ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 julho, 2013

Para Lula, Dilma não vai reduzir número de ministérios do governo

Ideia partiu do PMDB, que pretende apresentar uma PEC que diminuiria de 39 para 25 o número de pastas

"Eu acho que a Dilma não vai mexer”,
 diz Lula sobre redução do número de ministérios
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na tarde desta terça-feira (23) que “acha” que a presidente Dilma Rousseff não irá reduzir o número de ministérios do governo federal, apesar da pressão de partidos da própria base aliada. A ideia partiu do PMDB, que pretende apresentar um projeto de emenda constitucional que diminuiria de 39 para 25 o número de pastas.
“Eu estou vendo que tem gente ai pedindo para a Dilma reduzir ministérios. Vocês fiquem espertos porque ninguém vai pedir para acabar com o Ministério da Fazenda. Ninguém vai pedir para acabar com Ministério da Defesa. Eles vão querer acabar com a Secretaria da Igualdade Racial, eu acho que a Dilma não vai mexer”, disse durante palestra no Latinidades 2013, festival da mulher afro-latino-americana e caribenha , em Brasília.
A afirmação foi feita pouco tempo depois de Lula tentar evitar dar “pitaco” na administração da colega petista. Isso porque, quando chegou ao evento, foi questionado pelos jornalistas sobre o mesmo assunto e desconversou. “Saí do governo há dois anos e sete meses, portanto isso não é assunto meu”, disse.
PEC dos ministérios
Na última quinta-feira (18), o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), anunciou que completou as 171 assinaturas necessárias para apresentar uma PEC que reduz de 39 para 25 o número de ministérios do governo federal. Ele pretende entregar o projeto no mês que vem, logo que o Congresso voltar das férias. A redução no número de ministérios é uma ação que atinge diretamente o governo da presidente Dilma, que usa as quase quatro dezenas de ministérios para abrigar os partidos aliados, entre eles o próprio PMDB.
O ataque dos peemedebistas ao número de ministérios não é exclusividade do líder Eduardo Cunha. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também afirmou que já levou à presidente Dilma a sugestão para que sejam extintos 14 ministérios, ficando o governo com os 25 sugeridos na PEC de Cunha.
O partido, que tem Michel Temer na Vice-Presidência, decidiu encampar também a bandeira contrária ao financiamento público de campanhas, uma das principais do PT, propalando a tese de as doações continuarem sendo privadas, mas restritas a partidos políticos.
    Leia tudo sobre: ministérios • PEC • governo federal • PMDB • reduzir ministérios • Lula •Dilma • palestra
    Gilv@n Vi@n@

    Nenhum comentário: