ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

17 abril, 2013

Estiagem: Mineiro alerta para falta de água para população

O deputado Fernando Mineiro (PT) chamou atenção para o problema do abastecimento de água para consumo humano do Rio Grande do Norte e solicitou ao Governo do Estado a criação de um sistema integrado de recursos hídricos. Segundo ele, muito tem se falado sobre os efeitos da seca, sobre a situação do gado e as dívidas dos produtores, mas é preciso observar as questões do abastecimento de água.
“Todas essas questões são muito graves. Mas o abastecimento de água para o consumo humano está entrando em colapso”, afirmou. Segundo Mineiro, a Companhia de Água e Esgotos do RN (Caern) opera em 154 municípios, e em outros 13 existe o sistema próprio de abastecimento.
Colapso
“Teoricamente, a Caern atinge uma população de 2.878 milhões. No entanto, na realidade, essa água não está sendo levada a todas essas pessoas. O sistema autônomo abastece cerca de 290 mil pessoas. Precisamos de um sistema integrado de recursos hídricos, pois hoje ele só existe no papel”, declarou.
Para o deputado, a seca agravou a situação do abastecimento, no entanto, ele acredita que o colapso se deu por má gestão.
“Existe outra seca, a estiagem da administração. Fiquei sabendo que existem recursos no Governo para serem usados no enfrentamento da seca e não foram utilizados. Ou o Estado determina uma ação conjunta e decide quem vai coordenar, ou a situação não irá melhorar”, declarou.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: