ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 julho, 2017

Rogério Marinho esnoba esquerda

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) tem esnobado os protestos da esquerda contra os seus posicionamentos. Apesar das criticas, o tucano tem levantado a cabeça e revisado. Rogério parece muito confiante para 2018.
Muita coragem, não?
Gilv@n Vi@n@

Felipe Maia descontente

O deputado federal Felipe Maia (DEM) tem confidenciado a pessoas próximas que não deseja disputar a reeleição em 2018. No entanto, não é uma decisão ainda. É um desejo.
Descontente, ou medo das urnas?.
Gilv@n Vi@n@

Temer se complica

Se o presidente Michel Temer (PMDB) concentrava sua mínima aceitação nas classes média e alta, o desgaste provocado pelo aumento de impostos deixará o peemedebista com popularidade perto de zero.
Gilv@n Vi@n@

PF deixou de emitir 175 mil passaportes

A PF informa que os 102 milhões de reais liberados pelo governo já caíram na conta e que trabalhará com a Casa da Moeda para que a emissão dos passaportes seja retomada o mais breve possível.
Sem dinheiro, o órgão deixou de emitir 175 mil documentos.
GILV@N VI@N@

Não vamos desistir do Brasil!

brasil-mapinhaÉ muito importante que a população possa acompanhar o desempenho do seu representante político, principalmente nesse momento de grande crise política em que o país atravessa, de tanta insegurança e angústia. Além dos escândalos protagonizados pelos maus políticos, tem- se ainda dois polêmicos temas em evidência, as reformas trabalhista e previdenciária, que com certeza precisam ser feitas para que o Brasil saia do abismo, mas necessitam ainda de serem discutidas em todas as camadas da sociedade, para que direitos e deveres sejam para todos e não só para alguns. Isto quer dizer que representantes da sociedade civil organizada, como também dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) precisam estar inseridos com obrigações e garantias por iguais.
O país tem 14 milhões de desempregados, a lei trabalhista é dos anos 1940, os países estão atualizando suas legislações e há pontos que precisam mesmo de mudança. A proposta do governo tem defeitos, mas esta também é uma agenda do país. O foco de qualquer discussão no Brasil tem que ser como proteger os que estão mais vulneráveis: no desemprego, no emprego informal ou nas mais variadas formas de trabalho precário. Mas estes, pelas próprias circunstâncias, são os verdadeiros invisíveis. Essas reformas melhoraria a vida deles? Mas o problema é que eles não aparecem no debate dos que dizem defender os trabalhadores.
A situação política é extremamente complexa. Como um governo tão contestado, e tão impopular, pode fazer andar uma proposta de reforma em leis trabalhistas ou previdenciárias? É difícil mesmo. Por outro lado, essa é uma agenda que o Brasil terá que enfrentar em algum momento. A Previdência tem um enorme déficit, e negar a existência do rombo não vai reduzi-lo. As leis trabalhistas não estimulam a criação de empregos, não criam parâmetros para as novas profissões, não dão espaço para arranjos mais flexíveis entre empregador e empregado e ainda estimulam os contenciosos judiciais entre os dois lados. Mas diante de tanta crise, somos um povo esperançoso e guerreiro, por isso não iremos desistir do nosso Brasil!
Por Ricardo Costa
GILV@N VI@N@

MP pede bloqueio de R$ 2,1 milhões da Prefeitura de Natal para pagamento de dívida com hospital

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 47ª Promotoria de Justiça de Natal, pediu o bloqueio de R$ 2.107.126,57 da conta única do Tesouro do município para sanar a dívida com o Hospital Memorial.
O atendimento aos pacientes de ortopedia do SUS no hospital está paralisado desde segunda-feira (17) por causa de atraso nos repasses dos valores referentes aos contratos firmados com o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal. O requerimento do MPRN, assinado nesta sexta-feira (21), foi encaminhado à 3ª Vara da Fazenda Pública e aguarda decisão.
O MPRN destaca no requerimento que essa suspensão de atendimentos ao longo de toda a semana acarreta um efeito “cascata”, gerando um represamento dos pacientes que necessitam realizar cirurgias ortopédicas nos demais hospitais da rede, como os hospitais Deoclécio Marques e Walfredo Gurgel.
GILV@N VI@N@

Transposição: Ministério da integração descarta risco

O Ministério da Integração afirmou, hoje, que as rachaduras encontradas em um trecho do canal da transposição em Sertânia, Sertão pernambucano, não oferecem risco de rompimento. Um morador da cidade enviou, ontem, ao blog, imagens que mostram placas com fissuras. Confira a íntegra da resposta:
“O Ministério da Integração Nacional informa que a rachadura em uma das placas de concreto do canal do Eixo Leste do Projeto São Francisco, localizado na região do povoado do Sítio do Cipó, no município de Sertânia (PE), não apresenta nenhum risco de rompimento ou vazamento, pois o fundo da estrutura é maciço rochoso totalmente impermeabilizado. A rachadura ocorreu em decorrência de um desplacamento (desprendimento ou mobilidade de um fragmento da placa). O local está sendo monitorado pelos técnicos e já está inserido na programação de serviços para ser reparado.”
Não é a primeira vez que a obra apresenta problemas naquela região. No início de junho deste ano, uma parte do canal se rompeu entre as cidades de Sertânia e Custódia (também no Sertão pernambucano). Na época, o Ministério da Integração considerou os danos de pequenas proporções, já que não houve nenhuma vítima e as casas próximas não foram atingidas pela água. A população local teme que um novo incidente leve prejuízos à região.
Gilv@n Vi@n@

Programa de Painéis Solares da Ufersa é selecionado pelo Concurso de Inovação no Setor Público

O Programa de Eficiência Energética: Uso de Painéis Solares Fotovoltaicos foi selecionado junto com outras 9 iniciativas para a próxima etapa do 21º Concurso Inovação no Setor Público. O Programa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi o único da Região Nordeste selecionado pelos avaliadores.
O Concurso Inovação no Setor Público é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério do Planejamento. A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.
Com a aprovação, o Programa da de Eficiência Energética da Ufersa vai para a Avaliação Final entre os pares, mediada por especialistas de notório saber nas áreas de inovação e gestão pública. Esta etapa ocorrerá em evento presencial na sede da Enap, em Brasília-DF, no dia 15 de agosto. Dez projetos estão concorrendo nesta fase final. Para as iniciativas vencedoras são concedidos  troféu destinado à instituição; certificados para os integrantes das equipes; e direito ao uso do Selo Inovação em materiais de divulgação impressa ou eletrônica.
Gilv@n Vi@n@

VICHI!

PF inocenta Renan, Jucá e Sarney em investigação da Lava Jato

renan-pozzebomA Polícia Federal (PF) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) relatório no qual descartou a suposta tentativa dos senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Renan Calheiros (PMDB-AL), e do ex-senador José Sarney de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.
No relatório final da investigação, enviado hoje (21) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a PF entendeu que as conversas gravadas entre os três políticos com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, não configuraram crime.
Renan, Jucá e Sarney respondem a um inquérito no qual são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) do crime de embaraço à Lava Jato, por tentarem barrar ou atrapalhar as investigações da operação.
Aberto em fevereiro, o inquérito contra os políticos têm como base o acordo de delação premiada de Sérgio Machado e conversas gravadas entre ele e os outros envolvidos.
As gravações foram divulgadas no ano passado, após a retirada do sigilo do conteúdo das delações de Machado. Em uma das conversas, Romero Jucá cita um suposto “acordo nacional” para “estancar a sangria”.
Com a chegada do relatório do Supremo, caberá a Procuradoria-Geral da República (PGR) dar a palavra final sobre o arquivamento do processo, relatado pelo ministro Edson Fachin.
Gilv@n Vi@n@

Marcha dos Idosos fortalece festa de Santana, em Caicó

O Grupo de Idosos de Jardim de Piranhas voltou a chamar atenção durante a festa de Santana, padroeira de Caicó. Pelo menos 120 integrantes estiveram em mais uma edição da Marcha dos Idosos, formada também por caravanas de outros municípios. A atividade faz parte do calendário do grupo assistido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Devotos do catolicismo, esses jovens da terceira idade aproveitam o evento para fortalecer a fé e mostrar à comunidade que ainda possuem vigor e disposição de participar e contribuir com as atividades sociais, religiosas e culturais da região. Segurando uma faixa de identificação da caravana, os idosos saíram da Praça José Augusto e seguiram até a catedral de Santana e lá assistiram a uma missa. De lá, foram para a Ilha de Santana, onde foram recepcionados com forró, brincadeiras e diversas outras atividades.
MARCHA 2017
Gilv@n Vi@n@

NEPOTISMO - "A Grande Família"

Prefeito paraibano campeão em nepotismo nomeia quase toda a família

O prefeito Jonas de Souza, da cidade de Montadas, no Agreste paraibano, foi fundo na prática de nepotismo. Ele nomeou sete parentes para cargos na prefeitura da pequena cidade paraibana.
Quase todo secretariado e os cargos de chefia estão sendo ocupados por parentes do prefeito.
Das sete secretarias, seis estão nas mãos de algum parente de Jonas de Souza. Veja a lista abaixo.
Secretário de Cultura: Paulo de Souza Filho (Irmão)
Secretário de Infraestrutura: Ranufo de Souza (Irmão)
Secretário de Finanças: Kátia Ramalho de Souza (esposa)
Secretário de Administração: José de Arimatéia Souza (Tio)
Secretário de Saúde: Erasmo de Souza (Irmão)
Secretário de Educação: Neuraci de Souza (Irmã)
Mais oito parentes estão empregados em cargos do segundo escalão do governo municipal de Montadas.
Se somar o salário do prefeito com os proventos dos familiares, percebe-se que a família dele leva mais de R$ 57 mil por mês dos cofres do município.
Gilv@n Vi@n@

Trump X Obama

Trump tem 83 assessores a menos que os 460 de Barack Obama. Só essa redução faz a Casa Branca economizar US$5,1 milhões ao ano.
Obs:
Se os políticos brasileiros, pelo menos reduzir os seus/as assessores e parte das regalias que tem, já faria uma grande diferença.
Gilv@n Vi@n@

21 julho, 2017

Travestis e transexuais poderão solicitar inclusão do nome social no CPF

89652_289366-600x330Transexuais e travestis poderão ter o nome social incluído no documento de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para isso, basta que compareçam a uma unidade de atendimento da Receita Federal e peçam a inclusão. O cadastro será feito imediatamente e o nome social passará a constar no CPF, acompanhado do nome civil.
As orientações foram divulgadas hoje (20) pela Receita Federal após a publicação de instrução mormativa sobre a questão no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). O nome social constará dos documentos “Comprovante de Inscrição” e “Comprovante de Situação Cadastral” no CPF. O nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida.
Decreto publicado em abril do ano passado, assinado pela então presidente, Dilma Rousseff, estabelece que os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, em seus atos e procedimentos, devem adotar o nome social da pessoa travesti ou transexual, de acordo com seu requerimento. O decreto estabeleceu prazo de um ano para  órgão e entidades se adequarem à norma. A instrução da Receita visa cumprir a determinação.
Gilv@n Vi@n@

Herança maldita – Patu tem contas bloqueadas

Mais uma vez, Patu tem as suas contas BLOQUEADAS, pela falta de compromisso e responsabilidade administrativa do ex-prefeito Possidônio Queiroga da Silva Neto, que deixou inúmeros danos financeiros ao município.
A ação trabalhista coletiva foi movida no ano de 2004 perante a Vara do Trabalho de Pau dos Ferros, onde tramitou com o número 0058500-44.5.21.0023. Condenado em primeira instância, o Município, já na primeira gestão da Prefeita Evilásia Gildênia, apresentou diversos recursos, até que a sentença de primeiro grau se tornou definitiva.
O Município honrou 0opagamento de parcelas mensais debitadas em conta bancária todo dia 30 de cada mês.Desde então, vinha pagando mensalmente R$ 40.000,00, valor retido em uma de suas contas e repassado pela Justiça do Trabalho aos servidores municipais, sendo que em 30 de abril de 2017, a administração pagou a última parcela . Porém, NESTE DIA 20 DE JULHO, A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL FOI SURPREENDIDA COM MAIS UMA ORDEM DE BLOQUEIO RELATIVA AO MESMO PROCESSO. A alegação é de que vários servidores não teriam recebido a sua parte no processo movido pelo Sindicato.
A VARA DO TRABALHO DE PAU DOS FERROS, SEM QUALQUER INTIMAÇÃO PRÉVIA PARA A PREFEITURA DE PATU, DETERMINOU O BLOQUEIO E DUAS PENHORAS DE VALORES, SENDO UMA NESTE FATÍDICO DIA 20 DE JULHO DE 2017, NO VALOR DE R$ 120.000,00 , E A OUTRA NO DIA 10 DE AGOSTO DE 2017, DE R$ 40.000,00. Com isso, a Prefeitura Municipal, fica mais uma vez IMPOSSIBILITADA, de cumprir deveres e obrigações, tais como o pagamento da folha de servidores, o repasse do duodécimo da Câmara Municipal de Vereadores, além de outros compromissos fundamentais para o bom andamento dos trabalhos do executivo, o que prejudica o município como um todo.
O Prefeito Rivelino Câmara, se mostrou perplexo mediante os fatos, e garante que a administração irá fazer o possível para que o município não seja prejudicado por mais um desmando de gestões passadas, que não tiveram o mínimo de respeito com a população patuense. “A nossa assessoria jurídica já está agindo, buscando meios para solucionar mais este problema oriundo da má gestão financeira passada, para que a nossa cidade não sofra ainda mais em virtude dos desmandos de gestores irresponsáveis e sem a menor preocupação com a nossa gente. Patu não pode e não vai parar”, afirmou.
Gilv@n Vi@n@

Procon Estadual encontra alimentos vencidos em restaurante de hotel

Nesta quinta-feira a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) fez diligência em hotel de Ponta Negra, fiscalizando os produtos oferecidos no frigobar dos quartos do estabelecimento, bem como o estoque de produtos alimentícios do restaurante.
Em diligência que durou mais de 4 horas, os fiscais do Procon/RN averiguaram várias unidades de apartamentos com a autorização dos hóspedes. Após não ser encontrado nenhum produto vencido, de responsabilidade do hotel, do total de mais de 400 produtos vistoriados no interior dos apartamentos, foi exigida a visitação do estoque de produtos alimentícios do bar e restaurante, que inclusive compõem os itens do café da manhã. E para surpresa do órgão de proteção ao consumidor foram encontrados aproximadamente 30 quilos de produtos vencidos congelados, e 16 kg de panetone impróprios para consumo, por estarem com as embalagens furadas, supostamente deteriorada por animais roedores.
Gilv@n Vi@n@

Vídeo: Gleise chama Moro de covarde

Gilv@n Vi@n@

Marcos do Manhoso leva seu abraço caloroso aos idosos

Mais de 3 mil idosos participaram na manhã desta sexta-feira (21), da  XVII Marcha dos Idosos do Seridó que é organizada Secretaria Municipal de Habitação, do Trabalho e Assistência Social, através do titular da pasta o secretário David Evandre e demais membros da Secretaria.
O vice-prefeito Marcos do Manhoso (PP) esteve participando do evento onde levou seu abraço caloroso à todos os presentes, afinal ele defende a importância e a valorização de todos os cidadãos da ‘melhor idade’, que representam a sabedoria e o alicerce da sociedade.
“Valorizar os idosos é reconhecer a importância de milhares de pessoas que dedicam muitos anos de sua vida a construir um futuro mais promissor e seguro para todos nós. São nossos idosos os verdadeiros responsáveis pelas mudanças, avanços e conquistas da nossa sociedade”, destacou o vice-prefeito.
IMG_7948
Gilv@n Vi@n@

Nelter recebe homenagem e padre lembra apoio do deputado à festa da padroeira de Santana do Matos

Ao lado de sua esposa Luciana Motta e da ex-prefeita Lardjane Ciriaco, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) assistiu a novena que marcou a programação religiosa da festa alusiva a nossa senhora Sant’Ana,  padroeira de Santana do Matos, na noite desta quinta-feira (20).
Durante a novena, Nelter e sua esposa Luciana foram agraciados com a homenagem ‘Afilhados de Santana’. De público, o padre e pároco da Matriz de Sant’Ana, Inácio Lopes, agradeceu o apoio concedido pelo parlamentar para a realização da festa. “Ao ouvir padre Inácio Lopes citar nosso apoio à festa da padroeira, lembro que já é uma tradição do nosso mandato contribuir para realização desse evento tão importante para nossa querida cidade de Santana do Matos”, comentou Nelter.
thumbnail_6752f277-84bc-4fe4-8bbe-c31e8a1b5e8e
Gilv@n Vi@n@

Sindipostos/RN, se coloca à disposição dos gestores público

O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) externa a população potiguar sua preocupação com as mais recentes políticas adotadas pelo Governo Federal, recaindo, sobretudo, no aumento da carga tributária, a partir da majoração dos Pis/Cofins.
As medidas trazem um impacto direto no mercado do varejo de combustível, que já vem sofrendo, no decorrer dos últimos anos com a retração do mercado consumidor, reflexo de uma política mal sucedida de aumento de impostos do Executivo, o que influencia nos valores cobrados pelo segmento ao cliente.
A atividade do varejo de combustível no Estado potiguar tem uma grande representatividade para economia, chegando a gerar mais de 30 mil empregos diretos e indiretos. Fatalmente, o aumento da carga tributária influenciará no preço final e, consequentemente, na redução do consumo, o que poderá gerar desemprego no segmento.
O Sindipostos/RN, se coloca à disposição dos gestores público, seja esfera municipal, estadual e até âmbito federal através da FECOMBUSTIVEIS, para que discussões sejam empreendidas com foco na desoneração da  composição dos custos destes produtos, como medida para equilíbrio econômico do setor, conseqüentemente medida atenuante contra desemprego que já atinge no Rio Grande do Norte patamares superiores à média nacional.
Gilv@n Vi@n@

Gasolina: chega a R$ 4,19 em Natal 

Postos de combustíveis de Natal estão reajustado o preço.
E a gasolina…
Chega a ser vendida a R$ 4,19.
Gilv@n Vi@n@

Presidente da Assembleia Legislativa pleiteia programas habitacionais para municípios do RN

db45c51a-9a21-45db-8c4a-eaa36baf900f
Vinte e sete municípios foram contemplados nos últimos quatro meses com pleitos do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, para a implantação do programa Moradia Cidadã, que viabiliza a servidores públicos o acesso à casa própria. A ação também incluiu a promoção do programa Cartão  Reforma, que estimula acesso ao crédito para fins de manutenção de equipamentos mobiliários.
As cidades foram escolhidas a partir de filtro social que priorizou a carência da população atendida e o déficit habitacional, que atinge 120 mil moradias em todo o Rio Grande do Norte. É dentro dessa realidade que o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa tem se preocupado em desenvolver ações voltadas para amenizar o cenário.
“O programa Moradia Cidadã em suas duas vertentes – Servidor e Municípios é prioridade no enfrentamento ao déficit habitacional no Estado, beneficiando, principalmente as famílias mais carentes. Já o Cartão Reforma que é desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades possibilita o acesso ao crédito para reforma, ampliação, promoção da acessibilidade ou conclusão de obras. O programa tem orçamento inicial de R$ 1 bilhão e a previsão do Governo Federal é de beneficiar 100 mil pessoas nesta primeira fase”, afirma o deputado Ezequiel.
Gilv@n Vi@n@

TRT-RN condena supermercado que obrigou empregada a dançar e gritar

thumbnail_DESEMBARGADORA JOSEANE DANTAS (1)
A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) manteve decisão da 4ª Vara do Trabalho de Natal, que condenou a Walmart Brasil Ltda. por dano moral, com indenização no valor de R$ 5 mil, por constranger uma ex-empregada com a prática motivacional denominada “cheers”.
A trabalhadora era fiscal de caixa e revelou que a empresa promovia sessões de “cheers”, reunindo os empregados no centro da loja e os obrigava a dançar e cantar hinos motivacionais e gritos de guerra, na presença dos demais empregados e clientes.
Já o Walmart defendeu-se alegando que jamais expôs a ex-empregada a qualquer condição vexatória, sendo o “cheers” uma “prática comum em empresas, com a finalidade de motivar e integrar as equipes, convidando os empregados a participar, de maneira voluntária e descontraída”.
Gilv@n Vi@n@

Assembleia Legislativa institui ‘Setembro Verde’ para inclusão de pessoas com deficiência

507c2fce-f33a-4ae7-8f74-f6c600b36685
As pessoas com deficiência terão agora, além da voz permanente de defesa por seus direitos na Assembleia Legislativa, um mês dedicado à agenda para promoção de sua inclusão.
O projeto, que agora é lei, foi pensando pela deputada estadual Márcia Maia (PSDB), autora de projeto que virou lei e que institui no calendário oficial do Estado do Rio Grande do Norte o “Setembro Verde” para marcar o mês da inclusão.
“Temos permanentemente lutado pela inclusão das pessoas com deficiência, através de comitês, debates, audiências e promoção de políticas públicas. Mas todas essas ações ficam dispersas e, com essa lei, teremos a oportundidade não só de agregar essas ações para cobrar mais visibilidade, como também poderemos ampliar esse debate”, destacou a deputada Márcia Maia.
Gilv@n Vi@n@

Projeto Letra e Música do SESC é destaque no Pavilhão de Sant’Ana

coreto
A programação do Projeto Banda na Praça começa nesta sexta-feira (21), na Praça Dinarte Mariz, logo após a novena de Sant’Ana. A organização estima que mais de 450 músicos passarão pelo palco do coreto, durante os dias de apresentações.
O projeto Banda na Praça é uma realização da Prefeitura de Caicó, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contando também com a parceria do bar do Coreto.
Este ano, o evento foi ampliado e, além das bandas do Seridó, conta com a Filarmônica Professor Ubaldo Medeiros de Natal, que tem na regência o maestro Arquimedes Souza, que foi integrante da Banda Recreio Caicoense.
Cada noite se apresentam filarmônicas da região, acompanhadas de artistas locais e regionais. A programação é a seguinte:
21 de Julho – Filarmônicas Recreio Caicoense e a Aderbal Leitão (CDS), e Geraldo e Darrijane
22 de Julho – Filarmônica Jimmy Brito (São José do Seridó) e Deto Edina
23 de Julho – Filarmônicas Santa Cecília (Equador) e a de São Fernando, e Orlando Batista e Fatima Morais
24 de Julho – Filarmônicas Onório Maciel (São João do Sabugi) e 11 de Dezembro (Carnaúba dos Dantas) e Trio Venus
25 de Julho – Filarmônica Euterpe Jardinense (Jardim do Seridó) e Cleiton Pinheiro
26 de Julho – Filarmônicas Dr. Rui Pereira (Serra) e Ubaldo Medeiros (Natal) e Marquinhos Carreira
27 de Julho (Dia da Feirinha) – Canelinha e Banda
28 de Julho – Filarmônica Elino Julião (Timbaúba dos Batistas) e Max
29 de Julho – Filarmônica Recreio Caicoense e Canelinha e Banda
30 – Solange Silva
Gilv@n Vi@n@

Ezequiel Ferreira discute pleitos para região Central e prestigia homenagens à Sant’Ana em Santana do Matos

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa prestigiou na noite desta quinta-feira (20), a Festa de Sant’Ana, em Santana do Matos, município que fica na região Central do Estado. Na oportunidade participou de reuniões com lideranças da região tendo como pauta benfeitorias para os munícipes.
Em Santana do Matos, Ezequiel foi recebido pelo ex-presidente da Câmara Municipal, Erinaldo Florêncio, o Naldinho (PSDB), vereadores e lideranças da cidade. A ex-prefeita Lardjane Ciriaco (PMDB) e o atual prefeito Dr. Júnior (PR) também recepcionaram o presidente da Assembleia Legislativa. A Festa de Sant’Ana, tradicional no município será encerrada na quarta-feira (26), com a procissão pelas ruas de Santana do Matos.
“Gosto de conviver com a comunidade e em Santana do Matos não é diferente. E mais ainda nos períodos dos festejos de Sant`Ana, padroeira e santa de devoção de muitos norte-riograndenses”, disse Ezequiel Ferreira anunciado para ainda neste semestre há a possibilidade de ações da Casa Legislativa na região como a ida do Conexão Enem que promove o preparatório dos alunos para o exame nacional.
Santana do Matos6
Gilv@n Vi@n@

Judiciário inclui direito da pessoa com deficiência em concursos

Todo concurso público do Poder Judiciário deve incluir questões sobre os direitos de pessoas com deficiência. Desde a edição da Resolução n. 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o tema constou em, pelo menos, 15 editais para ingresso nos quadros de pessoal de tribunais federais, estaduais, eleitorais e trabalhistas. A inovação fez aniversário no último dia 22.
Dois órgãos exigiram o assunto ainda em 2016: o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE) e a Fundação de Previdência Complementar do Judiciário (Funpresp-Jud). Neste ano, outros 13 exames preveem o tópico.
Antes, direitos de pessoas com deficiência eram cobrados em provas para áreas específicas. O tema constava em campos como engenharia, serviço social e atendimento ao público. Agora, a matéria surge como tópico básico para todos os cargos, de nível médio e superior, em, ao menos, cinco provas de tribunais a serem aplicadas até o fim do ano.
Gilv@n Vi@n@

‘Falar em fechamento de hospitais parte de políticos irresponsáveis’, diz secretário

Ao participar nesta sexta-feira (21) de uma reunião do Parlamento da Região do São Paulo do Potengi, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, sobre o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado pelo Governo do Estado, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Contas do Estado, o secretário estadual de Saúde, George Antunes, foi enfático ao reafimar que não existe proposta de fechamento de hospitais: “a palavra fechamento é proibida dentro da Secretaria de Saúde e o próprio governador Robinson Faria tem dito isto”.
Antunes disse para secretários municipais de Saúde da região e para o prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), presentes à reunião, que seria irresponsabilidade sua falar em fechamento de hospitais. “O que temos debatido é o reordenamento das unidades hospitalares, conforme o item 3.3 do Termo de Ajustamento de Conduta. Falar em fechamento de hospitais parte de movimentos políticos irresponsáveis para jogar à população contra o governo. Basta que se leia o TAC que se vai perceber que não se fala em fechamento de hospitais”.
Gilv@n Vi@n@

Walter Alves anuncia empenho de R$ 2,250 milhões em emendas para Parnamirim

Na manhã desta sexta-feira (21), o deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) participou de uma reunião com o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira. Durante o encontro, o deputado anunciou que foram empenhadas emendas parlamentares que somam a quantia de R$ 2,250 milhões em benefício do terceiro maior município do Rio Grande do Norte.
As emendas têm como origem os gabinetes do deputado federal Walter Alves e do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). O montante será destinado a projetos nas diversas áreas de atuação do Executivo municipal.
Ainda durante a reunião que durou mais de duas horas, Walter reforçou o compromisso de seu mandato com a administração de Parnamirim e elogiou a gestão do prefeito Taveira. “Nosso mandato é parceiro do município de Parnamirim. O empenho dessas emendas, de nossa autoria e de autoria do senador Garibaldi, é resultado da soma de esforços. O prefeito Rosano Taveira está de parabéns pela administração”, disse Walter
IMG_7967
Gilv@n Vi@n@

Câmara de Caicó entrega hoje Comendas e Títulos de Cidadania

IMG_7968
Cerca de 67 pessoas serão agraciadas com honrarias pela Câmara de Vereadores de Caicó nesta sexta-feira (21), no auditório do Ceres do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de Caicó, a partir das 19h. Trata-se das entregas de Comendas Vila do Príncipe e Títulos de Cidadania concedidos a pessoas que passaram a residir no município e prestam relevantes serviços a comunidade.
Além das proposituras dos quinze vereadores, receberão honrarias seis agraciados indicados através dos mandatos dos ex-vereadores José Maria de Queiroz e Djalma Mota que deram entrada na Casa nos decretos em dezembro de 2016.Na lista de agraciados personalidades importantes a exemplo do desembargador Cláudio Santos, educadores, médicos, empresários bem sucedidos, religiosos e militares.
O presidente da Câmara de Vereadores de Caicó, Odair Diniz (PSDC), destaca o evento com grande importância, já que a homenagem pode ser considerada uma adoção oficial, ou seja, a pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, um “filho de Caicó”. “Os homenageados desta noite com certeza são merecedores desse reconhecimento por tudo o que têm feito, aqui temos pessoas que se dedicam em diversas áreas, e todos têm o mesmo pensamento, contribuir com o crescimento da nossa cidade, mas principalmente proporcionar melhores condições de vida aos caicoense por meio dos relevantes trabalhos prestado”, disse Odair.
Gilv@n Vi@n@

Vício em jogos pode gerar dano potencial psicológico

thumbnail_Vício em jogos pode gerar dano potencial psicológico
Os fins de semana são marcados pela reunião com os amigos e familiares. Nas horas de lazer, os jogos fazem parte do entretenimento. Mas, quando a tendência de apostas aumenta e causa vício, pode levar rapidamente a danos psicológicos.
‘‘Psicologicamente, estamos pré-dispostos a viver em um nível que nos leve sempre a um prazer. Essa busca pelo prazer excessivo e constante é que provoca os vícios. Algumas pessoas não conseguem se limitar e acabam se viciando com mais facilidade que outras’’, explica Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida Saúde.
A substância do prazer, quando se encontra em desequilíbrio, é capaz de fazer com que o sujeito perca o controle. A profissional alerta para a realidade compulsiva. O desenvolvimento pelo vício em jogos pode ser observado através de comportamentos extremos e constantes. ‘‘No geral, as mentiras, especialmente quando envolvem a frequência em jogar, e o investimento em apostas, são as principais características. Muitos apostadores podem perder o sono ou fantasiar em demasia’’, destaca a psicóloga.
Gilv@n Vi@n@