ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

28 maio, 2011

Audiência Chefe da Casa Civil admite recorde de arrecadação em audiência com diretoria do SINTE-RN


O Governo do Estado está prevendo um aumento de arrecadação do ICMS em R$ 80 milhões. A informação foi dada em primeira mão pelo chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso, à diretoria do Sinte-RN, em audiência realizada nesta sexta(27). O valor deverá ser confirmado nos próximos dias, assim que for concluído o levantamento da arrecadação.
Para a coordenadora do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a informação só confirma a tendência de crescimento financeiro detectada nos estudos encomendados pelo Sindicato ao Dieese. Mesmo assim, o Governo voltou a afirmar que não tem como atender a categoria sem que o estado tenha a devida sustentabilidade para permitir com segurança seus compromissos.
A diretoria do Sindicato rebateu as informações entregando um documento contendo dados do próprio Governo. O estudo foi elaborado pelo DIEESE e mostra o crescimento da receita corrente em 12% e das receitas tributárias em 10,1%. Além disso, ouve crescimento das transferências correntes em 15,4% e ainda do Fundo de Participação dos Municípios que cresceu 32%.

Diante dos números apresentados, o representante do Governo disse apenas que o DIEESE não havia calculado as despesas do Estado. “Não somos nós que temos que calcular despesas do Estado, até porque elas são baseadas em prioridades. O que estamos vendo é o Governo resistir em colocar a educação à frente das ações do Estado”, protesta Fátima.
Em sua fala o coordenador geral do Sinte-RN, José Teixeira ressaltou que o crescimento da arrecadação é sinal claro de que o governo tem tudo nas mãos para atender a categoria, no que foi complementado pela diretora de assuntos jurídicos, Vera Messias: “O Governo não terá mais a desculpa do limite prudencial determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Num clima de busca do entendimento, a direção do Sinte ratificou proposta de que o governo deve pagar aos funcionários da educação que ainda não receberam a 1ª parcela do Plano e deixou claro que se o Governo implantar o Piso Salarial na carreira, com extensão aos aposentados terá dado o maior passo para a retomada das negociações. O Sindicato defendeu também que seja apresentado o escalonamento da base até o topo da tabela proposta no Plano de Carreira em tramitação.
A audiência foi encerrada com a indicação de outra audiência até a sexta-feira da próxima semana. “Deixamos claro que independente disso vamos realizar a assembleia da categoria na terça-feira, dia 31.”, frisou Fátima.

Governadora marca audiência com Ministro sobre greve da educação do RN

A governadora Rosalba Ciarlini não está tão indiferente à greve da educação como procura fazer crer. Ela aproveitou uma solenidade no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (26) para tratar da greve dos trabalhadores em educação do Rio Grande do Norte.
O pedido aconteceu durante a assinatura de convênios entre o Governo Federal e Municípios para a construção de quadras e creches e doação de bicicletas
A Governadora pediu ao ministro da Educação, Fernando Haddad uma audiência para tratar da greve e tentar incluir o RN entre os Estados que recebem complementação para o piso nacional de salários do magistério.
O ministro Haddad se comprometeu a receber a Governadora, com a bancada federal , na terça-feira (31), às 11h, na sede do Ministério, em Brasília.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado)
Fonte: sintern.gov.br
Gilv@n Vi@n@

27 maio, 2011

Mobilização: Estudantes protestam nas ruas de Natal

Na noite de quarta-feira (25) a capital do Estado parou. Era a mobilização de estudantes que gritava “Fora, Micarla” e conclamava a população a se juntar à causa. O Ato começou no cruzamento entre as avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, por volta das 17h e congestionou o trânsito de forma geral.
A mobilização dos estudantes de Natal começou pela internet, em redes sociais como o Twitter e o Facebook. No meio da tarde, mais de mil pessoas já haviam confirmado a participação na atividade e o reflexo da ação foi visto nas ruas. Os estudantes pediam a renúncia da Prefeita e denunciavam o descaso da administração com o transporte público, o aumento das passagens de ônibus, além da falta de ações que possibilitem o desafogamento do trânsito como a construção de ciclovias.
A mobilização foi pacífica, mas repleta de significado. Os manifestantes queimaram pneu e bandeiras para chamar atenção às suas reivindicações. Após a paralisação do cruzamento entre o shopping Midway Mall e o IFRN, os manifestantes seguiram em passeata pelas principais ruas da cidade paralisando outras vias importantes para o fluxo de veículos como a Avenida Prudente de Morais.
As dirigentes do Sinte, Fátima Cardoso e Vivência Arimatéia participaram da atividade e disseram estar emocionadas com a capacidade de mobilização dos estudantes. “Enquanto tiver estudantes nas praças, a humanidade ganhará. A sociedade estará tecendo novas conquistas e esgarçando as contradições rumando às novas transformações.”, disse Fátima Cardoso.
“São esses momentos que enchem o meu coração de grandes desejos. É com esse tipo de gesto que reconstruiremos a sociedade, pois sem manifestação as pessoas adormecem.”, afirmou Vicência Arimatéia.
Para a coordenadora geral do Sindicato, o que se viu nas ruas nessa quarta-feira foi o reflexo da opinião de quase todos os natalenses. “A população não aguenta mais o abandono e descaso desta administração.”. E finalizou: “A história já registra o protagonismo dos Estudantes na América Latina no período das ditaduras. A democracia venceu e muitos estudantes tombaram em nome das liberdades democráticas. Que viva a irreverência, a ousadia dos estudantes. Que a história jamais seja esquecida.”.
Foto: Tribuna do Norte / Rodrigo Sena
Fonte: sintern.org.br 
Gilv@n Vi@n@

Presidente Dilma manda suspender kit anti-homofobia.

Presidente Dilma Rousseff vetou distribuição de kit anti-homofobia
A presidente Dilma Rousseff determinou a suspensão do kit anti-homofobia, que estava sendo elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para distribuição nas escolas. Após o anúncio do veto, feito na quarta-feira, 25, pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a presidente vem sendo alvo de duras críticas.
Representantes de entidades e políticos ligados ao movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) estão se manifestando contra Dilma. O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, qualificou de “terrível decepção” o cancelamento do kit anti-homofobia. Para ele, a medida só foi tomada devido a pressões da bancada evangélica no Congresso.
Pelo Twitter, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) sugeriu que as lésbicas, gays, bissexuais e transexuais não votem mais na presidente Dilma Rousseff. “Então, espero que, na próxima eleição, presidenta, os LGBTs despertem sua consciência política e lhe apresentem também sua fatura: não voto!”, disse o deputado.
Para uma das responsáveis pela elaboração do material e coordenadora do projeto Escola sem homofobia, Maria Helena Franco, as pessoas estão criticando o kit anti-homofobia antes de conhecê-lo. Já o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) elogiou a decisão da presidente. “Vou ser obrigado a elogiar Dilma”, comentou o deputado.
Através do ministro, Dilma justificou o cancelamento atribuindo a questão a alguns”costumes” que ainda precisam passar pelo crivo da coordenação-geral da Presidência e por um amplo debate com a sociedade civil. Além disso, outro motivo que teria feito a presidente vetar o material foi por ter considerado o vídeo inadequado.
Agora nos queremos saber a sua opinião: Você concorda com a suspensão do kit anti-homobia que estava sendo preparado pelo MEC? Comente e participe!
Fonte: www.atarde.com.br
Gilv@n Vi@n@

Sindiserpum reconhece valorização de professores pelo governo Fafá Rosado

Marilda Sousa - Presidente do SINDISERPUM

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), Marilda Sousa, reconhece o impacto positivo do Plano de Cargos, Salários e Carreira, para os trabalhadores da educação municipal. Ela falou sobre o assunto no Programa Cenário Político, apresentado na TCM.

Instada pelo jornalista e apresentador do Cenário Político Julierme Torres a comparar a situação dos professores estaduais (em greve) com os colegas lotados na Prefeitura de Mossoró. Marilda Sousa não pestanejou...
E asseverou..."O diferencial é o Plano de Cargos e Salários".
- Desde que foi implantado, em 2006, o Plano vem sendo respeitado pelo governo municipal - constatou Marilda Sousa, revelando que, ao contrário, os professores estaduais não tem um plano salarial despeitado pelo governo.
Marilda garantiu que, o compromisso da prefeita Fafá Rosado em cumprir o Plano de Cargos e Salários da Educação, pesou da decisão da categoria em aceitar a proposta salarial apresentada pela Prefeitura, já que os trabalhadores da educação vêm acumulando ganhos nos últimos anos.
A presidente Marilda Sousa também comentou sobre salários. Segundo ela, não há como comparar os salários pagos hoje em dia pelo Estado e pela Prefeitura de Mossoró. "Não há comparação. Os salários pagos em Mossoró são bem maiores", garantiu a dirigente sindical.
Fonte:  http://www.gutembergmoura.com.br/ 
Em 25/05.2011
Gilv@n Vi@n@

Ato de protesto reúne trabalhadores em educação de todo o Estado

Os trabalhadores em educação deram uma resposta às declarações da governadora de que a greve estava fragilizada. Na manhã de ontem (26), o Sinte-RN organizou um grande ato em defesa da educação pública. O primeiro momento do protesto foi no pátio do Ginásio Machadinho.
De lá, os manifestantes seguiram em passeata pela marginal da BR 101, até a Governadoria. Além da direção do Sinte-RN, Centrais Sindicais, representantes de outros Sindicatos, dos estudantes, o vereador George Câmara, o deputado Fernando Mineiro e um representante da deputada Fátima Bezerra, fizeram pronunciamentos de apoio.
Do Machadinho, os manifestantes seguiram em passeata pela marginal da BR 101, até a Governadoria. Estudantes, Educadores e Funcionários caminharam juntos e em tom de seriedade, cobraram negociação. A multidão falava palavras
de ordens, destacando principalmente que a educação não é moeda de negócio. Os estudantes num gesto de cumplicidade gritavam: "O professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo".
A atividade teve caráter estadual. Todas as regionais e a maioria dos núcleos municipais do Sindicato enviaram caravanas com profissionais da educação e alunos. O coordenador geral do Sinte-RN, professor Rômulo Arnaud destacou a presença massiva das caravanas vindas de Mossoró e Região. “A categoria está respondendo com luta à decepção com esse governo”, avaliou.
Os manifestantes enfrentaram um sol escaldante na expectativa de conseguir uma audiência com a Governadora, mas nem ela, nem nenhum representante do Governo se dispuseram a dialogar com as lideranças dos trabalhadores.
Para a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a ausência de resposta da Governadora é uma afronta à luta da categoria e ao clamor da sociedade em defesa da educação. “O Governo sabia que iríamos até lá. Ao invés de nos receber, deu o sinal de que está virando as costas para a educação. Todos fugiram para não enfrentarem os estudantes e profissionais da Educação”, denunciou Fátima.
No final, a direção do Sindicato conseguiu agendar uma audiência com o Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso. O encontro será realizado amanhã, às 10h, na Governadoria. A atividade foi encerrada com uma feijoada no pátio do Machadinho. 

Fonte: sinte.org.br
 Gilv@n Vi@n@

26 maio, 2011

Coordenador Financeiro do SINDSPUMC, é indicado para ser um dos Mobilizadores Caraubense para conquista do Selo UNICEF

1º Seminário em Caraúbas, aconteceu na Escola Municipal Josué de Oliveira, sábado (21/05)
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realiza este mês os Encontros Regionais do Selo Unicef. O evento integra o cronograma de mobilização e capacitação dos municípios que concorrem à edição 2009-2012 do Selo Unicef Município Aprovado.
No Rio Grande do Norte, o primeiro encontro aconteceu terça-feira (24), em Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - Cemure, das 8h às 16h, onde 43 municípios foram convidados para participar do evento.
Ontem (25) foi realizado encontro no Polo de Currais Novos com a participação de 39 municípios, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN, das 8h às 16h. Hoje (26) está acontecendo no município de Martins, para 35 municípios, no Hotel Chalé Lagoa dos Ingás. Amanhã Mobilizadores do Selo UNICEF de Caraúbas estarão participando em Mossoró,  no Auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com 33 municípios das 8h às 16h.  
Vice Prefeito Alcivan Viana, articulador do Selo Unicef em Caraúbas
O objetivo do município de Caraúbas é a capacitação dos mobilizadores para a conquista do Selo UNICEF. Juntamente com Articulador vice – prefeito Alcivan Viana e três Mobilizadores que são: Gidel de Morais (Comunicação Identidade Étnica e Racial), Genilma Mota (Educação para a convivência do semi–arido) e Glaydstone da Costa Bezerra - SINDSPUMC (Esporte e Cidadania).  
Gidel de Morais (Comunicação Identidade Étnica e Racial), Genilma Mota (Educação para a convivência do semi–arido) e Glaydstone da Costa Bezerra - SINDSPUMC (Esporte e Cidadania).
Sobre o Eixo de Participação Social - Para receber a certificação do Selo UNICEF, o município deve melhorar indicadores divididos em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Com as atividades do Eixo de Participação Social, o UNICEF busca avaliar as capacidades do município de mobilizar e envolver diversos setores da sociedade local em torno da temática da infância e adolescência. 
FOTOS:Icém Caraúbas
(Gidel de Morais)
Gilv@n Vi@n@

O RN tem o maior repasse de royalties recebido desde o mês de setembro de 2008

Os royalties pagos pela atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar no mês de maio totalizaram R$ 36,23 milhões. Este volume representa o maior repasse de royalties recebido pelo Rio Grande do Norte desde o mês de setembro de 2008. As cidades de Macau, Guamaré, Pendências, Mossoró e Areia Branca lideram o ranking de repasse. (ver quadro abaixo).  Desse montante, R$ 19,16 milhões foram destinados ao governo estadual e R$ 17,06 milhões a 95 municípios. Os municípios de Goianinha, Ielmo Marinho e Macaíba receberam mais de R$ 994 mil, cada, por disporem de instalações de medição e transferência de petróleo e/ou gás.
MUNICÍPIOS
PRODUTORES
VALOR PAGO EM MAIO (R$)
    1. Macau
2.651.303,14
    2. Guamaré
2.532.026,15
    3. Pendências
2.107.903,64
    4. Mossoró
2.065.585,26
    5. Areia Branca
773.415,46
    6. Apodi
629.946,09
    7. Assú
528.854,58
    8. Governador Dix-Sept Rosado
440.855,92
    9. Alto do Rodrigues
384.135,14
    10. Carnaubais
324.928,15
    11. Caraúbas
276.032,34
    12. Porto do Mangue
267.197,09
    13. Upanema
233.101,47
    14. Felipe Guerra
178.244,02
    15. Serra do Mel
149.842,00
    16. Afonso Bezerra
4.502,76

Todos os dados são públicos e divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio do portal www.anp.gov.br.
Gilv@n Vi@n@

Conselho da Alimentação Escolar avalia Cardápio

Ontem (25), às 08h, na Sede do SINDSPUMC, o Conselho da Alimentação Escolar realizou reunião extraordinária para avaliar e discutir Cardápio para os alunos das Creches e Ensino Fundamental. Na oportinidade estiveram presentes o Responsável do Setor de Merenda o Servidor Público Gessivan Geraldo de Souza e a Nutricionista Thazia Tatianne Marinho Maia.Também foram discutidos a compra dos 30% da agricultura familiar na qual foram comparados os preços dos alimentos ao preço de mercado. Foram agendadas algumas visitas nas escolas municipais visando melhor fiscalização ao cumprimento do Cardápio. 
Gilv@n Vi@n@

Acessos ao Portal do SINTE-RN crescem 77% durante a greve

Ao tentar acessar o portal do Sinte-RN na tarde desta terça-feira, alguns internautas se depararam com esta mensagem: 

Bandwidth Limit Exceeded
The server is temporarily unable to service your request due to the site owner reaching his/her bandwidth limit. Please try again later.
O texto em Inglês diz que a página do Sindicato excedeu o seu “limite de banda”, o que significa que foram colocadas ou baixadas informações além do limite estabelecido previamente com o provedor.
A informação procede. Com o advento da greve, o tráfego de informações no site aumentou consideravelmente. De 01 até 24 de maio, o Portal aumentou 77,30% o número de visualizações de páginas, em relação ao período de 07 a 30 do mês anterior. As visualizações pularam de 131.437 mil para 233.043 mil.
As páginas foram visualizadas em aproximadamente 60 mil visitas, feitas através de 20 mil computadores diferentes. Os dados são do Google Analytics, um serviço especializado em estatísticas de sites de todo o mundo.
A coordenadora do Sinte-RN, Fátima Cardoso comemora o resultado: “O crescimento do número de acessos em nosso portal é uma prova de que estamos no caminho certo”, avalia.
Para solucionar o problema do excesso de tráfego, a direção do Sindicato já autorizou a migração do Portal para outro provedor com ainda mais espaço de banda. A expectativa é que a migração seja concluída em no máximo uma semana, pondo fim ao problema.
Gilv@n Vi@n@

25 maio, 2011

Governo está ampliando o embate com os Trabalhadores

Rosalba Ciarlini - Governadora do RN
Fátima Cardoso - Presidente do SINTE RN
A governadora Rosalba está implantando no Estado um verdadeiro caos. “Foi péssima a idéia de ajustar o Orçamento como resposta às categorias em greve.”, disse a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso. A dirigente afirma, ainda, que as ações do Governo são inábeis, principalmente com os Trabalhadores em Educação, que estão em greve há mais de 20 dias.
A governadora está vendo os mais diversos setores do funcionalismo público entrar em greve sem dar nenhuma resposta às categorias. “Não há proposta. Não há resoluções. Apenas o silêncio. Mas temos um importante trunfo a favor de todos os Trabalhadores que é a Imprensa. Ela não está silenciando, nunca.”. Analisou a dirigente.
Como afirma a sindicalista, a imprensa tem se mostrado presente em todas as reivindicações das categorias que estão mobilizadas atualmente. “As reivindicações dos potiguares têm sido discutidas em todo o país, o que é uma situação atípica, mas importante para o nosso Estado.”, avaliou Fátima Cardoso. A coordenadora do Sindicato, disse ainda que aguarda a apresentação de propostas pelo Governo. “Queremos sair desse impasse, que só gera desconforto aos que fazem a educação e aos estudantes. Mas necessitamos, antes, de propostas.”, finalizou.
EM NATAL 
Audiência não traz resoluções para categoria

Prefeita de Natal - RN
O governo Micarla anda de mal a pior. Essa é opinião da maioria da população e sobre a qual a direção do Sinte fala. “Uma audiência sem resposta um dia. Outras vezes repostas que não convencem a ninguém. A cada dia aumentam as propagandas e diminuem os compromissos.”, afirma a coordenadora geral do Sindicato, Fátima Cardoso.
Para ela, a audiência realizada entre o Sinte e o secretário de Educação do Município ontem (24) foi apenas uma nova demonstração da incapacidade da atual gestão de administrar o município. “Esse encontro foi apenas um mero cumprimento de agenda para eles. Sem resoluções o caminho será a categoria se mobilizar novamente. Esse desrespeito da administração municipal culminará em novas paralisações dos Trabalhadores.”, disse a coordenadora.
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Ministério recebe sugestões para a política de promoção da saúde do trabalhador do SUS

Interessados podem enviar contribuições até 20 de julho. As sugestões serão usadas na definição das diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde

O Ministério da Saúde lança a Consulta Pública n° 3/2011, com o objetivo colher sugestões para a elaboração das diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. Qualquer pessoa ou organização interessada pode enviar contribuições ao texto, por meio de carta, telefone ou pela página de consultas do Ministério (Saiba mais abaixo, em ENVIE SUA SUGESTÃO).
Guilherme Franco Netto, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (DSAST/SVS/MS), ressalta que o envio de sugestões por parte dos diversos setores da sociedade é essencial para a definição das diretrizes. 
“A participação de trabalhadores da saúde, dos usuários, dos gestores, dos prestadores de serviços e da sociedade em geral é fundamental para a elaboração da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. É essa participação que torna possível compreender e atender as necessidades e anseios reais da classe trabalhadora”, explica. 
O objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS é promover melhorias nas condições de saúde do trabalho no setor, por meio do controle dos fatores de risco e da facilitação do acesso, por parte dos trabalhadores, aos serviços de atenção integral à saúde. 
Entre as diretrizes já estabelecidas no documento estão promoção de políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida e redução da vulnerabilidade e riscos no ambiente de trabalho do SUS, promoção de processos de educação permanentes nos estabelecimentos de saúde, e incentivo ao desenvolvimento de pesquisas na área de Saúde do Trabalhador voltadas para o ambiente de trabalho no setor de saúde.
Acesse o documento em consulta: página 1 - página 2 
ENVIE SUA SUGESTÃO 
Por carta
Endereçada para Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios, Bloco G, 7º andar, sala 751, Brasília-DF, CEP 70.058-900, com a indicação “Sugestões à minuta de portaria que institui as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde”. 
Por correio eletrônico
Para o endereço comitestsus@saude.gov.br, com a indicação “Sugestões à minuta de portaria que institui as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde”.
Pelo site do Ministério da Saúde
Acesse http://www.saude.gov.br/consultapublica. Clique em Escolha da consulta, no topo da página. Depois, clique no botão Contribuir. Em seguida, será necessário fazer um cadastro no sistema de consultas. Feito isso, é só escolher a consulta com a descrição “Minuta de portaria que institui no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS”, e digitar a sugestão.
Informações para a imprensa:
(61) 3315-3580/ 6258
Fonte: portal.saude.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Diversidade Cultural: Unesco está recebendo inscrições para projeto de assistência técnica voltado à governança em Cultura

A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) está recebendo inscrições, até 30 de junho, para o Edital de Consultoria de Especialistas para Fortalecer o Sistema de Governança da Cultura dos paises em Desenvolvimento. O Projeto, que integra a Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada em 2005, tem como objetivo reforçar o papel da cultura como vetor para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. O concurso está aberto à participação de Ministérios, instituições e organismos públicos responsáveis pela cultura ou que tenham uma influência direta na governança da cultura nos países em desenvolvimento incluídos na lista dos beneficiários.
O serviço de consultoria de especialistas é um mecanismo que permite o rápido acesso a avaliações especializadas de alto nível para as autoridades públicas e instituições públicas, auxilindo-os na implementação de um projeto em curso ou de processo relacionado com a governança do setor cultural a nível nacional e/ou local.
Dentro do projeto estão previstas missões de assistência técnica (com duração máxima de 63 dias úteis) realizadas por especialistas na área das políticas culturais e com base nas necessidades e prioridades identificadas pelos países beneficiários, através de um processo de candidatura. O objetivo é apoiar os beneficiários em seus esforços para estabelecer marcos legais, regulatórios e/ou institucionais necessários ao desenvolvimento do setor da cultura em seus países, e introduzir políticas que tratam do papel da cultura no desenvolvimento social e econômico, particularmente por meio da promoção das indústrias culturais.
Para orientar o processo de elaboração das propostas, de que modo poderão ser feitas as inscrições e os critérios que serão determinantes para as propostas serem contempladas, a Unesco lançou recentemente a cartilha do projeto Consultoria de Especialistas para Fortalecer o Sistema de Governança da Cultura em Países em Desenvolvimento e que já está disponilizada (em português) no site do MinC para consulta na página de Observatório de Editais.
Para inscrever as propostas os interessados deverão baixar o formulário eletrônico da página: www.unesco.org/culture/en/culturegov. Os formulários de inscrição, preenchidos em inglês ou francês e acompanhados de documentos de apoio e das informações relevantes, devem ser enviados via e-mail, em formato RTF ou versão PDF, para: culturegovernance@unesco.org ou via fax para: 33(0)1 45 68 55 95.
A comissão julgadora levará em conta critérios como pertinência da iniciativa aos objetivos da Convenção para Proteção da Diversidade; a viabilidade do projeto; a efetividade, ou seja, quais os benefícios da proposta e sustentabilidade/capacidade da iniciativa prosseguir após o fim da consultoria.
Convenção
A publicação está diretamente ligada às metas da Convenção da UNESCO sobre proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais. A Convenção é um acordo internacional que garante a artistas, agentes culturais, profissionais e cidadãos em todo o mundo, o diretito de criar, produzir, distribuir/divulgar e desfrutar de uma ampla gama de bens culturais, serviços e atividades, incluindo os seus próprios.
Por: Marcos Agostinho
Ascom/MinC
Gilv@n Vi@n@

Para o SINTE/RN, Governo quer tapar o sol com a peneira

De acordo com os dados que a imprensa local tem mostrado, a Educação no Rio Grande do Norte apresenta um quadro de paralisação dos serviços de 44,4%. Esse, é um número divulgado pelo Governo na tentativa de desestabilizar o movimento grevista, que, na verdade, supera 90% de paralisação.
Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, essa é uma estratégia do Governo para confundir a opinião pública. “Eles querem diminuir o percentual de trabalhadores em greve para mascarar uma realidade que é óbvia? Como esse Governo irá reagir quando as demais categorias aderirem ao movimento? Isso causará mais descrédito, ainda, à atual gestão”, diz. 
Nacional 
“Queremos 10% do PIB e 50% do Pré-sal para a educação”
A secretária geral da CNTE, professora Marta Vanelli, participou hoje do Seminário sobre o Plano Nacional de Educação 2011/2020, realizado no Conselho Nacional de Educação, em Brasília. O evento, que acontece hoje e amanhã, reuniu representantes da educação, como João de Oliveira, da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação); Madalena Peixoto, da CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino); Aldo Vannucchi, da ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias) e Salomão Ximenes, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Em seu discurso, Marta Vanelli afirmou que apenas fazer o PNE não é suficiente e que é preciso consolidá-lo. “Temos que discutir o PNE, mas não podemos esquecer que o Brasil não fez a tarefa de casa em relação à educação básica”, destacou. Ela também apresentou emendas aditivas e substitutivas ao texto do PNE, como o que inclui na meta 3 a relação aluno/professor na avaliação do custo-aluno-qualidade (caq), e ressaltou as exigências em relação ao financiamento para a educação pública. “Até 2016, 10% do PIB e a exigência dos 50% dos recursos do pré-sal para a educação”, finalizou.
Durante o Seminário, foi distribuída a mais recente publicação da CNTE, o Cadernos da Educação nº 24, com textos elaborados a partir do Seminário sobre o PNE: perspectivas, desafios e emendas dos (as) trabalhadores (as) em educação. (CNTE, 19/05/11).
Por: CNTE, em 19-05-2011
Já em Natal: Administração Municipal 
Instalação da CEI é necessária para esclarecer população
A necessidade de se apurar o que está acontecendo na administração Micarla de Souza começa, finalmente, a ser percebida. Com a instalação da Comissão Especial de Inquérito, a iniciativa da Sargento Regina não é só louvável mas é, sobretudo, necessária. A CEI tratará dos contratos de aluguéis realizados pela Prefeitura nestes últimos dois anos e poderá trazer à tona importantes informações sobre a atual administração municipal.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, reafirma a importância da instalação da CEI. Fátima Cardoso “Esperamos que a comissão possa tirar dúvidas, elucidar com muita transparência as opções de contratos realizados, uma vez que o primeiro impasse na Educação ocorreu com a mudança de endereço da secretaria.”, disse.
A sindicalista se refere à mudança de prédio, que deu aos cofres públicos um aumento de custo de R$20 mil por mês somente com o aluguel desse local. “Esse é um exemplo que foi amplamente denunciado, mas ao qual não foi dado ouvido”, disse a coordenadora.
“Na hora de se tomar decisões o povo não é ouvido. Os desejos da população nunca são considerados. Por isso é que esses dados precisam ser objeto de esclarecimento junto à sociedade, pois somos nós quem pagamos os impostos.”, avaliou a dirigente. 
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

24 maio, 2011

Clube da Poesia Menestrel Leto Fernandes, convocam seus Associados

O Clube dos Amantes da Poesia Menestrel Leto Fernandes, convocam seus Associados para exercer sua cidadania, neste próximo Domingo (29), onde será realizada Eleições para o Biênio 2011/2012. Na oportunidade foi registrada  a Chapa ÚNICA" CULTURA PARA TODOS" a mesma sendo encabeçada pelo Poeta DAMIÃO DAGUIMAR DA SILVA.
Os trabalhos de coleta de votos acontecerá na Casa de Cultuira Popular "Manoel do Violão" apartir das 09h sendo encerrado às 13h,  e em seguida haverá contagem de votos.
Poeta DAMIÃO DA SILVA, encabeça a Chapa Única
NOMINATA DA CHAPA:

   CHAPA ÚNICA
"CULTURA PARA TODOS"
DIRETORIA EXECUTIVA
               
                    PRESIDENTE
Damião Daguimar da Silva
                    VICE-PRESIDENTE:
Manoel Lúcio  Fernandes Filho
                    SECRETÁRIO GERAL
Raimundo Gilvan Viana
                    TESOUREIRO:
Kirgieli Rodrigues de Freitas
                    DIRETOR DE COMUNICAÇÃO
Maykon de Oliveira Gomes
           DIRETOR DE EVENTOS:
Manoel Jovanildo Fernandes
                    DIRETORA DE PATRIMÔNIO
Maria do Socorro Fernandes

                            SUPLENTES
1.     Sebastião Antonio da Silva
2.     Monalisa Brito Paula de Morais.
                CONSELHO FISCAL
1-    Raimundo Amorim Fernandes Júnior
2-    Francisca Jaqueline de Góis
3-    Francisco de Assis Praxedes
               SUPLENTES
1-    Reginaldo Fernandes de Oliveira
2-    Antonio Liberato da Silva
PROPOSTAS CONSTRUÍDA NA CHAPA 
1ª – Elaboração de Calendário Poético
2ª -  Sustentabilidade do Projeto “Viola na Escola” – zona rural e urbana
3ª – Execução do Projeto Arquitetônico da Sede do “Clube da Poesia”
4ª – Elaboração de um Plano de Mídia
5ª – Realização de sarau poético anual – 05 de novembro
6ª -  Campanha de incentivo à filiação de novos sócios – Dia da Poesia
7ª – Descoberta de novos talentos nos estilos: Cordel e Cantoria
8ª – Oficinas de Poesia
9ª – Elaboração do Regimento Interno
10ª  Aquisição de Equipamentos Eletrônicos: som e computador
11ª  Aquisição de: uma central de ar; um birô com cadeira e um gelágua
12ª  Realizar Intercâmbio Intermunicipal
13ª  Prestação de Contas em período trimestral
14ª  Assembléia para avaliação anual
15ª  Confraternização Natalina
 
Gilv@n Vi@n@

Balanço parcial da campanha contra a gripe mostra que 20 estados vacinaram mais de 70% do público alvo

Desses, sete superaram a meta de imunizar 80%. Ministério da Saúde recomenda aos demais manter as estratégias para atingir a cobertura vacinal

O balanço parcial da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe mostra que mais de 21,7 milhões pessoas foram vacinadas em todo o Brasil. O número representa 72,73% do público alvo da campanha que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde até o final da tarde desta sexta-feira, 20 de maio. Até o momento, 20 estados vacinaram mais de 70% do público-alvo e sete estados já atingiram a meta. 
Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás atingiram a meta de vacinação. Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Bahia, Pará e Amapá ultrapassaram 70% de vacinados. 
Por público prioritário, as coberturas, até as 17h desta sexta-feira, são de 79,64%, nos trabalhadores de saúde, e de 77,99% nas crianças de 6 meses a menores de 2 anos. Em seguida vinham pessoas com 60 anos e mais (75,22%), indígenas (49,34%) e gestantes (47,95%). 
O Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que não atingiram as metas continuar a vacinação até chegar ao percentual de 80%. Cabe aos gestores locais de saúde definir as estratégias locais para prorrogar a campanha, com base nas coberturas vacinais de cada grupo prioritário. 
Nos locais onde a campanha for adiada, as pessoas dos grupos prioritários devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como o endereço e o horário de funcionamento. 
Estados e municípios vão continuar alimentando o sistema de informações do Ministério da Saúde com o número de doses aplicadas, por público-alvo. Um novo balanço deverá ser divulgado na próxima semana. Clique aqui para ver os resultados por UF  
Comparação com anos anteriores
Considerando os dados do último dia de campanha nacional, esta cobertura de 60,24% é a segundo melhor dos últimos cinco anos. Em 2008, o percentual foi de 65,35%. Em 2010, 54,81%; em 2009, 56,47%; em 2007, 47,68%; e em 2006, 53,35%. Nesses anos, vale ressaltar, apenas idosos e indígenas foram vacinados. 
Nos últimos cinco anos, depois que estados e municípios finalizaram suas estratégias locais e concluíram a alimentação do banco de dados do Ministério, o balanço final mostrou as seguintes coberturas: 
2006 – 85,73%
2007 – 75,99%
2008 – 75,06%
2009 – 82,77%
2010 – 79,07%  
Público ampliado
Este ano, pela primeira vez, foram incluídos no público alvo da campanha as gestantes (em qualquer fase da gravidez), as crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) e os trabalhadores de saúde. Até o ano passado, a campanha era voltada para idosos (pessoas com 60 anos e mais) e indígenas, que continuam entre os grupos prioritários. 
Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo Ministério, Secretarias Estaduais e Municipais, a campanha distribuiu 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios. A vacinação ocorreu em mais de 33 mil postos de todo o país e mobilizou 240 mil profissionais de saúde. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).  
Contraindicações
As únicas contraindicações são para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro. 
Uma doença febril e aguda não representa uma contraindicação, mas é recomendável o adiamento para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam, de maneira equivocada, associadas à vacina, como um possível efeito adverso. Na dúvida, um médico deve ser consultado.  
Outras formas de prevenir a gripe
Manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações). Detalhamento dos grupos prioritários para vacinação contra gripe  
IDOSOS
As infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas à população com 60 anos e mais, sendo o vírus da influenza responsável por 75% dessas infecções.
Desde 1999, a vacinação desse grupo vem contribuindo para prevenir a doença e suas complicações, além de causar impacto considerável: queda de 45% no número de hospitalizações por pneumonias e redução de 60% na mortalidade entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos.  
GESTANTES
Não há nenhuma contraindicação à vacinação de gestantes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
A vacina é segura e está indicada para todas as grávidas, independentemente do período de gestação. Se a grávida tiver alguma dúvida, deve consultar o médico. 
Além disso, não há evidências científicas de que a vacina possa causar dano ao feto, afetar a capacidade reprodutiva da mulher ou provocar aborto. 
Durante a pandemia de gripe A (H1N1), em 2009, as grávidas foram um dos grupos mais afetados. Entre as mulheres em idade fértil que apresentaram quadros graves de doença respiratória causada pelo vírus H1N1, 22% estavam gestantes.  
CRIANÇAS DE 6 MESES A MENOS DE 2 ANOS
Menores de 6 meses de idade não devem tomar a vacina porque não há estudos que comprovem a qualidade da resposta imunológica, ou seja, a proteção não é garantida. 
Por isso, os pais ou responsáveis devem levar aos postos de vacinação crianças que tenham entre 6 meses e dois anos incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias). 
As crianças nessa faixa etária deverão receber duas meias doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre as doses. Por isso, os pais ou responsáveis devem buscar os postos de vacinação para completar o esquema vacinal. 
Assim como nos idosos, as infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas às crianças menores de 2 anos, sendo o vírus da influenza responsável por 75% dos casos. INDÍGENAS
A população indígena que vive em aldeias é sempre considerada grupo prioritário na prevenção de qualquer doença respiratória, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde. 
Isso decorre da maior vulnerabilidade biológica deles a essas doenças e à dificuldade de acesso a unidades de saúde. Por isso, o grupo é vacinado desde a primeira Campanha Nacional, em 1999. 
A vacinação dos indígenas é indiscriminada, a partir dos seis meses de idade.  
TRABALHADORES DE SAÚDE A vacinação desse grupo garante o funcionamento dos serviços de saúde. Com os profissionais protegidos, estará assegurado o atendimento da população. 
É importante reforçar que a vacina não está disponível para todo e qualquer profissional de saúde, devendo ser priorizadas para aqueles que atuam no atendimento e investigação de casos de infecções respiratórias. São aqueles que, em razão das suas funções, estão sob potencial risco de se infectar com os vírus causadores da influenza.  
Esse grupo inclui os trabalhadores:
Da atenção básica (Estratégia Saúde da Família, agente de controle de endemias).
Dos serviços de média e alta complexidade (pronto-socorros, Unidades de Pronto Atendimento/UPA, hospitais de pequeno, médio e grande porte)
Que atuam na vigilância epidemiológica, especialmente na investigação de casos e em laboratórios.  
Assim, devem ser vacinados: Médicos e equipes de enfermagem que atuam em pronto atendimento, ambulatórios e leitos em clínica médica, pediatria, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e unidades de terapia intensiva. 
Recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias, maqueiros, equipes de laboratório e de vigilância epidemiológica. 
Pessoas que atuam no controle sanitário de viajantes em portos, aeroportos e fronteiras. É importante que todos os trabalhadores busquem informação nos seus locais de trabalho e na Secretaria de Saúde do seu município ou estado.  
Por Rafaela Ribeiro, da Agência Saúde – ASCOM/ MS
(61) 3315-6246/6256 
Fonte: portal.saude.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Enem de 2011: Inscrições estão abertas e vão até 10 de junho; provas em 22 e 23 de outubro

Estão abertas, a partir de ontem, 23, até 10 de junho, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, que terá provas nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições devem ser feitas pela internet.
A taxa de inscrição, de R$ 35 deve ser paga até 13 de junho, no Banco do Brasil. Estão isentos os estudantes matriculados e cursando o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições públicas de ensino. Também pode pedir a isenção o estudante integrante de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Enem, adverte sobre a importância de o estudante, ao fazer a inscrição, prestar informações verdadeiras e exatas, para não correr o risco tê-la cancelada. Ao ter acesso à página de inscrição no Enem, o estudante deve informar os números do cadastro de pessoa física (CPF) e do documento de identidade (RG). Após informar esses dados, verá uma tela com dados pessoais — nome completo, nome da mãe e sexo —, resgatados diretamente do banco de dados da Receita Federal. Se houver informação incorreta, o candidato deve pedir a correção à Receita. Após confirmar os dados, é necessário preencher outras informações pessoais, como cor e raça e endereço, todas obrigatórias. Dados como telefone e e-mail são opcionais, mas serão necessários em caso de perda da senha de acompanhamento. Todos os dados informados devem ser do candidato, mesmo que seja menor de idade.  
Especial — Na mesma página eletrônica, o estudante deve dizer se há ou não necessidade de atendimento especial. Se precisar desse atendimento, tem de indicar a deficiência ou a condição em que se encontra. É fundamental, ainda, informar se professa religião que guarda os sábados ou se estuda em classe hospitalar.
No campo seguinte da página, cabe indicar a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e escolher o estado e o município em que pretende fazer a prova. Após a escolha, aparecerá a opção de senha, que será usada para o acompanhamento da inscrição, obtenção dos resultados e inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). Após esse processo, o candidato confirmará se a língua estrangeira e a cidade estão corretas.
Na próxima etapa, o candidato precisa informar a situação escolar. Se já tiver concluído o ensino médio, indicará em que ano e a modalidade de ensino (regular, educação de jovens e adultos ou educação especial). Se estiver cursando o último ano, informará se a escola em que estuda é pública ou particular, a série e a modalidade de ensino. 
Certificação — Se o candidato estiver fazendo prova para obter a certificação de conclusão no ensino médio, precisa dizer se já cursou a educação de jovens e adultos e em qual estado e instituição pretende se certificar — para obter certificação pelo Enem, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos completos. A mesma opção aparecerá para os candidatos que ainda estão estudando, mas concluirão os estudos após 2011, e para aqueles que não estão estudando nem cursando o ensino médio.  
Questionário — O questionário socioeconômico, desde o ano passado, tem de ser respondido no momento da inscrição, após o candidato concluir as etapas anteriores. Assim que terminar de responder o questionário socioeconômico, o estudante deve conferir as informações prestadas. Caso haja correções, terá de concluir o processo e voltar à página inicial.
Para confirmar a inscrição, o candidato fará opções entre gerar boleto ou declarar carência. No primeiro caso, é necessário imprimir o documento e pagar a taxa em qualquer agência do Banco do Brasil, dentro do prazo de vencimento — até 13 de junho. O comprovante de inscrição estará acessível no sistema eletrônico do Enem até três dias úteis após o pagamento do boleto. Já o cartão de confirmação será enviado ao endereço informado pelo candidato no momento da inscrição — o número de acompanhamento estará acessível no sistema. 
CPF — Os candidatos de qualquer idade que ainda não têm o CPF devem fazer logo o pedido em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou nos Correios. A taxa é de R$ 5,70. Quem estiver fora do país pode apresentar o pedido nas representações diplomáticas, sem custos. Os pedidos de órgãos da administração pública, em razão da incapacidade do comparecimento da pessoa física, caso dos órgãos carcerários, devem ser feitos diretamente na Receita Federal. Após o pedido e o pagamento, o número do CPF estará disponível para consulta em até 48 horas, na página da Receita Federal. 
Mais informações sobre as provas do Enem, passo a passo, na página do Inep.  
Assessoria de Comunicação Social 
Republicada com acréscimo de informações 
Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Recebida com protesto em Mossoró, Rosalba descarta acionar a Justiça para conter greves

Governadora do RN, Rosalba Ciarlini (DEM)

Sexta (20), por volta das 18h40, Rosalba Ciarlini (DEM) enfrentou uma forte manifestação de servidores da Educação, Polícia Civil e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Foram protestos e palavras de ordem no momento em que ela chegava ao Hospital Regional Tarcísio Maia para a comemoração dos 25 anos do equipamento de saúde.

Rosalba chegou escoltada pela Polícia Militar. Dentro do hospital, ela concedeu uma rápida entrevista coletiva cujo tema foi a onda de greves no Estado.
Na oportunidade, ela descartou apelar à Justiça para conter as categorias. "Olhe, nós estamos negociando. Querendo dialogar. Queremos tudo na paz. Existem muitos caminhos que a gente possa somar havendo um entendimento", acrescentou.
Por conta do movimento, a solenidade que estava prevista para ocorrer na entrada do hospital, onde tocava uma banda gospel, acabou restrita à parte interna do hospital. Apesar do som do lado de fora, a governadora disse que as palavras de ordem gritadas pelos manifestantes estavam incomodando os pacientes. "Não é possível que um hospital seja perturbado como vocês estão vendo e assistindo. Tem que se ter respeito aos doentes que estão sendo assistidos. Aqui é lugar de salvar vidas", frisou.
A governadora fez um apelo para que os grevistas voltem às repartições. "Não podemos permitir que as nossas crianças continuem sendo prejudicadas. São crianças pobres que precisam da merenda escolar e de oportunidade de conhecimento para ter uma esperança para melhorar de vida. A população precisa da segurança. São serviços básicos para o povo. Tenho que governar para 3 milhões e meio de norte-rio-grandenses. Não posso governar somente para os funcionários. Eles têm que entender isso. É um trabalho conjunto. Vamos dar as mãos para fazer a reconstrução. Vamos se entender. O Rio Grande do Norte precisa realmente agora que todos venham somar. Vamos resolver de uma forma pacífica", concluiu.
Bruno Barreto
Editor de Política
Fonte: Jornal O Mossoroense 
Sábado, 21 de Maio de 2011 às 00:00 
Por: Redação
Gilv@n Vi@n@

Professores e policiais civis realizam protesto durante visita da governadora a Mossoró

Insatisfeitos com o andamento das negociações com o governo do Estado, os professores da rede estadual de ensino e representantes da Polícia Civil organizaram um protesto com o objetivo de dialogarem diretamente com a governadora Rosalba Ciarlini. O protesto, que inicialmente seria realizado no centro da cidade, aconteceu durante as comemorações do aniversário de 25 anos do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Os servidores tiveram que aguardar por mais de duas horas pela chefe do Executivo estadual, já que a chegada de Rosalba ao hospital, prevista para as 16h30, e ocorreu somente às 18h45. Enaltecidos, os grevistas foram em direção à governadora com gritos de protesto.
"Trabalhador na rua, Rosalba a culpa é sua", era o principal hino entoado pelos servidores, que tiveram suas expectativas de diálogo com ela frustradas, após entrar imediatamente no Hospital, cercada por um forte de esquema de segurança. "Essa atitude da governadora só mostra que ela não tem consideração pela categoria. Até agora ela não demonstrou nenhum interesse na negociação", diz a professora Edna Marques. A afirmação de Edna não difere da fala dos demais professores que estiveram presentes à mobilização.
Para a educadora Edila Costa, a governadora se mostra intransigente. "Ninguém aguenta mais essa situação. Se pelo menos ela sentasse e conversasse diretamente com a categoria, propondo até um reajuste salarial a longo prazo, mas nem isso ela faz", desabafa. Cansados de esperar, os professores encerraram o protesto pouco tempo após a chegada de Rosalba ao Tarcísio Maia.
Representantes da Uern, com indicativo de greve para o dia 31 deste mês, também participaram do protesto. Além dos professores, a Polícia Civil, que decretou greve na última segunda-feira (16), também espera um posicionamento mais objetivo da governadora.
"A gente torce para que o governo se sensibilize, pois até agora ele tem se mostrado ditatorial, e quem mais paga com essa situação é a população carente, que está sem acesso à educação, à segurança etc... A greve é um movimento justo, um direito que nós temos", explica Erivan Fernandes, diretor de Comunicação do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN).
Pronto-Socorro do Hospital Regional Tarcísio Maia é reformado
Dentro das comemorações de seu aniversário de 25 anos, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) teve seu pronto-socorro completamente reformado. De acordo com a direção do hospital, o novo pronto-socorro irá aumentar o número de leitos do repouso masculino, passando de 9 para 15. Também foram adquiridos novos equipamentos. A previsão é que até o final do mês de junho a unidade esteja com 27 leitos ao total, entre masculino e feminino. Na reforma, foram investidos cerca de 130 mil reais.
Durante a programação dos 25 anos do HRTM, a governadora efetivou a implantação do Samu Metropolitano do Oeste. O serviço vai dispor inicialmente de sete ambulâncias e duas motolâncias que irão ficar sediadas nos municípios polo de Mossoró, Pau dos Ferros, Assu, Areia Branca, Grossos, Tibau, Apodi, São Miguel e Caraúbas.
As motolâncias são pioneiras no Brasil. Através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros, elas irão funcionar com um socorrista bombeiro e um técnico em enfermagem socorrista do Samu. De acordo com o tenente Cristiano Couceiro, responsável pelo setor de comunicação do Corpo de Bombeiros, a implantação do serviço é um avanço para a saúde do município.
"Agora o atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros será integralizado, o que facilita o atendimento, já que muitas vezes quando recebíamos um chamado, e nos deslocávamos até o local, o atendimento já havia sido feito pelo Samu", finaliza o tenente.
Fonte: Jornal O Mossoroense 
Sábado, 21 de Maio de 2011 às 00:00 
Por: Redação
Gilv@n Vi@n@

23 maio, 2011

A CONACS FAZ CONVOCAÇÃO GERAL AOS ACS e ACE


CONVOCAÇÃO GERAL
A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente, vem por meio desta CONVOCAR, todos os ACS e ACE do País para participarem da “MOBILIZAÇÃO NACIONAL A FAVOR DA APROVAÇÃO JÁ DO PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACS E ACE”, se fazendo presentes nos dias 08 e 09 de Junho na Câmara de Deputados, Anexo II, a partir das 08:00 horas da manhã do dia 08/06, a fim de acompanhar as reuniões e debates para votação do Projeto de Lei que regulamenta o Piso Salarial,  principalmente em Audiência Pública que se realizará no dia 09/06, no Anexo II da Câmara de Deputado, onde estão convidados, além das representantes da CONACS os representantes do Ministério da Saúde, dos Secretários Municipais de Saúde, Casa Civil, e Ministério do Planejamento.
A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, sindicatos da categoria e simpatizantes da causa, será fundamental para a conquista dos nossos objetivos de aprovação do Piso Salarial Nacional.
É de igual forma fundamental que todos os colegas ACS e ACE, independentemente de serem ou não filiados a alguma Federação ou Sindicado da categoria se mobilizem e mandem seus representantes.
OBS: Em tempo, informamos que a CONACS não se responsabilizará pela estadia e alimentação dos participantes da mobilização em Brasília, porém se coloca a disposição para auxiliar com informações e orientações a todos que quiserem participar da mobilização.
Sem mais para o momento e certa de contar com a presença e participação de todos, envio votos de amizade e apreço.

A União faz a força!


Ruth Brilhante de Souza
Presidente da CONACS
Contatos:
conacs@hotmail.com
Fone/fax: 062 3225-6975  ou 62 9949-8365
Gilv@n Vi@n@