ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 março, 2014

RN: GREVE DA EDUCAÇÃO

Greve da educação é encerrada com vitórias históricas

A greve estadual da educação foi suspensa em assembleia realizada na manhã de ontem (21). Para a coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso, pelo nível de truculência do governo Rosalba, as conquistas alcançadas representam uma das vitórias mais expressivas da história de luta dos trabalhadores em educação do Estado.
Em vez dos tradicionais acordos que eram rasgados pelo governo logo depois da greve, a categoria sai com direitos devidamente aprovados pela Assembleia Legislativa. Para o Sinte-RN o mais importante deles é a manutenção do nível na carreira (letra) para quem avança na aquisição de títulos acadêmicos como mestrado e doutorado. “Quem avançava nos títulos voltava para início da carreira. Uma distorção absurda que desmotivava o profissional e causava danos irreparáveis na educação pública”, esclarece Fátima.
Além da manutenção da Letra, a greve conquistou a regulamentação do porte das escolas, o pagamento do reajuste do Piso nacional de 8,32% e o avanço em um nível na carreira (promoção de uma Letra). O coordenador geral, Rômulo Arnaud comemora: “Todas as conquistas representam incremento salarial. Uma forma concreta de melhorar a realidade salarial dos profissionais da educação”.
Gilv@n Vi@n@

CORTE DE PONTO

Assembleia decide: sem reposição do desconto ilegal não haverá reposição de aulas

Os profissionais que tiveram seus salários descontados ilegalmente pelo Governo não devem repor as aulas até que a determinação judicial seja cumprida pelo Governo. Essa foi a decisão da Assembleia que encerrou a greve.
O anúncio do recurso judicial contra a decisão do TJ/RN e o não cumprimento das reivindicações dos funcionários da educação chegou a pesar em favor da continuidade da greve, mas a maioria da assembleia entendeu que se o movimento fosse prolongado ficaria enfraquecido já que a adesão dos funcionários foi muito baixa e em muitas escolas os educadores anunciaram que iriam voltar às aulas independente da decisão da assembleia.
Para o coordenador geral do Sinte/RN, José Teixeira, a categoria decidiu acertadamente. Ele avalia que o recurso judicial do Governo não tem base jurídica e era na verdade uma armadilha. “A tendência do Judiciário é fazer cumprir a Lei em favor dos educadores. A Secretária sabe disso, mas queria enfraquecer nossa luta para tentar fazer realizar sua profecia sem noção de que a greve morreria por inanição. Não caímos nessa”, destaca José Teixeira.
A diretora de assuntos jurídicos Vera Messias lembra que a medida protelatória do Governo não anula a decisão do TJ/RN e que ela terá que pagar, do próprio bolso, uma multa diária de R$ 1.000,00 a partir de hoje. “A Assessoria Jurídica está priorizando essa batalha no âmbito do Judiciário. A defesa será feita com firmeza mesmo com a suspenção da greve”, informa.
A coordenadora Fátima Cardoso se solidarizou com as vítimas da truculência do governo Rosalba e parabenizou a categoria pela decisão: “É preciso ter a coragem de começar e resistir e a responsabilidade de saber a hora de parar. A categoria fez tudo no tempo exato, por isso sai da greve com a cabeça erguida, conquistas históricas e ainda o apoio da sociedade e as condições para reverter as sandices do Governo”, afirma.
Gilv@n Vi@n@

Tomate lidera alta dos alimentos

tomates-organicosEstadão destaca que o “vilão da inflação” em 2013, o tomate voltou a se destacar entre as altas de março. Segundo a prévia da inflação deste mês, o preço do tomate ficou 28,5% mais caro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo alimentação e bebidas foi uma das principais contribuições para a alta do IPCA-15 de 0,73%. Os preços que haviam subido 0,52% em fevereiro registraram avanço de 1,11% em março. O grupo teve contribuição de 0,27 ponto porcentual na inflação total.
Gilv@n Vi@n@

Substâncias cancerígenas do fumo impregnadas em casa são riscos a moradores

size_590_fumar-cigarro-pretoNão é preciso fumar um cigarro ou inalar a fumaça dele para sofrer com os malefícios do tabagismo. Um outro tipo de contaminação, chamada fumo de terceira mão (FTM), não vem do ar ou das tragadas. Invisível, a ameaça esconde-se em todos os cantos da casa habitada por fumantes: mobília, cortinas, tapetes e parede. Nenhuma superfície ou espaço fechado onde há exposição crônica ao fumo está livre dos resíduos perigosos. As pessoas que vivem neles muito menos. Evidências apresentadas ontem no Congresso da Sociedade Americana de Química mostram que, além do mau cheiro, as substâncias encontradas no FTM provocam alterações no DNA humano, favorecendo o desenvolvimento de cânceres.
A lista de substâncias nocivas é longa. Há o ácido cianídrico, usado em armas químicas; o butano, presente no fluido de isqueiros; o tuolento, encontrado em solventes de tintas. Isso sem falar no arsênico, no chumbo, no monóxido de carbono e no polônio-210, um cancerígeno altamente radioativo. De acordo com o estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, as crianças são as maiores vítimas desses resíduos porque engatinham e tocam em uma grande quantidade de superfícies poluídas. Com isso, acabam ingerindo cerca de 0,25g de poeira (muitas vezes contaminada) por dia, o dobro de um adulto.
Gilv@n Vi@n@

SEGURANÇA PÚBLICA

Secretaria de Segurança do RN muda cúpula da Polícia Civil

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) mudou a cúpula da Polícia Civil do Estado. O até então delegado geral Ricardo Sérgio Costa de Oliveira deixa o cargo e assume a Subsecretaria de Secretaria de Segurança. O delegado Adson Kepler Monteiro, que era adjunto na Degepol, assume o posto.
As mudanças foram publicadas na edição deste sábado (22) do Diário Oficial do Estado (DOE). As trocas nos postos foram promovidas pelo secretário de Segurança Pública, general Eliézer Girão Monteiro Filho, que assumiu o cargo no início deste mês.
Com a saída de Adson Kepler, a delegada Maria do Carmo Alves Macedo passa a ser a adjunta da Degepol. O delegado Matias Laurentino dos Santos assume a diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGran).
Gilv@n Vi@n@

Eleições 2014

Anúncio de chapa pode ter assombração até o dia 28 de abril

fantasmasTodo mundo jura que o PMDB, PR e PSB vão anunciar a chapa majoritária:
- Henrique (Governador)
João (Vice)
Wilma (Senadora)
Na próxima sexta feira, dia 28. Pode até ser… pode até ser…!
Mas, até lá pode aparecer assombração. Creia.
Gilv@n Vi@n@

Dorgival e amigos fazem o bem em festa no RN neste sábado

A solidariedade vai dar o tom sábado (22) em Olho D’Água do Borges, no Oeste do RN, com a festa “Dorgival e amigos Fazer o bem, faz bem”. O evento organizado pelo cantor Dorgival Dantas vai reunir músicos amigos em sua cidade natal para contribuir com este gesto solidário.
Estão confirmados para a festa Solteirões do Forró, Giannini, Redondo, Caninana, Brenno Senna e Caçula Benevides.
A festa será na arena de futebol e a entrada pode ser adquirida com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. A organização lembra que a doação não é obrigatória.
dorgival-dantas
Gilv@n Vi@n@

Governo federal conclui entrega de equipamentos para o RN

trator RN
O Rio Grande do Norte receberá, nesta segunda-feira (24), os últimos equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) previstos para o estado. A entrega beneficiará 14 municípios do litoral, com exemplares de motoniveladoras. Esta é a segunda Unidade da Federação que teve a doação universalizada – a primeira foi Roraima. A solenidade ocorre às 9h, no auditório da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Norte, em Natal.
Usadas para acelerar o trabalho de recuperação das estradas vicinais e para impulsionar o escoamento da produção agrícola, as motoniveladoras devem atender quase cem mil moradores do meio rural. O montante inclui também 2,5 mil famílias de agricultores. A aquisição dos equipamentos foi garantida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que investiu R$ 6,5 milhões na ação.
“Essas máquinas vão recuperar as rodovias vicinais de 14 municípios que, na grande maioria, estão localizados próximo à capital. A partir das estradas conservadas, a produção familiar agrícola terá mais oportunidades de ser transportada e ofertada com maior qualidade e rapidez para os centros urbanos da região de Natal”, esclarece o delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho.
Gilv@n Vi@n@

Papa Francisco celebrará missa em abril pela canonização de Anchieta

beato anchietaO papa Francisco celebrará, no dia 24 de abril, missa na Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, em ação de graças pela canonização do beato José de Anchieta, religioso fortemente ligado à evangelização no Brasil e que será proclamado santo no dia 2 de abril, por meio de decreto papal. Foi o próprio pontífice que optou por um decreto para a canonização do beato, em vez da tradicional solenidade na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), o jovem jesuíta desembarcou em solo brasileiro em julho de 1553, onde fundou, junto com o padre português Manoel da Nóbrega, um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Assim como Anchieta, o papa Francisco é membro da Companhia de Jesus, ordem fundada por Inácio de Loyola. Anchieta foi beatificado por João Paulo II em 1980. O papa também vai assinar decretos de canonização dos beatos franceses François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart, que promoveram a evangelização no Canadá.
Giv@n Vi@n@

Garibaldi Filho inaugura nova agência do INSS em Alexandria


DiscursoGari
Durante a inauguração da nova sede da Agência da Previdência Social de Alexandria o ministro Garibaldi Alves Filho destacou o esforço que o governo federal vem fazendo para melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos segurados do INSS. Ele informou que somente a entrega da unidade na região oeste potiguar proporcionará maior comodidade a 60 mil pessoas de oito municípios. O atendimento começará na próxima segunda-feira (24).
Além de atender aos moradores de Alexandria, a nova agência vai receber as demandas previdenciárias dos habitantes de Tenente Ananias, Marcelino Vieira, Martins, Serrinha dos Pintos, Pilões, João Dias e Antonio Martins. A APS Alexandria gerenciará 14.255 benefícios, o que implicará em um desembolso mensal de R$ 9,5 milhões. A título de comparação, a cidade recebeu em fevereiro passado, referente ao FPM, quase dez vezes menos: R$ 991 mil.
“Os benefícios pagos pela Previdência são responsáveis por retirar da pobreza cerca de 25 milhões de pessoas, em especial idosos. Cerca de dois em cada três municípios do Brasil recebem mais recursos do INSS do que do Fundo de Participação dos Municípios. Atualmente, apenas com o pagamento dos benefícios previdenciários do Regime Geral, o governo reserva em torno de 7% do PIB. Esse dinheiro é fundamental para a proteção social dos brasileiros vinculados ao INSS”, informou Garibaldi Alves Filho.
Gilv@n Vi@n@

Assessoria Jurídica não aposta em impedimento na candidatura de Cláudia Regina em Mossoró


Mossoró RN
A Tribuna do Norte destaca que os partidos políticos definiram quatro candidaturas para a eleição suplementar de 4 de maio em Mossoró: Cláudia Regina (DEM), Larissa Rosado (PSB), Francisco José da Silveira Júnior (PSD) e Gutemberg Henrique Dias (PC do B). As convenções para homologação dos candidatos a prefeito e vice terão de ocorrer entre os dias 2 e 6 de abril, segundo a resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), publicado no “Diário da Justiça Eletrônico” (DJe). Dois partidos políticos – PSB e PC do B – já  anunciaram o dia 4 de abril como data para a realização de convenções.
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) declarou em entrevista à TV Ponta Negra, nesta semana, que o DEM, vai oficializar a candidatura de Cláudia Regina à prefeitura de Mossoró. Para o advogado da prefeita cassada, Kenndy Diógenes, não há impedimento à candidatura dela. Ele diz que a resolução nº 003/2014 do TRE “reproduziu o que diz a lei”, mas no seu entendimento, Cláudia Regina poderá registrar a candidatura – até 11 de abril – e disputar a eleição suplementar mossoroense, porque nenhum dos dez processos judiciais originários da primeira instância não transitou em julgado e aguardam julgamentos de recursos nas instâncias superiores, inclusive no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).
Gilv@n Vi@n@

21 março, 2014

“Não dá mais para ficar de braços cruzados”, diz coordenador da Campanha da Fraternidade no RN


Coordenador da Campanha no Estado, padre João Maria do Nascimento
Coordenador da Campanha no Estado, padre João Maria do Nascimento
O coordenador da Campanha no Estado, padre João Maria do Nascimento disse que a sociedade não pode ficar calada diante do quadro do tráfico humano. “Não dá mais para ficar de braços cruzados. Não podemos nos calar, aceitar de forma passiva essa situação. Temos que ir contra essa onda tão perversa que rouba a liberdade das pessoas. Não é só identificar esse crime. É identificar e denunciar. Precisamos exigir leis que verdadeiramente possam castigar quem comete esses crimes”, afirmou.
O senador Paulo Davim, membro da CPI sobre o Tráfico Humano, que fez parte da Mesa Diretora da Sessão, colocou que “essa é oportunidade impar para usarmos como instrumento pedagógico para o enfrentamento desse crime que é de difícil diagnostico. Não temos um Estado preparado para enfrenta-lo. Por isso atua de uma forma sem controle e sem resistência. A Igreja teve grande sensibilidade social ao escolher esse tema. Deposito esperanças nos frutos que essa Campanha vai produzir para construir instrumentos que possam minimizar esse crime”.
Gilv@n Vi@n@

Copa do Brasil rende a Fifa o maior faturamento da história da entidade


O balanço financeiro da entidade, divulgado nesta sexta-feira, aponta que o órgão faturou no ano passado US$ 1,386 bilhão (R$ 3,2 bilhões). O crescimento nas receitas foi de 7,4% em relação ao recorde anterior, US$ 1,291 milhão (R$ 3 bilhões, na cotação atual), estabelecido em 2010, ano da Copa da África do Sul.
Em relação ao mesmo período do ciclo anterior, o faturamento aumentou em 30,87%, já que em 2009, um ano antes do último Mundial, a Fifa viu entrar nos seus cofres US$ 1,059 bilhão (R$ 2,5 bilhões). Só com marketing e venda dos direitos de transmissão, a Copa de 2014 rendeu à entidade aproximadamente US$ 1 bilhão (R$ 2,3 bilhões) no ano passado. ”A maior parte dos direitos de transmissão foram vendidos antes mesmo de o Brasil ser escolhido sede da Copa. Batemos todos os recordes com vendas de ingressos e pacotes de hospitalidade. Isso mostra que o Brasil é o país do futebol“, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
Gilv@n Vi@n@

20 março, 2014


029
Gilv@n Vi@n@

COMENDO NA MÃO! HP
Gilv@n Vi@n@

Corte de Ponto

Governo entra com recurso para não pagar os salários descontados ilegalmente

O governo Rosalba entrou com recurso no início da tarde dessa quinta-feira (20) contra a decisão do TJ/RN que obriga o Estado a devolver os salários ilegalmente descontados. Em vídeo divulgado na Internet, a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, afirma que o governo está sendo irresponsável com a educação porque os que tiveram seus salários descontados estão desobrigados a repor as aulas da greve.
O Sindicato entende que o recurso do governo é uma medida apenas protelatória, movida muito mais pela arrogância do que pela esperança de mudança da decisão judicial. “O Sindicato tem inteira confiança de que o governo será derrotado mais uma vez na justiça. 
De qualquer forma os 700 profissionais que foram vitimas dessa injustiça terão todo o apoio jurídico do SINTE/RN”, afirmou Fátima.

A Assessoria Jurídica do Sindicato lembrou que o recurso não exime a secretária de pagar a multa diária de mil reais a partir de amanhã (sexta-feira).
Gilv@n Vi@n@

RN

“30% dos carros da Polícia Civil estão parados”, denuncia Sinpol/RN


De acordo com o G1, o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte denunciou ontem (19) que aproximadamente 30% dos carros da Polícia Civil do estado estão paradas por falta de manutenção. De acordo com o presidente do Sinpol/RN, Djair Oliveira, os problemas vão desde pneus carecas a falta de óleo e problemas mecânicos. “Com as viaturas paradas o trabalho de investigação fica comprometido”, disse.
O G1 tentou falar com o delegado geral de polícia, Ricardo Sérgio, mas ele não atendeu as ligações. Djair Oliveira citou o caso da delegacia do município de Santa Cruz, na região Agreste do estado, que está com uma viatura parada há 3 meses porque os pneus do veículo estão carecas e não há óleo no motor. “A viatura está estacionada na frente da delegacia. Já pedimos um guincho para trazê-la para Natal, mas nem isso a Secretaria de Segurança mandou”, disse o presidente do sindicato. O sindicato divulgou um vídeo que mostra as viaturas estacionadas no setor de transporte da Polícia Civil.
O secretário-geral do Sinpol, Erivan Fernandes, esteve no setor de transporte da Polícia Civil na terça-feira (18) e constatou que o local está cheio de carros da polícia. “O que vimos foi um quadro inadmissível e o Sinpol não vai se calar diante dessa situação, nem esconder a verdade. Uma das nossas prerrogativas é denunciar a falta de compromisso e de gestão das autoridades, que promovem o sucateamento da Polícia Civil”, comenta Erivan Fernandes.
Gilv@n Vi@n@

FIFA apresenta regras comerciais para a Copa


IMG_4003
Empresários, representantes da Prefeitura e da FIFA discutiram na manhã desta quarta-feira (19) sobre os limites para a publicidade durante a realização da Copa do Mundo em Natal. O encontro aconteceu no auditório da CDL.
A publicidade de produtos que não sejam patrocinadores oficiais da entidade de futebol será proibida e fiscalizada.Em Natal, as áreas de restrição serão o entorno da Arena das Dunas e as proximidades do ponto onde serão realizados os shows da Fan Fest, na Praia do Forte. Nos dois casos, o raio de restrição será de dois, no máximo até dois quilômetros.
Gilv@n Vi@n@

Mineiro destaca ação do MP contra governo pela falta de repasse de 25% para Educação


20140319-161050.jpg
O deputado Fernando Mineiro (PT) destacou em plenário a ação de improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Planejamento, Obery Rodrigues por não repassarem 25% do Orçamento Geral do Estado para a manutenção e desenvolvimento do ensino.
Ele disse que em agosto do ano passado fez a denúncia ao MPE da falta de cumprimento da Lei que determina o percentual para a Educação. Segundo o deputado, o governo estava maquiando os valores, incluindo na soma o que é pago aos aposentados e inativos da Educação, despesas que para o MP são da previdência básica.
Gilv@n Vi@n@

RN deve receber reconhecimento de área livre de aftosa com vacinação


A Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendou que o Rio Grande do Norte receba o reconhecimento internacional como uma zona livre de aftosa com vacinação.
O ato deve acontecer no próximo mês de maio, durante a 82ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OIE. Além do Rio Grande do Norte, os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e região Norte do Pará também tiveram a recomendação ratificada.
Gilv@n Vi@n@

BRASILEIRÃO 2014

Campeonato Brasileiro tem 28 partidas ainda sem estádio definido


A tabela do Brasileiro corre o risco de encher a primeira parte do campeonato de jogos em campos neutros.A informação é da Folha de São Paulo.Além das sete arenas da primeira divisão que vão receber partidas do Mundial, outras seis servirão como Centros Oficiais de Treinamento, os chamados COTs.
De acordo com a programação divulgada pela CBF anteontem, das 50 partidas previstas no período que vai da quinta à nona rodada (entre meados de maio e início de junho), 28 ainda não têm local definido porque seriam disputadas em estádios que estarão cedidos à Copa.
14078890
Gilv@n Vi@n@

Ministério Público negocia doação de imóvel abandonado para o Governo



Foto: Roberto Lucena
Foto: Roberto Lucena
Da Tribuna do Norte – O Ministério Público Estadual, após a publicização do abandono do imóvel adquirido em 2008 por R$ 800 mil, começa a tomar as providências para, de fato, tentar diminuir os prejuízos para os cofres públicos que representava a não utilização do prédio, localizado na esquina da rua José de Alencar com a avenida Deodoro da Fonseca (Cidade Alta). Ontem, dois promotores foram ao secretário de Segurança Pública para tratar de agilizar a “doação” do imóvel ao Governo do Estado. Em nota, divulgada hoje pela manhã, o general Eliéser Girão, titular da Sesed, afirma que a secretaria vai administrar o local, onde deverá ser instalada a Divisão de Homicídios do Rio Grande do Norte.
O general Eliéser Girão, recebeu ontem (19) visita dos promotores Leonardo Cartaxo e Luciana D’Assunção, que confirmaram a doação do imóvel. Segundo a Sesed, os representantes do MP informaram que a notificação da doação já foi encaminhada à Coordenadoria de Patrimônio do Governo do Estado para ser despachada à Sesed. Sem estrutura suficiente para abrigar a Divisão de Homicídios, a Sesed vai aproveitar o prédio abandonado pelo MP para instalar a unidade. Contudo, devido à situação do imóvel, ainda serão necessários gastos com recuperação da estrutura, instalações elétricas e hidráulicas, além da limpeza do local. ainda não há uma projeção sobre os valores que o Estado deverá aplicar na recuperação.
Gilv@n Vi@n@

Assembleia Legislativa aprova revisão no plano de cargos da Educação


ea903f0c7e7dec541a07d49e9d01636a
Aprovada à unanimidade pelos deputados a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação na sessão desta quinta-feira (20). A mensagem governamental 092/2014, que altera a Lei Complementar 322, de 2005, alterando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério teve dispensa de tramitação pelos líderes partidários.
O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (PROS) elogiou a postura das lideranças pela dispensa de tramitação na matéria de revisão no plano de cargos, que atende a uma antiga reivindicação da categoria. Ricardo Motta também exaltou o espírito público dos deputados presentes e destacou o empenho do deputado Fernando Mineiro (PT) na defesa da matéria. O presidente também se congratulou com os servidores da Educação pela conquista.
Gilv@n Vi@n@

EDUCAÇÃO

Professor ou especialista vai avançar no nível, sem alteração da letra


Com a alteração proposta pelo governo, o professor ou especialista vai avançar no nível, sem alteração da letra, conquistando um benefício no salário superior ao que recebe hoje ao se qualificar. O projeto também revisa alguns trechos do Plano de Cargos do Magistério, como os que dizem respeito à jornada de trabalho, oficializando o que já está sendo praticado pela Secretaria de Estado da Educação, de acordo com a Lei Nacional do Piso.
Com isso, a jornada estadual anterior, com 24 horas semanais para exercício em sala de aula e 6 horas para planejamento, será alterada oficialmente para 20 horas em sala e 10 horas para planejamento.  O Estado já cumpre essa organização na jornada do professor desde o ano passado, em acordo com a lei federal, mas a atualização do texto da lei estadual também é necessária e será feita.
Gilv@n Vi@n@

Aprovada lei de Nelter Queiroz que proíbe cobrança de taxas extras para alunos especiais


_MG_NelterQueiroz
Os deputados aprovaram por unanimidade,o Projeto de Lei de autoria do deputado Nelter Queiroz (PMDB) que proíbe a cobrança de valores adicionais para matrícula ou mensalidade de estudantes portadores de Síndrome de Down, Autismo, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou outras síndromes, com vistas a garantir o ingresso ou permanência do estudante em instituições de ensino.
Um dos artigos do Projeto aprovado determina que as instituições de ensino devem estar preparadas para receber o aluno especial, dispondo de corpo docente qualificado para tal, com vistas a atender todas as necessidades do aluno especial, sem que isso implique em gastos extras para o aluno.
Gilv@n Vi@n@

Venda de bebidas alcoólicas em estádios será permitida no RN


9306cd5b8ca069125d00bad803818191
A maioria dos deputados presentes da sessão plenária desta quinta-feira (20) aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado José Adécio (DEM), que autoriza e regulamenta a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas esportivas do Rio Grande do Norte. Apenas a deputada Márcia Maia (PSB) se posicionou contra a matéria.
Com a aprovação, a venda deverá ocorrer até duas horas antes e terminar uma hora depois do evento. O recipiente não pode ser superior a 500 mls. Cada consumidor pode retirar apenas um copo, de material flexível, mediante apresentação do documento de identificação para comprovar a maioridade. O Governo do Estado é o responsável por estabelecer a sanção e promover a fiscalização da lei.
Gilv@n Vi@n@

Ministro do Trabalho também estará em Natal nesta sexta-feira


O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, virá a Natal nesta sexta-feira (21) para cumprir agenda administrativa. Seu primeiro compromisso será uma reunião na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Ribeira, às 16h.
Em seguida, às 19h, o ministro participará da solenidade de reinauguração da sede da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio/RN). Sábado (22), Manoel Dias cumprirá agenda em Barra do Cunhaú, município de Canguaretama, no 5º Grito da Pesca.
Gilv@n Vi@n@

CPI da Petrobras nas mãos de Henrique


img201_HEA
Deu em Lauro Jardim… DEM, PSDB e PPS começaram a armar uma estratégia para driblar a fila de CPIs da Câmara e instalar uma investigação sobre a Petrobras, a partir da revelação de que Dilma Rousseff apoiou a compra suspeita da refinaria da Pasadena.
A oposição está recolhendo assinaturas em um projeto de resolução pedindo a CPI. Com 171 apoios, restará apenas incluir o carimbo de urgência, com o aval de quatro líderes, e jogar no colo de Henrique Eduardo Alves. Só dependerá dele pautar o projeto de resolução no plenário, que precisa de maioria simples para instaurar a CPI imediatamente.
Gilv@n Vi@n@

Dilma tem 40% em nova pesquisa Ibope


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (20) atribui 40% das intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff se a eleição presidencial fosse hoje. O segundo colocado é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece com 13%, e o terceiro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6%. Pastor Everaldo (PSC) registrou 3% e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), 1%. Os demais possíveis postulantes – Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) – não pontuaram.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-00031/2014 – as normas eleitorais determinam que todas as pesquisas realizadas no ano da eleição sejam registradas no TSE.
cenarios_ibope_1
Gilv@n Vi@n@

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves aumenta seu nível d’água em 29 centímetros


A informação é do Blog de Jarbas Rocha. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está na cota 42,85 e isso corresponde a 798,920 metros cúbicos d’água. Em porcentagem 33,02%. De sábado (15) até esta quinta-feira (20),  a barragem  já aumentou 29 centímetros.
Gilv@n Vi@n@