ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

05 abril, 2014

VITÓRIA

Governo é obrigado a voltar atrás e devolver dinheiro do corte de ponto ilegal

Saiu nesta sexta-feira (4) a devolução do desconto feito indevidamente nos salários de mais de 700 grevistas, conforme previsão divulgada pelo SINTE/RN na terça-feira (1º).
Para a diretoria do SINTE/RN, o recuo da secretária Betânia Ramalho se deu devido a dois fatores: acúmulo do montante da multa imposta pelo TJ/RN, que já somava R$ 15 mil e a derrota no primeiro movimento do processo no Supremo Tribunal Federal, que estendeu o prazo para a definição da sentença.
A coordenadora geral Fátima Cardoso comemora a vitória da estratégia defendida pelo Sindicato e pela maioria da assembleia. “Esse resultado provou que a estratégia de não estender a greve para não fragilizar o instrumento e optar por lutar na justiça, aprovada em assembleia, foi a mais adequada”, comentou.
Fátima faz questão de parabenizar aos que contribuiram para a conquista: "Parabéns para a Assessoria Jurídica e a todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação que se somaram à direção do Sindicato nesta luta tão difícil. Essa vitória é de todos nós", ressaltou. 
Mas a luta contra os desmandos do governo não tem vitória fácil: o Sindicato recebeu informações de que houve erros na devolução do dinheiro. A diretora de assuntos jurídicos, Vera Messias informa que os que se sentirem prejudicados deverão entrar em contato com o Sindicato para as devidas orientações.
Gilv@n Vi@n@

Evento da OAB foi marcado por debates entre agricultores, estudantes e autoridades

debate OAB
Grandes discussões marcaram o último dia do Encontro Regional dos Advogados do Sertão. A programação da OAB não foi restrita para profissionais e estudantes de Direito, atraindo agricultores, gestores públicos e acadêmicos de cursos como Geografia e Administração.
À tarde, a programação contou com a presença de autoridades nacionais, como o ministro da Agricultura, Neri Gueller, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. A senadora Ivonete Dantas também prestigiou a palestra de Henrique Alves, que abordou o “Panorama atual das proposições legislativas sobre a seca”.
O deputado destacou que a Câmara tem trabalhado arduamente nesse sentido e, para mitigar os efeitos da seca sobre a população, há diversas proposições que tramitam na Câmara, O agricultor caicoense Chico Elpídio dirigiu-se ao Presidente da Câmara solicitando uma proposta de Estado. “O Governo Federal deveria perfurar um poço em cada propriedade rural”, defendeu Elpídio, denunciando também o trânsito de cargas toxicas sobre a parede do açude Itans, que, segundo ele, põe em risco o reservatório.
O presidente da OAB Subseção Caicó, Roberto Lins Diniz, também questionou as autoridades, citando alguns gargalos. “O milho não está chegando de forma suficiente; o acesso à água tem que ser facilitado; ainda há municípios sem água na torneira; o Exército cobra pra perfurar poços, mas em outros países faz gratuitamente; alguns empréstimos estão tendo prazos prorrogados, mas muitas pessoas já zeraram suas atividades e não têm mais como produzir, nem como pagar”, elencou Diniz.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitos do RN participarão de grito nacional em defesa dos municípios

Seguindo orientação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e com o apoio das Associações Microrregionais, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte promoverá ato em defesa das administrações municipais na próxima sexta-feira (11).
O evento será realizado a partir das 9h, no Salão de Eventos Deputado Álvaro Dias, na Assembleia Legislativa e reunirá os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais. A bancada federal do Rio Grande do Norte, além dos deputados estaduais, a governadora Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria estão sendo convidados a participar da mobilização.
Gilv@n Vi@n@

Wilma de Faria poderá ser candidata ao governo do Rio Grande do Norte

56u65u56u65uu5u5

A presidente do PSB no Rio Grande do Norte, ex-governadora Wilma de Faria, poderá desistir de se candidatar ao Senado da República, para disputar um mandato de governadora. Essa informação corre nos bastidores políticos e se baseia nas dificuldades do processo político para compor com o PMDB do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.
Wilma desponta em primeiro lugar nas pesquisas que levantam a intenção de voto do potiguar para o governo. Ela também figura bem na corrida para o Senado. Entretanto, se optar por disputar o governo, Wilma teria mais chances de vencer, uma vez que seus possíveis adversários mais fortes, Henrique e o vice-governadorRobinson Faria, têm menos da metade da intenção de voto da ex-governadora.
Já se a opção for pelo Senado, a pessebista teria na figura da deputada federal Fátima Bezerra (PT) uma forte concorrente, com possibilidade de derrota de Wilma. Entre uma possível vitória para o governo e uma possibilidade de derrota para o Senado, Wilma estaria estudando a possibilidade de disputar o governo.
Gilv@n Vi@n@

Dilma perde seis pontos, aponta Datafolha

Cenários:
cenarioaaa
cenariobbb
cenarioccc
Num ambiente dominado por crescente pessimismo com a economia e forte desejo de mudança, as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff no principal cenário eleitoral caíram seis pontos desde o final de fevereiro. Apesar disso, os principais adversários da petista, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), não cresceram. Assim, a pesquisa Datafolha de 2 e 3 de abril mostra que Dilma seria reeleita no primeiro turno com 38% dos votos. Aécio teria 16%. Campos, 10%. Candidatos de partidos menores somam 6%.
Nos cinco cenários testados, a única candidata que forçaria um segundo turno seria a ex-senadora Marina Silva (PSB), com 27% dos votos, 4 pontos a mais que em fevereiro. Marina fica 12 pontos atrás de Dilma. Com um desempenho melhor que o de Dilma, só o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu maior cabo eleitoral. Lula, que sempre repete não ter interesse em disputar neste ano, apresenta leve tendência de queda em relação às pesquisas anteriores, mas ainda lidera todos os cenários com grande vantagem.
A deterioração das expectativas com inflação, emprego e poder de compra dos salários também ajuda a explicar a queda na aprovação do governo. A atual pesquisa detectou uma disparada do sentimento de frustração com as realizações da presidente Dilma. Hoje, 63% dos brasileiros dizem que ela faz pelo país menos do que eles esperavam. Há pouco mais de um ano essa taxa era de 34%.
Gilv@n Vi@n@

Brasil fica em 46° lugar em novo índice que mede a qualidade de vida


O Portal G1 de Notícias destaca o Brasil ficou em 46° lugar entre 132 países em um ranking que mediu o Índice de Progresso Social (IPS) – um novo indicador global que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças. O Brasil somou 69,97 pontos na média geral, em uma escala de 0 a 100 pontos.
A Nova Zelândia aparece em primeiro lugar, com 88,24 pontos, seguida por Suíça, Islândia, Holanda, Noruega e Suécia. Dos dez primeiros colocados, sete são da Europa – os outros dois são Canadá e Austrália. O último colocado foi o Chade, país da África, com 32,60 pontos.
Gilv@n Vi@n@
Projeto que torna corrupção crime hediondo pode ser votado na Câmara
corrupçãoComo parte do esforço concentrado que será feito nesta semana para destravar a pauta de votações , a Câmara dos Deputados pode votar um projeto de lei que torna a corrupção crime hediondo. Proveniente do Senado, onde foi aprovado em junho de 2013, a proposta foi uma resposta do Parlamento às manifestações que tomaram conta do país no ano passado. Se aprovado sem alterações, o projeto vai a sanção presidencial. Se for alterado na Câmara, retorna ao Senado.
Caso o projeto seja aprovado, serão incluídos na Lei dos Crimes Hediondos (8.072/90) os delitos de corrupção ativa e passiva, peculato (apropriação pelo funcionário público de dinheiro ou qualquer outro bem móvel, público ou particular), concussão (quando o agente público exige vantagens para si ou para outra pessoa), excesso de exação (nos casos em que o agente público desvia o tributo recebido indevidamente). O projeto também torna crime hediondo o homicídio simples e suas formas qualificadas.
Gilv@n Vi@n@

Governo do Estado e Governo Federal articulam ações para combater o crack


DSC_0185 cópia
A presidente do Comitê Estadual de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, álcool e outras drogas e coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado, recebeu na tarde desta sexta-feira (04), no prédio da governadoria, a analista técnica do Ministério da Justiça, Jucilene Souza Silva, para discutir ações do programa “Crack, é possível vencer”. Lançado em dezembro de 2011 pelo Governo Federal, o programa compreende um conjunto de ações de enfrentamento ao crack e outras drogas, com investimento de R$ 4 bilhões e articulação com os estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil.
No encontro, Jucilene elogiou o compromisso do Rio Grande do Norte com o projeto coordenado pelo Ministério da Justiça. “O RN foi o primeiro Estado a pactuar com a expansão do programa; sempre demonstrou compromisso com as ações estabelecidas e todas as suas tratativas foram muito positivas”, afirmou a analista do MJ. Sonali Rosado destacou a importância das políticas de integração entre as esferas federal e estadual junto aos municípios potiguares, em especial Natal, Parnamirim e Mossoró, todos com mais de 200 mil habitantes.
Gilv@n Vi@n@

Wilma e Fátima Bezerra dividem atenções em evento na Câmara do Natal


wilma e fatima
A Câmara Municipal de Natal realizou um sessão solene para devolução, de forma simbólica, In Memoriam, dos mandatos do prefeito Djalma Maranhão e vice prefeito Luís Gonzaga dos Santos, que tiveram seus mandatos cassados em 1964, por ocasião do golpe da Ditadura Militar brasileira.
Também participaram do evento, a vice-prefeita Wilma de Faria (PSB) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), que vão disputar a única vaga do Senado, pelo Rio Grande do Norte. As duas sentaram lado a lado.
Gilv@n Vi@n@

Deputado usa 150 mil de verba indenizatória para pagar faculdade

hugo motta
O deputado federal paraibano Hugo Motta (PMDB) já gastou mais de 150 mil reais ao longo desses seis primeiros meses de 2013 da verba indenizatória concedida pela Câmara dos Deputados. O valor seria apenas mais uma despesa para o bolso do contribuinte se a maior parte do dinheiro não fosse usada para contratar consultores, colocar combustível, passagem aérea. Entre as despesas aparece R$ 13.699,67 pagos para universidade Harvard nos Estados Unidos.
Os recursos saíram dos cofres públicos a título de “consultoria, assessoria e pesquisa”, um dos itens permitidos para uso da verba indenizatória que cada deputado tem direito todos os meses. A justificativa é sempre a mesma: orientação jurídica na elaboração de projetos de lei e pareceres técnicos para as comissões temáticas. Curiosamente, na prestação de contas do deputado destinado a HARVARD UNIVERSITY não são disponibilizados qualquer outro dado que justifique a gastança. Numa pesquisa livre na internet, o parlamentar divulgou sua participação, durante um semana de março deste ano, de uma rodada de estudos voltados ao desenvolvimento de políticas públicas à primeira infância em Massachusetts.
Gilv@n Vi@n@

Com suspeita de infarto, morre aos 66 anos o ator José Wilker


wilker
O ator e diretor José Wilker morreu neste sábado, aos 66 anos. De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do Jornal O Globo, ele morreu na manhã deste sábado, com um infarte fulminante, em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Ele era cearense e estreou no cinema em 1965, no filme “A Falecida”, na TV, sua primeira aparição foi em 1971 em “Bandeira 2″. Durante sua carreira ele acumulou personagens marcantes como Mundinho Falcão em “Gabriela”, Roque Santeiro, na novela com o mesmo nome, e Giovanni Improtta, em “Senhora do Destino”. Seu último papel na TV foi na novela “Amor à Vida”, onde interpretou Dr. Herbert Marques.
Gilv@n Vi@n@

Henrique Alves acredita que reunirá 18 partidos em seu palanque


encontroprnatal002
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB) esteve presente ao encontro estadual do PR, e fez questão de elogiar a organização do partido e dizer que a união é fundamental para mudar a realidade do Rio Grande do Norte.  “Essa aliança que estamos formando é resultado, sem radicalizar, e a partir daí vamos nós debruçar para fazer um programa para segurança, cultura, saúde, agricultura, geração de emprego. Isso não sai da cabeça de um só, mas de todos. Vamos fazer um programa. Temos o compromisso de mudar o RN“, disse Henrique Alves, que acredita reunir 18 partidos em seu palanque, após as convenções.
Presentes ao evento, o presidente estadual do PR, João Maia, a presidente do PR Mulher, Shirley Targino, a vice-presidente do PR Mulher, Zenaide Maia, o deputado federal Henrique Alves (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS), a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), senador Paulo Davin (PV), os deputados estaduais George Soares (PR), Walter Alves (PMDB), Hermano Morais (PMDB); deputada federal Sandra Rosado (PSB), vereador Adão Eridan (PR), entre outras autoridades e lideranças políticas de todo o Estado.
Gilv@n Vi@n@

Fátima também engrossa o discurso: “vamos lutar para tirar o RN dessa mesmice e superar a velha política”


d8a966b391c7a40bb35a0954434e64b4
A deputada federal Fátima Bezerra e o vice-governador Robinson Faria participaram na manhã deste sábado (05), junto com lideranças do PT e do PSD, do Seminário “Construindo um Novo RN”, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, na região do Médio Oeste Potiguar.  Este foi o primeiro de uma série de debates que os dois partidos pretendem realizar, para discutir aos olhos da sociedade os principais problemas, prioridades e possíveis soluções para mudar o quadro adverso no qual se encontra o Estado.
Na ocasião, Fátima comentou sobre a parceria com o PSD. “A aliança segue firme e entra agora em outra etapa que são exatamente esses debates abertos com o povo do Rio Grande do Norte. Esse é o melhor caminho para ouvir, para pensar, para dialogar e formular um projeto alternativo, do ponto de vista político e administrativo, capaz de tirar o estado do caos que ele se encontra”.
asdkjaskldjaskdk
Para a plateia que lotou o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a deputada fez um pedido: “vamos lutar juntos para tirar o RN dessa mesmice e superar a velha política. Para tanto, é preciso ter coragem para lutar e para mudar”. O Seminário segue em caravana para outras cidades do RN nas próximas semanas. Em Apodi, estiveram presentes – além de Fátima e Robinson – o deputado estadual Fernando Mineiro, o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, os prefeitos Flaviano Monteiro (Apodi), Silveira Júnior (interino, Mossoró) e Neto da Emater (Portalegre), vice-prefeitos, vereadores, lideranças da região e demais representantes da sociedade.
Gilv@n Vi@n@

04 abril, 2014

Professores de Natal entram em greve a partir de segunda

Os professores da rede municipal de Educação de Natal decidiram, ontem quinta-feira (3), que vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir da segunda-feira (7). Os profissionais cobram a implantação do terço de hora-atividade da carga horária total, diminuindo carga horária de 20 horas para 13 horas em sala de aula ou oficializando a carga horária total de 24 horas, além da concessão de intervalo aos educadores infantis. A Secretaria Municipal de Educação não aceita a proposta.
140398
Gilv@n Vi@n@

Servidores do ITEP do RN devem confirmar indicativo de greve nesta sexta

A luta pelo Estatuto do ITEP continua e os servidores do órgão se reúnem em assembleia geral, nesta sexta-feira (4), para ratificar o indicativo de greve por tempo indeterminado, aprovado no dia 27 de março. A categoria já havia realizado uma paralisação de 48 horas, no mês passado, mas como o projeto ainda não foi enviado a Assembleia Legislativa, decidiu endurecer o movimento.
A assembleia desta sexta-feira está marcada para começar a partir das 18h, na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN, na Cidade Alta. Além de deliberar sobre o início da greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de abril, os servidores do ITEP vão traçar ações para esse movimento.
Gilv@n Vi@n@

Juiz decide sobre liminar e reduz verba do governo para publicidade

dinheiro_sacosO juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Everton Amaral de Araujo, deferiu liminar em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte limitando em R$ 13.489.656,15 o montante a ser pago pelo Estado em relação à execução do contrato que tem por objeto a prestação de serviços de publicidade, correspondente ao utilizado no exercício financeiro de 2013.
O magistrado também ordenou que o restante dos R$ 25 milhões reservados pelo poder público para execução do contrato para propaganda governamental, ou seja, a quantia de R$ 11.510.343,85 seja bloqueada, e autorizou ao Governo do Estado a abertura de crédito suplementar no mesmo valor de R$ 11,5 milhões para outras finalidades de interesse público, como saúde e segurança.
Gilv@n Vi@n@

Agentes públicos que vão disputar eleições devem deixar cargos até sábado

urna_confirmaO prazo de desincompatibilização para agentes públicos que pretendem concorrer a um cargo eletivo nas eleições de outubro termina no sábado (5), seis meses antes do primeiro turno das eleições. No entanto, algumas autoridades podem deixar as funções antes para evitar dúvidas sobre o cumprimento do prazo, pelo fato de se tratar de um fim de semana.
A regra está prevista na Lei de Inelegibilidades, que estabelece os prazos para que agentes públicos deixem o governo para não ficarem inelegíveis. De acordo com a lei, além de ministros de Estado e magistrados, presidentes, diretores e superintendentes de empresas públicas, bem como chefes de órgãos que fazem assessoramento direto, devem pedir exoneração nesse prazo. Candidatos à reeleição para os cargos de governador e presidente da República não precisam deixar o cargo.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitos do PMDB serão proibidos de votar em Fátima Bezerra

broncaPMDB já prepara o puxão de orelha para os prefeitos que insistirem em votar em Fátima Bezerra (PT) para senadora. A reação veio depois que Partido dos Trabalhadores iniciou ataques nas redes sociais e na imprensaao pré-candidato peemedebista ao governo, Henrique Alves.
Gilv@n Vi@n@

TelexFree: Divulgadores invadem sede nos EUA após bloqueio de saques

telexfreeDivulgadores da Telexfree, que teve contas bloqueadas pela Justiça brasileira no ano passado, por suspeita de pirâmide financeira, invadiram nesta terça-feira (1) o escritório onde fica a sede da empresa em Boston, no estado americano de Massachusetts.
O grupo pede explicações sobre uma decisão da companhia que consistiu em bloquear o dinheiro de associados que não possuíam um número mínimo de clientes. A polícia foi acionada para conter o tumulto no local.
Um vídeo publicado no último dia 17 mostra que os divulgadores foram até o escritório da empresa para cobrar explicações sobre as mudanças no sistema de remuneração. As alterações foram feitas após o governo de Massachusetts confirmar que a companhia está sob investigação.
Na terça-feira, o diretor de marketing internacional da empresa, Steve Labriola, tentou acalmar o grupo. Em vídeo gravado por um dos associados, ele explica que a nova regra exige uma qualificação dos divulgadores para ter acesso aos créditos conquistados.
“Todo mundo precisa agora de cinco clientes e mais dois associados diretos, cada um com cinco clientes, para poder sacar o dinheiro”, explicou ao grupo, afirmando que a mudança é legal e está prevista no contrato.
A decisão revoltou internautas nas redes sociais. “O que a Telexfree fez não é nada bom. Esperamos que eles percebam o erro e mudem isso o mais rápido possível. Não se pode mudar um contrato da noite para o dia”, escreveu o divulgador James Turyatemba.
Outro participante da rede, Gilberto Damiani, afirmou acreditar que a nova regra seria uma brincadeira. “Que palhaçada é essa!!! Espero que seja 1° de Abril !!!”.
Em vídeo dirigido aos associados no Brasil, o diretor da Telexfree no País, Carlos Costa, justificou a mudança alegando que a empresa foi “forçada a se reajustar”.
Segundo ele, a nova regra passou a valer em todos os países onde a empresa opera, a fim de atender às exigências internacionais. ”Lá fora, a desconfiança de alguns países é baseada no nosso modelo anterior, pois o atual não permite má-interpretação”, justifica Costa.
Unidade americana está na mira de promotores
A sede da Telexfree em Massachusetts está sob investigação do governo local e é apontada como o eixo pelo qual o negócio é operado.
Isso permitiu à unidade continuar sendo acessada por residentes no Brasil. A Telexfree americana é responsável pelo patrocínio ao clube Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro.
A Telexfree, INC. foi criada na cidade de Marlborough em 2002 pelo brasileiro Carlos Wanzeler e o americano James Matthew Merrill.
Os empresários trouxeram o negócio para o Brasil em 2010, por meio da Ympactus Comercial, com sede em Vitória, e alvo do bloqueio judicial.
No Brasil, a empresa atraiu cerca de 1 milhão de pessoas, segundo estimativas do Ministério Público do Acre (MP-AC).
As investigações nos EUA são realizadas pelo escritório do Secretário de Estado da Comunidade de Massachusetts, William F. Galvin. O órgão tem poder para bloquear atividades comerciais no Estado e subsidiar apuração federais.
A Telexfree informa atuar no mercado de telefonia VoIP por meio do sistema de marketing multinível, um modelo de varejo legal no qual representantes autônomos ganham ao trazer mais representantes para a rede.
Gilv@n Vi@n@

Funcionário público terá expediente reduzido em dias de jogo do Brasil na Copa

jogo seleção
O expediente da administração pública federal funcionará com jornada reduzida nos dias de jogos da Copa do Mundo disputados pela seleção brasileira. Os funcionários serão dispensados a partir das 12h30 e posteriormente deverão compensar as horas não trabalhadas.
A compensação será combinada pelos trabalhadores com suas chefias diretas. Nos dias de jogos sem a participação da seleção brasileira, haverá expediente normal de trabalho. A administração pública federal é composta de órgãos públicos, autarquias e fundações vinculadas à União.
As informações foram divulgadas ontem (3) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de nota. Segundo a assessoria de comunicação do ministério, deve ser mantido o contingente de trabalhadores previsto em lei no caso de serviços essenciais, como nas áreas de saúde e segurança pública. A Copa do Mundo será disputada de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil.
Gilv@n Vi@n@

Eduardo Campos assina carta de renúncia para concorrer à presidência

campos cartaO governador Eduardo Campos assinou, nesta quinta-feira (03/04), carta de renúncia aos meses finais de seu mandato como chefe do Executivo estadual. Na ocasião, Eduardo também formalizou as exonerações, a pedido, de todos os secretários estaduais.
Os atos serão publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (04/04), data limite estabelecida pela Lei Eleitoral para que aqueles que se candidatarão a mandato eletivo se desincompatibilizem de suas funções administrativas. As exonerações foram pactuadas com o vice-governador João Lyra Neto, que assumirá o Executivo estadual a partir desta sexta-feira e nomeará o novo secretariado em seguida.
O secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, foi o portador da carta encaminhada pelo governador à Assembleia Legislativa de Pernambuco, renunciando aos meses finais do mandato de governador do Estado, para o qual foi reeleito no pleito de 3 de outubro de 2010. A Casa Legislativa se reunirá extraordinariamente para empossar João Lyra Neto como novo governador do Estado. A transmissão do cargo ocorrerá às 17h desta sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas.
Gilv@n Vi@n@

Justiça autoriza importação de remédio derivado de maconha

canabidolO juiz Bruno César Bandeira Apolinário, da 3ª Vara Federal do Distrito Federal, autorizou uma mãe a importar um remédio com princípio ativo do canabidiol, uma das substâncias derivadas da maconha. O medicamento não tem venda permitida no Brasil, e é importado ilegalmente por Katiele Fischer para tratar crises convulsivas da filha, de 5 anos.
Com base na melhora da menina com o tratamento alternativo e com o aval dos médicos, o magistrado decidiu proibir a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de impedir a importação do medicamento. Mas destaca que a decisão só vale para o caso específico.
Na decisão, o juiz ressaltou que ao liberar o uso do canabidiol para a menina, não está fazendo apologia ao uso terapêutico da maconha ou à liberação para qualquer fim, no Brasil. “Neste momento, pelos progressos que a autora [menina] tem apresentado com o uso da substância, com uma sensível melhora na qualidade de vida, seria absolutamente desumano negar-lhe a proteção requerida”,afirmou.
Gilv@n Vi@n@

Candidatos oficializam nomes em convenções para eleição de Mossoró

A partir desta sexta-feira (04) começam as convenções para anúncio dos candidatos à prefeitura de Mossoró. Hoje, no Kikos Recepções, haverá a homologação da candidatura de Larissa Rosado (PSD), que terá como vice Alex Moacir (PMDB) e ainda o apoio do PR do deputado federal João Maia.
Amanhã (05), a convenção do PSD oficializará a candidatura do prefeito interino Silveira Júnior, no Hotel Vila Oeste. No domingo (06) será a vez da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM), que fará convenção apena cartorial na sede do DEM.
Gilv@n Vi@n@

A partir de 2015, conta de luz terá novo encargo

reducao-da-conta-de-luz-sera-menor-que-a-prevista-diz-ministerio-368d5033e0e278a7034ced02b97db3fa-g-300x246A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira as regras para aportes e empréstimos às distribuidoras de energia e criou um novo encargo chamado de Conta de Desenvolvimento Econômico (CDE).
O repasse desses custos para a conta de luz dos consumidores será feito no prazo de dois anos, a partir de fevereiro de 2015. O reajuste decorrente dos empréstimos é estimado por técnicos do setor elétrico em 10% .
Gilv@n Vi@n@

Estudo diz que Brasil é o pior em retorno de imposto à população


Pela quinta vez consecutiva, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população. A conclusão consta de estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e verifica se o que arrecadado volta aos contribuintes em serviços de qualidade.
Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking. O Brasil está em 30 lugar, atrás da Argentina (24) e do Uruguai (13), quando se analisa o retorno de tributos em qualidade de vida para a sociedade.
14092760
Gilv@n Vi@n@

Ex-governador Fernando Freire é considerado foragido

fernandofreire
Depois de ser condenado a seis anos de prisão, em regime fechado, o ex-governador Fernando Freire (PMDB), é considerado foragido pela Justiça. Freire é acusado de improbidade administrativa, mas ninguém consegue encontra-lo para oficializar o cumprimento da pena.
Gilv@n Vi@n@