ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 outubro, 2017

Consumo excessivo de carne está devastando o planeta, diz relatório



OPI-002.eps
O contínuo e crescente consumo de carne vêm causando impacto devastador no meio ambiente, alerta novo relatório da ONG WWF. Os danos são resultado da plantação para alimentar os animais, aponta o documento.
A vasta escala de crescimento na colheita de produtos como soja para alimentar frangos, porcos e outros animais causa uma forte pressão em cima dos recursos naturais, levando a perda em grande escala de terra e espécies, de acordo com o estudo.
Gilv@n Vi@n@

Sessão Solene celebra jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida


Por Robson Pires, em

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte celebra, em sessão solene proposta pelo deputado estadual Dison Lisboa (PSD), o jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. A solenidade acontece na próxima segunda-feira (09) no Plenário Clovis Motta.
“A igreja católica vive o ano Mariano e comemora o jubileu de 300 anos de aparição da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida. É um marco importante para tantos féis e devotos da padroeira do Brasil. No Rio Grande do Norte apenas uma paróquia é dedicada a Nossa Senhora Aparecida, a do bairro Neópolis, sendo oficialmente proclamada como lugar de peregrinação e romaria durante este ano” explicou Dison.
Na Sessão Solene serão homenageados representantes da comunidade que compõem a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis e autoridades religiosas do Estado.
Homenageados:
1.  Dom Matias Patrício de Macedo
2.  Dom Heitor de Araújo Sales
3.  Dom Jaime Vieira Rocha
4.  Padre Antônio Nunes de Araújo
5.  Pedro Romualdo Dawin
6.  Eneida Rodrigues Gurgel
7.  Marcos Bernardo Gomes
8.  Rose Mary Soares Diniz Gomes
9.  Tereza Assunção Queirós
10.   Monsenhor Armando de Paiva
Gilv@n Vi@n@

Ezequiel Ferreira busca mais segurança para moradores de Jucurutu

Em decorrência dos constantes registros de roubos, arrombamentos, homicídios e latrocínios na cidade de Jucurutu, distante 246 quilômetros da capital, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), solicitou ao Governo do RN aumento do efetivo policial e melhores condições de trabalho para a equipes da Polícia Militar na cidade, que atualmente se aproxima do 19 mil habitantes e sofre com a onda de insegurança.
“Setembro superou a marca de agosto, se tornando o novo mês mais violento da história do Rio Grande do Norte com 228 homicídios. E a sociedade busca um freio nesta escalada de violência. Em Jucurutu, na região Seridó o clamor não é diferente. Daí a necessidade de mais policiais, mais equipamento e infraestrutura operacional para se combater e, principalmente, prevenir o crime”, pontuou Ezequiel Ferreira de Souza,
O deputado salientou que a Casa Legislativa, está ultimando a aquisição de 50 viaturas para serem repassadas aos aparatos de segurança nos municípios. “Assim também estaremos fazendo nossa parte para reforçar a segurança pública estadual”, acrescentou Ezequiel Ferreira.
Gilv@n Vi@n@

Em Belém, Rogério Marinho destaca avanço da modernização das leis trabalhistas durante palestra

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) participou nesta quinta-feira (05) como palestrante da 20ª edição da Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte – SuperNorte, realizada em Belém-PA. O parlamentar abordou os avanços obtidos com a modernização das leis trabalhistas, que entrará em vigor no mês de novembro.
Rogério enfatizou a importância da regulamentação das novas formas de trabalho, como o intermitente e o teletrabalho, e voltou a garantir que todos os direitos dos trabalhadores foram preservados com a nova lei. O tucano destacou ainda que muita desinformação tem sido divulgada por corporações e que é preciso esclarecer as dúvidas para que a população não seja prejudicada por inverdades sobre o projeto.
Gilv@n Vi@n@

Metade dos brasileiros está com empréstimo ou financiamento atrasado

Levantamento aponta que 50% dos consumidores brasileiros atrasaram as parcelas de empréstimos ou financiamentos no mês de agosto. Desse total, 34% tiveram atrasos ao longo do contrato e 16% estavam com parcelas pendentes no mês. Os dados foram divulgados hoje (6) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Entre os entrevistados, 42% recorreram a pelo menos uma forma de crédito em agosto, ante 58% que não fez compras a prazo ou empréstimo. Segundo a pesquisa, 14% contraíram algum empréstimo e têm parcelas a pagar; 18% têm pendentes parcelas de financiamentos.
Nas lojas, considerando apenas quem tentou fazer compra parcelada, 63% tiveram o crédito negado, sendo o motivo principal a inadimplência (24%), seguida por renda insuficiente (11%). A tomada de empréstimos e financiamentos é vista como difícil ou muito difícil por 44% dos consumidores. Para 18%, não é nem fácil nem difícil e, para 15%, fácil ou muito fácil.
Gilv@n Vi@n@

Um coxixo a parte!

Gilv@n Vi@n@

Município do Assú se mantém como instituição titular do CBH-PPA

O município do Assú garantiu sua condição de titularidade no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu-CBH-PPA, durante a Plenária Setorial do Poder Público Municipal realizada nesta quinta-feira, dia 5, na cidade de Currais Novos, região do Seridó. No evento, a administração do prefeito Gustavo Soares foi representada pelo secretário municipal adjunto de Agricultura, Pecuária e Pesca, Alexandre Douglas.
O secretário adjunto relatou que o encontro teve por finalidade a escolha dos membros titulares e suplentes do CBH-PPA. O município de Assú permaneceu como membro titular, ao lado da cidade de Angicos, região Central do estado. As cidades suplentes são Pendências (Vale do Açu) e São João do Sabugi (Seridó). A nova composição dirigente do colegiado desempenhará mandato de 2017 a 2021.
“Como membro titular o Assú tem direito a voz e voto nas deliberações do órgão”, registrou Alexandre Douglas. Os municípios eleitos representarão os 45 municípios que estão integrados à Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu no Rio Grande do Norte. A posse dos novos membros acontecerá em solenidade formal previamente marcada pela direção do CBH-PPA para os dias 23 e 24 de novembro vindouro, na cidade de Patos, estado da Paraíba.
Gilv@n Vi@n@

Presidente da ALPB promulga lei proibindo consumo de álcool em transporte

A edição desta sexta-feira (06) do Diário Oficial do Estado da Paraíba trouxe a promulgação de uma lei proibindo o consumo de bebidas alcóolicas dentro de veículos públicos ou privados de transportes coletivos de passageiros na Paraíba. A empresa ou o infrator que desrespeite a legislação poderá pagar multa de 20 mil UFR/PB (Unidade Fiscal de Referência do Estado da Paraíba), que custa R$ 46,89 em primeira infração.
A propositura foi feita pela deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB). De acordo com Camila Toscano, “é de conhecimento geral que a bebida alcoólica e a violência apresentam uma relação bem próxima, já que, em maior quantidade, o álcool pode deixar pessoas mais agressivas e propensas a se envolver em situações de risco, como brigas e acidentes de trânsito”.
Gilv@n Vi@n@

Michel Temer vai vetar emenda que dá margem à censura na internet

Depois da repercussão negativa da emenda incluída no projeto da reforma política, que poderia abrir margem para censura na internet, o presidente Michel Temer decidiu vetar o texto nesta sexta-feira (6/10). Em nota, o Palácio do Planalto confirmou a decisão. “O presidente atendeu pedido do deputado Áureo (SD/RJ) após conversar, por telefone hoje de manhã, com o parlamentar”, diz o documento.
A emenda permitiria que conteúdos fossem retirados da rede após a simples denúncia de que seriam “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido, coligação, candidato”. O texto previa que a publicação deveria ser removida em “no máximo vinte quatro horas” até que o provedor “certifique-se da identificação pessoal do usuário” que postou a mensagem.
Gilv@n Vi@n@

Dia do Idoso é marcado por Sessão Solene na Assembleia Legislativa

Comemorado em 1º de outubro, o Dia do Idoso foi marcado por homenagens durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (6) na Assembleia Legislativa, numa iniciativa do deputado Hermano Morais (PMDB). A data foi instituída em alusão à entrada em vigor da Lei do Estatuto do Idoso, em 2003. O deputado destacou a necessidade de se criar novas formas de melhoria da qualidade de vida para este segmento da população que muito já contribuiu e ainda contribui com a sociedade.
“O aumento da expectativa de vida no Brasil é um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de melhorar a qualidade de vida destes que já viram muito da vida e ainda têm muito a ver. Os números mostram uma necessidade de novas e eficientes políticas públicas voltadas para este público, garantindo o seu bem-estar”, destacou o parlamentar.
Gilv@n Vi@n@

Aprovado pela Assembleia, “Transporte Cidadão” é lançado com presença de deputados em Natal

Aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, o programa “Transporte Cidadão” foi oficialmente lançado oficialmente pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (6), no estacionamento da Arena das Dunas, em Natal. O presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), participou do evento, onde ressaltou as melhorias dadas pelo legislativo estadual à iniciativa, como a possibilidade dos acompanhantes dos pacientes terem acesso ao serviço.
“O Governo e a Assembleia cumprem seu papel de cuidar das pessoas. Com essa inciativa, tem-se a promoção de cidadania para a população. A Casa aprovou e melhorou o programa,  por meio de emenda parlamentar, permitindo que os pacientes possam levar pelo menos um acompanhante nos ônibus que serão disponibilizadas a pessoas com doenças crônicas ou com deficiência”, explicou o presidente Ezequiel Ferreira sobre a participação do legislativo estadual no programa.
O “Transporte Cidadão” vai oferecer transporte gratuito a pacientes da Grande Natal para assegurar o acesso a serviços públicos de saúde na capital. Serão disponibilizadas 10 linhas de ônibus, com saída às 5h e retorno às 17h, beneficiando 13 municípios: Maxaranguape, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho, Macaíba, Vera Cruz, Parnamirim, Monte Alegre, Nídia Floresta, São José do Mipibu, Arês e Goianinha.
Os itinerários foram pensados para levar os usuários para Centrais do Cidadão, Hospital Walfredo Gurgel, Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Escola Januário Ciccco e Hospital Universitário Onofre Lopes. Desempregados, gestantes, idosos e pessoas carentes também têm direito a usar os ônibus.
“Essa é uma iniciativa muito importante para o Rio Grande do Norte. Vamos beneficiar, a princípio, 10 mil pessoas, mas nossa ideia é ampliar gradativamente e estender o serviço a outros municípios do interior. O “Transporte Cidadão’ é autossustentável e será pago com recursos de outros programas sociais, o Café Cidadão e o Restaurante Popular. O custo inicial do serviço é de R$ 190 mil por mês.
A Assembleia Legislativa também esteve representada pelos deputados estaduais Galeno Torquato (PSD), José Adécio (DEM), Jacó Jácome (PSD) e Disson Lisboa (PSD). A Lei de número 10.092, que instituiu o programa, foi aprovada pela Casa em agosto de 2016, com a consonância de todo o plenário. O “Transporte Cidadão” começa a funcionar efetivamente nesta segunda-feira (9).
Gilv@n vi@n@

TRT-RN entrega à Cruz Vermelha doações para as vítimas do incêndio na comunidade

Foi grande o movimento durante toda esta sexta-feira (06) no posto da Cruz Vermelha, instalado no Tribunal Regional do Trabalho da 21º Região (TRT-RN), que recebeu doações para as vítimas do incêndio da comunidade do Leningrado, Zona Oeste de Natal.
Magistrados e servidores do TRT-RN, advogados, partes e populares em geral fizeram doações para as vítimas do incêndio que deixou mais de 100 famílias desabrigadas. Os servidores e magistrados, por exemplo, mobilizaram-se para a compra de centenas de cestas básicas. Pessoas de vários lugares dirigiram-se ao posto para doações de colchonetes, roupas, água mineral, leite em pó, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, etc.
Gilv@n Vi@n@

Fenacam volta ao RN com novidades

A Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC apresentou, nesta quinta-feira (05), no auditório do Sebrae, em Natal, a XIV Feira Nacional do Camarão – Fenacam 2017. O evento, que volta ao Rio Grande do Norte com apoio do Governo do Estado, foi apresentado pelo presidente da ABCC, Itamar Rocha, que detalhou a programação, destacou as boas perspectivas da economia e mostrou dados comparativos dos mercados nacional e internacional.
A Fenacam já conta com cerca de 100 expositores e integra ainda o XIV Simpósio Internacional de Carcinicultura, o XI Simpósio Internacional de Aquicultura, o XIV Festival Gastronômico de Frutos do Mar e a XIV Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura.
O pescado é uma das commodities alimentares mais comercializadas no mundo mas, apesar do potencial, o Brasil estacionou o desenvolvimento do setor. Segundo dados apresentados por Itamar Rocha, a participação da produção brasileira no comércio internacional de pescados representa apenas 0,17% dos US$ 145,74 bilhões movimentados pelo mundo em 2016. “Temos perdido espaço para países menores, como o Vietnã, por exemplo, que mesmo enfrentando uma guerra superou a produção pesqueira brasileira em quase 5 milhões de toneladas no ano passado. O Equador combate 13 doenças no cultivo de camarão marinho contra quatro do Brasil e, mesmo assim, produziu 406.334 toneladas do crustáceo, enquanto nós só conseguimos produzir 60.000”, enumerou o presidente da ABCC.
Gilv@n Vi@n@

BAÍA FORMOSA (RN) – R$ 30 mil para os festejos de Sagi

O prefeito Adeilson Gomes de Oliveira do Município de Baía Formosa (RN), resolveu gastar a quantia de R$ 30.000,00, com as empresas: Erivan Antonio de Morais Eventos – ME e Ivanildo de Oliveira Farias – ME, na contratação de banda musical e estrutura de som, para comemorar os festejos do padroeiro do Distrito de SAGI.
Gilv@n Vi@n@

As promessas de 2016 estão sendo cumpridas?

Durante o pleito de 2016 muitas foram as promessas dos candidatos em campanha. Passados 10 meses de gestão, o que já foi cumprido? É bom o eleitor abrir o olho, fiscalizar e cobrar a execução dos respectivos planos de governo dos eleitos. Afinal, eles não foram elaboramos como peças de ficção. Ou foram?
Gilv@n Vi@n@

Galeno Torquato esqueceu o caminho de Mossoró

Um dos deputados estaduais mais votados em Mossoró nas eleições de 2014, Galeno Torquato (PSD) esqueceu até o caminho para o município. Dificilmente terá uma boa votação na cidade em 2018, já que não se faz presente nem tem qualquer ação voltada para o município.
Gilv@n Vi@n@

Jaime Calado recebe homenagem pelo Dia do Médico na Câmara Municipal de Natal

A Câmara Municipal de Natal fez homenagens a médicos, na noite desta quinta-feira (05), em razão da data que comemora a profissão, 18 de outubro. Além de parlamentares, a sessão solene, proposta pelo vereador Franklin Capistrano (PSB), contou com a presença da deputada federal Zenaide Maia, de representantes das entidades médicas e personalidades de destaque da medicina foram agraciadas com a Comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira.
Ao fazer uso da palavra o médico e ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, falou o que é ser médico, do compromisso desses profissionais com a medicina, da ética, da proximidade com a população e da forma como lutam pela vida das pessoas. “Ser médico é quando o amor ao ser humano fala mais alto e o salvar vidas se torna a meta principal”, destacou Jaime, ao receber a Comenda das mãos do irmão Fernando Lucena.
Gilv@n Vi@n@

O palanque de Robinson em Mossoró

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e a vereadora Sandra Rosado (PSB) deverão dar palanque ao governador Robinson Faria (PSD) em Mossoró. O Sandrismo está bastante afinado com o governo. A composição política é questão de tempo.
Gilv@n Vi@n@

Reforma Política foi aprovada com “jabuti”

Na aprovação da Reforma Politica pelo Congresso, passou um “jabuti” que obrigará sites a suspender, sem decisão judicial, a publicação de conteúdo denunciado como “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido ou candidato”. O trecho da censura está na parte da reforma política que trata de propaganda eleitoral na internet por candidatos ou partidos. Jabuti é um texto colocado no meio de outros para ser aprovado sem chamar atenção popular.
Gilv@n Vi@n@

Desaceleração da Caixa amplia busca por crédito imobiliário em rivais

As consultas por financiamentos para compra da casa própria vêm crescendo a reboque dos sinais de melhora da economia, mas a Caixa Econômica Federal já não é um endereço óbvio para buscar empréstimos.
Com a instituição adotando sucessivos apertos nos critérios para enquadramento e se recusando, por enquanto, a repassar cortes da Selic, a procura por crédito imobiliário tem se espraiado para rivais, movimento que deve ganhar força nos próximos trimestres.
Gilv@n Vi@n@

Caern realiza parada e abastecimento é suspenso em oito bairros de Natal

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizará uma parada emergencial da Estação Elevatória de Água (EEA) Lagoa Nova II, na manhã deste sábado (7). Serão realizados serviços para retirada de vazamento do tanque de reunião e troca de tubulação do barrilete dos conjuntos motobomba.
Os bairros afetados serão: Lagoa Nova, Bom Pastor, Nova Descoberta, Nazaré, Dix-Sept Rosado, Quintas, Bairro Nordeste e parte do Alecrim. A previsão de tempo para a parada é de 20 horas, quando será retomado o abastecimento, sendo normalizado em até 48 horas, de acordo com a pressão da água.
Gilv@n Vi@n@

CDL Natal e Sesed assinam convênio para interligar câmeras do comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas e Natal e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) assinam na manhã da próxima segunda-feira (09), às 11hs, na sede da Sesed, acordo de cooperação juntas desenvolverem o projeto CONECTADOS COM A SEGURANÇA, que visa ampliar, dentro da estrutura do CIOSP, a quantidade de câmeras de vídeo monitoramento da capital potiguar.
Os detalhes sobre o acordo de cooperação e do projeto serão apresentados à imprensa durante entrevista coletiva. Contudo o presidente da CDL Natal, Augusto Vaz, adianta que a proposta é interligar as câmeras para que o CIOSP possa acompanhar as ocorrências online e fazer uso das imagens gravadas em possíveis investigações.
Gilv@n Vi@n@

Zenaide Maia na frente, diz pesquisa

A deputada federal Zenaide Maia, que está sendo cotada para disputar uma das cadeiras do Senado Federal, é a que tem maior preferência do eleitorado entre os demais deputados da bancada federal.
De acordo com a pesquisa Seta, ela tem 12,9% da preferência. Em segundo vem Fábio Faria (9,7%), seguido por Felipe Maia (5,3%), Walter Alves (3,3%), Rafael Motta (3,3%), Antônio Jácome (3%), Beto Rosado (2,6%) e Rogério Marinho (2,4%).
A pesquisa do Instituto Seta,  foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, em 49 municípios no Rio Grande do Norte, com 1100 entrevistas, um grande número de entrevistados se comparado as pesquisas que tradicionalmente são divulgadas. Ela foi calculada com grau de de confiabilidade de 95% e com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.
BG
Gilv@n Vi@n@

Galeno Torquato acompanha prefeitos do Alto Oeste

O deputado estadual Galeno Torquato (PSD) acompanhou prefeitos e lideranças políticas da região do Alto Oeste durante reuniões com secretários estaduais. Na companhia dos prefeitos de Severiano Melo (Dagoberto Bessa), Antônio Martins (Jorginho Fernandes, acompanhado do ex-prefeito José Júlio) e Encanto (Atevaldo Nazário), o parlamentar reforçou o apelo dos gestores junto aos secretários da Assistência Social e dos Recursos Hídricos.
Capitaneado pelo deputado, o grupo participou – primeiramente – de uma reunião com a titular da pasta do Trabalho, Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria. Na pauta, a inclusão dos municípios em programas como o Café Cidadão, Mini Vila Cidadã, Programa de Habitação, entre outras medidas.
Já na sede da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o grupo foi recebido pelo secretário Ivan Júnior, que garantiu o empenho da pasta diante de solicitações como perfuração e instalação de poços nos municípios do Alto Oeste.
Gilv@n Vi@n@

Pesquisa Seta: Fátima lidera com 22,5% na estimulada

Na pesquisa divulgada ontem (05) pelo Instituto Seta quando a pegunta é estimulada a senadora Fátima Bezerra alcança 22,5% contra 15,9% do seu principal concorrente Robinson Faria.
Carlos Eduardo ficou com 9,4%.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitura contrata sem licitação empresa que doou a programa de Doria


A prefeitura de São Paulo contratou emergencialmente e sem licitação uma empresa doadora do programa Cidade Linda para fazer trabalhos de manejo e conservação do Ibirapuera, relata o G1.
Demax, que colaborou com R$ 16,7 mil para o programa de João Doria, receberá R$ 880 mil para fazer trabalhos no parque e fornecer equipamentos necessários à sua manutenção.
Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a contratação emergencial foi feita por causa de decisão judicial que contesta um processo licitatório.
Gilv@n Vi@n@

Gilmar Mendes diz que fundão é uma solução adequada

Um dia depois de a Câmara ter aprovado a criação de um fundo público bilionário para financiar as campanhas do ano que vem, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (5) que a medida pode não ser bem vista pela opinião pública, mas é uma solução adequada. O ministro também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A maioria dos ministros do STF rejeita a volta de doações empresariais para campanhas eleitorais de 2018. Em 2015, por 8 a 3, o STF declarou a inconstitucionalidade das doações feitas por pessoas jurídicas ao analisar uma ação ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
“Me parece que é uma medida importante que o Congresso tenha aprovado o fundo”, disse Gilmar Mendes a jornalistas, depois de participar de solenidade no STF em comemoração ao 29º aniversário da Constituição Federal.
“Depois da decisão do STF de 2015, que proibiu a doação das corporações, (o fundo) é uma solução que nem sempre é bem vista pela opinião pública, mas é uma solução adequada para evitar inclusive a invasão dessas bactérias oportunistas, a questão das manipulações que podem ocorrer, crime organizado, outras organizações que acabam financiando de maneira indevida as eleições”, comentou Gilmar Mendes.
RACIONALIDADE
Gilv@n Vi@n@

Defesa crê que Mantega não será preso

Embora o  juiz Ricardo Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, tenha rejeitado o acordo entre Guido Mantega e o procurador Ivan Claudio Marques, do Ministério Público Federal, a defesa do ex-ministro está confiante de que ele não será preso.
Aos amigos, o advogado de Mantega, Fábio Tofic, tem dito que quem pede a prisão é o Ministério Público Federal. E o próprio procurador havia concordado com os termos propostos pelo ex-ministro.
Gilv@n Vi@n@

MEC libera R$ 1,2 bi para universidades e institutos federais


O Ministério da Educação (MEC) autorizou ontem (5) a liberação de R$ 1,2 bilhão para universidades e institutos federais em todo o país, com aumento de 5 pontos percentuais no limite de empenho do Orçamento para custeio e de 10 pontos percentuais para investimento. Dessa forma, o limite para empenho liberado de custeio aumenta de 80% para 85% e de investimento passa de 50% para 60%
As universidades federais receberão R$ 925,12 milhões, dos quais R$ 413,32 milhões são de recursos financeiros discricionários e R$ 511,8 milhões, referentes a um orçamento extra, sendo R$ 397,6 milhões para custeio e R$ 114,2 milhões para investimento.
Já os institutos federais serão contemplados com R$ 366,3 milhões, dos quais R$ 164,2 milhões de recursos financeiros discricionários e R$ 202,1 milhões a mais de limite para empenho. Para a assistência estudantil, o MEC liberou
R$ 275,1 milhões de limite para empenho – R$ 190,2 milhões para as universidades e R$ 84,9 mi para os institutos. O valor corresponde à liberação de 100% do limite para empenho e assistência estudantil.
Desde o início do ano, o MEC repassou R$ 5,8 bilhões em recursos financeiros e R$ 7,8 bilhões de limite para empenho, ambos discricionários, para as instituições federais vinculadas à pasta. O MEC também já liberou para as universidades e institutos federais R$ 43,51 bilhões para o custeio da folha de pagamento de pessoal.
Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@

MBL promove nome de Flávio Rocha

Movimento Brasil Livre (MBL) tem se esforçado para promover o nome de Flávio Rocha nacionalmente. Não faltam manifestações de apoio em banners, vídeos e até youtube contando sua história. Não resta dúvidas de que o dono do grupo Guararapes tem planos para 2018. Ninguém sabe se no Rio Grande do Norte ou em São Paulo.
Gilv@n Vi@n@

Plano Municipal de Cultura entra em debate na Câmara de Natal

O presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Natal, vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), convocou para a próxima terça-feira (10), às 9 horas, no plenário da Casa, audiência pública para debater o Plano Municipal de Cultura.
Gilv@n Vi@n@

Decisão sobre candidatura sem partido valerá para todos os casos

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (5) reconhecer a repercussão geral do julgamento sobre a possibilidade de que candidatos sem partido possam disputar eleições.
Isso significa que qualquer tese que venha a ser estabelecida pelo Corte sobre o assunto será válida e vai vincular decisões para todos os casos em que candidatos avulsos, sem partido, tentem conseguir o registro eleitoral no futuro.
Antes de deliberar sobre a possibilidade ou não de candidaturas avulsas, os ministros resolveram decidir primeiro sobre a repercussão geral, pois, a princípio, o processo levado a plenário, um agravo em recurso extraordinário, valeria somente para o caso específico, no qual um advogado busca garantir seu direito de disputar as eleições do Rio de Janeiro.
Gilv@n Vi@n@

Apagaram Henrique Alves e Eduardo Cunha

Os ex-presidentes da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Eduardo Cunha (PMDB), presos na Lava Jato, foram apagados da história da Casa Legislativa. Na galeria dos ex-presidentes, não consta foto de nenhum dos dois.
Do Blogue(iro):
Se for para tirar os fichas sujas da galeria, talvez não fique nenhuma foto.
Gilv@n Vi@n@