ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

29 julho, 2012

Nono dígito em celulares de São Paulo terá 10 dias de transição

Ligações sem o número 9 à frente serão completadas normalmente até o dia 7 de agosto
Adeilson Nascimento, gerente da Anatel, 
afirma que mudança pode trazer "instabilidades pontuais"
Os celulares de São Paulo com DDD 11 ganham a partir de HOJE o dígito 9 à frente do número atual. A Anatel alerta para "instabilidades pontuais" nos serviços, por conta da migração dos equipamentos e sistemas, e avisa que usuários que se esquecerem de acrescentar o 9 continuarão a ter suas chamadas completadas por conta de um período de transição que vai até o dia 7 de agosto.
Após esta data, começa um período em que as ligações serão gradualmente interceptadas e receberão uma mensagem explicando as mudanças. Ficará a critério das operadoras decidirem se, depois da mensagem, a ligação será completada ou interrompida. Somente após 15 de janeiro de 2013 a ligação sem o dígito 9 vai deixar de ser completada.
O nono dígito deve ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligarem para telefones celulares da área 11, independentemente da sua localidade de origem. Ou seja, quem ligar de outros Estados para celulares da área 11 também deverá marcar os nove dígitos para que a chamada seja completada. A área 11 abrange 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital.
A agenda com os contatos terá que ser alterada pelos próprios usuários, mas já existem aplicativos que podem ser usados em smartphones para fazer a mudança. Os novos números habilitados a partir deste domingo já virão com o nono dígito, assim como nos pedidos de portabilidade numérica.
A inclusão de mais um dígito vai permitir o uso de numerações atualmente iniciadas por 2, 3, 4 e 5, que hoje só são utilizadas na telefonia fixa. Nos últimos 12 meses houve um crescimento de 17% no número de telefones móveis na região, com a habilitação de cerca de 5 milhões de novas linhas.
Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), todo o custo da mudança está sendo arcado pelas prestadoras e não implicará em nenhuma cobrança para o cliente. A entidade garante que as empresas estão trabalhando desde o ano passado na adequação de sistemas e redes e nos últimos meses têm realizado uma série de testes do novo formato.
Fonte: ig São Paulo
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: