O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1911. A data foi escolhida pela UNESCO-Organização Mundial para a Educação, Ciência e Cultura - para lembrar uma manifestação organizada de centenas de operárias que reivindicavam o direito à licença-maternidade, a redução da jornada de trabalho e salários iguais aos dos homens, em 08 de março de 1857, quando morreram queimadas 129 mulheres em uma fábrica têxtil de Nova Iorque.
No dia 8 de Março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e símbolo da emancipação feminina. E nessa ocasião, as mulheres, namoradas, mães, avós e amigas são presenteadas com um ramo de flor de mimosa pelos seus amigos, filhos, maridos, namorados e netos. Essa data é a ocasião ideal para as manifestações "femininas", conferências e encontros para trazer à atenção do público os próprios direitos.
Nem todos sabem, mas o dia 8 de Março é uma data escolhida pelos movimentos feministas que retorna à 1929. Em Nova Iorque, durante um incêndio em uma fábrica de tecidos, as operárias morreram sufocadas porque as saídas de emergência estavam bloqueadas pelo lado de fora.
CURIOSIDADES:
A COR-SÍMBOLO do Movimento de Mulheres teria origem na estampa do tecido que estava sendo produzido no momento do incêndio: O LILÁS;
A PRIMEIRA MULHER eleita Presidente da República foi Izabel Perón na Argentina em 1974;
A PRIMEIRA PREFEITA eleita da História do Brasil, no Município de Lajes / RN, em 1928 foi Alzira Soriano de Souza;
MARIA LENK, nadadora com 17 anos, foi a primeira Atleta Brasileira a Participar de uma Olímpiada, em Los Angeles em 1932.
Por Herculana da Costa Neta Viana
Fonte: Almanaque da Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário