ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

25 maio, 2011

Para o SINTE/RN, Governo quer tapar o sol com a peneira

De acordo com os dados que a imprensa local tem mostrado, a Educação no Rio Grande do Norte apresenta um quadro de paralisação dos serviços de 44,4%. Esse, é um número divulgado pelo Governo na tentativa de desestabilizar o movimento grevista, que, na verdade, supera 90% de paralisação.
Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, essa é uma estratégia do Governo para confundir a opinião pública. “Eles querem diminuir o percentual de trabalhadores em greve para mascarar uma realidade que é óbvia? Como esse Governo irá reagir quando as demais categorias aderirem ao movimento? Isso causará mais descrédito, ainda, à atual gestão”, diz. 
Nacional 
“Queremos 10% do PIB e 50% do Pré-sal para a educação”
A secretária geral da CNTE, professora Marta Vanelli, participou hoje do Seminário sobre o Plano Nacional de Educação 2011/2020, realizado no Conselho Nacional de Educação, em Brasília. O evento, que acontece hoje e amanhã, reuniu representantes da educação, como João de Oliveira, da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação); Madalena Peixoto, da CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino); Aldo Vannucchi, da ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias) e Salomão Ximenes, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Em seu discurso, Marta Vanelli afirmou que apenas fazer o PNE não é suficiente e que é preciso consolidá-lo. “Temos que discutir o PNE, mas não podemos esquecer que o Brasil não fez a tarefa de casa em relação à educação básica”, destacou. Ela também apresentou emendas aditivas e substitutivas ao texto do PNE, como o que inclui na meta 3 a relação aluno/professor na avaliação do custo-aluno-qualidade (caq), e ressaltou as exigências em relação ao financiamento para a educação pública. “Até 2016, 10% do PIB e a exigência dos 50% dos recursos do pré-sal para a educação”, finalizou.
Durante o Seminário, foi distribuída a mais recente publicação da CNTE, o Cadernos da Educação nº 24, com textos elaborados a partir do Seminário sobre o PNE: perspectivas, desafios e emendas dos (as) trabalhadores (as) em educação. (CNTE, 19/05/11).
Por: CNTE, em 19-05-2011
Já em Natal: Administração Municipal 
Instalação da CEI é necessária para esclarecer população
A necessidade de se apurar o que está acontecendo na administração Micarla de Souza começa, finalmente, a ser percebida. Com a instalação da Comissão Especial de Inquérito, a iniciativa da Sargento Regina não é só louvável mas é, sobretudo, necessária. A CEI tratará dos contratos de aluguéis realizados pela Prefeitura nestes últimos dois anos e poderá trazer à tona importantes informações sobre a atual administração municipal.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, reafirma a importância da instalação da CEI. Fátima Cardoso “Esperamos que a comissão possa tirar dúvidas, elucidar com muita transparência as opções de contratos realizados, uma vez que o primeiro impasse na Educação ocorreu com a mudança de endereço da secretaria.”, disse.
A sindicalista se refere à mudança de prédio, que deu aos cofres públicos um aumento de custo de R$20 mil por mês somente com o aluguel desse local. “Esse é um exemplo que foi amplamente denunciado, mas ao qual não foi dado ouvido”, disse a coordenadora.
“Na hora de se tomar decisões o povo não é ouvido. Os desejos da população nunca são considerados. Por isso é que esses dados precisam ser objeto de esclarecimento junto à sociedade, pois somos nós quem pagamos os impostos.”, avaliou a dirigente. 
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: