ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

21 janeiro, 2017

Personal stylist

Padrinho de João Doria, Geraldo Alckmin adotou o estilo do correligionário. Agora deu para aparecer em cerimônias sem gravata, de terno azul e camisa branca — tal qual determina o “uniforme” municipal.
apode2101painell-750x715
Gilv@n Vi@n@

Carro é incendiado em Natal na madrugada deste sábado

fogoUm veículo particular foi incendiado na madrugada deste sábado (21) na Zona Oeste de Natal, mesmo após o início da atuação das Forças Armadas na região Metropolitana da capital potiguar. Segundo a Polícia Militar, quatro homens teriam ateado fogo no carro. Ninguém foi preso.
Policiais do 9º Batalhão da PM disseram ao G1 que o grupo estava armado. O crime aconteceu por volta das 4h na rua Arco-Íris, no bairro de Felipe Camarão.
Ainda durante a madrugada, enquanto o veículo queimava, populares perceberam a ação e conseguiram apagar as chamas.
Gilv@n Vi@n@

Odebrecht vai delatar doações, propinas e caixa dois

downloadO acordo de leniência da Odebrecht obriga o grupo a entregar à força-tarefa da Operação Lava Jato, até o fim de janeiro, o total de doações oficiais e de pagamentos de propinas e caixa dois nas eleições dos últimos dezesseis anos – período que abrange as últimas quatro disputas presidenciais e de governadores e as últimas cinco eleições municipais. É o que estabelece o inciso XIV da cláusula 6ª, que estipula as obrigações da colaboradora no acordo fechado com o Ministério Público Federal.
O documento, com 26 páginas, foi assinado no dia 1º de dezembro e protocolado nesta sexta-feira na Justiça Federal, em Curitiba, em uma ação cível na qual a Odebrecht é alvo.
O acordo de leniência é assinado por 26 procuradores da República, de Curitiba e de Brasília, e deve ser homologado pelo juiz Sergio Moro – que ainda não recebeu o documento e está de férias. O termo já foi homologado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão, órgão do Ministério Público competente para analisar o ajuste.
No acordo de leniência, que tem como finalidade instruir investigações de improbidade administrativa, a Odebrecht confessou fraudes em contratos, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro e assumiu 22 obrigações com o Ministério Público para obter os benefícios de colaboradora.
Gilv@n Vi@n@

República de gambiarras

imagesÉ lamentável a morte do ministro do STF Teori Zavascki. Para além da perda de uma vida, que sempre tem valor intrínseco, o Supremo fica sem um de seus membros mais produtivos e equilibrados. Parece-me um tremendo exagero, porém, afirmar que o desaparecimento do ministro constitua um revés para a Lava Jato, da qual era o relator na instância máxima.
A menos que o Brasil seja inapelavelmente uma república de bananas, onde eventuais avanços só ocorram por vontade e graça de “heróis” individuais, sem espaço para ações institucionais —hipótese em que deveríamos todos procurar um país civilizado para imigrar—, o que de pior pode acontecer com a Lava Jato é que sofra um atraso de um ou dois meses, e apenas na parte que corre no STF. É chato, mas está longe de ser o fim do mundo ou da operação.
Gilv@n Vi@n@

STF e Lava Jato perdem fator de equilíbrio

moro_2
O acidente que matou o ministro Teori Zavascki abre uma fase de incerteza em relação ao futuro da Lava Jato e do STF (Supremo Tribunal Federal). Motivo: Teori era um fator de equilíbrio no Supremo e na maior investigação de corrupção em curso no país.
Em momentos nos quais houve abusos na Lava Jato, Teori funcionou como um freio a decisões e tentações autoritárias do juiz federal Sérgio Moro e do Ministério Público. Em sessão do STF, manifestou desconforto em relação a colegas que criticavam seus pares publicamente.
A presidente do STF, Cármen Lúcia, tem enorme responsabilidade para tratar do destino dos processos que estavam sob os cuidados de Teori. Há especulações sobre a possibilidade de redistribuir casos para atuais ministros ou aguardar a chegada do substituto. A tarefa do presidente Michel Temer também é delicada. O ideal é que Temer escolha alguém com perfil que possa desempenhar na Justiça um papel semelhante ao de Teori, que morreu hoje tragicamente.
Gilv@n Vi@n@

Assembleia faz doação de 50 viaturas para a Segurança Pública e Sistema Carcerário no RN

assembleia Legislativa
Em uma iniciativa inédita do Poder Legislativo, com o objetivo de garantir maior capacidade operacional às forças de segurança pública do Estado, especialmente no enfrentamento da grave crise no sistema prisional, a Assembleia Legislativa através do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) anuncia a doação de 50 viaturas para fortalecer a Segurança Pública no Rio Grande do Norte.
A doação das 50 viaturas feita pela Assembleia conta com a aprovação dos 24 deputados estaduais e irá equipar os policiais militares, civis e agentes penitenciários do sistema de Segurança Pública em todo o Estado.
“A nossa iniciativa é uma resposta efetiva que a sociedade merece num momento de crise como estamos vivendo e mostra o nosso apoio incondicional no combate ao crime no Rio Grande do Norte”, destaca o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).
O presidente do Legislativo destaca ainda que as novas viaturas nas ruas serão importantes para manter a segurança da população, sem desfalcar as forças policiais, especialmente nesse momento de crise no sistema prisional em Natal, Região Metropolitana ou no interior do Rio Grande do Norte.
Gilv@n Vi@n@

Containers já estão sendo colocados dentro de Alcaçuz

conteiner
Foto: Fred Carvalho
Por volta das 11h30, o primeiro contêiner que irá ser usado para separar as facções foi transportado para dentro da penitenciária de Alcaçuz, na grande Natal.  A unidade foi ocupada por membros do Batalhão de Choque durante a manhã. Não houve confrontos neste sábado.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, equipes da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) estiveram no local e, após a instalação dos contêineres, entraram no presídio para realizar o esgotamento das fossas à procura de corpos no presídio.
G1/RN
Gilv@n Vi@n@

OAB RN divulga nota sobre a suspensão do XXI Exame de Ordem no RN

9b4f163130382fe83662d11f7cd61ca0
O presidente da OAB RN, Paulo Coutinho, divulgou uma nota acerca do adiamento da prova do Exame de Ordem marcada para o próximo domingo, 22, diante dos problemas decorrentes da onda de violência deflagrada no Estado.
Na nota Paulo reafirmou alguns compromissos da OAB/RN.
Prezados candidatos
Temos responsabilidade com TODOS os candidatos, com sua integridade física, sua integridade psicológica, e com a garantia de que façam a prova num ambiente de tranquilidade;
Apesar de Natal estar com o Exército nas ruas, nenhum ônibus circulou no dia de hoje, e ainda não foi controlada a situação dentro do Presídio, de onde possivelmente partem as ordens para eventuais ataques fora dos muros;
A afirmação de alguns, que não são examinandos, sugerindo que a OAB deveria ter articulado junto ao Governo e Empresas de Ônibus para garantir a realização da prova, parte do total desconhecimento da situação, que está a exigir a presença das forças de segurança para a proteção de toda a sociedade, sendo inadmissível pensar em deslocar, qualquer que seja o efetivo policial, em privilégio de poucos;
A Ordem dos Advogados, através de suas Comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública atua desde o início da atual crise, no final de semana passado, exigindo medidas do Estado para a solução do problema, em todos os seus aspectos, preocupada não apenas com os interesses da advocacia, mas também de toda a sociedade;
Assim como aconteceu no episódio que gerou a suspensão da prova no estado da Bahia, iremos anunciar ainda nos próximos dias a nova data do exame;
A decisão de suspender a prova foi no estrito interesse da proteção de todos os candidatos, de forma responsável e com os cuidados que a situação exige.
Paulo Coutinho
Presidente da OAB/RN
Gilv@n Vi@n@

Temer se despede do ministro Teori Zavascki

thumb (1)
O presidente Michel Temer pousou pouco antes das 13h na base aérea de Canoas e chegou ao velório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki por volta das 13h30min. A cerimônia ocorreu na sede do tribunalRegional federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.
Temer viajou acompanhado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e do ministro das Relações Exteriores, José Serra. Ele foi acompanhado no velório do governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB), e do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB).
Gilv@n Vi@n@

Auditor do TCU morre afogado após mergulhar a 30 m no Lago Paranoá

whatsapp-image-2017-01-21-at-13.17.33
Um auditor Tribunal de Contas da União (TCU) morreu afogado na manhã desta sábado (21) após mergulhar a uma profundidade de cerca de 30 metros, no Lago Paranoá. Um grupo de mergulhadores contou à polícia que viu o corpo de Geraldo Torres Filho, de 40 anos, boiando por volta das 10h50, quando acionaram o Corpo de Bombeiros.
Os socorristas ainda tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. Até às 13h30, a perícia ainda não havia chegado ao local.
Segundo o delegado plantonista Rodrigo Carbone, da 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), ainda não é possível dizer as causas do acidente. O inquérito policial será instaurado. Dentro de 30 dias deve sair um laudo que vai atestar a causa da morte.
G1
Gilv@n Vi@n@

Heineken poderá comprar Brasil Kirin

Brasil-Kirin
A Heineken admitiu, pela primeira vez, que está em negociações para a compra dos ativos da Brasil Kirin. Conforme adiantou o Estado, as negociações ocorrem desde julho de 2016. Agora, segundo fontes de mercado, o acordo poderia ser fechado nas próximas semanas.
No comunicado, porém, a Heineken afirma que, embora as conversas existam, não há garantias de que o acordo sairá. Em nota sobre o assunto, a Kirin informou que “está revisando todas as opções relacionadas a uma potencial transação” envolvendo o Brasil.
Pessoas próximas ao negócio esperam que a japonesa Kirin, que pagou mais de R$ 6 bilhões para ficar com as marcas e as fábricas da Schincariol entre 2010 e 2011, saia do Brasil com forte prejuízo. A expectativa é que o valor pago pela Heineken seja pelo menos 50% inferior ao desembolso de seis anos atrás.
Depois da compra pela Kirin, as antigas marcas da Schin perderam participação de mercado. A operação brasileira passou a consumir caixa e levou a Kirin Holdings ao primeiro prejuízo global desde sua fundação. Por isso, mesmo com a expectativa de perdas, a ordem da matriz seria sair do Brasil.
O Estadão
Gilv@n Vi@n@

Bebê com três pais biológicos nasce na Ucrânia

bebc3aa-de-22trc3aas-pais22-nasce-na-ucrc3a2nia
O bebê, que foi concebido com os genes dos pais biológicos e o óvulo de uma doadora, nasceu no dia 5 de janeiro em Kiev, na Ucrânia. Durante 15 anos, o casal, que é infértil, tentava engravidar com técnicas de fertilização in vitro – mas sem sucesso.
A criança é fruto de uma nova técnica, que usa a transferência pronuclear. O óvulo da mãe foi fertilizado com o esperma do pai, mas o núcleo foi transferido para o óvulo de uma doadora (que teve o núcleo original removido). Assim, o embrião foi composto pelo material genético do casal mais uma fatia de 0,15% do DNA da doadora do óvulo – uma porção pequena, mas suficiente para dizer que a criança tem três pais biológicos.
A técnica seria uma alternativa para mulheres que sofrem com problemas de fertilização, como a parada embrionária – quando feto para de se desenvolver no estágio inicial da gestação. Segundo o diretor da clínica em Kiev, Valeriy Zukin, cerca de dois milhões de mulheres no mundo tentam ter um bebê por fertilização in vitro. “Destas, 1% não conseguem desenvolver os embriões”, explicou.
A criança ucraniana não é a primeira a nascer com o DNA de três pessoas. Em setembro de 2016, no México, médicos deram a vida ao primeiro bebê de “três pais”. O método, com algumas diferenças, tinha o objetivo de corrigir uma doença genética, a síndrome de Leigh, que afeta o sistema nervoso em desenvolvimento.
Super Interessante
Gilv@n Vi@n@

Agentes retiram bandeiras de facções em Alcaçuz

bandeira2
Durante a ação da Polícia Militar na Penitenciária Estadual de Alcaçuz na manhã deste sábado (21) para erguer um muro de contêineres, agentes penitenciários retiraram bandeiras de facções criminosas que estavam hasteadas no local.
Gilv@n Vi@n@

Sobe para 11 o número de sobreviventes após avalanche que atingiu hotel na Itália

alx_avalanche-italia_original
Mais sobreviventes foram retirados dos escombros do hotel Rigopiano, em Farindola, na província de Pescara, na Itália. Entre os sobreviventes encontrados ao longo da noite de sexta-feira e deste sábado, estavam quatro crianças. Segundo as autoridades, até o momento são onze sobreviventes – incluindo nove pessoas resgatadas dos destroços -, cinco mortos e outras 23 pessoas permanecem desaparecidas.
Na manhã deste sábado, o corpo de um homem foi resgatado nas ruínas do hotel de quatro andares, logo após duas mulheres terem sido encontradas durante a noite de sexta-feira. Outras duas vítimas já haviam sido retiradas dos escombros. O hotel Rigopiano está localizado em um vale remoto na região de Abruzzo e foi destruído na quarta-feira por uma avalanche que sucedeu um terremoto no centro da Itália.
Gilv@n Vi@n@

Empresa Conceição recolhe frota de ônibus após vandalismo

NSC3
Os ônibus da empresa Nossa Senhora da Conceição, que atende, principalmente, o bairro de Felipe Camarão e zona Oeste de Natal, foram recolhidos na tarde deste sábado (22). De acordo com um funcionário da empresa ouvido pela Tribuna do norte, um dos veículos foi alvo de vandalismo na rua Miraí, quando um homem teria se aproximado e quebrado o para-brisa do ônibus com o cano de uma arma caseira.
Por precaução, todos os carros da Nossa Senhora da Conceição que ainda estavam nas ruas foram recolhidos à garagem. Ainda segundo o relato do funcionário, que não quis se identificar, a previsão é de que a frota da empresa opere neste domingo (23) das 6h às 18h, mas que a suspensão das atividades poderá ocorrer caso seja registrado novos ataques contra coletivos.
Gilv@n Vi@n@
Gilv@n Vi@n@

Avião da PRF já está no RN para transferir líderes do PCC em Alcaçuz

1-13-750x571
Um avião da Polícia Rodoviária Federal já se encontra em Natal esperando para transferir líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção que tem enfrentado membros rivais do Sindicato do Crime dentro do complexo prisional de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Neste sábado (21), o conflito completa exatamente uma semana. Até agora, o ITEP recolheu 26 corpos de presidiários mortos durante a chacina; a expectativa é que mais sejam descobertos assim que a guerra interna em Alcaçuz for resolvida.
De acordo com informações da assessoria da Secretaria Estadual de Segurança (Sesed), repassadas à Tribuna do Norte, a transferência dos líderes do PCC deve acontecer ainda neste fim de semana. O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) espera apenas o aval do Departamento Penitenciário Nacional (DEN) para iniciar a operação.
Agora RN
Gilv@n Vi@n@

Corpo do ministro do STF Teori Zavascki é enterrado em Porto Alegre

whatsapp_image_2017-01-21_at_18.07.47
O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi sepultado na tarde deste sábado (21) em um cemitério na Zona Leste de Porto Alegre. Durante o dia, ocorreu o velório na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Teori morreu na queda de um avião em Paraty, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (19).
O velório teve início às 9h, mas apenas com a presença da família, de amigos e de pessoas do meio jurídico mais próximas ao ministro. A cerimônia só foi aberta ao público às 11h, mas a imprensa não teve a entrada permitida.
Gilv@n Vi@n@

Peritos acham mais partes de corpos na Penitenciária de Alcaçuz

itep
Peritos e necrotomistas do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) recolheram neste sábado (21) na Penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal, partes de corpos de presos que podem ter sido assassinados durante as rebeliões no presídio durante a semana. De acordo com a direção da Instituto, partes foram encontradas nos pavilhões 2, 3 e 4.
Neste sábado (21), três equipes de peritos foram acionadas e se deslocaram para Alcaçuz, onde a Polícia Militar realiza uma intervenção. A missão é fazer uma varredura em busca de possíveis corpos.
A busca foi feita em setores onde não há presos. O Itep não informou detalhes sobre os materiais recolhidos.
G1/RN
Gilv@n Vi@n@

Trump acusa a mídia de reduzir a participação popular na sua posse

la-na-pol-trump-popularity-slump-20170117Em seu primeiro pronunciamento após tomar posse na Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump reclamou, nesse sábado, da imprensa e da cobertura de sua posse, no dia anterior. Em evento na sede da CIA, que marcou o seu primeiro compromisso oficial, após os eventos da posse, Trump acusou a imprensa de espalhar informações de que a comunidade de inteligência não estaria gostando do fato de ele ter sido eleito e das medidas que ele pretende anunciar.
“Ninguém vai tratar tão bem a CIA e a comunidade de inteligência como Donald Trump”, afirmou. “Já a mídia é composta pelas pessoas mais desonestas do mundo”, completou.
O presidente reclamou até das fotos que foram publicadas sobre a sua posse. “Nós tivemos uma massa de pessoas e eles mostraram um campo vazio. Parecia um milhão e meio de pessoas”, disse.
Gilv@n Vi@n@

José Agripino pede efetividade do Fundo Penitenciário Nacional

agripino_fundo
Em meio à crise no sistema penitenciário nacional, o senador José Agripino (DEM-RN) intensificou articulações com o presidente da República, Michel Temer, e com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para implementar ideias do projeto de lei (PLS 309/2016), de sua autoria que tramita no Senado e garante maior efetividade aos recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) destinados a estados que se encontram em situação de calamidade pública por grave perturbação da ordem social.
O presidente nacional do Democrata considera fundamental a desburocratização desses recursos para o sucesso das ações de enfrentamento similares as vividas pelo Rio Grande do Norte atualmente.
Gilv@n Vi@n@

Câncer de próstata: ressonância é duas vezes mais precisa que biópsia, diz estudo

19197771_EXT-CI-ExclusivoRJ06122011Novo-centro-de-diagnostico-por-imagem-da-Sec-Est
Em vez de se submeter a uma biópsia, exame extremamente invasivo, os homens com suspeita de câncer de próstata poderiam (e deveriam) realizar uma simples ressonância magnética e ter o dobro de chances de detectar corretamente a gravidade do tumor, afirma um novo estudo publicado na “Lancet”.
Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após um grande ensaio clínico, feito com 576 homens. E especialistas acreditam que os resultados podem influenciar uma mudança de prática médica, já que este é considerado “o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata em décadas, com o potencial de salvar muitas vidas”, ressaltou, por meio de um comunicado, a instituição Cancer UK.
O câncer de próstata é que mais assombra o sexo masculino em todo o mundo. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens: um a cada 36 brasileiros morrerá dessa doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).
Gilv@n Vi@n@

As duas vagas de Teori

A premissa para as escolhas do relator da Lava Jato e do substituto do ministro Teori Zavascki, é a garantia da continuidade da investigação, do que estão conscientes o Executivo e o Judiciário.
Esse critério desvincula a nomeação do perfil que substituirá o ministro Teori daquele que substituirá o relator da Lava Jato. Serão dois nomes – e não dois em um.
O sucessor do ministro será nomeado pelo presidente da República, como determina a Constituição. O sucessor do relator será decidido no âmbito da Suprema Corte – ambos no menor espaço de tempo possível.
IMG_4032
Gilv@n Vi@n@

Supremo põe em risco prestígio adquirido no mensalão

IMG_4034
Superado o receio de que o novo relator da Lava Jato saia da caneta de Michel Temer, um potencial investigado, o país passa a conviver com o pavor de que o Supremo Tribunal Federal escolha um relator inconfiável. A hipótese de que o substituto de Teori Zavascki seja selecionado por sorteio é horrorizante. A impressão de que nem todos os ministros da Suprema Corte são dignos da função é horripilante.
Nenhum cidadão no mundo recebe mais informações jurídicas do que o brasileiro. Um visitante estrangeiro estranha que o noticiário fale mais sobre inquéritos, denúncias e ações penais do que sobre futebol. A maioria dos brasileiros entende de leis apenas o suficiente para saber que precisaria entender muito mais.
Gilv@n Vi@n@

Santa Cruz do Capibaribe: rebelião no presídio

Um preso morreu e 13 ficaram feridos durante uma rebelião registrada neste sábado (21) no presídio de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, distante 192 km do Recife. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), três reeducandos fugiram durante o motim. Por meio de nota, a Seres informou, ainda, que o “tumulto” foi controlado pela Polícia Militar com o apoio dos agentes penitenciários e que uma sindicância será aberta para apurar o caso.
De acordo com informações extraoficiais, um policial também teria sido machucado após ser atingido por uma pedrada. Equipes do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pelo policiamento ostensivo na área, foram enviadas ao local por volta das 6h. Também foram acionados reforços do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi).
Gilv@n Vi@n@

Odebrecht e Lava Jato: a chave para os segredos

IMG_4033
O acordo de leniência entre a empreiteira Odebrecht e a Operação Lava-Jato, firmado em dezembro e que veio a público nesta sexta-feira, determina que a empresa identifique todas as suas contas no exterior e as doações eleitorais feitas pelo grupo nos últimos 16 anos. Foram oito eleições no período, quatro delas presidenciais, desde 2000. Ao longo desses anos, a Odebrecht virou uma das principais financiadoras de campanha do país.
A empresa deve entregar ao Ministério Público Federal uma lista consolidada das doações, indicando o valor, a data, o beneficiário e quem autorizou o pagamento. O acordo ainda prevê que a empreiteira faça uma lista de todos os beneficiários de propina que atualmente tenham foro privilegiado. Ambas as listas devem ser entregues em 60 dias a partir da assinatura – ou seja, até o início de fevereiro deste ano.
Gilv@n Vi@n@

20 janeiro, 2017

Temer decreta luto de três dias e diz que Teori era ‘homem de bem’

temer-4
O presidente Michel Temer decretou, no ínicio da noite desta quinta-feira (19), luto oficial de três dias em decorrência da morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em um rápido pronunciamento no Palácio do Planalto, Temer disse que o magistrado era um “homem de bem” e um “orgulho para todos os brasileiros”.
Relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta, aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social.
Gilv@n Vi@n@

OAB divulga nota de pesar pela morte do ministro Teorí Zavascki

Nota de pesar
A Diretoria do Conselho Federal da OAB, o Conselho Federal da OAB e o Colégio de Presidentes de Seccionais manifestam solidariedade às famílias e amigos das vítimas do acidente de avião ocorrido nesta quinta-feira (19) no Rio de Janeiro.  Foi com profundo pesar e consternação que a Ordem dos Advogados do Brasil recebeu a notícia da morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.
Teori teve uma trajetória profissional brilhante como advogado. Na magistratura, destacou-se por uma atuação firme, de irrestrito respeito à Constituição.
Que a atuação discreta e serena do ministro Teori sirva de exemplo para aqueles que ocupam cargos públicos de tamanha relevância em nossa sociedade.
Neste momento difícil, desejamos que os amigos e familiares das vítimas encontrem forças para superar a dor da perda.
Diretoria, Colégio de Presidentes de Seccionais e Conselho Federal da OAB.
Gilv@n Vi@n@

Paul McCartney aciona a Justiça para recuperar sucessos dos Beatles

C2kKh9yXEAAdNZg
Após mais de 50 anos, o cantor e compositor Paul McCartney decidiu entrar com um processo contra a gravadora Sony para recuperar os direitos autorais dos sucessos dos Beatles entre os anos de 1962 e 1971.
Os direitos comerciais de muitas das canções escritas em conjunto com John Lennon — como “Love Me Do”, “Hey Jude”, “Let It Be” e “Yesterday” —, acabaram ficando com uma série de gravadoras, prática comum na época. Em 1985, os direitos foram comprados por Michael Jackson, por US$ 47,5 milhões. Após a morte do Rei do Pop, as canções acabaram indo para a Sony.
Ao entrar com a ação, os advogados do ex-Beatle argumentaram que, de acordo com a legislação americana sobre os direitos autorais, os direitos das obras produzidas antes de 1978 devem retornar a seus criadores depois de 56 anos. Coincidentemente, as primeiras canções compostas por Paul e John completam essa idade em 2018.
O processo, no entanto, só deverá terminar em 2026, quando todas as músicas serão recuperadas. Isso, claro, se a Sony cumprir o combinado.
Gilv@n Vi@n@

Robinson: não negociei, não aceito e não admito

rob não
O governador Robinson Faria convocou o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), no início da tarde desta quinta-feira (19), e determinou a entrada das forças de segurança do Estado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A operação, explicou ele, tem como objetivo a remoção dos presos, separando os membros das facções rivais para evitar um novo confronto.
“A ação do governo está tendo reações, mas o governo não vai recuar. E é preciso reafirmar: em nenhum momento, o governo autorizou qualquer tipo de negociação, seja com o PCC ou com o Sindicato. Não negociei, não aceito, não autorizo e não admito”, afirmou o governador à imprensa, após o início da operação.
O governador ainda afirmou que será feita a construção de uma barreira física, de concreto, para manter as facções isoladas dentro da penitenciária em Nísia Floresta. Compõem a operação agentes dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque (BPChoque), e o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania.
Gilv@n Vi@n@