ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

25 julho, 2011

NOTICIAS DO SINTE RN

SINTE & CUT
Natal

Publicada a lista de nomeados no último concurso da prefeitura de Natal

Foi publicada, no Diário Oficial do Município de Natal, a lista de nomeação dos aprovados no último concurso público para o cargo de educador infantil. A publicação foi feita na edição do último dia 23 deste mês. Para vê-la, clique aqui. 

Secretário de Educação diz que não pode pagar promoções

“Não temos recursos para pagar as promoções horizontais e verticais.”, disse o secretário de Educação de Natal, Walter Fonseca, em audiência que teve com a direção do Sinte. O encontro foi realizado na última sexta-feira (22), e deixou a direção do Sindicato indignada.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, criticou o discurso do secretário, que ignora os direitos dos trabalhadores. “Veja só que gravidade! Como a prefeita vai explicar para a sociedade que pela primeira vez acontece uma situação desta natureza? E o pior é que não existe crise financeira. O que está acontecendo, então?”, questionou a dirigente.
A sindicalista disse que a direção do Sindicato já pediu a execução da audiência de conciliação, por descumprimento do acordo que foi celebrado em juízo, em março deste ano, entre o Sinte e a prefeitura. “Como se não bastasse isso, as dívidas estão se acumulando dia após dia.”, avaliou Fátima Cardoso.
Vales-transporte
Durante a audiência, o secretário disse, ainda, que o vale transporte da Grande Natal será cortado. Para a dirigente jurídica do Sindicato, essa é mais uma conquista da categoria que está ameaçada. “O governo Micarla começa a atacar pequenas conquistas como esta. Mas nós vamos reagir”, disse. Inicialmente, o Sindicato tentará assegurar essa conquista por meio do diálogo, sem ter que fazer luta nas ruas, mas se não houver o resultado esperado, a diretoria convocará a categoria.
Promessas
Na ocasião, o secretário disse que pagará aos contratados nesta terça-feira (26), mas não se comprometeu em atualizar os salários. Informou, também, que pagará os 15 dias de férias dos professores em agosto e convocará os concursados em breve.
Estado

Diretoria do Sinte busca nova audiência

A direção do Sinte visitará o gabinete civil e a Secretaria de Educação do Estado nesta segunda-feira (25) para marcar uma audiência com os secretários. Na última quinta-feira (21) o Sinte enviou ofício às duas pastas solicitando a retomada da discussão sobre as reivindicações pautadas pela categoria, e do diálogo sobre as medidas de retaliação tomadas pelo Governo em relação ao Sindicato.
Estado

Diretoria do Sinte busca nova audiência

A direção do Sinte visitará o gabinete civil e a Secretaria de Educação do Estado nesta segunda-feira (25) para marcar uma audiência com os secretários. Na última quinta-feira (21) o Sinte enviou ofício às duas pastas solicitando a retomada da discussão sobre as reivindicações pautadas pela categoria, e do diálogo sobre as medidas de retaliação tomadas pelo Governo em relação ao Sindicato.
Mossoró

Marcha reúne manifestantes em defesa da educação

Estudantes, professores e representantes de entidades participaram ontem de uma mobilização em prol da educação nas ruas do centro da cidade. O chamado pré-Grito dos Excluídos promoveu uma caminhada partindo da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) em direção ao prédio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Com faixas, cartazes, carro de som, músicas, batucada e palavras de ordem os manifestantes caminharam pelo Centro protestando e convocando a sociedade a participar na luta por uma educação pública de qualidade.
O objetivo da marcha foi criticar a postura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte no tratamento com a educação e pela falta de compromisso com os estudantes do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM). “Achamos injusto como os professores e estudantes estão sendo tratados e viemos apoiar”, declarou Carlos Antonio, coordenador do Grito dos Excluídos.
Compareceram ainda integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN), da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), Centro Feminista 8 de Março, entre outras categorias.
O estudante Hugo Victor, membro do Comem, estava decepcionado com a falta de palavra do Governo do Estado. “No dia 16 tivemos uma reunião com Paulo de Tarso [secretário-chefe do Gabinete Civil] onde ele disse que a gente podia escolher a hora e local para realizar uma reunião para ouvir as reivindicações dos estudantes. Aí quando foi ontem [na quinta-feira] eles transferiram a reunião que ia acontecer hoje [ontem] na Uern e colocaram em Natal, já em cima da hora”, explica.
Ele lamenta o cancelamento do encontro e disse que o ato foi uma forma que o Governo usou para esvaziar o protesto local. Além de Mossoró, foi realizado uma caminhada em Natal partindo do Shopping Midway em direção à Governadoria.
As ações foram organizadas pelos grupos #foramicarla e #LevanteDoElefante que estão acampados na sede do governo há vários dias.
Por lá o clima tem sido de tensão. “Várias noites os policiais foram lá intimidar, dizer que se a gente fizer algo errado vamos arcar com as consequências”, relata o estudante Luiz Luz, do Comem, que estava acampado em Natal desde a desocupação da Dired no dia 12 deste mês.
Ele reforça a crítica ao Governo. “Eles diziam que só negociariam com a gente assim que deixássemos a Dired. Isso aconteceu e ainda não tivemos nenhum avanço nas negociações, e agora, em cima da hora, eles mudam o local da reunião que estava marcada há vários dias”, afirma.
Caso não haja nenhum entendimento entre as partes, Luiz disse que o Comem não descarta a possibilidade de fazer novas ações com mais impacto.

 Fonte:Gazeta do Oeste e sinte/rn
Com informações do repórter Bruno Soares
Glv@n Vi@n@

Nenhum comentário: