ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 dezembro, 2013

“Assumi o Governo com a sensação de que o Estado estava no SPC e no Serasa”, diz Rosalba Ciarlini

11848
Dentro da série de entrevistas de início de ano, do programa Muito Mais Você, a radialista Suerda Medeiros entrevistou nesta tarde de quinta-feira (19), a governadora Rosalba Ciarlini. A conversa foi dentro do carro-oficial do Governo, no trajeto entre Caicó e Currais Novos, após a inauguração do SAMU e outras obras na Capital do Seridó.  Durante 50 minutos, as duas conversaram sobre política, administração, dificuldades do Governo, baixa popularidade da governadora, dentre outros assuntos, que serão levados durante a entrevista, a ser veiculada na Rádio Caicó AM, no dia 02 de Janeiro.
Quando o assunto caminhou para as dificuldades que seu governo tem enfrentado, Rosalba não perdeu a oportunidade de reconhecer, inclusive a frustração de muitos potiguares com sua atuação, mas manteve a postura de responsabilizar os governos anteriores, e que foram necessários dois anos para um trabalho que muitos não sentem, o de resgatar a credibilidade do Rio Grande do Norte, junto aos órgãos federais, as instituições financeiras, tanto nacionais como internacionais, preparar projetos e procurar tornar o nosso Estado adimplente.
O RN estava desarrumado demais. Veja o número de escolas que nós já reformamos, já são 250 escolas em três anos, e essas escolas eu encontrei todas nesta situação muito difícil. Centrais do Cidadão abandonadas, aqui mesmo em Caicó; falta de vagas em presídios, precisamos começar novos e ampliar os existentes; as delegacias sem equipamentos, os policiais sem armamento. Tudo isso, até que a gente consiga chegar a uma situação de que está tudo bem, é tempo. Reconstruir é algo muito demorado, não é tão fácil não. É como juntar todos os cacos de um vaso que você quebra em um minuto. O nosso Estado, apesar de termos muitas dificuldades, de termos passados por momentos críticos, de falta de recurso até pra honrar as questões que são obrigatórias no dia a dia, mas mesmo assim o Estado está hoje com obras em todo o RN”, disse.
Na entrevista, Rosalba chegou a comparar a situação de como assumiu o Governo do Estado, com a de qualquer cidadão que teve seu nome fichado no SPC ou Serasa, e não pode mais comprar devido a falta de crédito no comércio. Ela também reconheceu que sua atuação destacada, por três vezes como prefeita de Mossoró, e o mandato de senadora despertou nas pessoas, a confiança de que ela faria  uma excelente administração à frente do Governo do Estado.
Eu sou pé no chão e tenho consciência de que a população esperava, pela minha atuação na prefeitura de Mossoró e no Senado, a expectativa era de que quando Rosalba assumisse, todos os problemas do RN estariam solucionados... Era uma situação muito difícil, a educação que tinha passado oito anos tendo 10 secretários, professores sem diário de classe, éramos lanterninha na educação. Nos hospitais, tudo parado, estamos reformando 26 hospitais, e além do mais o funcionalismo esperava que seus planos seriam atendidos de imediato. Quando me deparei no inicio da administração, me senti como que estava no Serasa e SPC, que não pode fazer nada, impedido de conseguir convenio, de fazer empréstimo, só com dívidas, foi assim que eu entrei no Governo. E tanta coisa, que outros governos colocaram pra debaixo do tapete estouraram no meu colo. Em função disso, muitos ficaram achando que o Governo não estava fazendo o que deveria, quando eu passei dois anos tentando de todas as formas criar as condições do Estado ficar adimplente, para conseguirmos as coisas. E também pegamos dois anos da pior seca dos últimos 100 anos do nosso Nordeste”, finalizou.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: