, como a turma do filme “Aquarius”, generosamente apoiado pela Ancine e a Lei Rounet, mas outros recusaram o script. A explicação foi enviada pela oposição ao presidente Michel Temer, na forma de dossiê: a Ancine é totalmente controlada pelo PCdoB, partido aliado de Dilma Rousseff. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Manoel Rangel Neto, do comitê central do PCdoB, está no terceiro mandato de duvidosa legalidade. Ele preside a Ancine desde 2005(!).
A Ancine gere R$1 bilhão e mais R$200 milhões da Lei do Audiovisual, a Lei Rouanet do cinema, por isso o setor “come na mão” dessa turma.
Agarram-se à Ancine militantes do PCdoB que ocupam cargo de chefia, como Indira Amaral (ex-primeira-dama de Aracaju). Viram assessores.
A diretora Rosana Alcântara, ex-advogada e filiada ao PCdoB, está na Ancine desde 2005. A agência não comentou as denúncias do dossiê.
Gilv@n Vi@n@