ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

13 abril, 2013

COORDENAÇÃO DO SINDSPUMC, COMUNICA FIM DA GREVE E RETORNO AO ANO LETIVO

A Coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, comunica a toda Comunidade Caraubense que a GREVE FINALIZOU e que Segunda-Feira (15  de Abril) será retomadas as atividades letivas em todas as escolas da rede municipal.
AGRADECIMENTOS:
01. A Todos os Pais de Alunos da rede municipal caraubense;
02. Em especial a CUT/RN (Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte)  e a FETAM/RN (Federação dos Trabalhadores em Administração Pública do Rio Grande do Norte), que nos momentos difíceis estiveram presentes no SINDSPUMC, dialogando com a categoria; 
03. Aos Blog`s e Blogueiros que divulgaram nossas ações durante este período grevista;
04. A imprensa falada e escrita que também nos apoiaram;
05. A Servidora do SINDSPUMC Valda Almeida, que não mediu esforços para nos dar suporte nos plantões de GREVE dos Servidores na Sede do Sindicato; 
06. A Comissão de Pais e Servidores que somaram junto a Coordenação do SINDSPUMC para as decisões coletivas; e
07. Ao Poder Legislativo em nome dos Edis que proporcionaram o diálogo com a municipalidade.
Por Herculana Neta
Coordenadora Geral do SINDSPUMC
GILV@N VI@N@

PALESTRA "SAÚDE É VIDA"

Aconteceu na manhã de hoje (13), na Casa de Cultura Popular Manoel do Violão, uma palestra com grande importância para a saúde humana. Nós que consumimos periodicamente remédio industrializados (farmacêuticos) podemos aderir a medicamentos caseiros. A palestra "SAÚDE É VIDA" ministrada por Elení Fernandes - Coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia de Martins  e Agente de Cultura FJA daquela cidade serrana, com larga experiência na área  da medicina caseira no Rio Grande do Norte como em outros estados brasileiros, nos trouxe informações, orientações básicas e importante. 
Elení Fernandes - Ministrante da palestra
Amostra dos Medicamentos produzido em Casa
Livro Saúde é Vida Edições 1 e 2
DVD - Saúde é Vida, orientações e receitas
Demonstrativo de como preparar o Chá das plantas de
folhas verdes e cheirosas
Público presente


Gilv@n Vi@n@


Prefeitos e agricultores participam do “Grito da Seca” em Acari

Produtores rurais se reuniram no Municipal Clube – Foto: Nelder Medeiros

Discutir ações emergenciais para o combate a maior estiagem dos últimos 50 anos fez com que um grupo de agricultores e alguns prefeitos do Seridó se reunissem nesta sexta-feira, 12, em Acari, para o “Grito da Seca”, encontro organizado pela médica veterinária Joana D’Arc Pires, que recentemente furou um bloqueio de seguranças para entregar à presidenta Dilma Rousseff, uma carta de reivindicações do povo potiguar.
A reunião contou com a participação de diversos presidentes de associações rurais do Estado, como o presidente da Associação Seridoense de Criadores, Nivaldo Saldanha, e de alguns prefeitos da região, Vilton Cunha (Currais Novos), Isaias Cabral (Acari), Titico Araújo(Tenente Laurentino), e do vice-prefeito de São Vicente, Andreazza Fernandes. “Os problemas que a estiagem causa na nossa região é antigo, e até hoje nenhuma ação concreta foi realizada, não podemos mais esperar obras paliativas, o Nordeste tem sede”, disse o prefeito Vilton Cunha.
O “Grito” também foi uma forma de protestar contra a política de juros dos brancos, que cobram taxas exorbitantes aos pequenos produtores rurais. No final da reunião, os participantes seguiram até a Igreja do Rosário, centro de Acari, onde deram continuidade ao protesto.
Gilv@n Vi@n@

Sociedade Civil lota Assembleia em ato público contra PEC 37


O Ministério Público (MPRN, MPF, MPT e MPJTCE) promoveu, na manhã desta sexta-feira (12/04), na Assembleia Legislativa, ato público em repúdio à PEC 37. A iniciativa bastante prestigiada contou com a participação de representantes de diversas Instituições, entidades e movimentos sociais, dentre os quais OAB, AMPERN, Arquidiocese de Natal (CNBB), Associação dos Policiais Federais, Rodoviários Federais e Militares, CGU, Ibama, SINDSEMP, Receita Federal, SINDJORN, Conselho do Estadual da Criança e do Adolescente, Federação dos Conselhos Comunitários, além de vereadores, deputados, servidores e membros do MPRN, e da população em geral.
Durante o ato público, foi lido manifesto contra a PEC da Impunidade, que até o final da manhã já contava com mais de 500 assinaturas de pessoas que apoiaram o Minsitério Público nessa luta contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional.
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, reforçou que o Ministério Público, especificamente o MPRN, não tem a intenção de usurpar a autoridade de investigação de quem quer que seja, mas que a Instituição quer continuar a somar nas investigações, assim como também deseja e já cobrou diversas vezes por uma polícia atuante e bem estruturada.
Para ele, ato público de ontem (12) e toda a reação da sociedade à PEC 37 foi um dos momentos mais emocionantes à frente da Instituição.
A Deputada Federal Fátima Bezerra, do PT, compartilhou da opinião do Procurador-Geral de Justiça e destacou que a luta contra a PEC não se trata de uma luta contra A, B ou C, mas a favor da plena cidadania.“O MP é parceiro da sociedade e guardião da lei. A PEC 37 não faz bem para a cidadania nem para a democracia. Por isso, estou aqui para reiterar o meu apoio e afirmo que a bancada do PT no Congresso Nacional, também está ao lado do Ministério Público. O PT não quer o MP enfraquecido de maneira alguma. E quanto aos excessos, os excessos são os crimes e esses é que devem ser combatidos”, reforçou.
Gilv@n Vi@n@

Joaquim Barbosa sonega processos ao plenário do Supremo, acusam advogados


Advogados de sete réus do mensalão acusam o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, de sonegar processos ao plenário da Corte. Eles afirmam ainda que Barbosa não pode “dar causa ao descontrole de suas decisões”, que o órgão, “por razões de conveniência política”, limitou os direitos humanos dos réus e que não julgar os pedidos por mais prazo causa “uma mancha historicamente indelével” ao processo.
As afirmações estão no agravo regimental protocolado nesta quinta-feira por nove defensores, incluindo os ex-ministros da Justiça Márcio Thomaz Bastos e José Carlos Dias. É uma reação às decisões do presidente do STF de não levar a julgamento do plenário os pedidos por mais prazo para recorrer da condenação ou negar a divulgação dos votos antes da publicação do acórdão do processo. Barbosa afirmara, numa das decisões contra a divulgação prévia dos votos, que os advogados querem manipular os prazos do processo.
“A autoridade recorrida (o presidente do STF) não deve dar causa ao descontrole de suas próprias decisões”, afirmaram os advogados. “Suprimir, deliberadamente, tempo útil de defesa é uma perversão do conteúdo substantivo do devido processo legal. Ninguém pode ser condenado sem um processo justo. Não é justo um processo que restringe a plenitude do direito de ampla defesa”, acrescentaram. “A reconsideração da decisão agravada (que negou prazo) manifestaria grandeza. Por meio dela, o processo não ostentaria uma mancha historicamente indelével”, continuaram.
Gilv@n Vi@n@

Papa Francisco cria grupo de cardeais para estudar reforma na Igreja


O papa Francisco criou neste sábado um grupo de oito cardeais para aconselhá-lo no governo da Igreja e estudar um projeto de revisão da Cúria Romana. Um comunicado do escritório de imprensa do Vaticano detalhou que a iniciativa do papa surgiu depois das sugestões feitas durante as Congregações gerais que antecederam o conclave.
O Vaticano informou que a primeira reunião do grupo ocorrerá em outubro deste ano e que o papa já está realizando os primeiros contatos com os cardeais escolhidos.
O grupo será formado por cardeais representantes dos cinco continentes do mundo. São eles o italiano Giuseppe Bertello, governador do Estado da Cidade do Vaticano; o chileno Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile; o indiano Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; o alemão Reinhard Marx, arcebispo de Munique; o congolês Laurent Monsengwo Pasiny, arcebispo de Kinshasa; o americano Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; o australiano George Pell, arcebispo de Sydney; e o hondorenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, que será o coordenador do grupo.
Gilv@n Vi@n@

Tempestade geomagnética na Terra, poderá afetar sistemas de telecomunicações e a rede de distribuição de energia elétrica


O Portal G1 de Notícias destaca que erupções ocorridas no Sol nesta semana, consideradas as mais intensas deste ano, podem provocar ainda neste sábado (13) uma tempestade geomagnética na Terra, que, dependendo da intensidade, pode afetar sistemas de telecomunicações do planeta e a rede de distribuição de energia elétrica, segundo cientistas.
Na última quinta-feira (11), a agência espacial americana, Nasa, captou explosões na coroa solar que emitiram no espaço jatos com bilhões de partículas que partiram em direção à Terra. Imagens feitas por equipamentos da agência captaram as explosões. Segundo a Nasa, o aumento no número de explosões solares é esperado para este período, em que o Sol está chegando próximo do pico de seu ciclo de atividade, que dura 11 anos.
De acordo com o pesquisador brasileiro José Roberto Cecatto, da divisão de astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP), essa massa liberada pelo Sol viaja a uma velocidade de mil quilômetros por hora e deve chegar à Terra ainda hoje.
Gilv@n Vi@n@

Ascensão da classe C contribuiu para o aumento de cirurgias plásticas no Brasil


O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial em proporção de cirurgias plásticas por pessoa, com 4,6 procedimentos por mil habitantes – nos Estados Unidos, país líder em números absolutos, a proporção é 3,5 operações por mil habitantes, com 1,1 milhão de procedimentos em 2011. No mesmo ano, foram feitas no Brasil 905,1 mil operações.
O aumento da procura por tais operações no Brasil atingiu 43,9% entre 2008 e 2011, revela pesquisa feita pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps),em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Para o coordenador da pesquisa no Brasil, Luis Henrique Ishida, o volume de cirurgias plásticas per capita no país é significativo, porque mostra o perfil do brasileiro, “culturalmente mais aberto às cirurgias plásticas, sobretudo as corpóreas”, devido ao hábito da população de mostrar o corpo na praia, diferentemente do que ocorre na maioria dos países.
Gilv@n Vi@n@

Em Mossoró, Garibaldi afirma que não tem compromisso político com Rosalba


Se de um lado o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, continua esperando a descentralização na prática do Governo Rosalba, seu primo e aliado político, no PMDB, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, trata de deixar claro que, o partido dos dois não tem compromisso político com a governadora.
Isso fica claro, quando Garibaldi é abordado sobre a indicação do novo secretário estadual de Agricultura, do PMDB. Ele, logo, frisa que Júnior Teixeira, não é uma indicação propriamente dita, do PMDB. “A indicação não foi isoladamente do PMDB, foi uma composição dos partidos da base como o DEM, o PR, o PMN”, lembra Garibaldi.
Ao ser perguntado se, mesmo assim, com filiados no governo, o caminho natural do PMDB não seria apoiar a governadora Rosalba Ciarlini para o Governo do Estado, nas eleições de 2014, o ministro foi taxativo. “Não significa que na eleição de 2014 o PMDB vá apoiar Rosalba, de modo nenhum”, declarou.
Para explicar seu ponto de vista, Garibaldi recorre ao discurso do próprio primo e presidente do PMDB, Henrique Alves. “O nosso presidente Henrique Alves, tem defendido e dito que o PMDB só vai tratar as eleições de 2014, em 2014, por isso, vamos esperar para se tomar uma decisão”, disse ao Correio da Tarde.
Gilv@n Vi@n@

Noite de autógrafo Enredo de filho pródigo em livro e na política


Na dedicatória de seu livro à ex-prefeita de direito de Mossoró, Fátima Rosado (DEM), “Fafá”, em evento ocorrido ontem na Estação das Artes Eliseu Ventania em Mossoró, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB), grifou enunciado com ligação ao enredo do filho pródigo:
- (…) O bom filho à casa torna.
Fafá andou saçaricando para voltar ao PMDB, depois que saiu da prefeitura.
Em recente encontro com a ex0prefeita, o senador-ministro e primo de Henrique, Garibaldi Filho (PMDB), ouvindo-a atentamente, não a estimulou ao pretendido salto do DEM ao PMDB, que fora seu berço político até início de 2002.
Gilv@n Vi@n@

Fecam/RN: Posse oficializou Francisco José Júnior em presidência


A Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM/RN) empossou às 9h de hoje, oficialmente, a sua nova diretoria, encabeçada pelo presidente da Câmara de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), o “Silveira”. O evento  foi marcado para o Thermas Hotel & Resort.
A solenidade oportunizou ainda a realização do I Fórum Estadual de Vereadores do RN, com o lema: “Soluções urgentes para amenizar os problemas da seca”, que será abordado pelo Presidente da Câmara Federal, Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB).
Na ocasião, foi entregue ao deputado, um documento contendo as sugestões coletadas em audiências públicas realizadas pelas Câmaras Municipais de todos os municípios do RN.
“Foram realizadas várias audiências públicas e reuniões em todos os municípios. Dessas audiências, foram extraídas as problemáticas e as soluções apontadas durante a discussão e agora iremos entregar essas sugestões ao presidente da Câmara Federal, para que sejam tomadas providências para minimizar as consequências desta que já é a maior seca dos últimos 60 anos e que está castigando a nossa população”, afirmou o presidente.
Além deste documento, também foi entregue a Henrique um outro documento, com posicionamento contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 35/2012), que acaba com o salário dos vereadores nas cidades com menos de 50 mil habitantes.
Além do presidente da Câmara Federal, Deputado Henrique Alves, foram confirmadas as presenças da Governadora Rosalba Ciarlini (DEM); do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ricardo Motta (PMN); o presidente do Tribunal de Contas do RN, Paulo Roberto Alves; vice-governador Robinson Faria (PSD), prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores da maioria das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte.
Gilv@n Vi@n@

Imperícia e imprudência: Motos enchem Tarcísio Maia com vítimas de uma ‘guerra’


Alguma coisa precisa ser feita em nome da vida e da oxigenação dos próprios serviços do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em relação à carnificina provocada pelo uso – com imprudência e imperícia – de motocicletas em Mossoró.
O HRTM tem relatório concluído dos seus atendimentos no mês de março. Novamente, os números mostram que o trânsito é responsável pela expressiva maioria das emergências e as motocicletas disparam nas estatísticas.

Em março, os atendidos devido acidentes com motos estavam em 74,33% dos casos. Houve 457 atendimentos, correspondendo a esse percentual.
Os pacientes que saíram de acidentes com carros foram 10,73% (66 pessoas).
De janeiro a março deste ano, o HRTM atendeu a 1.243 pessoas (73,53%) em decorrência de acidentes envolvendo motocicletas.
Ano passado os números foram espantosos, com quase 5 mil registros de gente ferida (outras tantas mortas) em face dessa guerra no trânsito de Mossoró e também região.
Precisamos agir. Passa da hora.
Como não temos transportes coletivos de massa e surgiram facilidades enormes para aquisição de motos de baixa  cilindrada, há ingredientes sobrando para composição desse cenário.
São milhares de pessoas feridas, outras tantas com sequelas irreparáveis e muitas mortas devido imperícia e imprudência com motos.
Ao mesmo tempo, essa situação acarreta mais problemas para a rede pública de saúde.
É inadmissível que alguém que nunca pilotou uma bicicleta, que não conheça regra mínima de trânsito, tenha o direito de subir numa moto e sair por aí.
Coloca em risco a sua vida e de outras pessoas.
Façamos logo algo, no campo da educação de trânsito, no aspecto legal,  ou esses números vão se tornar ainda piores.
Gilv@n Vi@n@

Livro


Lupércio: Futebol no Passado
“Futebol de Mossoró – Pequenas grandes histórias”. Esse o novo livro do comentarista esportivo Lupércio Luiz, a ser lançado na próxima quinta-feira (18) em Mossoró, às 19h30.

A publicação será apresentada ao público em noite de autógrafo no Parque de Antenas da TV Cabo Mossoró (TCM), bairro Santo Antônio.
“Triste de um povo que não tem capacidade de preservar a sua história, para contá-la aos que chegam. Com o futebol, também não é diferente: esporte que arrebata paixões e que se entranhou no coração do mais humilde brasileiro, como um doce lenitivo que faz esquecer e sonhar ao mesmo tempo”, comenta Lupércio.
Torcedor
“Esse futebol, contado em prosa e verso, das maiores metrópoles até os recantos mais pobres de qualquer periferia, abastece o coração do torcedor com o sopro da divina esperança. E, na sua eterna magia, faz da bola um instrumento de cobiça e intriga, que, de forma caprichosa, elege os seus escolhidos, numa decisão nem sempre justa e acatada”, acrescenta.
Gilv@n Vi@n@

12 abril, 2013

Previdência


Ministro da Previdência, Garibaldi Alves diz que não há dinheiro para custear desaposentadoria

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, disse nesta quinta-feira que foi surpreendido com a aprovação do projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) permitindo a chamada “desaposentadoria” do trabalhador e alertou que a Previdência não tem condições de arcar com novas despesas, seja um impacto de R$ 70 bilhões ou de R$ 7 bilhões. Ele afirmou que o governo está preocupado com a questão em duas frentes: no Congresso e, principalmente, no Supremo Tribunal Federal (STF), que pode tomar uma decisão mais ampla ainda do que a prevista no projeto de Paim.

O ministro pediu um estudo específico sobre a proposta de Paim, que seria um pouco menos onerosa do que o impacto previsto no caso do Supremo, que é de R$ 70 bilhões. Como ex-presidente do Senado, Garibaldi disse que não foi avisado da votação e brincou que “aquele que vira ministro da Previdência sabe que o senador Paim é mui amigo”. — Não há possibilidade de se pagar. Nem R$ 70 bilhões, nem R$ 7 bilhões. A situação da Previdência já é uma situação preocupante. O governo não pode arcar.
Gilv@n Vi@n@

MAIORIDADE AOS 16 ANOS, CONTRA OU A FAVOR?


Ministro da Justiça diz que redução da maioridade penal é inconstitucional

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem (11), em São Paulo, que o seu ministério é contra a diminuição da maioridade penal. Segundo Cardozo, no seu entendimento, a redução é inconstitucional. “A redução da maioridade penal não é possível, a meu ver, pela Constituição Federal. O Ministério da Justiça tem uma posição contrária à redução, inclusive porque é inconstitucional. Em relação a outras propostas, eu vou me reservar o direito de analisá-las após o seu envio”, disse, após participar esta tarde de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre programas federais de segurança.
A ideia de mudança na maioridade penal foi proposta hoje pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Ele declarou que pretende enviar ao Congresso Nacional um projeto para tornar mais rígido o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Gilv@n Vi@n@

Postos de saúde iniciam na próxima semana vacinação contra gripe


Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciam segunda-feira (15) a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – as gestantes, os idosos com mais de 60 anos, as crianças entre 6 meses e 2 anos, os profissionais de saúde, índios, a população carcerária e os doentes crônicos. Este ano, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto) também vão receber a dose.
Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. A campanha segue até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.
Gilv@n Vi@n@

Petrobrás: Henrique promete audiência decisiva com Graça Foster


Terminou há poucos minutos a audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró, sobre o recuo em investimentos da Petrobras na região e Rio Grande do Norte, que tem ocasionado desemprego crescente.
A audiência, que teve transmissão ao vivo pela TV Mossoró, foi concluída pelo vereador Tomaz Neto (PDT), que falou em nome do Legislativo.
Mas antes dele, o deputado federal Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara Federal, penúltimo orador, adiantou que está marcaria audiência com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para expor os problemas apontados na audiência e propostas levantadas.
O quadro de desemprego e desmobilização da estatal poderão causar estragos sociais ainda maiores – considerou.
A princípio, o compromisso deverá acontecer na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro.
Durante a audiência pública, com uso de um telefone celular, Henrique tentou falar com Graça Foster. Ela participava de uma entrevista, o que a impedia do contato com o parlamentar.
Henrique antecipou que vai requisitar aeronave da Força Aérea para levar toda a bancada federal e governadora Rosalba Ciarlini (DEM) à reunião com a dirigente da estatal.
Evitou criar falsas expectativas, mas elogiou a a iniciativa da Câmara de Mossoró e o nível dos debates e informações postas à discussão.
Gilv@n Vi@n@

Servidores Municipais da Educação vão ao SINDSPUMC, discutir Revisão no PCCR da Educação

Na tarde de hoje (12) Servidores Públicos Municipais estiveram reunidos para discutir possibilidade de Revisão no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação em nosso município.
Os trabalhos foram mediados pelo Vice presidente da CUT/RN Professor Antonio Neves que fez explanação sobre conjuntura Nacional, Estadual e nos municípios em relação a implantação do Piso Salarial do Magistério. 
Após foi aberta para o diálogo com os Servidores que tiraram algumas dúvidas, e como base Professor Neves trouxe exemplo como foi feito o Plano do Município em Caicó sua terra natal onde ele teve participação em todo o processo da implantação da Lei.
Terça-feira (16/04) a Coordenação do SINDSPUMC deve está se reunindo com a Representação do Governo Municipal  para discutir os Planos de Carreira da Educação e dos demais Servidores e outros assuntos devem está na pauta como por exemplo porte nas escolas, transporte escolar, merenda escolar, Saúde entre outros.
  



Mesa: Wésia Sena - FUNDEB; Herculana Neta - SINDSPUMC
Antonio Neves - CUT; Francisca Luzia (NINA) - FETAM;
e Aldimar  Oliveira - Secretário Geral do SINDSPUMC





Gilv@n Vi@n@

Assembleia Legislativa


Assembleia vai recorrer para ampliar vagas do RN

Ainda na editoria de política da Tribuna do Norte desta quinta-feira destaque para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), que  confirmou que entrará com recurso no Supremo Tribunal Federal contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que, ao analisar o número de representantes de cada Estado na Assembleia e na Câmara Federal, não aumentou as vagas do Rio Grande do Norte. Em decisão na última terça-feira, o TSE manteve inalterados os números das representações potiguares.

O presidente do Legislativo estadual disse que já acionou a Procuradoria da Casa para que seja impetrado o recurso até a próxima semana. O entendimento aponta para o crescimento populacional do Estado, o que ensejaria um deputado federal a mais e outras três vagas na Assembleia.
Gilv@n Vi@n@

Aécio Neves e Eduardo Campos reagem à tentativa de governo sufocar sigla de Marina Silva

A candidatura da ex-ministra é vital para haver segundo turno em 2014

Todos por Marina Os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) reagiram à tentativa do governo de sufocar o novo partido de Marina Silva. A candidatura da ex-ministra é vital para haver segundo turno em 2014. Diz o tucano: "A Rede, que Dilma quer asfixiar, é uma lufada de ar fresco diante da cooptação partidária promovida pelo PT". 
 
Para Campos, "é inútil tentar barrar o processo político com casuísmo'': "Quando as ideias são justas encontram uma forma de se expressar''. Eu não Gilberto Kassab nega que tenha pedido ajuda a Dilma Rousseff para aprovação de projeto que restringe acesso de novas siglas ao fundo partidário e ao tempo de TV. "Nunca tratei desse assunto com a presidente", diz. Placar O PSD, de Kassab, anuncia hoje apoio dos diretórios do Distrito Federal, da Paraíba e de Sergipe à reeleição de Dilma. Já são nove os Estados alinhados ao PT.
Gilv@n Vi@n@

João Maia apresenta emendas em prol dos pequenos agricultores a Medida Provisória 610

Emendas do deputado João Maia
 beneficiam diretamente agricultores de todo o Brasil

Recentemente a presidenta Dilma Rousseff (PT) lançou a Medida Provisória 610, de 02 de abril de 2013 com alguns incentivos para os agricultores brasileiros, como ampliação do Auxilio Emergencial Financeiro, distribuição de milho para venda, dentre outros. Para o presidente estadual do PR, deputado federal João Maia, apesar de importantes as medidas não são suficientes para garantir aos agricultores a permanência na Zona Rural, de onde tiram o sustento do dia a dia.
Diante dos constantes apelos de agricultores, agropecuaristas e produtores de várias regiões do Rio Grande do Norte, o deputado federal João Maia apresentou cinco emendas à Medida Provisória, com o objetivo de melhorar a condição de pagamento da dívida desses agricultores, sem a necessidade do Banco partir para atitudes extremas e reprováveis como tomar a terra dos pequenos agricultores. Além disso, as emendas apresentadas por João Maia tratam de extensão do prazo para pagamento e garantias de novos financiamentos, com condições facilitadas para a renovação do rebanho perdido.
Tão logo seja designado o relator de suas emendas, João Maia pretende fazer uma reunião com a bancada do RN e do Nordeste para poder discutir a melhor solução para favorecer os agricultores e mantê-los nas suas atividades. “O ideal era perdoar as dívidas, se não der, pelo menos que se estenda o máximo que puder esse prazo para pagamento, diante da gravidade da seca e discutir com o governo, alternativas para manter o agricultor na atividade que possa lhe dar renda, sustenta sua família”, disse João Maia.
Gilv@n Vi@n@

Mão Amiga


Governo lança amanhã o programa de microcrédito “Mão Amiga”

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec), e em parceria com a Agência de Fomento (AGN), lança nesta sexta-feira (12), às 10h, na Avenida Hermes da Fonseca, 1009 (antiga Residência Oficial), o programa Mão Amiga. Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini entregará cheques para os trabalhadores autônomos informais que já aderiram ao programa. Com atuação nesta primeira fase na Grande Natal, o Mão Amiga objetiva apoiar o empreendedorismo potiguar, fomentando a economia do estado. O programa pretende atender 1.700 contratos, com valor máximo de R$ 1.500. A ideia é que o trabalhador autônomo informal possa se estruturar e sair da informalidade.
“Muitos programas de financiamento para microempresários não dão certo porque, além do financiamento, não garante assistência aos empreendedores. Com o Mão Amiga, nós vamos dar oportunidade aos trabalhadores de começar seu próprio negócio, podendo, inclusive, sair da informalidade. A meta é que estas pessoas se convertam em microempresários e que nós continuemos ao seu lado, dando suporte para que eles possam se consolidar e crescer”, pontua a governadora Rosalba Ciarlini.
Gilv@n Vi@n@

Acari sediará Grito da Seca nesta sexta-feira


Agricultores, criadores e produtores de várias regiões do Rio Grande do Norte estão se unindo com um só objetivo: gritarem pedindo providência dos governos por ações que lhe ajudem a conviver com as constantes estiagens. E como enfrentam uma das piores de todos os tempos, vale de tudo para sensibilizar os governantes e os demais integrantes da classe política.
Nesta sexta-feira (12), a partir das 15h30 tem o Grito da Seca no Municipal Clube de Acari, onde representantes de vários segmentos da sociedade estarão discutindo estratégias de pressionarem os governos. Desde medidas mais leves até algumas extremas, nada vem sendo descartado pelos lideres dos movimentos.
Em Acari, o evento está sendo organizado pela médica-veterinária Joana Darc Pires, aquela que furou o bloqueio da segurança presidencial e entregou nas mãos da Dilma Rousseff (PT) uma carta de reivindicações dos sertanejos. A Associação Seridoense de Criadores, da qual Joana é sócia-fundadora vem dando todo o apoio necessário para o evento.
Gilv@n Vi@n@

Rosalba teria desistido de indicar Ruth Ciarlini à vaga do TCE e nome poderá ser Anselmo Carvalho ou José Marcelo Costa

Governadora queria a irmã, que foi deputada e vice-prefeita de Mossoró

A indicação do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga reservada à escolha da governadora Rosalba, deve sair nos próximos dias. No momento, o nome mais cotado é o do controlador-geral do Estado, Anselmo Carvalho. Mas também aparece na lista o consultor-geral, José Marcelo Costa.
A Rosa queria mesmo era garantir a irmã Ruth Ciarlini no cobiçado emprego vitalício do TCE. Até tentou esperar por uma decisão do STF, que está para julgar caso semelhante ao suposto nepotismo no RN. Mas o prognóstico judicial aponta que não teria sucesso a indicação da irmã. Daí a possibilidade do plano B. Ou C.
Gilv@n Vi@n@

Natal RN


Amanda Gurgel: “Está claro que a Câmara Municipal serve para a blindagem do Carlos Eduardo”

Alvo constante de envolvimentos em discussões com vereadores da CMN, a vereadora Amanda Gurgel, depois da votação pela manutenção dos vetos do prefeito Carlos Eduardo Alves às emendas orçamentárias, disse que ficou claro para ela, do PSTU, que a Câmara Municipal serve: apenas para blindar o gestor municipal. Pelo menos, foi isso que ela afirmou em entrevista ao O Jornal de Hoje pouco depois da votação.

“Em primeiro lugar, questiono a funcionalidade dessa Casa e para que ela serve. Para mim fica cada vez mais claro que ela serve para a blindagem do prefeito. Isso fica muito claro em votações, inclusive, mesquinhas, como a votação da última terça-feira”, analisou Amanda Gurgel.
Gilv@n Vi@n@

INFLAÇÃO


Inflação agrícola no atacado cai e a industrial acelera

A FGV divulgou que os preços dos produtos industriais no atacado subiram 0,64% na 1ª prévia do índice deste mês, em comparação com a alta de 0,16% na 1ª prévia de março

Os preços dos produtos agrícolas no atacado caíram 0,29% na primeira prévia do IGP-M de abril, com a queda perdendo força em relação à primeira prévia de fevereiro, quando caiu 0,41%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já a trajetória da inflação industrial atacadista foi de aceleração. A FGV divulgou que os preços dos produtos industriais no atacado subiram 0,64% na primeira prévia do índice deste mês, em comparação com a alta de 0,16% na primeira prévia de março.
Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 1,05% na primeira prévia de abril, em comparação com a alta de 0,73% na primeira prévia de março.
Por sua vez, os preços dos bens intermediários tiveram queda de 0,01% na primeira prévia de abril, após caírem 0,47% na primeira prévia de março. Já os preços das matérias-primas brutas tiveram alta de 0,02% na primeira prévia de abril, em comparação com a queda de 0,30% na primeira prévia do indicador em março.
GILV@N VI@N@

BRASIL


STF anula leis de trânsito de três estados

Ministros do Supremo consideram, segundo entendimento já consolidado no Tribunal, que apenas a União pode editar normas sobre transporte ou trânsito no País

Magistrados revogaram leis do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou nesta quinta-feira (11) leis de três estados que tratavam sobre trânsito e transporte. Os ministros julgaram quatro ações de inconstitucionalidade de autoria da Procuradoria-Geral da República (PGR) que estavam sob responsabilidade do ministro Antonio Dias Toffoli.
O Supremo considera, segundo entendimento já consolidado no Tribunal, que apenas a União pode editar normas sobre o assunto. Por unanimidade, a Lei 10.521, editada em 1995 no Rio Grande do Sul, foi descartada. Ela tratava da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e de transportar menores de 10 anos de idade apenas no banco de trás dos veículos, sob pena de multa. A derrubada da lei estadual não implica mudanças, pois o Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, instituiu o uso obrigatório do cinto em todo o país. 
Os ministros também revogaram legislação de Mato Grosso de 2002 e de 2004 que tratava do parcelamento de multas e outros débitos de trânsito, assim como lei do Rio de Janeiro, de 1999, que cancelou as multas aplicadas a vans e similares em todas as rodovias do estado. Votaram pela manutenção das regras fluminenses e mato-grossenses os ministros Marco Aurélio Mello e o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa.
Devido a um empate de 4 votos a 4, a Corte não chegou a uma conclusão sobre a legalidade de duas leis do Espírito Santo, de 1998 e 2001, que autorizam as polícias Civil e Militar a usar veículos apreendidos não identificados. Metade dos ministros entendeu que a destinação desses veículos é matéria administrativa de competência dos estados. O assunto voltará ao plenário para desempate.
Gilv@n Vi@n@

ECONOMIA


Governo anuncia R$ 7 bilhões para incentivar produção nacional de remédios

Incentivo vai resultar em uma economia anual de R$ 2,5 bilhões para o Ministério da Saúde

Ministério da Saúde fará seleção pública de planos de negócio
 de empresas com projeto de remédio biológico
O governo federal lançou nesta quinta-feira (11) um pacote de incentivos, incluindo parcerias e financiamentos de R$ 7 bilhões, para incentivar a produção nacional de medicamentos e equipamentos para a área de saúde.
As 63 parcerias, envolvendo 15 laboratórios públicos e 35 privados, devem ampliar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de garantir a produção nacional de 61 medicamentos e seis equipamentos. A expectativa do Ministério da Saúde é que isso resulte numa economia anual aproximada de R$ 2,5 bilhões para a pasta.
Para ampliar a produção de medicamentos no país, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a renovação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (Profarma), com orçamento de R$ 5 bilhões. O plano, que tem vigência até 2017 e está na sua terceira fase, inclui o subprograma para a área de biotecnologia.
Seleção pública 
O Ministério da Saúde também fará seleção pública de planos de negócio de empresas com projetos de medicamentos biológicos, que tratam doenças como câncer e artrite, que terá recursos de R$ 2 bilhões.

O programa foi lançado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com presenças dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.
(Por Vivian Pereira)
Gilv@n Vi@n@

11 abril, 2013

Audiência de Conciliação no Fórum Municipal finaliza a GREVE

Na manhã de hoje aconteceu no Fórum Municipal  Audiência entre representantes do Executivo e Legislativo com  a Coordenação do SINDSPUMC e Assessoria Jurídica da Entidade Sindical. Após ampla discussão ficou decidido o seguinte encaminhamento:
1.Repassar 4% ( quatro por cento ) na folha de abril com retroativo ao mês de março de 2013;
2.Repassar 3.97% (três ponto noventa e sete por cento) no mês de julho do ano em curso.
Retornando a proposta para a categoria obteve-se Unanimidade por parte dos Profissionais da Educação,e com retorno das atividades letivas a partir de segunda-feira dia 15 de abril. Em conversa com Secretário de Educação Professor Robenildo Lima, Sindspumc,Conselho Municipal de Educação e representantes da Comissão de Greve,foi revisto o Calendário do Ano Letivo de 2013.
Agenda: Amanhã dia 12 de abril as 14h, os Profissionais de Educação serão convocados a participar de uma discussão sobre Planos de Carreira com o Professor Antonio Neves-Vice-Presidente da CUT-RN. 
Gilv@n Vi@n@
  

Audiência hoje em Caraúbas pode solucionar a questão da Greve Municipal da Educação.

Neste momento Servidores Municipais da Educação Caraubense e Pais de Alunos da rede municipal de ensino estão na Sede do SINDSPUMC, em plantão de Greve aguardando decisão da Audiência que acontece neste momento no Fórum municipal entre Governo Municipal e Coordenação do SINDSPUMC para solucionar a questão da greve municipal que já duram mais de vinte dias, prejudicando o andamento do ano letivo em nosso município.
Esperamos que ambas as partes entre em consenso e que todos saíam ganhando e voltem a normalidade para melhor Educação em nossa Caraúbas e que a municipalidade vejam com bons olhos a questão de valorização dos nossos profissionais da Educação.
Estamos na Torcida!
Gilv@n Vi@n@