ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 março, 2017

FETAM/RN PARTICIPA DO ENCONTRO NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR



A Federação dos Trabalhadores em Administyração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) se fez presente ao I Encontro Nacional do Coletivo de Saúde da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), que aconteceu quinta e sexta-feira (2 e 3/3), em Curitiba (PR). O evento reuniu secretários de Saúde do Trabalhador das federações filiadas, além de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs) de todo o Brasil. A FETAM/RN foi representada por Jailma Nogueira, secretária de Mulheres do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baraúna (SINDSERB).
O encontro contou com as presenças da Conselheira Estadual de Saúde do Paraná e coordenadora da CIST no Estado, Olga Estefânia, do Sindsaúde/PR; de Heliana Hemeotério, Conselheira Nacional de Saúde e representante da ABGLT; e de Graça Costa, secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT.
Também participaram o presidente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Fenasce), Fernando Cândido; o diretor da Federação dos Servidores Municipais da Bahia (Fetrameb), Ivando Antunes; e a psicóloga sanitarista Cláudia Lima, assessora do Sindicato dos Servidores do Município de São Paulo (Sinsep) e da Federação da categoria no Estado (Fetam/SP).
Após a abertura oficial do Encontro, ocorrido às 14h da quinta-feira, representantes de delegações de dez estados (SC, PR, RN, MS, MG, SP, MA, GO, AL e CE) participaram do Seminário ACSs e ACEs Nossa História, Nossas Conquistas e Nossa Luta, que discutiu o exercício profissional, a regulamentação da profissão, a Lei do Piso Nacional, aposentadoria especial e 14º salário.
Às 17h, os participantes trocaram informações de todo o país, com a apresentação das experiências dos municípios de Abreu e Lima (PE) e São Paulo (SP), e levantaram propostas do segmento para o VI Congresso da Confetam/CUT, marcado para os dias 28, 29 e 30 de abril, em Recife (PE).
Na manhã da sexta-feira (3), a partir das 8h30, foi a vez de debater as Conferências Nacionais de Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde, previstas para o segundo semestre de 2017.
À tarde, às 14 horas, foi avaliada a proposta de reformulação das Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e saúde do trabalho, e as implicações para os servidores públicos municipais.
O evento, ocorreu no Hotel Nacional Inn, encerrou às 18 horas do dia 3 de março. (Fonte: site da CONFETAM).
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: