ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 dezembro, 2014

SINTE RN: 14° Congresso Estadual aprova plano de lutas dos trabalhadores em educação


O SINTE/RN já tem o mapa de sua luta pelos próximo três anos. O 14° Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação Pública, realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro, aprovou um plano de lutas com 79 itens.  Desses, 42 são ligados especificamente à defesa da educação e dos seus trabalhadores.  As demais focam na luta enquanto classe trabalhadora, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
O Congresso determinou, por exemplo, que o SINTE/RN não deve aceitar nem cumprir a determinação do Ministério Público sobre o terço de hora atividade. Também ficou definida a venda de três casas de propriedade do Sindicato para viabilizar a construção da área de lazer da categoria e ampliação do auditório do Sindicato.
Clique AQUI e veja as resoluções na íntegra
No Congresso, 490 delegados foram credenciados de um total de 521 inscritos. Os elogios maiores foram para a riqueza das mesas temáticas.  O nível elevado dos debates foi o destaque.
A organização do evento, a localização também foi destaque. Na opinião da professora  Geralda Efigênia, representante dos servidores da SEEC no Congresso, o  evento recebeu uma grande estrutura:  “O Sindicato foi feliz com essa ideia de trazer esse congresso para o Mardunas. Tudo organizado. Cheguei, fiz o checking, recebi minha camisa, meu material. Tudo muito bom.”
O coordenador geral do SINTE/RN, professor Rômulo Arnaud, destacou a presença de profissionais da educação vindos do interior do estado e as discussões acerca do PNE (Plano Nacional da Educação). “Isso é muito importante porque a gente interioriza as ações, interioriza a participação, a formação da nossa categoria, e isso com certeza trará benefícios”, avalia.
O Presidente da CUT/RN,  José Rodrigues, destacou a luta dos trabalhadores em educação: “Pela garra, pela vontade que esta categoria tem. E não estão lutando, aqui neste congresso, por salário. Estão lutando para que avancem nos serviços. Que prestem serviços mais adequados, mais coerentes.”
Já Fátima Cardoso, coordenadora geral do SINTE/RN, comemorou o sucesso do Congresso e ressaltou a importância do plano de lutas da categoria: ” Esse sucesso, sem dúvida nenhuma, se deve a mobilização que nós fizemos. Mobilização esta que a categoria responde e que traz grandes contribuições para este evento.”
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: