ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

25 junho, 2012

SAÚDE » Pimentas enchem os olhos dos apreciadores e também podem beneficiar a saúde


Pimenta do reino 100% brasileira

Quente. Muito quente. Uma ardência por toda a língua. Vai descendo até a garganta. O calor vem de dentro para fora. E, em poucos minutos, parece que, literalmente, vai sair fogo pela boca. Reconhece essa descrição? Basta degustar algumas pimentas. Determinados exemplares são tão fortes que chegam a queimar a boca. Já outros dão sabor aos molhos, apimentam receitas ou simplesmente dão um toque especial ao prato. Sabendo usar, elas podem ser grandes aliadas na cozinha e ainda fazem bem para a saúde.
Existem mais de 600 variedades apenas no Brasil. De acordo com o produtor Mário Moura, é preciso, no entanto, reconhecer cada uma para não ter experiências ruins. Quanto mais vermelha for a pimenta, mais ardida ela é. “A parte responsável pelo ardor é a placenta, aquela branquinha em que ficam grudadas as sementes. Também ali se encontra a capsaicina, elemento que determina a ardência e que é rico em nutrientes”, diz Moura.
Segundo ele, as pimentas mais ardidas do mundo são a but jolóquia, da Índia, e a red savina, do México. Sylvio Borges, produtor das pimentas Cornucopia, explica que, a partir do exemplar mexicano, é possível fazer molhos que a deixam mais agradável. “A boa pimenta é aquela que compõe o prato. Ela não pode sobressair, queimando a boca”, considera. Borges tem plantadas 150 variedades de 90 países. Ele conta que não cultiva brasileiras, pois são as mais fracas. “Para se ter uma ideia, na escala de ardência, o Brasil está em quinto lugar. Em primeiro, está a índia, seguida do México, da Coreia e da Tailândia”, pontua.
MOLHO CREMOSO DE JALAPEÑOS
INGREDIENTES
300 g de Jalapeños
1/2 xícara (chá) de azeite ou óleo
1/2 cebola
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de salsinha.
MODO DE FAZER:
Retirar as sementes das Jalapeños e cortá-las em pedaços
Cortar a cebola em cubos
Cortar a salsinha .
Levar o azeite numa panela ao fogo e refogar a cebola junto com a Jalapeño cortada, a salsinha e o sal.
Deixe refogando por mais ou menos 15 minutos.
Depois,é só bater esse refogado no liquidificador, caso precise acrescente mais um pouco de azeite ou óleo.Verifique o sal,….
Deixar guardado na geladeira fica conservado por 1 ano
Pode ser usado no arroz depois de pronto, feijão, feijoada, nos lanches, salgadinhos, nos quibes, etc.
Fonte: cornucopia.net.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: