ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

12 dezembro, 2015

NOTA DE SOLIDARIEDADE A PRESIDENTA DILMA E REPÚDIO ÁS AGRESSÕES MACHISTAS DAS QUAIS, VEM SENDO VÍTIMA.
Os delegados/delegadas do IV Congresso dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas no Estado do Rio Grande do Norte, realizado em Caraúbas nos dias 03,04 e 05 de dezembro de 2015, vem a Público manifestar Solidariedade e repudiar a tentativa de golpe e os projetos que ameaçam a democracia e ilegalidade do voto popular. A Presidenta Dilma Rousseff, desde sua candidatura no primeiro mandato vem sendo constantemente agredida nas redes sociais, na mídia e nos espaços públicos, frutos de uma Sociedade Machista e Patriarcal, que se soma com uma elite dominante misógina, conservadora e golpista.
As agressões sofridas pela presidente Dilma atinge todas as mulheres, reflete a opressão das quais as mulheres são vítimas quando ocupa cargo de decisão, no caso da Presidenta a primeira mulher a ocupar o cargo máximo no Estado Brasileiro.
O Brasil está vivendo um momento muito difícil e para a classe trabalhadora apreensiva, pois os projetos que garantem uma vida mais digna estão sendo ameaçado por um Congresso que não tem nem um respeito aos que realmente sustentam esse país. A mídia reproduz vários fatos que necessitam ser analisados e desmistificados, pois está a favor de um grupo elitizado a qual o objetivo é o poder e escravizar os trabalhadores/trabalhadoras. O pedido de impeachment por Eduardo Cunha objetiva simplesmente denegrir a imagem de quem legitimamente tenta encontrar as saídas para o Brasil, pois falando em Ética e Moral ninguém pode fazê-lo.   
Dilma representa a luta pela Democracia no País, democracia frágil e recente, marcada por golpes e ditaduras. Sua história de vida reflete o anseio de todos nós, por uma Sociedade mais justa, democrática e igualitária. Não admitiremos retrocesso.
Diante disso conclamamos todos os trabalhadores/trabalhadoras para acrescer aos movimentos Sociais na defesa das nossas incansáveis conquistas que estão ameaçadas por um Congresso Conservador e Ante democrático.
                        JUNTOS PELA DEFESA DO BRASIL
Gilv@n Vi@n@
Servidores Municipais de Caraúbas começam a receber o 13º salário neste sábado (12)

Os servidores municipais de Caraúbas começam a receber o 13º salário de forma integral a partir deste sábado (12). Além de já terem recebido o salário em dia, os funcionários públicos efetivos ainda terão mais receita no período tão movimento como o fim de ano.

Em dia com seu funcionalismo desde o início de 2013, a Prefeitura Municipal de Caraúbas agora estará com suas obrigações prestadas devidamente no ano de 2015. Porém, a Tesouraria da Prefeitura alerta que terão alguns servidores que receberão o 13º em suas contas bancárias até terça-feira, dia 15, devido algumas limitações do sistema de banco de dados.

Segundo o Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, a grande expectativa está no aquecimento da economia de todo o município que é beneficiado diretamente com essa renda, que em um ano tratado como crítico financeiramente vem a servir para potencializar e ajudar aos comerciantes em seus negócios.

“Tratamos o pagamento de nossos funcionários como uma forma de gratidão, estamos apenas retribuindo por toda dedicação que estes têm feito diariamente na prestação dos serviços públicos” disse o Prefeito Ademar.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas – RN
Gilv@n Vi@n@

Garibaldi Filho recebe hoje homenagem da Câmara de Mossoró

garibaldi_previdenciaO senador Garibaldi Filho está hoje em Mossoró, onde receberá homenagem da Câmara Municipal, em reconhecimento aos serviços prestados ao município.
A homenagem foi proposição da vereadora Izabel Montenegro (PMDB) e foi aprovada em plenário pelos demais vereadores. O senador representará ainda o deputado federal Walter Alves, que será agraciado com o título de cidadão mossoroense.
Gilv@n Vi@n@

OAB defende afastamento de Cunha da presidência da Câmara

oab_presidenteO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Coêlho, disse ontem (11) que a posição da entidade é pelo afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados. Para ele, já existem evidências de que sua saída da presidência da Casa é importante para o andamento do processo no Conselho de Ética da Casa.
“Os presidentes de seccionais da OAB entenderam que há provas cabais para impor o afastamento do presidente da Câmara, para que o processo no Conselho de Ética transcorra sem interrupções”. disse Coêlho. Ele também destacou o direito de defesa de Cunha, mas afirmou que o processo não pode demorar para ver uma conclusão. “O processo de cassação de seu mandato deve ocorrer com agilidade, garantindo o direito de defesa, mas ocorrendo o quanto antes.”
Gilv@n Vi@n@

Instituto inicia última etapa de desenvolvimento da vacina da dengue

vacina gestanteO Instituto Butantan iniciou ontem (11) a terceira e última etapa de desenvolvimento da vacina contra o vírus da dengue. Nesta etapa, a vacina será testada em 17 mil voluntários de 13 cidades, em 12 estados das cinco regiões brasileiras. O Butantan e o governo do estado de São Paulo estimam que a vacina poderá ser disponibilizada até 2017.
A vacina desenvolvida pelo Butantan mostrou capacidade, nas duas primeiras fases de testes, de combater os quatro tipos de vírus da dengue, mas não tem eficácia contra o vírus causador da febre chicungunya e o vírus Zika, também transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. O desenvolvimento da terceira fase da vacina custará cerca de R$ 270 milhões. Segundo o governo de São Paulo, o setor privado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderão participar como parceiros.
Gilv@n Vi@n@

Operação Verão vai alterar tráfego no litoral sul

litoral_sulO trânsito nas proximidades do Cajueiro de Pirangi, no litoral sul da Grande Natal, terá algumas alterações durante o período de alta estação. O objetivo é amenizar os transtornos causados pelo aumento de tráfego da RN-063, em especial na época de veraneio e Carnaval.
As mudanças que alteram o deslocamento de automóveis leve/passeio, ônibus, vans e caminhões envolvem o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e as prefeituras de Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.
Seguindo de Natal às praias do eixo sul, os carros de passeio devem entrar à direita na Rua Alaíde David Rodrigues ao invés de seguirem na Av. São Sebastião. Um pouco adiante, têm que pegar a Rua José Cassimiro da Rocha à esquerda e continuarem na via até a Rua Pedro Moura, aquela que vem do Cajueiro de Pirangi. A partir daí, podem seguir em frente até as praias de Búzios, Barra de Tabatinga e Barreta.
Já os ônibus, devem seguir pela Av. São Sebastião até a Rua Dr. Carlos Varela Barca, entrando à direita e em seguida na primeira à esquerda até a Rua Pedro Moura, a partir de onde o acesso é liberado para todos os veículos. O sentido Pirangi–Natal, porém, será pela mesma via para todos os veículos, leves ou pesados: o motorista deve seguir da Av. Deputado Marcio Marinho, onde será via de mão única, do trevo de Pirambúzios até o começo da praia de Cotovelo.
Gilv@n Vi@n@

Dilma pede ao STF nulidade de ato de Cunha que abriu impeachment

A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ontem sexta-feira (11/12) sua manifestação sobre a ação que questiona o rito do impeachment. No texto, a Presidência argumenta que a abertura do processo de impedimento deve ser anulada para garantir direito à defesa prévia e sustenta que aprovação do impeachment pela Câmara não vincula decisão do Senado. A manifestação foi solicitada pelo relator da ação, ministro Luiz Edson Fachin.
A Presidência pede que o STF entenda que há necessidade de defesa prévia a ser apresentada antes do recebimento da denúncia pelo presidente da Câmara dos Deputados, que dá origem ao processo de impeachment. Com esse entendimento, o Supremo pode anular o ato do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que deu início ao procedimento.
“Somente uma pessoa que vivesse em estado de alienação acerca do que o País está a testemunhar nos últimos dias poderia dizer que não traz nenhum prejuízo para o denunciado e para o próprio País a decisão de recebimento da denúncia e a sua consequente leitura no Plenário da Câmara”, escreveu a Presidência ao STF.
Gilv@n Vi@n@

Governador encaminha à AL Projeto de Lei que altera estrutura da Sejuc

robinson_assinaturaO governador Robinson Faria encaminhou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte um Projeto de Lei Complementar que altera a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), transferindo algumas atribuições para a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e para o Gabinete Civil do Governador do Estado (GAC). A mensagem foi remetida ontem sexta-feira, 11.
O projeto considera que a estrutura atual da Sejuc contempla uma vasta gama de atribuições, englobando diversas atividades não relacionadas ao sistema prisional. Esse acúmulo de funções pode comprometer seu grau de eficiência na área prisional. Por tal motivo, o Projeto de Lei Complementar propõe a transferência de atribuições estranhas à execução das penas para outros órgãos da Administração.
Gilv@n Vi@n@

TV Assembleia será transmitida através do canal 16 da NET a partir do dia 18

tv a
Os telespectadores do Rio Grande do Norte terão mais um importante meio de acompanhar a programação da TV Assembleia. No próximo dia 18, sexta-feira, o sinal da emissora de televisão da Assembleia Legislativa estará disponível no canal 16 da operadora NET.
A inclusão do sinal da emissora na grade de programação da NET permitirá que 55 mil domicílios em Natal e Parnamirim, clientes da operadora, passem a ter acesso ao diversificado conteúdo do canal legislativo, incluindo a cobertura de todas as atividades da Assembleia, além de programas jornalísticos e também voltados às áreas da Educação, Cultura, Saúde e todos os demais temas de interesse público.
A inclusão do canal legislativo na grade da NET é resultado de parceria firmada no primeiro semestre do ano entre a direção da emissora e a gerência regional da operadora de tevê. Um link ótico ligando o estúdio da TV Assembleia e a NET foi instalado para permitir a transmissão do sinal com qualidade.
Veja as opções para acompanhar a programação da TV Assembleia:
Canal aberto analógico – 50
Canal aberto digital – 51.3
Cabo Telecom – 9 (analógico) e 109 (digital)
NET – canal 16 (a partir de 18 de dezembro)
Gilv@n Vi@n@

Movimento em aeroportos deve cair 20% no período de festas de fim de ano

aeroportos
A movimentação nos principais aeroportos do Brasil poderá cair até 20% durante a época das festas de fim de ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. As projeções da Secretaria de Aviação Civil para este ano são de uma movimentação de 16 milhões de passageiros durante a Operação Fim de Ano, que começou quinta-feira (10) e vai até o dia 10 de janeiro. No ano passado, entre os dias 15 de dezembro e 10 de janeiro, cerca de 20 milhões de pessoas passaram pelos 15 maiores terminais do país.
A demanda por transporte aéreo no Brasil vem caindo no segundo semestre do ano e teve uma redução de 5,7% em outubro, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear). A entidade avalia que, apesar da retração da demanda, a estratégia das empresas é praticar preços mais atrativos e, com isso, pelo menos fechar o ano de 2015 com o mesmo volume de operações do ano passado.
A Secretaria de Aviação Civil estima que o pico de demanda nas festas de fim de ano será no dia 4 de janeiro,quando cerca de 648 mil passageiros devem passar pelos principais aeroportos brasileiros. A Operação Fim de Ano é um conjunto de medidas acordadas entre setor público e a iniciativa privada para melhorar o funcionamento dos principais aeroportos do país nesse período.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deverá colocar mais equipes de apoio e informação de viajantes e ativar planos de contingência de manutenção para equipamentos, pistas e pátios. As companhias aéreas TAM, Gol, Azul e Avianca se comprometeram a não vender bilhetes aéreos além da capacidade das aeronaves, além de reforçar o pessoal nas equipes de segurança, rampa e atendimento, tripulantes, suprimentos, operações e manutenção.
Os 30 dias de reforço para a alta demanda do período envolve ações nos terminais de Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT), que juntos representam 80% do fluxo de viajantes no Brasil.
Gilv@n Vi@n@

Vamos conhecer o prestígio de Robinson em Mossoró amanhã (13)

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, participará amanhã, domingo, 13, da procissão de encerramento da Festa de Santa Luzia na cidade de Mossoró. Vamos saber como anda o prestígio do governador por lá.
Gilv@n Vi@n@

José Agripino vai de Rosalba em Mossoró nas eleições de 2016

Do senador José Agripino Maia em entrevista a Eliana Lima e Ciro Pedrosa na 94 FM de Natal:
-“É importante deixar bem claro que eu, Rosalba e Carlos Augusto, nunca deixamos de ser aliados. O que ocorreu em 2014 é que ela não podia disputar a reeleição pelas questões jurídicas, e a prova de que nós estávamos certos, é que só agora ela tornou-se elegível, e contou com todo o meu apoio para isso”.
-“Se continuamos aliados e ela contou com meu total apoio para ficar elegível, é evidente que estaremos juntos em uma eventual candidatura dela em Mossoró”.
Gilv@n Vi@n@

Rio Grande do Sul e Sergipe vão pagar 13º salário só em 2016

dinheiro_maoEm crise, pelo menos dois estados brasileiros – Rio Grande do Sul e Sergipe – confirmam que vão pagar o 13º salário dos servidores públicos apenas no próximo ano. Segundo a Folha de São Paulo, os servidores receberão o benefício de forma parcelada ao longo de 2016. Mas poderão antecipar o valor total do 13º salário por meio de empréstimos bancários.
A crise econômica, que teve como consequência a queda na arrecadação dos Estados, é o principal motivo apontado pelos governadores para o adiamento do pagamento da gratificação natalina. “Não temos dinheiro em caixa. Nosso orçamento foi afetado pela crise, na medida em que os gastos cresceram, sobretudo com a Previdência”, justifica o secretário da Fazenda de Sergipe, Jefferson Passos.
Gilv@n Vi@n@

Carta para a presidente Dilma!

carta_dilma
Gilv@n Vi@n@

Justiça suspende eleição de vice na CBF por irregularidades

CBFA Justiça do Rio suspendeu no início da noite desta sexta-feira (11) a eleição para escolha do vice-presidente da CBF, em substituição a José Maria Marin, preso nos EUA. O juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Civel, concordou com os argumentos do autor da ação, outro vice da CBF, Delfim Peixoto. O pleito está marcado para 16 de dezembro, quarta-feira. No despacho, o juiz considerou uma série de irregularidades para a realização do evento.
“Há uma convocação pelo presidente em exercício da ré (Marcus Vicente), para suprir um dos cargos de vice-presidente, sem que haja sequer a indicação de qual dos cinco cargos estaria vago. Presumindo-se que seja o de José Maria Marin, preso no exterior, haveria erro quanto a isso, já que, em que pese a sua situação particular, não há indicativo de renúncia nem notícia de sua destituição, mediante o rito que prevê o artigo 22, do Estatuto Social, não havendo tecnicamente vacância (artigo 37, do Estatuto)”, disse ele ao portal Terra.
Gilv@n Vi@n@

Ministro nega pedido de Cunha e mantém suspensão do processo de impeachment

fachinO ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (11) pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff volte a tramitar. Com a decisão, o ministro reafirmou que a Corte vai julgar na próxima quarta-feira (16) a legalidade da Lei 1079/50, que define as regras do procedimento de impeachment.
Na decisão, Fachin explicou que a suspensão de sua liminar é desnecessária, pois o plenário vai julgar se referenda a decisão na próxima semana. Fachin também admitiu o PT, o PSDB e o DEM no processo. Desta forma, esses partidos também poderão se manifestar sobre a legalidade da norma.
Gilv@n Vi@n@

Supremo autoriza transferência de Delcídio para quartel da PM

delcidio_senadoO ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou ontem (11) a transferência do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) da carceragem da Polícia Federal (PF) em Brasília para o quartel da Polícia Militar dos Distrito Federal. O pedido foi feito pela defesa do senador.
Delcídio ocupa uma cela na Superintendência da PF desde o dia 25 de novembro, quando foi preso por determinação do ministro Zavascki. No quartel, o senador ficará preso em uma sala especial. Por ter mandato parlamentar, ele não pode ocupar uma vaga em presídio comum,
Na segunda-feira (7), Delcídio do Amaral foi denunciado pelo crime de impedir e embaraçar a investigação da Operação Lava Jato. A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que o senador tentou dissuadir Nestor Cerveró, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, de aceitar o acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF), ou, caso isso acontecesse, evitasse delatar Cerveró e, também André Esteves, ex-controlador do banco BTG Pactual.
Gilv@n Vi@n@

Em discurso emocionado, Rogério Ceni pede que joguem suas cinzas no Morumbi

ceni
Após o apito final da partida realizada em sua homenagem na noite desta sexta-feira, no Morumbi, o goleiro Rogério Ceni fez questão de pegar o microfone e dizer algumas palavras para os presentes ao estádio. As informações são da Gazeta Esportiva. Emocionado, agradeceu à presença de todos e fez duas revelações que acabaram com qualquer frieza dos são-paulinos: a aposentadoria da camisa 01 e o pedido de que, quando morresse, tivesse as suas cinzas jogadas no gramado da casa tricolor.
“Torcedor são-paulino, essa noite aqui é para vocês. Mais do que uma despedida minha, gostaria que vocês todos encarassem isso aqui como uma festa para vocês. Ano que vem, quarta-feira de Libertadores, queremos ver isso aqui, estádio cheio para apoiar o time”, pediu, anunciando logo depois que a camisa 01 será aposentada, deixando apenas o 1 para os futuros goleiros. “O 01, a partir de hoje, é uma extensão da minha carreira”, encerrou.
Já com a voz embargada e demorando a terminar as frases, Ceni pediu silêncio aos cerca de 60 mil presentes para revelar um desejo do futuro. Aproveitando que a família assistia às suas palavras, deixou avisado que quer ser eternizado no campo onde teve tantas glórias.
“Olha, vou falar diretamente com a minha família, que veio para cá me assistir. (Pausa) Obrigado por esses 25 anos de sonho que eu pude viver. Gostaria que (pausa e choro). Gostaria que, quando eu morresse, eu fosse cremado e as minhas cinzas fossem jogadas aqui no Morumbi, para que eu possa sempre lembrar do que aconteceu”, contou, para delírio dos são-paulinos.
Gilv@n Vi@n@

Dilma não impediu nem corte de R$ 10 bi no Bolsa Família

AroeiraDilmaTesouraO corte de R$ 10 bilhões no programa Bolsa Família não teve como ser contornado pelo relator-geral do Orçamento, Ricardo Barro (PP-PR).
Embora a presidente Dilma Rousseff, por diversas vezes, tenha garantido em discursos que não fará cortes no programa, a tesourada constará no relatório final.
Barros deve anunciar hoje que manterá o corte no programa, uma das principais vitrines dos 12 anos de gestão petista na presidência da República.
Gilv@n Vi@n@

Investimentos da Petrobras caem mais de 20% em 2015

petrobrasOs investimentos do grupo Petrobras diminuíram significativamente neste ano. Ao todo, a gigante estatal do petróleo aplicou cerca de R$ 16 bilhões a menos em 2015. Os investimentos englobam 20 empresas do setor do petróleo, derivados e gás natural. Os trabalhos vão desde a pesquisa, extração, refino, transporte até distribuição de derivados para o consumidor final.
Nos dez primeiros meses do ano, a companhia investiu R$ 55,4 bilhões em obras e na compra de equipamentos. No mesmo período de 2014, o montante já havia alcançado R$ 71,3 bilhões. Isto é, em termos percentuais, a redução alcançou mais de 20%.
Gilv@n Vi@n@

Definição do rito do impeachment abre disputa entre Renan e Cunha

A definição do rito do impeachment no Legislativo abriu uma disputa direta entre os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB­AL), sobre quem tem a palavra final a respeito do afastamento da presidente Dilma Rousseff.
Nesta sexta-feira (10), Renan enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) parecer em que defende que, uma eventual decisão da Câmara de admitir o impeachment de Dilma, teria, obrigatoriamente, que ser analisada pelo Senado. Para Renan, caberia à Casa dizer se a decisão dos deputados deve ou não prosperar.
Segundo a Folha apurou, Renan não comunicou Cunha sobre seu entendimento. O presidente da Câmara defende que o Senado não tem autonomia para desfazer uma decisão da Câmara sobre o afastamento de Dilma.
Gilv@n Vi@n@

11 dezembro, 2015

DUAS CARAS…

Print
Gilv@n Vi@n@

Estudo aponta que doenças crônicas causam impacto alarmante no PIB brasileiro

Saude
IBGE informou, ontem, que o consumo final de bens e serviços de saúde totalizou, em 2013, no Brasil, R$ 424 bilhões, o equivalente a 8% do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos no País. Corte de investimento responderá por mais da metade do tombo do PIB. Estudo aponta que doenças crônicas causam impacto alarmante no PIB brasileiro.
Gilv@n Vi@n@

Parte do Supremo já avalia tese para derrubar Cunha

AUTO_pelicano1Ministros do Supremo começam a defender uma tese para afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara. Pela argumento de parte da corte, as manobras regimentais do dirigente obstruem, sim, as investigações. “Uma pessoa que usa o cargo para impedir sua cassação o faz para manter o foro privilegiado. Assim, pode escolher o tribunal que o julga, o juiz que o julga e ter direito a regime jurídico especial, como só ser preso em caso de flagrante”, diz um interessado na saída. A informação está na coluna de Natuza Nery, hoje na Folha de .Paulo.
Segundo essa análise — diz a colunista –, André Esteves teve sua prisão preventiva decretada para não prejudicar a apuração da Lava Jato. Uma outra ala da corte, porém, ainda não vê argumento jurídico para tal por se tratar de “questão interna, disciplinar” da Câmara. “Isso aqui não é a casa da suplicação geral”, diz um ministro contrário à ideia de interferir no processo da Câmara.
Gilv@n Vi@n@

Polícia investiga se ‘pílulas do câncer’ vendidas eram de farinha

remedio-medicacao-medicamento-pilula-remedios-1427830134579_615x300A Polícia Civil investiga a venda de fosfoetanolamina sintética, substância que teria suposta capacidade de curar o câncer, por uma família na cidade de Conchal, interior de São Paulo. Em um laboratório clandestino, foi apreendida nesta semana grande quantidade da substância, além de R$ 56 mil em dinheiro e muitos cheques.
A distribuição era feita a partir de uma chácara no Distrito Federal e os pacientes seriam orientados a parar com a quimioterapia. Os policiais acreditam que a substância encaminhada talvez não seja idêntica à que foi criada na Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos.
Gilv@n Vi@n@

Doações para campanhas eleitorais preocupam ministros do TSE

As instruções para as eleições de 2016 foram tema de debate na sessão de ontem (10) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, enquanto era discutida a minuta de resolução sobre os limites de gastos a serem observados por candidatos a prefeito e vereador, o presidente do Tribunal, ministro Dias Toffoli, e o vice-presidente, Gilmar Mendes, demonstraram preocupações com as doações para as campanhas.
“Essa é uma resolução extremamente importante em uma eleição em que não vamos ter mais doação de pessoas jurídicas. E também aqui o tema tem conexão com a questão dos gastos e certamente isso vai envolver um aprendizado para a Justiça Eleitoral no que diz respeito à própria fiscalização, que não depende apenas da Justiça Eleitoral, mas dos próprios candidatos e partidos”, disse Mendes.
Gilv@n Vi@n@

Governador Robinson recebe homenagem do setor hoteleiro por ações em benefício do turismo

robinson_turismo
O governador Robinson Faria recebeu das mãos do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) no Rio Grande do Norte, José Odécio, uma homenagem pelas medidas do governo adotadas no setor de turismo, as quais resultaram num crescimento de 25% do segmento. A entrega aconteceu na noite desta quinta-feira, no hotel Holiday Inn Arena das Dunas, durante jantar que reuniu o trade turístico.
Robinson Faria afirmou estar lisonjeado com a homenagem e garantiu total apoio aos empresários e esforço do governo, no que diz respeito à divulgação turística e incentivos ao setor. “O Turismo será tratado em meu governo como política de estado. E eu espero deixar este legado”, assinalou o governador. “Estamos trabalhando juntos. Vocês na iniciativa privada, eu na pública. Mas com o objetivo único, comum, do desenvolvimento turístico do nosso Estado. Estamos começando ainda. Temos muitos para crescer e contem comigo como um grande aliado”, continuou.
Na mesma ocasião, também foram homenageados o secretário de turismo, Ruy Gaspar, e a presidente da Emproturn, Ana Maria da Costa. Gaspar destacou em seu discurso o apoio que tem recebido do governador e apontou alguns números que mostram o quanto a atividade está se desenvolvendo. “Em 2015 teremos um crescimento estimado em 25% em relação ao ano passado. Fazendo a projeção para todo o estado, está sendo injetado no segmento algo em torno de R$ 3,9 bilhões, R$ 800 milhões a mais que em 2014”, ressaltou ele. Para Ana, o Rio Grande do Norte em breve será o principal destino turístico do Nordeste.
Gilv@n Vi@n@

PF investiga superfaturamento em obras de transposição do São Francisco

transposicaoA Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (11) a Operação Vidas Secas – Sinhá Vitória, que investiga o superfaturamento de obras de engenharia executadas por empresas em dois dos 14 lotes da transposição do Rio São Francisco. Empresários do consórcio OAS/Galvão/Barbosa Melo/Coesa utilizaram empresas de fachada para desviar cerca de R$ 200 milhões das verbas públicas.
Os valores eram destinados à transposição do rio, no trecho que vai do agreste de Pernambuco até a Paraíba. Os contratos investigados, até o momento, são de R$ 680 milhões. Segundo a PF, as investigações apontaram que algumas empresas ligadas à organização criminosa estariam em nome de um doleiro e também envolvem um lobista, ambos investigados na Operação Lava Jato.
Estão sendo cumpridos 32 mandados judicias, sendo 24 de busca e apreensão, quatro de condução coercitiva e quatro de prisão, em Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio grande do Sul, Bahia e Brasília. Cerca de 150 policiais federais participam da operação.
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, fraude na execução de contratos e lavagem de dinheiro. A PF explicou que o nome da operação, Sinhá Vitória, representa a mulher do sertão, que não se rende à miséria. Uma personagem descrita no livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, como uma mulher forte, que fazia as contas do pagamento recebido do dono da fazenda onde trabalhavam sempre chegando à conclusão de que eram roubados.
Gilv@n Vi@n@