ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

29 julho, 2011

Valores A tabela dos 34% do magistério está disponível

"ISSO EU JÁ SABIA"
A tabela com o escalonamento dos 34% do magistério estadual já está disponível no site. Para visualizá-la, clique aqui. Os valores serão pagos em quatro parcelas a partir do mês de setembro.
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Lula: 'Dilma só não disputa reeleição em 2014 se não quiser'

Em palestra no Rio, ex-presidente diz que oposição torce contra governo e diz não ver chance de reforma tributária ampla no País

Ex-presidente deu uma palestra na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro
"Só há uma hipótese de Dilma não ser candidata: ela não quiser. O Serra está preocupado é com a candidatura dele próprio e não consegue nem resolver os problemas internos do PSDB", disse Lula em rápida entrevista depois de participar de um seminário na Escola Superior de Guerra (ESG).
Lula estava acompanhado, entre outras autoridades, do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que na semana passada disse ter votado em Serra, de quem é amigo, e não em Dilma na eleição de 2010. Lula defendeu Jobim. "Tem gente que não gosta de mim e votou em mim, tem gente que gosta de mim e não votou. Não se pode fazer política pensando nisso", afirmou Lula.
Torcida contra
Ainda na palestra no Rio, Lula afirmou que a oposição "torce para que a coisa não dê certo" no Brasil. Segundo o ex-presidente, partidos que hoje se opõem ao governo estão "torcendo" para a inflação voltar e o desemprego aumentar. "Esse negócio de que a oposição vai contribuir, não acreditem. A oposição é que nem um jogador que está no banco de reservas. Você pensa que ele é amigo do que está jogando, mas ele está doidinho para o outro se contudir", disse Lula.
Depois da palestra, Lula conversou com jornalistas e ponderou que o papel da oposição é "ficar procurando coisas para falar". "É ótimo que faça crítica. O papel da oposição é esse mesmo", disse.
Lula e militares, durante a visita à escola no Rio

Reforma tributária

Lula disse não acreditar na possibilidade de se fazer uma reforma tributária geral no País. Segundo ele, a tendência é de que se façam reformas pontuais em assuntos específicos, sem concordância dos Estados. "O inimigo oculto (da reforma tributária) do Jânio Quadros está dentro do Congresso Nacional", disse Lula ao lembrar a justificativa do ex-presidente ao renunciar em 1961.
Além disso, Lula ressaltou ter enviado ao Congresso uma proposta de reforma tributária em cada um de seus mandatos. Segundo ele, nenhum dos projetos "andou um milímetro". Lula, que fez palestra na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, avisou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, considera tornar efetiva a ideia de reformas pontuais, sobretudo para unificação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) .
De acordo com Lula, a carga tributária não é o único empecilho para a realização de investimentos no país. As restrições ambientais, afirmou, também pesam. "A gente vive em um mundo real diferente e não vemos a realidade brasileira", ponderou. O ex-presidente também criticou o Congresso Nacional ao afirmar que a instituição "aprova lei como que fosse a Suíça".
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

Dilma e Cristina Kirchner manifestam preocupação com economia global

As presidentas Dilma Rousseff e Cristina Kirchner demonstraram hoje (29) preocupação com a economia global. Em declaração à imprensa divulgada após encontro entre as presidentas, Dilma defendeu que os países da América do Sul coordenem respostas conjuntas à situação de crise da economia global nas reuniões de  ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais da região, previstas para agosto.

Dilma Rousseff - BRASIL e Cristina Kirchner - ARGENTINA 
“Discutimos os grandes problemas de economia global. Devemos definir ações conjuntas e concretas para defender nossos países da excessiva liquidez, que valoriza artificialmente nossas moedas, e da avalanche de produtos manufaturados que, não encontrando mercado nos países desenvolvidos, atingem o emprego e a indústria nas nossas regiões”, disse Dilma
As duas afirmaram que o assunto será discutido em reunião entre ministros da Fazenda, no dia 4 de agosto, em Lima, e de presidentes de Bancos Centrais em Buenos Aires, no dia 11 de agosto. “Temos que nos adiantar porque os tempos do mercado não são muitas vezes os tempos da política”, disse Cristina Kirchner.
A presidenta argentina afirmou que a reunião da União da Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada ontem (28) em Lima, foi importante porque, pela primeira vez, houve um visão comum quanto aos problemas econômicos globais e seus impactos na região. De acordo com Cristina Kirchner, a reunião na capital peruana  serviu para que os países membros da Unasul tivessem uma visão comum dos atuais problemas globais e de seus impactos na região em matéria de renda e de capital especulativo.
Embora o Brasil e a Argentina enfrentem problemas com a imposição de barreiras comerciais, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a parceria entre os dois países tem “bases muito sólidas, inclusive econômicas”, e que as relações do Brasil com o país vizinho atingem uma amplitude que não ocorre com nenhum outro.
Dilma disse que é importante os dois países integrarem cada vez mais os processos produtivos e minimizou problemas que surgem na relação comercial. “Com uma integração dessa magnitude, é impossível retroceder. Diante dela, os problemas que surgem aqui e ali, e que estamos resolvendo, são de pouca monta. Nosso futuro comum passa por mais comércio, mais investimentos e maior aproximação de nossos empresários.”
Cristina Kirchner destacou que os governos argentino e brasileiro irão trabalhar para a articulação do setor privado dos dois países e que o crescimento da Argentina não deve ser visto como uma ameaça pelos empresários brasileiros. "Não pode haver incompatibilidade entre o nosso empresariado porque estamos em condições de vencer".
Essa é a primeira visita de Cristina Kirchner ao Brasil no governo da presidenta Dilma Rousseff. A Argentina foi o destino escolhido por Dilma para sua primeira viagem internacional como presidenta. Ela foi à Argentina em janeiro.

CULTURA: Hoje tem Retreta na Praça

Banda de Música Municipal Maestro "Joaquim Amâncio"
Hoje às 20h a Banda de Música Municipal Maestro "Joaquim Amâncio", faz mais uma Retreta Cultural na Praça Reinaldo Pimenta, apesar da  Praça está sendo reconstruída, o local não foi transferido pois o espaço a ser usado será a frente do antigo Hotel Central, disse Sr. Cassiano Fernandes, idealizador do reagate das retretas em nosso município.
A cada apresentação que fazemos no final de cada mês buscamos sempre renovar o nosso repertório, para  atrair mais os amantes da música, disse  o Maestro "Antonio Gomes de Sales" -TOINHO.
A banda dee Música Municipal Maestro "Joaquim Amâncio" em nosso município existe desde 1871. São140 anos de vidas atravessando séculos e gerações. Pesquisadores dizem que é uma das mais antigas bandas de música do Rio Grande do Norte e também do Brasil.
Vamos preservar nossa cultura!
Nossa Caraúbas tem diversas atividades, atrações culturais as quais devem ser cuidadas pelos poderes públicos. Cito algumas:
 * Tradicionais festas dos(as) Padroeiros (as) , na Matriz, Bairros e Comunidades rurais;
* Valorização aos Poetas da Literatura de Cordel;
* Casas Antigas (Estilo barroco) e históricas, podendo até serem tombadas como patrimônio público tanto na esfera municipal e estadual;
* Incentivo ao teatro de rua;
Escritor e Músico - DUDÉ VIANA, levando o nome de Caraúbas por este Brasil a fora
* Temos dezenas de escritores, poetas e poetisas. Alguns no anonimato precisando serem descobertos, como também desenhista e artistas plásticos.
* Entre outras...
Gilv@n Vi@n@

28 julho, 2011

SINDSPUMC: Leva a público resposta da Contralodoria ao ofício expedido pela entidade


Veja


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
CNPJ Nº 08.349.102/0001-29


Ofício nº. 026/2001

Caraúbas – 25 de julho de 2011


À diretoria do SINDSPUMC


                        Tendo em vista ofício nº. 023/2011 originário deste Sindicato onde requer ao município que seja designada audiência para discussão e negociação sobre a concretização do cumprimento do PCCR com relação às classes PCE e PE, temos a expor o que segue.

                        Na verdade em nenhum momento o município deixou de manter o diálogo ou “fechou as portas” para a categoria do magistério local. Foram muitas reuniões, muitas propostas, algumas soluções e sempre com o objetivo de avançar na melhoria e na qualidade do ensino caraubense.

                        Daí porque nosso compromisso em retomar o diálogo com a classe e com esse sindicato objetivando aperfeiçoar a proposta anteriormente encaminhada e aceita pela categoria é algo tratado como prioridade nessa gestão.

                        Ocorre que estamos aguardando junto a Controladoria Geral do Município e a Secretaria de Finanças o fechamento e a conclusão do Relatório de Gestão Fiscal cujo prazo é obrigatoriedade está previsto no art. 54 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Tão logo recebamos os dados ali presentes voltaremos a sentar imediatamente com a categoria. Até porque as conclusões gerada pelo citado relatório é condição sine qua non para chegarmos a uma conclusão definitiva acerca dos benefícios a serem implementados sobretudo às classes PCE  e PE

                        Daí porque solicitamos desse tão atuante e respeitado Sindicato a compreensão necessária para que tão logo estejamos de posse do citado relatório fiscal que, dentre outras coisas, retratará a real situação financeira do município nesse momento, possamos voltar a negociar acerca das propostas a serem discutidas conforme o objetivo tratado no ofício que nos foi encaminhado.

                        Desde já nos colocamos a inteira disposição desse Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas para todo e qualquer esclarecimento de que necessitem.

                        Atenciosamente,

Vânia Maria Praxedes de Sales
Secretária de Administração
 O Referido documento foi PROTOCOLADO na Sede do SINDSPUMC às 16h30min do dia 25 de julho de 2011.
Por: Coordenação do SINDSPUMC
Gilv@n Vi@n@

NOTICIAS DO SINTE RN

Compromissos

Audiência com SEEC retoma luta da categoria

O Sinte teve audiência com a secretária de Educação do Estado nessa quarta-feira (27). O encontro iniciou uma nova etapa de luta: o cumprimento do que foi acordado ao longo de toda a greve. Durante a reunião foi definida, entre outras coisas, a instalação da Comissão de Revisão do Plano de Carreira. A Comissão será paritária e contará com a participação de quatro representantes do Sinte e quatro do Governo.
Também foi discutida a instalação da Comissão da Mesa Permanente de Negociação dos Passivos. Ela será composta por três membros do Sinte e três representantes do Governo. O objetivo dessa mesa é discutir o pagamento de atrasados que o Estado deve a categoria desde 1990. Com ela, será definido o escalonamento de pagamentos considerando os prejuízos que a categoria tem acumulado ao longo dos anos.
Eleições diretas para diretor e vice-diretor
A direção do Sinte reivindicou a realização de eleições diretas para diretor e vice e entregou uma proposta de Lei de Gestão que modifica a lei atual. A secretária confirmou a realização do processo eletivo deste ano. Na ocasião, a diretora do Sinte, Beatriz, solicitou a publicação de uma nova portaria para que a comissão fosse regularizada.
Com relação às modificações na lei, a secretária fez algumas observações no conteúdo que merecem constar no projeto durante a tramitação. A direção do Sinte constatou duas coisas: a primeira é que haverá consenso nessas emendas desde que elas não firam o que foi aprovado nos fóruns realizados em 2010.
A outra coisa é que esse processo pode ocorrer paralelo à tramitação do projeto de lei e, havendo consenso de encaminhamentos, poderão ser enviadas emendas ao projeto de lei sem prejuízo de tempo. Fátima Cardoso informou que se durante esses processos ocorrer a necessidade de ouvir a comunidade escolar, ela será requisitada.
Fórum sobre a política educacional e profissional
O objetivo é que o fórum que cuidará da política educacional e profissional do Estado seja instalado até dezembro deste ano. Durante a reunião com a secretária de Educação, foi definido que a mesma Comissão de revisão do Plano estará à frente do fórum. Isso porque é necessário que se faça uma discussão aprofundada para a implementação da política educacional por meio do Plano Estadual de Educação e do Plano de Carreira da categoria.
Audiência
O Sinte solicitou uma audiência com a Casa Civil e o secretário de Administração para tratar do escalonamento do atrasado dos 34% ao mês de Abril/2011. O encontro será também para condensar os compromissos do Governo em um só documento. A secretária concordou com o pedido e disse que fará essa solicitação.
Pagamento dos contratados
De acordo com a secretária o Governo está pagando os trabalhadores em Educação que foram contratados. A exceção são os casos cujos processos tiveram problemas. Isso porque as Universidades não deram declarações. A secretária afirmou que a situação está sendo resolvida.
Reposição de aulas

Sinte e SEEC discutem calendário para reposição de aulas

O Sinte discutiu com a SEEC a reposição de aulas. A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, reafirmou a concepção que tem sobre o cumprimento da lei no que diz respeito ao ano letivo. Disse, ainda, que reconhece a interpretação do Conselho Nacional de Educação no que se refere à obrigatoriedade dos 200 dias letivos, das 800 horas/ano para o ensino Fundamental e das 1.200 horas/ano para o Ensino médio. No entanto, existe uma polêmica que precisa ser resolvida: os alunos não querem aulas aos sábados e a promotora não quer 6º horário.
O CNE já se pronunciou sobre o cumprimento das horas e dias letivos. Segundo o Conselho, em casos de excepcionalidade e anormalidade do cumprimento dos 200 dias o Estado deve zelar pelas 800h e pelas 1.200h. A dirigente citou como exemplo o caso das enchentes em São Paulo. Para não comprometer o ano letivo, foi aplicado o cumprimento das horas. Ela afirmou, também, a importância de se considerar que os (as) alunos (as) decidam qual é o melhor caminho de recuperar sua aprendizagem. A secretária não rebateu a argumentação, mas confirmou o calendário expedido pela SEEC para ser adaptado e adotado pelas escolas de acordo com sua realidade.
Educação Estadual

Direção do Sinte avisa que se for feito corte de salário não haverá reposição de aulas

A direção do Sinte foi informada de que o Governo está descontando três dias de salário dos grevistas. Os representantes do Sindicato tiveram audiência com a secretária de Educação Betânia Ramalho e questionaram a medida do Governo. Ela não confirmou o desconto.
De toda forma, a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, disse que se manterá vigilante e informou a secretária sobre a posição do Sindicato, caso o desconto seja feito. “Se o corte de salário for efetivado não haverá reposição de aula.”, afirmou. A secretária não se posicionou sobre o aviso do Sinte.
Fonte: sintern.org.br
 Gilv@n Vi@n@

ProUni: Sai resultado da terceira chamada; matrícula deve ser feita até 3 de agosto

Está liberado para consulta, pela internet, o resultado da terceira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente a este segundo semestre. O prazo para apresentação dos documentos e matrícula nas instituições de educação superior participantes do programa termina no dia 3 de agosto, quarta-feira.
Ao fim das três chamadas, os candidatos que não tenham sido pré-selecionados, ou que o tenham sido em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em entrar na lista de espera.
O prazo para manifestação de interesse vai de 8 a 10 de agosto. A lista será usada pelas instituições de ensino participantes do programa para a oferta das bolsas ainda existentes.
Criado em 2004, o ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos em instituições de educação superior particulares em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Na edição deste segundo semestre, o programa registrou a inscrição de 460.745 candidatos a 92.107 bolsas de estudos. O número de inscritos superou a marca anterior, do processo do segundo semestre de 2009, de 380.935 estudantes.
Os candidatos podem conferir o resultado da terceira chamada e o cronograma do ProUni na página eletrônica do programa.
Tweet - divulgue esta matéria no twitter

Assessoria de Imprensa da Sesu
Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Perda de memória na velhice pode ser recuperada, diz estudo

Estudo afirma que melhorando o ambiente neuroquímico do córtex pré-frontal, memória é reestabelecida

Pesquisa feita com macacos mostrou que a restauração das necessidades moleculares dos circuitos neurais recupera a memória.

A perda de memória na velhice pode ser recuperada caso as necessidades moleculares dos circuitos neurais sejam atendidas, segundo explicaram especialistas dos Estados Unidos, que estudaram a atividade dos neurônios de primatas.
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale, liderados por Amy Arnsten, avaliaram as respostas de seis macacos jovens, de média idade e velhos de acordo com as tarefas atribuídas pelos cientistas para medir a memória dos primatas a curto prazo.
Segundo publicam os analistas na última edição da revista "Nature", nos macacos de idade avançada faltou o constante disparo de neurônios no córtex pré-frontal (PFC), uma área do cérebro muito importante para o funcionamento da memória.
Essa redução dos níveis de disparo de neurônios pode ser contornada se conseguir situar o PFC em um meio ambiente neuroquímico bom como o encontrado nos macacos mais jovens.
Assim, a integridade fisiológica dos neurônios velhos pode ser restabelecida se forem atendidas as necessidades moleculares dos circuitos neurais, insistem os cientistas.
Arnsten lembra que o funcionamento da memória é importante para as tarefas diárias, inclusive para planejar coisas com tempo e para a aprendizagem.
No processo de envelhecimento habitual, essas funções diminuem, o que acarreta problemas cognitivos como o esquecimento e a distração, mas não se conheciam as mudanças moleculares associados a este envelhecimento natural.
Para observar as mudanças fisiológicas, Amy Arnsten e seus colegas gravaram as tarefas atribuídas aos macacos e descobriram que a resposta dos padrões de ativação dos neurônios do PFC à apresentação dos sinais não variavam com a idade.
No entanto, o disparo de neurônios durante o período de atraso - o tempo entre a apresentação de um sinal e a resposta - mostrou uma grande redução com a idade.
Contudo, esses neurônios podiam ser parcialmente restabelecidas aos níveis de disparo de jovens adultos quando os analistas bloqueavam dois circuitos neurais específicos nos neurônios do PFC
 Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

Governo cria programa de livro didático para escolas do campo

Obras que começarão a ser escolhidas no próximo ano vão substituir cadernos de ensino com erros

As escolas públicas localizadas nas zonas rurais do País ganharão livros didáticos mais adequados à realidade de seus alunos. Essa é a proposta do novo Programa Nacional do Livro Didático do Campo, que começará a selecionar as obras em 2012. Serão escolhidos livros para as turmas seriadas ou as classes multisseriadas (que possuem alunos de séries diferentes) do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das áreas de Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
As obras adquiridas vão substituir os cadernos de ensino e os materiais impressos distribuídos por outros programas. No mês passado, a Controladoria Geral da União instaurou uma sindicância para apurar a responsabilidade por erros em material de apoio fornecido às escolas do campo. Cerca de 200 mil unidades apresentavam erros de revisão e impressão. Em um trecho da coleção Escola Ativa, havia a afirmação de que 10-7=4
O processo de avaliação, escolha e aquisição de livros didáticos ocorrerá a cada três anos e começará no ano que vem. As primeiras obras adquiridas pelo programa chegarão às escolas no início do ano letivo de 2013. Os alunos e os professores que receberem esse material não precisarão devolvê-los ao final do ano. A cada ano, as escolas receberão livros para os novos alunos matriculados. Esses colégios continuarão recebendo dicionários e obras complementares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Para participar do programa, as escolas públicas do campo devem estar vinculadas às secretarias municipais ou estaduais de educação e cadastradas no Censo Escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, é preciso assinar um termo de adesão ao programa.
Os exemplares serão distribuídos a cada escola de acordo com as projeções de matrículas para o ano seguinte. Lotes adicionais de livros poderão ser adquiridos e distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução do novo programa, caso necessário, após o início do ano letivo.
As definições sobre as características das obras ainda serão publicadas pelo FNDE. As redes de ensino ajudarão o Ministério da Educação na escolha das obras, apontando suas preferências entre obras pré-selecionadas pelo órgão. As coleções escolhidas poderão ser acompanhadas de livros e outros materiais digitais em caráter complementar.
 Por: Priscilla Borges, iG Brasília
Gilv@n Vi@n@

Agora é lei: Serviços de saúde serão obrigados a notificar violência contra idosos

Davim: medida contribui para o fim da impunidade dos autores de agressão, Nova lei altera Estatuto do Idoso e foi sancionada na terça pela Presidência
Os serviços de saúde públicos e privados deverão notificar as autoridades competentes sobre todos os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos. A obrigação é determinada pela Lei 12.461/11, sancionada pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira.
Segundo a nova lei, que altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), a informação deverá ser prestada às autoridades sanitária e policial, ao Ministério Público e aos conselhos municipais, estaduais e Nacional do Idoso. É considerada violência contra o idoso "qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico".
A lei resultou do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 298/09, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), aprovado em decisão terminativa na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) no dia 2 de junho.
Segundo o relator, senador Paulo Davim (PV-RN), a medida contribui para o fim da impunidade de autores de agressões a idosos. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

27 julho, 2011

Natal: Direção do Sinte cobra instalação da Comissão Quadrimestre

Durante reunião do Conselho Municipal de Educação, a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, discutiu com secretário adjunto de educação, Marcos Kleber, a instalação da Comissão Quadrimestre, que continuará os estudos de correção salarial do Magistério neste ano. Segundo o secretário, a portaria que instituirá a Comissão já foi enviada ao Gabinete do titular da pasta, Walter Fonseca. 
A dirigente informa que, os 11,07% de correção nos salários já foi efetivado desde o mês de abril. Essa correção ficou distribuída da seguinte forma: implantação de 6,47% sobre o salário base, no mês de março e 4,18%, sobre o salário base de março, no mês de abril. 
Plano de Carreira

Servidores da Administração Direta do Estado irão receber em dezembro a diferença do 13° salário da implantação do PCCR

A Comissão de Enquadramento e Acompanhamento do PCCR da administração direta do estado e a direção do SINTE conseguiram arrancar o compromisso do governo estadual sobre o pagamento da diferença da implantação do 13° salário dos servidores da administração direta do estado, que tiveram o seu PCCR implantado no contracheque a partir do mês de julho.
De acordo com Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, em junho o governo do estado pagou ao funcionalismo publico estadual 40% de antecipação do 13° salário, e em dezembro pagará os 60% restante.
Como 7.800 servidores estão tendo a implantação no contracheque os 30% do PCCR dos servidores a partir do mês de julho.
O governo estadual assumiu o compromisso de que em dezembro pagará a diferença 13° salário para os servidores que no mês de junho ainda não tinham o PCCR implantados no seu contracheque.
O pagamento da diferença do 13° salário para os servidores da administração direta do estado para os servidores que só foram implantados no PCCR a partir deste mês significa uma vitória muito importante, sobretudo por que essa diferença será paga para os servidores ativos e inativos.
Essa é mais uma conquista que devemos comemorar, diz a dirigente do SINTE.
 Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Professores estaduais do Rio Grande do Norte têm a pior remuneração do país

 Os professores do Rio Grande do Norte têm a pior remuneração do país, segundo pesquisa sobre os profissionais da educação das redes estaduais do Brasil realizada pelo Sindicato dos Professores no Estado do Ceará (Apeoc). Em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o levantamento aponta a necessidade de adequação à lei do piso nacional de magistério.O levantamento reuniu dados a respeito do salário-base e da remuneração bruta – incluídas gratificações – de professores iniciantes na carreira que trabalhem por 40 horas semanais. Em valores brutos, os trabalhadores em educação potiguares têm o nível mais baixo, de R$ 1.157,33. Nessa copmaração, a média mais alta é de Roraima (R$ 4.047,49). Considerando apenas o salário-base, o Distrito Federal lidera (R$ 3.953,04). Como os docentes não contam com gratificações, esse valor coloca a capital federal na segunda posição geral. O menor salário-base está no Rio Grande do Sul (R$ 770,64). Somados bônus, o estado dobra o valor pago (R$ 1541,28) e fica em 21º .O estado mais bem colocado da região Sudeste é o Espírito Santo, com R$ 2.647,44. São Paulo, estado que conta com cerca de 225 mil profissionais ativos, é o 17º na lista (R$ 1.844,90). A posição dos professores paulistas pode ser modificada em breve, com o início do pagamento do reajuste de 42,2% escalonado em quatro anos, começando em 2011. O salário deve chegar a R$ 2.368 até 2014.Na antepenúltima colocação estão os professores do Rio de Janeiro, em greve há mais de um mês por aumento de 26%. Atualmente, a remuneração dos profissionais, com bônus, é de R$ 1.220, na retaguarda da lista no sudeste.Atrás dos fluminenses aparece Pernambuco, com a segunda pior remuneração, de R$ 1.209.A hora-aula varia de R$ 5,79 (Rio Grande do Norte) a R$ 20,24 (Roraima). Dentro de uma mesma região, a maior diferença de remuneração se encontra no Centro-Oeste. Enquanto o professor de Brasília recebe R$ 3.953,04, o de Goiás leva R$ 1.525,18. Apesar disso, a região obteve a melhor média regional (R$ 2.427,86). A pior é do Sul (R$ 1.701,50), por ter o menor salário-base registrado: R$ 770,64.
Rede Brasil Atual São Paulo  
Gilv@n Vi@n@

Meio Ambiente: Projeto visa proibir uso de sacola plástica convencional

Alternativa é uso de sacola retornável, feita de material biodegradável, Braga: substituição por biodegradáveis em até três anos
Vários projetos de lei, em âmbito municipal ou estadual, visam proibir o uso de sacolas plásticas convencionais — que podem demorar mais de 100 anos para se decompor — ou substituí-las.
Seguindo essa tendência, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) apresentou em junho projeto que impede em todo o país a utilização, fabricação, importação, comercialização e distribuição de sacolas plásticas feitas a partir de polietileno, propileno ou polipropileno — (PLS 322/11).
O senador cita estimativa de que o Brasil produz, a cada ano, em torno de 17 bilhões de sacolas plásticas, como as de supermercado, com origem em cerca de 210 mil toneladas de plástico filme.
Entre diversos exemplos de propostas locais ou regionais similares à sua, o parlamentar destacou o caso da cidade de São Paulo, que aprovou neste ano uma lei proibindo a distribuição gratuita ou a venda de sacolas plásticas para consumidores. A eficácia dessa lei, no entanto, foi suspensa por uma liminar concedida no início de julho, em resposta a ação do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo.
Fiscalização
De acordo com o PLS 322/11, a fiscalização quanto ao cumprimento da lei seria feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão também teria de promover campanhas para conscientizar a população.
O texto determina que os prazos para a retirada gradual das sacolas plásticas do mercado — e sua substituição por sacolas oxibiodegradáveis ou de "outras matérias primas que não ofereçam perigo ao meio ambiente e sejam de fácil degradação" — serão fixados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A substituição, porém, não poderá levar mais de três anos.
A previsão é de que esse projeto tramite em duas comissões do Senado: primeiro, na de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, em seguida, na de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Se for aprovado, será então enviado à Câmara. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

26 julho, 2011

Saúde: Ressarcimento a usuário de plano por danos morais

 
A lei obriga os planos e os seguros privados de assistência à saúde a dar cobertura nos casos de emergência e urgência. Frisando que a regra nem sempre é respeitada, Eduardo Amorim (PSC-SE) apresentou projeto de lei (PLS 407/11) determinando ressarcimento por danos morais aos pacientes que tenham essa cobertura recusada.
Pela Lei 9.656/98, são casos de emergência "os que implicarem risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado em declaração do médico assistente", e de urgência "os resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional".
Tais casos estão definidos no artigo 35-C da lei, que o projeto pretende alterar, para acrescentar a previsão de danos morais.
Eduardo Amorim, que é médico, destaca que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) "vem reconhecendo o direito ao ressarcimento dos danos morais advindos da injusta recusa de cobertura securitária médica". No mês passado, o STJ condenou uma operadora a ressarcir paciente diagnosticada com câncer e cliente da empresa há quase 20 anos.
No Senado, o projeto deve tramitar em duas comissões: primeiramente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, em seguida, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovado no Senado, será enviado à Câmara dos Deputados.
Há outros projetos no Congresso com objetivos semelhantes, caso do PL 394/11, em tramitação na Câmara, que exige dos planos de saúde fundamentação por escrito em caso de recusa de cobertura total ou parcial. 
 Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Ministério coordenará ações estratégicas para ampliar o acesso à Saúde no Nordeste

Presidente Dilma Rousseff e Ministro da Saúde Alexendre Padilha

Construção de 658 Unidades Básicas de Saúde, reforço na assistência odontológica e oftalmológica e fornecimento de água potável para as regiões mais pobres foram anunciadas pelo ministro Alexandre Padilha

Os nove governadores do Nordeste assinaram nesta segunda-feira (25), em Arapiraca (AL), o Pacto pela Erradicação da Miséria, em cerimônia que contou com as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Dentro do programa Brasil Sem Miséria, o Ministério da Saúde coordenará o desenvolvimento de ações estratégicas nos nove estados da região. Serão priorizadas a construção de 638 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a oferta de quase dois milhões de consultas oftalmológicas e mais de 800 mil óculos para estudantes, a instalação de 45 centros de especialidades e 91 unidades móveis odontológicas, o fornecimento de 476 mil próteses dentárias e a construção de 50 mil cisternas, poços e sistemas de abastecimento de água e saneamento na região.
A presidenta ressaltou que, do início de 2003 até maio de 2011, 39,5 milhões de brasileiros deixaram a pobreza para ocupar a classe média no país. “Isso significa tirar da condição de pobreza uma Argentina. Hoje, qual é nossa meta? A gente percebeu que, apesar de ter sido uma grande vitória, apesar de termos conseguido juntos esse feito, ainda restam 16 milhões de brasileiros que temos de tirar da miséria. Equivale a um Chile”, destacou ela.
Desses 16 milhões de pessoas identificadas como em situação de pobreza extrema no Brasil, 9,6 milhões estão no Nordeste. “Se nós quisermos desenvolver o Brasil – e o Brasil deu um salto significativo – nós precisamos fazer com que este salto comece aqui no Nordeste do país”, acrescentou a presidenta.
Nesse contexto, o acesso adequado à saúde é fundamental para a redução das desigualdades sociais. Por isso, o governo federal decidiu ampliar e melhorar a assistência à população nordestina por meio de serviços básicos de saúde e ações de saneamento. Com recursos federais da ordem de R$ 700 milhões, as ações de saúde começam a ser executadas pelos estados e municípios do Nordeste a partir deste mês e serão desenvolvidas até 2014.
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, a saúde entra na agenda do Brasil Sem Miséria, pois a expansão do serviço de saúde também tem um peso econômico na realidade da economia local. “Seja por meio de uma oportunidade de emprego ou qualificação profissional para um conjunto de pessoas que vivem em situação vulnerável, ou por meio de um conjunto de investimentos e obras que impactam na economia local, ou também porque uma saúde de qualidade pode ter impacto positivo no desempenho escolar das pessoas”, ressalta.
“Por isso que o Ministério da Saúde entra com um conjunto de ações, que vai desde as ações da atenção básica, passando pela Rede Cegonha e o cuidado a doenças negligenciadas, que muitas vezes são perpetuadoras da miséria”, completa Padilha.
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – Até o final deste ano e dentro do programa Brasil Sem Miséria, o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios da região Nordeste, construirá – com recursos da ordem de R$ 140 milhões – 638 Unidades Básicas de Saúde em 448 cidades avaliadas como locais de extrema pobreza. Em todo o país, esta quantidade de UBSs inseridas no Brasil Sem Miséria chegará a 1.219 unidades.
De forma geral – no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) – será construído até 2014 um total de 3.272 UBSs em todo o país, para as quais o investimento do Ministério da Saúde chegará a R$ 910 milhões.
SAÚDE BUCAL – Dentro do programa Brasil Sem Miséria, o Nordeste contará com R$ 146,3 milhões – garantidos pelo Ministério da Saúde – para as seguintes ações:
• Construção de 45 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs);
• Instalação de 91 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs);
• Aquisição de 793 equipamentos odontológicos;
• Estruturação de 793 Equipes (profissionais) de Saúde Bucal (ESBs);
• Oferta, para casos necessários, de 476 mil próteses dentárias.
As ações estão inseridas no Programa Brasil Sorridente, que oferece orientação, pré-diagnóstico e prevenção à saúde bucal da população por meio de Equipes de Saúde Bucal que atuam na Estratégia Saúde da Família. Para as localidades de difícil acesso e que não contam com ESBs, o Ministério da Saúde criou o atendimento móvel por meio de veículos equipados com consultórios completos: as Unidades Odontológicas Móveis (UOMs).
OLHAR BRASIL – Dentro do programa Brasil Sem Miséria, os nove estados do Nordeste contarão com um investimento federal de R$ 198,5 milhões para o desenvolvimento das seguintes medidas:
• Oferta de 788.065 consultas oftalmológicas para alunos do ensino fundamental;
• Oferta de 1.113.367 consultas oftalmológicas para estudantes do programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação (MEC);
• Fornecimento de 78.806 óculos para alunos do ensino fundamental;
• Fornecimento de 723.689 óculos para estudantes do programa Brasil Alfabetizado do MEC.
As ações estão inseridas no Projeto Olhar Brasil, uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, que ganhou reforço este ano ao se integrar ao programa Brasil Sem Miséria. O objetivo do projeto é reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso da população a consultas oftalmológicas e aquisição de óculos.
SANEAMENTO NO SEMIÁRIDO – Com um investimento de R$ 222 milhões e por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o governo federal coordenará a execução – pelos Estados e Municípios – de ações voltadas à universalização do acesso da população do semiárido à água de qualidade e ao saneamento básico.
As medidas abrangem os estados da região semiárida – Minas Gerais e os nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) – e compreendem:
• Construção de 20 mil cisternas;
• Perfuração de 150 poços;
• Desenvolvimento de sistemas de abastecimento de água em 370 comunidades rurais e 140 comunidades quilombolas;
• Elaboração de outros projetos de acesso à água e de saneamento.
Fonte: portal.saude.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Censo escolar: Prazo para que escolas enviem as informações é 14 de agosto

Os gestores escolares de instituições públicas e privadas têm prazo até 14 de agosto para enviar as informações do censo escolar 2011. As escolas que não fornecem os dados ficam impossibilitadas de participar de diversos programas do Ministério da Educação, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a Alimentação Escolar, a distribuição de livros didáticos, o Dinheiro Direto na Escola, o Mais Educação, o Plano de Ações Articuladas (PAR), entre outros.
Realizado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o censo é uma pesquisa realizada junto aos estabelecimentos de ensino para levantamento de dados e informações relativas à educação básica, com o objetivo de subsidiar a elaboração de análises, diagnósticos e planejamento do sistema educacional do país. Políticas públicas que promovam um ensino de qualidade para todos os brasileiros serão definidas e monitoradas a partir desses dados.
Este ano, não haverá prorrogação do prazo de envio dos formulários, segundo o coordenador geral do Sistema Integrado de Informações Educacionais, Carlos Eduardo Moreno Sampaio. “As escolas precisam cumprir rigorosamente essa data (14 de agosto) para que possam participar da Prova Brasil. Elas deverão informar, entre outros dados relevantes, os alunos matriculados no quinto ano e no nono ano, que são as crianças que participarão da Prova Brasil.”
Além do uso por parte das diferentes instâncias de governo, o censo escolar é ferramenta indispensável para que os diversos atores educacionais e a sociedade em geral possam conhecer a situação educacional do país, dos estados, municípios e escolas e acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Coleta de Dados - Os dados são coletados por meio de um sistema de acesso via internet, o Educacenso. Os sistemas de ensino, estaduais ou municipais, que possuem sistemas próprios de coleta podem migrar os dados para o banco de dados do lnep. O Educacenso é um sistema amigável, de fácil operação e com funcionalidades que permitem avaliar em tempo real a consistência das informações prestadas.
Tweet - divulgue esta matéria no twitter
Diego Rocha
Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

PREFEITO ADEMAR CONCEDE AUMENTO AOS AGENTES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

Quando assumiu o governo no dia 1º de janeiro de 2009, o prefeito Ademar Ferreira encontrou os 50 agentes comunitários de saúde de Caraúbas com salário de R$ 498,00, valor custeado com recursos federais. 

A idéia era dá um aumento de imediato a categoria, diante da importância do trabalho realizado em benefício da população. Não foi possível devido à crise econômica que terminou por afetar diretamente a arrecadação própria de todos os municípios brasileiros.
Ainda em setembro de 2009, em plena crise econômica, o prefeito Ademar Ferreira e o então secretário de Saúde, Giovane Nobre, aumentaram o rendimento bruto dos agentes de saúde para R$ 624,96. 
Para melhorar, foi preciso regularizar a profissão e ao mesmo tempo em que se contratava material para o trabalho dos agentes de saúde nas comunidades.


Em maio de 2011, o salário dos 50 agentes comunitários do município subiu de novo. Desta vez foi para R$ 674,95. “Estes aumentos foram feitos com cuidado, para não perdermos o controle do quadro financeiro da pasta”, explica a atual secretária Juliana Carlos Fernandes  Gurgel, lembrando que como houve uma melhora na arrecadação foi possível aumentar para R$ 856,80.
O prefeito Ademar Ferreira pediu para fazer este anúncio pessoalmente  neste dia (25)segunda feira,  em reunião com os agentes na Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria Juliana Carlos também estava presente. 
Segundo ele, o trabalho dos agentes é muito importante no trabalho de saúde preventiva do município e precisa ser bem remunerado e está bem motivado ao trabalho.

25 julho, 2011

NOTICIAS DO SINTE RN

SINTE & CUT
Natal

Publicada a lista de nomeados no último concurso da prefeitura de Natal

Foi publicada, no Diário Oficial do Município de Natal, a lista de nomeação dos aprovados no último concurso público para o cargo de educador infantil. A publicação foi feita na edição do último dia 23 deste mês. Para vê-la, clique aqui. 

Secretário de Educação diz que não pode pagar promoções

“Não temos recursos para pagar as promoções horizontais e verticais.”, disse o secretário de Educação de Natal, Walter Fonseca, em audiência que teve com a direção do Sinte. O encontro foi realizado na última sexta-feira (22), e deixou a direção do Sindicato indignada.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, criticou o discurso do secretário, que ignora os direitos dos trabalhadores. “Veja só que gravidade! Como a prefeita vai explicar para a sociedade que pela primeira vez acontece uma situação desta natureza? E o pior é que não existe crise financeira. O que está acontecendo, então?”, questionou a dirigente.
A sindicalista disse que a direção do Sindicato já pediu a execução da audiência de conciliação, por descumprimento do acordo que foi celebrado em juízo, em março deste ano, entre o Sinte e a prefeitura. “Como se não bastasse isso, as dívidas estão se acumulando dia após dia.”, avaliou Fátima Cardoso.
Vales-transporte
Durante a audiência, o secretário disse, ainda, que o vale transporte da Grande Natal será cortado. Para a dirigente jurídica do Sindicato, essa é mais uma conquista da categoria que está ameaçada. “O governo Micarla começa a atacar pequenas conquistas como esta. Mas nós vamos reagir”, disse. Inicialmente, o Sindicato tentará assegurar essa conquista por meio do diálogo, sem ter que fazer luta nas ruas, mas se não houver o resultado esperado, a diretoria convocará a categoria.
Promessas
Na ocasião, o secretário disse que pagará aos contratados nesta terça-feira (26), mas não se comprometeu em atualizar os salários. Informou, também, que pagará os 15 dias de férias dos professores em agosto e convocará os concursados em breve.
Estado

Diretoria do Sinte busca nova audiência

A direção do Sinte visitará o gabinete civil e a Secretaria de Educação do Estado nesta segunda-feira (25) para marcar uma audiência com os secretários. Na última quinta-feira (21) o Sinte enviou ofício às duas pastas solicitando a retomada da discussão sobre as reivindicações pautadas pela categoria, e do diálogo sobre as medidas de retaliação tomadas pelo Governo em relação ao Sindicato.
Estado

Diretoria do Sinte busca nova audiência

A direção do Sinte visitará o gabinete civil e a Secretaria de Educação do Estado nesta segunda-feira (25) para marcar uma audiência com os secretários. Na última quinta-feira (21) o Sinte enviou ofício às duas pastas solicitando a retomada da discussão sobre as reivindicações pautadas pela categoria, e do diálogo sobre as medidas de retaliação tomadas pelo Governo em relação ao Sindicato.
Mossoró

Marcha reúne manifestantes em defesa da educação

Estudantes, professores e representantes de entidades participaram ontem de uma mobilização em prol da educação nas ruas do centro da cidade. O chamado pré-Grito dos Excluídos promoveu uma caminhada partindo da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) em direção ao prédio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Com faixas, cartazes, carro de som, músicas, batucada e palavras de ordem os manifestantes caminharam pelo Centro protestando e convocando a sociedade a participar na luta por uma educação pública de qualidade.
O objetivo da marcha foi criticar a postura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte no tratamento com a educação e pela falta de compromisso com os estudantes do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM). “Achamos injusto como os professores e estudantes estão sendo tratados e viemos apoiar”, declarou Carlos Antonio, coordenador do Grito dos Excluídos.
Compareceram ainda integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN), da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), Centro Feminista 8 de Março, entre outras categorias.
O estudante Hugo Victor, membro do Comem, estava decepcionado com a falta de palavra do Governo do Estado. “No dia 16 tivemos uma reunião com Paulo de Tarso [secretário-chefe do Gabinete Civil] onde ele disse que a gente podia escolher a hora e local para realizar uma reunião para ouvir as reivindicações dos estudantes. Aí quando foi ontem [na quinta-feira] eles transferiram a reunião que ia acontecer hoje [ontem] na Uern e colocaram em Natal, já em cima da hora”, explica.
Ele lamenta o cancelamento do encontro e disse que o ato foi uma forma que o Governo usou para esvaziar o protesto local. Além de Mossoró, foi realizado uma caminhada em Natal partindo do Shopping Midway em direção à Governadoria.
As ações foram organizadas pelos grupos #foramicarla e #LevanteDoElefante que estão acampados na sede do governo há vários dias.
Por lá o clima tem sido de tensão. “Várias noites os policiais foram lá intimidar, dizer que se a gente fizer algo errado vamos arcar com as consequências”, relata o estudante Luiz Luz, do Comem, que estava acampado em Natal desde a desocupação da Dired no dia 12 deste mês.
Ele reforça a crítica ao Governo. “Eles diziam que só negociariam com a gente assim que deixássemos a Dired. Isso aconteceu e ainda não tivemos nenhum avanço nas negociações, e agora, em cima da hora, eles mudam o local da reunião que estava marcada há vários dias”, afirma.
Caso não haja nenhum entendimento entre as partes, Luiz disse que o Comem não descarta a possibilidade de fazer novas ações com mais impacto.

 Fonte:Gazeta do Oeste e sinte/rn
Com informações do repórter Bruno Soares
Glv@n Vi@n@

Trazendo o tema " Servidores Unidos, vivendo um novo tempo", Servidores Públicos de Portalegre e Viçosa, fundaram seu SINDICATO

Presidente: WASHINGTON Luiz Rêgo e Vice-Presidente: EDIMAR Sabino Cavalcante
Primeiro passo:
Tudo começou quando em visita ao Hospital São Camilo de Lelis em Mossoró /RN, o Servidor Público - Motorista da Prefeitura de Portalegre/RN, "Washington Luiz" viu no mural daquele hospital o número do telefone da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública  do Rio Grande do Norte - FETAM / RN. Despertou nele o inteesse de fundar um Sindicato dos Motoristas em Portalegre, fez contato com Andréa Secretária da FETAM/RN e a mesma apresentou a pessoa de Gilberto Dógenes - Presidente da Federação. Conversando com Washington, Gilberto diz que naquele município precisaria criar um SINDICATO que represente todos os Servidores Públicos.
Comissão Provisória/Eleitoral: Tony Marcos, Cristhiane e Zélia

Segundo passso:
Com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de CARAÚBAS - SINDSPUMC, a Federação fez várias reuniões em Portalegre, fazendo um trabalho de formação, mostrando a importância de um Sindicato para os Servidores. Assim foi formada uma Comissão Provisória para que trabalhasse os tramites legais junto a FETAM e o SINDSPUMC.

FUNDAÇÃO:
Ontem (24), às 09h na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Portalegre, uma grande Assembleia foi realizada para Fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de  Portalegre e Viçosa - SINDSPMPOVI. Iniciou com a formação da mesa: Comissão Provisória / Comissão Eleitoral; Representantes da FETAM e do SINDSPUMC.
Dos 85 sócios fundadores, 78 fizeram presentes

Formação da mesa NINA-FETAM/RN,  faz abertura dos trabalhos

Wésia Sena- SINDSPUMC "apresentando o Estatuto Social"
Em seguida foi aprovado o Estatuto Social da Entidade, terminando com a Eleição da primeira DIRETORIA do SINDSPMPOVI para o biênio de 2011-2013, sendo Aaclamado por todos os presentes.
Não estamos aqui para brincar e sim Trabalhar e Lutar!

DIRETORIA ELEITA:
EXECUTIVA: PRESIDENTE: WASHINGTON Luiz Rêgo; VICE PRESIDENTE: EDIMAR Sabino Cavalcante; SECRETÁRIA GERAL: MARIA DO SOCORRO Holanda; DIETOR FINANCEIRO: Francisco EDÍLSON Fernandes Araújo; DIRETORA DE FORMAÇÃO SINDICAL: Maria IZABEL Freitas Lopes; DIRETOR DE COMUNICAÇÃO: ALEXANDRE Nobre Cavalcante; DIRETORA DE MULHERES, RAÇA e GÊNERO: FÁBIA Maria Dantas França. CONSELHO FISCAL: TITULARES: 1º Francisco GESSÉ Barros; 2º MARIA DO CARMO Freitas Paiva; e 3º CLÁUDIA Maria Viana. SUPLENTES: 1º Maria AURICÉLIA Bessa; 2º REJANEIDE Souza Lima Batista; e 3º MARCOS Antonio da Silva.
Marilda - Tesoureira da FETAM/RN
 Após aclamada e apresentada a Diretoria Eleita, a Pofessora Marilda Maria - Tesoureira da FETAM/RN, repesentando a Federação declara empossada os Eleitos.
Agora a Central Ùnica dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte - CUT / RN e a Federação dos Trabalhadores em Administração Pública  do Rio Grande do Norte - FETAM / RN, ganham mais uma Entidade Sindical filiada. Para Marilda foi uma grande conquista para a FETAM,/RN pois o SINDSPMPOVI é o Sindicato número 78 filiada a Federação e que a meta é em Dezembro chegar ao nº 100. Destacou.
Gilvan Viana, Herculana Neta, NINA, Washington, Edivaldo, Wésia Sena, Erismar, Zélia, Tony Marcos e Cristhiane.
 Para o SINDSPUMC sempre é muito bom ter um Coirmão, fortalecendo o Serviço Público Municipal, disse Herculana Neta - Coordenadoa Geral. Francisca Luzia - NINA, diz está feliz por ter contribuído diretamente como representante da FETAM, para a concretização deste sonho dos Servidores de Portalegre e Viçosa. Destaca ainda a competência da Comissão Provisória por ter trabalhado de acordo como combinados, Tony Marcos, Cristiane e Zélia vocês foram grandes baluarte nessa hitória. Tony Marcos agradeçe a todos os que contribuíram direto e indiretamente.
Erismar da Regional SINTE/RN, parabeniza o Amigo Washington
Por fim WASHINGTON, Presidente eleito menciona e ofereçe este momento a todos  e diz que a Luta já começou.
Gilv@n Vi@n@