ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

15 março, 2011

CF 2011 MOBILIZA DIOCESE

Pe. Flávio Augusto e o Bispo Dom Mariano Manzana
(Foto Arquivo)
Aberta domingo às margens do rio Mossoró, Campanha da Fraternidade mobiliza diocese de Santa Luzia
Aberta oficialmente na manhã do domingo, 13, às margens do rio Mossoró, próximo ao Clube Carcarás do Asfalto, às 7h30, a Campanha da Fraternidade tem como tema A Fraternidade e a vida no Planeta e o lema "A criação geme de dores de parto", inspirado no versículo 22 do capítulo 8 da Carta de Paulo aos Romanos.
A 47ª edição da CF, Organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pretende mobilizar todo o País para a temática do meio ambiente e a conscientização dos fiéis em todo o território nacional. "Esta é a segunda vez que a campanha chama a atenção para este tema, de tão grande importância, hoje, em todos os sentidos", destacou o gerente do Meio Ambiente do município, Mairton França, que esteve presente durante o lançamento da campanha, juntamente com outras autoridades locais e o clero da cidade e região.
Segundo Mairton, a Prefeitura Municipal de Mossoró ajudará na campanha, durante seu planejamento e ainda cedendo material informativo necessário.
O bispo Dom Mariano Manzana, que fez a abertura, frisou que era um momento importante para a cidade. "Quando falo do sentido religioso da ecologia, destaco que a igreja respeita Deus como criador", comentou. Ele ainda citou que a natureza jamais perdoa e reage às ações humanas. "Adquirir um sentido ecológico é respeitar a natureza sempre. Temos que ter cuidado com a natureza porque ela responde quando é afetada. Além disso, é necessário reduzir os gastos e reconstruir o que foi destruído", frisou.
Dom Mariano também acrescentou que o compromisso da igreja é o de criar uma cultura de respeito ao rio e à natureza em geral e destacou a importância do rio. "Em breve, recebendo as águas da transposição do São Francisco, certamente o Rio Apodi-Mossoró será uma fonte de vida e de geração de renda para toda comunidade", salientou.
Para o padre Flávio Augusto, um dos que estão à frente da iniciativa, a ideia da CF se configura num momento importante para toda sociedade brasileira, representando um novo compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida. "Queremos chamar a atenção não apenas do ser religioso, mas do cidadão. Esse tema será debatido em todas as igrejas de forma contínua. Além disso, vamos apoiar os projetos que existem no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem na área ribeirinha", disse.
De acordo com ele, 56 municípios estão participando da Campanha da Fraternidade na região, principalmente, com mais afinco, aqueles que são banhados pelas águas do Rio Apodi-Mossoró. "Entre as parcerias, podemos destacar a da PMM e da Uern. Teremos pontos estratégicos para as atividades, como o Centro de Evangelização, localizado no bairro Barrocas. Na equipe, temos 19 pessoas em Mossoró", falou.
TRISTE CENÁRIO — Uma das cenas lamentáveis foi a registrada pelo repórter-fotográfico Ednilto Neves, durante a abertura da campanha. Um monte de lixo, às margens do rio, fazia parte do cenário. "Infelizmente, os prenúncios não são muito bons. Devemos aproveitar esse momento para cada um fazer a sua parte", destacou Gustavo Henrique, que observava a abertura. Ele acrescentou que a cidade deveria efetivar uma legislação específica sobre o tema e punir aqueles que poluem o rio Mossoró.
Fonte: gazetadooeste.com

Nenhum comentário: