ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 março, 2017

GIRO PELOS MUNICÍPIOS

FERNANDO PEDROZA





O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Fernando Pedroza (SINDISFEP) comemorou em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. A comemoração, realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN), foi com um café da manhã  e assembleia em que foram pensadas estratégias contra a reforma  da previdência.
MOSSORÓ
Começou ontem e vai até amanhã 19 de março, em Mossoró, o II Módulo do Curso de ORSB (Organização Sindical de Base) turma de Mossoró. Já a turma de Natal realiza o II Módulo desde a última quinta-feira 16/3, encerrando as atividades hoje.
SERRA DO MEL
A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) promoveu na quarta-feira, 15 de março, debate sobre Reforma da Previdência e Flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A atividade foi realizada em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Serra do Mel (SINDMEL).
SÃO MIGUEL
Os servidores da educação da Prefeitura de São Miguel ainda estão em luta pelo reconhecimento de alguns dos seus direitos. Esses trabalhadores lutam por jornada de trabalho (distribuição de carga horária); reajuste do Piso Salarial Nacional Profissional do Magistério e campanha salarial. Liderados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Miguel (SINDSERVIS), eles já entregaram a pauta de reivindicações e aguardam por resposta da prefeitura.
Gilv@n Vi@n@

FETAM/RN PARTICIPA DO ENCONTRO NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR



A Federação dos Trabalhadores em Administyração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) se fez presente ao I Encontro Nacional do Coletivo de Saúde da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), que aconteceu quinta e sexta-feira (2 e 3/3), em Curitiba (PR). O evento reuniu secretários de Saúde do Trabalhador das federações filiadas, além de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs) de todo o Brasil. A FETAM/RN foi representada por Jailma Nogueira, secretária de Mulheres do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baraúna (SINDSERB).
O encontro contou com as presenças da Conselheira Estadual de Saúde do Paraná e coordenadora da CIST no Estado, Olga Estefânia, do Sindsaúde/PR; de Heliana Hemeotério, Conselheira Nacional de Saúde e representante da ABGLT; e de Graça Costa, secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT.
Também participaram o presidente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Fenasce), Fernando Cândido; o diretor da Federação dos Servidores Municipais da Bahia (Fetrameb), Ivando Antunes; e a psicóloga sanitarista Cláudia Lima, assessora do Sindicato dos Servidores do Município de São Paulo (Sinsep) e da Federação da categoria no Estado (Fetam/SP).
Após a abertura oficial do Encontro, ocorrido às 14h da quinta-feira, representantes de delegações de dez estados (SC, PR, RN, MS, MG, SP, MA, GO, AL e CE) participaram do Seminário ACSs e ACEs Nossa História, Nossas Conquistas e Nossa Luta, que discutiu o exercício profissional, a regulamentação da profissão, a Lei do Piso Nacional, aposentadoria especial e 14º salário.
Às 17h, os participantes trocaram informações de todo o país, com a apresentação das experiências dos municípios de Abreu e Lima (PE) e São Paulo (SP), e levantaram propostas do segmento para o VI Congresso da Confetam/CUT, marcado para os dias 28, 29 e 30 de abril, em Recife (PE).
Na manhã da sexta-feira (3), a partir das 8h30, foi a vez de debater as Conferências Nacionais de Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde, previstas para o segundo semestre de 2017.
À tarde, às 14 horas, foi avaliada a proposta de reformulação das Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e saúde do trabalho, e as implicações para os servidores públicos municipais.
O evento, ocorreu no Hotel Nacional Inn, encerrou às 18 horas do dia 3 de março. (Fonte: site da CONFETAM).
Gilv@n Vi@n@

MULHERES MOSSOROENSES DIZEM NÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA





Concluída na quarta-feira, a programação alusiva ao 8 de março promovida pela Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) em parceria com entidades como o Núcleo de Estudos da Mulher, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (NEM-UERN), Sindicato dos Trabalhadores em Laboratórios e Pesquisas e Análises Clínicas, Casas e Cooperativas de Saúde e Hospitais Particulares de Mossoró (SINTRAHPAM), Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) e Movimento das Mulheres Camponesas (MMC),.
Denominada Mulheres contra a Reforma da Previdência, a programação, iniciada segunda-feira (6/3), foi encerrada com as seguintes atividades: concentração na Praça Cônego Estêvam Dantas (Praça dos Hospitais), com café da manhã. Em seguida, as mulheres saíram em caminhada até a sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Depois, se dirigiram à Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax) e de lá caminharam até a Câmara Municipal, onde participaram de audiência pública, realizada após proposição da vereadora Isolda Dantas (PT).
As mulheres foram em peso às ruas de Mossoró para dizer que são contra a Reforma da Previdência e que estão firmes para derrubar a proposta do golpista Michel Temer.
Gilv@n Vi@n@

APÓS DIÁLOGO COM SINDICATO, PREFEITO DE MONTE DAS GAMELEIRAS FIRMOU ACORDO EM RELAÇÃO A PAGAMENTO DE SALÁRIOS ATRASADO

O prefeito do município do Monte das Gameleiras, Jailton Félix, firmou acordo de compromisso com o Sindicato dos Servidores Municipais de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras (SINDSERRAMONTE) e garantiu as datas para o pagamento dos salários atrasados dos servidores, referentes aos meses de novembro, dezembro e terço de férias, não pagos pela gestão passada.
O Gestor atendeu a solicitação do SINDSERRAMONTE e confirmou que no próximo dia 30 pagará integralmente o debito com os servidores referente a novembro e terço de férias (ano base 2016). O mês de dezembro dividirá em três parcelas, sendo abril, maio e junho.
O chefe do Executivo ainda confirmou que se houver dinheiro referente à repatriação para o município, quita em um único pagamento as dividas deixada pela gestão passada.
Participaram da audiência em que foi firmado o compromisso os vereadores Welington Ferreira (presidente da Câmara Municipal) e Ailton Nascimento.
Gilv@n Vi@n@

SINDISERRAMONTE EMPOSSA DIRETORIA PARA NOVO MANDATO

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras (SINDISERRAMONTE) está com sua diretoria renovada. A posse dos novos membros ocorreu no dia 4/3, para o triênio 2017-2020.
A servidora Ariadny Moreira continua à frente da entidade, que agora tem como vice-presidente Wellington Ferreira.
Os demais membros da diretoria são: Elaine Magnólia Galdino Vieira da Silva (Secretária Geral),
Aline Maria Moreira Feitosa (Secretária Financeira), Luana Ninoska Pereira Chamorro (Secretário de Formação), Welton Rodrigues Santana (Secretário/a de Comunicação), Luana Gomes de Morais (Secretário/a de Políticas Sociais e Mulheres), suplentes de direção:  Janny Andreza Tavares de França, Maria Ozeni Tavares Bezerra Neves. Conselho Fiscal: Josiane Felipe dos Santos, Georgino Canuto Veloso e Márcio Aurélio Vieira da Silva (titulares). Watsom Antonio de Freitas e Jânio Faustino de Freitas (suplentes).
Gilv@n Vi@n@

MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO NORTE VÃO ÀS RUAS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Os municipais foram às ruas nesta quarta-feira dizer não à Reforma da Previdência no Dia Nacional de Paralisação convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e federações filiadas.
Em solo potiguar, a Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (CUT) conseguiu mobilizar seus sindicatos filiados, culminando com paralisações em mais de 70 cidades norte-riograndenses.
Em Governador Dix-sept Rosado, a programação constou de assembleia e palestra sobre os impactos da Reforma da Previdência na vida servidores públicos e funcionários da iniciativa privada, além de outras categorias como trabalhadores rurais e beneficiários da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), por exemplo.
O funcionalismo público municipal de Acari também aderiu à paralisação. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acari (SINDSERPMA) promoveu debate sobre a reforma da previdência.
Quem também promoveu palestras sobre as Reforma da Previdência e Trabalhista foram os sindicatos dos servidores públicos municipais das cidades de Bodó, Serra do Mel, Upanema, Fernando Pedroza,
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande e Itaú (SINDSERTRIS) ecoou a voz dos municipais através da Rádio Cidade FM. Na oportunidade, foram feitos esclarecimentos a respeito das alterações na reforma da Previdência Social que se aprovada irar prejudicar a todos os trabalhos públicos e agricultores.
Em Luís Gomes, os servidores foram às ruas com faixas e cartazes dizer que não aceitam a reforma da previdência, a exemplo do que fizeram também os servidores de Baraúna.
Em Pau dos Ferros, o protesto aconteceu na praça de eventos. Na ocasião, entidades sindicais, estudantes e movimentos sociais, realizaram ato público em protesto contra a Reforma da previdência proposta por Temer e da retirada de direitos trabalhistas, em curso no Congresso Nacional. Trabalhadores da educação de Água Nova aderiram ao Dia Nacional de Paralisação e participaram do Ato em Pau dos Ferros. Houveram atos ainda em Boa Saúde, Ruy Barbosa e Caicó. Neste último, houve debates sobre Reformas da Previdência e Trabalhista.
Em todos os municípios, os sindicatos, com apoio da FETAM/RN, organizaram atos contra a Reforma da Previdência e incluíram suas pautas locais, como reajuste do piso e pagamento de salários atrasados.
Gilv@n Vi@n@

MUNICIPAIS DE MAIS DE 70 CIDADES PARALISAM SUAS ATIVIDADES NA LUTA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA


Mais de 70 municípios tiveram suas atividades paralisadas na quarta-feira, 15 de março, Dia Nacional de Paralisação. Os municipais foram às ruas liderados pelos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN), sob orientação da Confetam/CUT.
Os municipais pararam suas atividades e realizaram atos públicos, debates, assembleias populares, tendo como objetivo a luta contra a Reforma da Previdência, contra a Reforma da CLT, contra o Golpe, Fora Temer, Fora Golpistas e pelo reestabelecimento da democracia.
Veja a relação dos municípios em que os servidores foram às ruas:
Município:
1 Fernando Pedrosa; 2 Lajes;3 Carnaubais;4 São Rafael;5 Itaja;6 Pedra Grande;7 Arez;8 Baia Formosa;9 Felipe Guerra;10 Rio do Fogo;11 Caraúbas;12 Triunfo Potiguar;13 Jucurutu;14 Floranea;15 Tenente Laurentino Cruz;16 Santa Cruz;17 Pureza;18 Rui Barbosa;19 Rafael Fernandes;20 Acari;21 Espírito Santo;22 São Miguel;23 Agua Nova;24 Luiz Gomes;25 Marcelino Vieira;26 Tenente Ananias;27 Alexandria;28 Itau;29 Umarizal;30 Rodolfo Fernandes;31 Olho D’água dos Borges;32 Severiano Melo;33 Patu;34 Apodi;35 Janduis;36 Tabuleiro Grande;37 São Fco. do Oeste;38 Dr. Severiano;39 Barauna;40 Areia Branca;41 Serra do Mel;42 Upanema;43 Angicos;44 Alto do Rodrigues;45 Ipanguaçu;46 Serro Cora;47 Bodo;48 Assu;49 Parau;50 Afonso Bezerra;51 Santana do Matos;52 Cruzeta;53 Currais Novos;54 Caico;55 Boa Saude;56 Macau;57 Guamare;58 Pendências;59 São João do Sabugi;60 Parelhas;61 Santana do Seridó;62 Equador;63 Serra de São Bento;64 Monte das Gameleiras;65 Natal;66 Macaiba;67 Carnaúba dos Dantas;68 São Tomé;69 Messias Targino;70 São Gonsalo do Amarante; e 71 Mossoró.
Gilv@n Vi@n@

GREVE

Material para aula de greve|Escola sem partido ou escola amordaçada?

Argumentações importantes:
A escola  tem partido. Não.  Dentro da escola, tem pessoas de diferentes partidos políticos. Alguns são simpatizantes, outros são filiados a partidos políticos, outros só votam. Para os autores destes projetos de lei,  a escola só deve  ensinar  conteúdos das  matérias do currículo,  deixe de ensinar a pensar, analisar, criticar e se posicionar.
Para estes  parlamentares ensinar a  pensar, analisar, criticar, refletir é ruim, eles querem que os filhos dos/as trabalhadores e trabalhadoras sejam  massa de manobra de seus interesses.
É por isso que eles querem botar  uma mordaça na boca dos/as professores/as e de vocês para poder dominar a sociedade, ter seu voto de cabresto e não manifestar  reclamações.
Vamos lembrar,  das ocupações dos estudantes em 2016. Foram mais de 1mil escolas públicas ocupadas. Eram jovens entre 13  e 18 anos, que nunca participaram de movimentos sociais e de partidos políticos. Com essas ocupações os autores desses projetos e seus aliados tentaram passar para a sociedade que havia interferência partidária nas ocupações.
A revista do Brasil, de  Novembro/2016, publicou vários depoimentos de estudantes, afirmando não terem  vinculação a partido político, que a ideia das ocupações se deram porque o ambiente escolar exige uma reação deles, a reforma do ensino médio, a então PEC 55,  hoje emenda constitucional 95, que congela os investimentos no setor público  e congelamento de salários.
Neste momento do debate precisamos fazer como a estudante Larissa da escola Olívio Belich de Santa Catarina “O que agente mais queria era o apoio das pessoas que vão perder com isso. Mas a maioria não consegue enxergar.”
O izalcir, Rogério Marinho e  estão criando leis para a maioria ficar sem o conhecimento de seus direitos e não entenderem o que vão perder. O que eles não querem é uma Ana Júlia que fez calar os deputados, ao fazer a defesa do país e principalmente da classe trabalhadora. O que eles não querem é que sejamos contra as estruturas políticas convencionais, a propagação da informação, dominar o conhecimento, empoderamento das mulheres, não querem  que seja despertado  o conceito da ideologia coletiva e sim querem preservar o conceito da ideologia  individualista.
Qual a concepção que tem por trás da proposta deles
1-      Combater a doutrinação ideológica nas escolas
2-      Combater  a doutrina Marxista
3-      Combater o comunismo
Objetivo deste projeto
Perseguir todos os que ameaçam as suas doutrinas.
FUNDAMENTOS
1-      Moralismo  cristão
2-      Defende que a função da escola seja para instruir, pois quem educa é a família.
O QUE SUSTENTA ESTA CONCEPÇÃO IDEOLOGICA
1-  Fundamentalismo religioso, na medida, que tem como parâmetro o movimento religioso.
2- Alimenta a intolerância religiosa
3- Desconsidera a constituição federal/1988, que assegura a liberdade de consciência, crença como direitos invioláveis poutados no respeito a diversidade de concepções.
4-  Fundamenta-se em pensadores liberais, despertando a fúria inflamada contra a cidadania, solidariedade e diversidade cultural.
5-  A escola tem ensinar a ler e escrever.
6- Separa as relações individuais do sujeito das relações coletivas dos sujeitos, produzindo uma bolha humana harmonizada pelo conceito individual do capital.
7-  Reforça o  pensamento xenofóbico e totalitário, explicado nos projetos de leis apresentados como: A cura gay do deputado João Campos ( PSDB) de Go, projeto de número 234/11, o deputado Eduardo Cury que apresentou projeto de lei para a escola atuar apenas ensinando o básico, esse deputado é do ( PSDB) de São Paulo, Dep. Izalcir  do ( PSDB_ do DF, autor do projeto de lei que extingue filosofia e sociologia, o PL 6.003/13.
VEJA NA INTEGRA ABAIXO OS DOIS PROJETOS DE LEI QUE PRECISAM SER DEBATIDOS COM OS ESTUDANTES:
Veja AQUI o PL proposto pelo deputado Izalci
Veja AQUI o PL proposto pelo deputado Rogério Marinho

GREVE

Veja o calendário de lutas da greve geral da educação no RN

Gilv@n Vi@n@


ATO

Trabalhadores/as em educação participam de marcha unificada contra a Reforma da Previdência


Créditos: Lenilton Lima e Antônio Junior
Os/as trabalhadores/as em educação do RN se integraram a marcha unificada contra a Reforma da Previdência.
A atividade aconteceu na tarde de quarta-feira (15), Dia Nacional de Lutas, e tomou as ruas do Alecrim e Centro de Natal, reunindo o SINTE/RN, demais sindicatos que integram o Fórum Estadual dos Servidores, CUT e outras centrais sindicais e movimentos sociais.
 Gilv@n Vi@n@

Segunda (20) tem assembleia unificada para avaliar a greve geral da educação no RN

Nesta segunda-feira (20), às 14h30, na ASSEN, tem mais uma assembleia unificada do Estado e municípios. Desta vez para avaliar o andamento da greve geral da educação no RN, deliberada e iniciada nessa quarta (15).
Gilv@n Vi@n@

Imprensa internacional repercute operação da PF sobre carne contaminada

A imprensa internacional repercutiu as informações da Operação Carne Fraca, deflagrada na manhã desta sexta-feira, 17, pela Polícia Federal, com foco no combate à corrupção de agentes públicos federais e crimes contra a saúde pública, que colocou sob os holofotes grandes empresas do setor, como a JBS e a BRF.
IMG_7888
Gilv@n Vi@n@

Ações de frigoríficos despencam e fazem bolsa encerrar com forte queda

IMG_7883
A operação da Polícia Federal que desmontou um esquema de venda de carnes irregulares teve reflexos no mercado financeiro.
Puxado pelas ações dos frigoríficos JBS e BRF, empresas acusadas de liderarem a fraude, o índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou esta sexta-feira (17) com queda de 2,39%, aos 64.210 pontos. Essa foi a maior queda percentual desde 30 de janeiro, quando o índice caiu 2,62%.
Somente as ações da JBS (dona de marcas como Friboi e Seara) despencaram 10,59%. Os papéis da BRF (que opera marcas como Sadia e Perdigão) recuaram 7,25%.
As ações da Petrobras, as mais negociadas, também contribuíram para o desempenho negativo. Os papéis ordinários (com direito a voto em assembleia de acionistas) caíram 3,69%. As ações preferenciais (com preferência na distribuição de dividendos) tiveram desvalorização de 4,01%.
Gilv@n Vi@n@

Lava Jato: 183 pedidos de cooperação

Operação Carne Fraca acabou ofuscando a coletiva da força-tarefa da Lava Jato que fez um balanço dos três anos de operação. Um dos temas de destaque foi a cooperação internacional do MPF.
Até hoje, foram realizados 183 pedidos de cooperação com 43 países. Desses, 14 forneceram informações por meio de pedidos ativos e também solicitaram informações por meio de pedidos passivos de cooperação.
Informa a Lava Jato:
“Do total de pedidos de cooperação, 130 são ativos feitos a 33 países e 53 são passivos recebidos de 24 países. Estes dados sobre pedidos de cooperação internacional incluem investigações desenvolvidas pela Força-tarefa Lava Jato em Curitiba, pelo Grupo de Trabalho (GT) junto à Procuradoria Geral da República (PGR) e pela Força-tarefa Lava Jato no Rio de Janeiro.
Os pedidos de cooperação ativa foram feitos para os seguintes países: Alemanha, Andorra, Antígua e Barbuda, Áustria, Bahamas, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Gibraltar, Hong Kong, Ilhas Cayman, Ilhas de Guernsey, Ilha de Jersey, Ilhas de Man, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Macau, Mônaco, Noruega, Países Baixos, Panamá, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça e Uruguai. 
Gilv@n Vi@n@

Bolsas remanescentes do ProUni têm cronograma de inscrições

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação divulgou o cronograma e demais procedimentos relativos à oferta de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2017. As inscrições deverão ser feitas nas seguintes datas: de 27 de março a 5 de abril, para quem não estiver matriculado na instituição; até 5 de maio para os já matriculados.
O ProUni é destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas, com ou sem fins lucrativos. No caso da bolsa integral, a renda familiar mensal per capta do interessado não poderá exceder a um salário mínimo e meio. E não pode ser superior a três salários mínimos para os demais, mediante critérios definidos pelo MEC.
Gilv@n Vi@n@

Avicultura Produção de galinha caipira ganha impulso na região do Trairi

O Rio Grande do Norte terá, pela primeira vez, uma produção regular e em escala comercial de galinhas caipiras a partir deste ano. Um grupo de 25 pequenos avicultores da região do Trairi, que é considerada o polo avícola do estado, está se reunindo para investir na produção de aves caipiras para corte e obtenção de ovos em contraposição ao frango industrial, também chamado de frango de granja.
A expectativa é chegar dezembro com uma produção mensal em torno de 8 mil aves e 30 mil ovos, que devem abastecer o mercado consumidor local, tanto privado – como as redes de supermercados – quanto o de compras públicas para suprir programas governamentais, como o da merenda escolar.
Gilv@n Vi@n@

TCE orienta presidentes de Câmaras fiscalizar em parceria com a sociedade

IMG_7896
“Irmanar-se com quem representa o povo”. Foi este um dos objetivos do Encontro “O TCE e o Legislativo” expressos pelo presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, aos dirigentes de Câmaras de Vereadores reunidos, na manhã desta sexta-feira (17), no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente à Corte.
Na saudação aos participantes, ele evocou o princípio da Constituição segundo o qual “todo poder emana do povo” para, em seguida, ressaltar o modelo representativo da vontade popular do qual resulta o sistema democrático.
“Representar o povo é tarefa árdua que vai além do papel técnico de produzir as leis, porque envolve o cuidado com a vida e o bem estar das pessoas”, comentou o conselheiro André Carlo, de quem os presidentes das Câmaras Municipais ouviram o propósito da colaboração: “Podem contar, para isso, com o Tribunal de Contas do Estado”.
Gilv@n Vi@n@

Arlindo Cruz entra em coma no Rio de Janeiro

IMG_7899
Arlindo Cruz passou mal na tarde desta sexta-feira (17) e foi induzido a um coma para estabilizar sinais e preservar órgãos. Após o mal estar o cantor foi levado pela mulher e o filho para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Barra. As informações foram confirmadas pela mulher do artista. O cantor estaria em Salvador neste domingo (19) no “Festival Vozes do Brasil”. A esposa do cantor, Babi, explicou que a medida foi acionada para auxiliar na transferência dele para a UPA do Hospital São José. O médico pessoal da família acompanha o caso. De acordo com o G1, apesar das medidas o diagnóstico ainda não foi passado.
Gilv@n Vi@n@

Temer só arrecadou 6% dos recursos da campanha

A conta bancária aberta pelo presidente Michel Temer (PMDB) para receber recursos para a campanha eleitoral de 2014 foi abastecida com depósitos que correspondem a apenas 5,67% do total de R$ 350,4 milhões arrecadado pela chapa dele e de Dilma Rousseff (PT), informa o jornal Folha de São Paulo.
IMG_7900
Gilv@n Vi@n@

Poker face

apode1803painell
O ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) reconheceu que o nervosismo no leilão para concessão de aeroportos durou até o último segundo. “Falei com o leiloeiro… Do jeito que fala, pausadamente, eleva a tensão no ambiente ao nível de um jogo disputado de pôquer!
Gilv@n Vi@n@

Segunda chamada

Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, as três grandes empreiteiras que fecharam acordo de leniência com a Lava Jato, devem ser chamadas a prestar novos esclarecimentos, com foco nas irregularidades apuradas pelo Tribunal de Contas da União na usina de Angra 3.
O recall será motivado por entendimento firmado entre a força-tarefa e o ministro do TCU Bruno Dantas, relator do processo que apura fraudes nas obras eletromecânicas do empreendimento no Rio.
Gilv@n Vi@n@

Rafael Motta intermedia parceria com ONU

O deputado federal Rafael Motta (PSB) intermediou nesta sexta-feira (17) uma reunião entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU) e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que pode gerar uma economia de 70% nos custos com compras de medicamentos pelo Poder Público. Além da área da saúde pública, o UNFPA discutiu ainda parcerias com a UFRN, por meio do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam).
“As reuniões foram muito proveitosas e, nelas, foram propostas parcerias que podem representar mudanças significativas na gestão dessas áreas, permitindo melhoria em processos e economia de recursos públicos. Entre essas propostas, está o fornecimento de medicamentos por meio do Fundo, que em outros estados brasileiros já está garantindo uma economia de aproximadamente 70% com relação ao que se paga hoje baseado nos valores de mercado”, afirmou o deputado federal Rafael Motta.
rafael urn
Gilv@n Vi@n@

17 março, 2017

Governo do RN destina 9 milhões para pequenos agricultores

painel
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), realiza o lançamento do edital de apoio a projetos de Fruticultura Irrigada para a Agricultura Familiar neste sábado (18), às 11h, no auditório do Sebrae, em Mossoró.
O investimento de R$ 9 milhões é do Governo do Estado, por meio do Acordo de Empréstimo com Banco Mundial, através do Projeto RN Sustentável, e abrange prioritariamente os territórios de Açu-Mossoró, Mato Grande, Sertão Central Cabugi Litoral Norte e Sertão do Apodi.
O edital é uma chamada pública para que as organizações de pequenos fruticultores apresentem projetos de apoio à produção, beneficiamento e comercialização, os quais terão apoio técnico e financeiro do programa. Com este edital, o Governo pretende beneficiar diretamente 350 famílias e gerar 3,5 mil empregos diretos.
“A fruticultura é uma das vocações econômicas do estado, que tem grande mercado externo, lidera a nossa pauta de exportações. Em 2016 foram exportadas 303 mil toneladas de frutas tendo o melão como principal produto de comercialização. A estratégia do governador Robinson é gerar emprego e renda nas regiões a partir do fortalecimento e incremento das nossas vocações naturais”, afirma Vagner Araújo, secretário de Gestão Projetos e Metas do RN.
Gilv@n Vi@n@

Carne Fraca abastecia PMDB e PP

carnevermelha“Dentro da investigação ficava bem claro que uma parte do dinheiro da propina era, sim, revertido para partido político. Caracteristicamente, já foi falado ao longo da investigação dois partidos que ficavam claro: o PP e o PMDB”, afirmou.
Executivos do frigorífico JBS e da empresa BRF Brasil foram presos. O esquema seria liderado por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio. Segundo a PF, a operação detectou em quase dois anos de investigação que as Superintendências Regionais do Ministério da Pesca e Agricultura do Estado do Paraná, Minas Gerais e Goiás ‘atuavam diretamente para proteger grupos empresariais em detrimento do interesse público’.
GilV@n vi@n@