ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

16 fevereiro, 2013

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA


Olimpíada de Matemática tem inscrições abertas a partir de segunda-feira

São esperados 20 milhões de participantes e a novidade são os grupos de estudo, chamados de Clubes de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem inscrições abertas a partir de segunda-feira, 18 de fevereiro, para sua nova edição. Qualquer escola pública pode inscrever seus alunos de acordo em três níveis conforme a etapa de ensino: 6º e 7º ano do ensino fundamental; 8º e 9º ano do ensino fundamental; e ensino médio.

A novidade deste ano são os Clubes de Matemática. Alunos de todo o país podem formar Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los no bloghttp://clubes.obmep.org.br/blog a partir desta sexta, 15 de fevereiro.
Cronograma
As inscriçõe para a disputal vão até 5 de abril no site da olimpíada: www.obmep.org.br . As provas da 1ª fase da 9ª edição da OBMEP serão no dia 4 de junho, terça-feira, em horário definido pelas próprias escolas. Os alunos de cada unidadecom melhor desempenho na 1ª fase (de acordo com os critérios estipulados no regulamento da OBMEP 2013) se classificam para a 2ª fase, cujas provas serão no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), em locais a serem definidos.
No dia 29 de novembro, serão divulgados os premiados da OBMEP 2013, sendo 6.000 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 900 medalhistas de prata e 4.600 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os 6.000 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC-OBMEP) que será realizado no ano seguinte.
História da Olimpíada de Matemática
Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida pelo governo federal. Participaram da última edição da OBMEP, em 2012, mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas, que abrangem 99.42% dos municípios brasileiros.
Além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade, a OBMEP tem programas de iniciação científica voltados para alunos do ensino fundamental e médio (PIC), e do ensino superior (PICME).
Outros programas no âmbito da OBMEP são o Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI) e o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI).
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: