ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 janeiro, 2017

Paul McCartney aciona a Justiça para recuperar sucessos dos Beatles

C2kKh9yXEAAdNZg
Após mais de 50 anos, o cantor e compositor Paul McCartney decidiu entrar com um processo contra a gravadora Sony para recuperar os direitos autorais dos sucessos dos Beatles entre os anos de 1962 e 1971.
Os direitos comerciais de muitas das canções escritas em conjunto com John Lennon — como “Love Me Do”, “Hey Jude”, “Let It Be” e “Yesterday” —, acabaram ficando com uma série de gravadoras, prática comum na época. Em 1985, os direitos foram comprados por Michael Jackson, por US$ 47,5 milhões. Após a morte do Rei do Pop, as canções acabaram indo para a Sony.
Ao entrar com a ação, os advogados do ex-Beatle argumentaram que, de acordo com a legislação americana sobre os direitos autorais, os direitos das obras produzidas antes de 1978 devem retornar a seus criadores depois de 56 anos. Coincidentemente, as primeiras canções compostas por Paul e John completam essa idade em 2018.
O processo, no entanto, só deverá terminar em 2026, quando todas as músicas serão recuperadas. Isso, claro, se a Sony cumprir o combinado.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: