ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

10 junho, 2013

CIÊNCIA

Asteroide do tamanho de caminhão pequeno passou pela Terra, diz Nasa

Objeto celestial 2013 LR6, descoberto um dia antes de sua aproximação, passou pela Terra em distância quatro vez mais próxima que a da Lua

Um asteroide do tamanho de um pequeno caminhão passou pela Terra em distância quatro vezes mais próxima que a Lua neste sábado, o último de uma sequência de objetos celestiais que passaram pelo planeta, aumentando a consciência sobre impactos potencialmente perigosos no planeta.
Segundo a Agência Espacial dos EUA (Nasa, na sigla em inglês) o asteroide 2013 LR6 foi descoberto cerca de um dia antes de sua aproximação à Terra, que aconteceu à 1h42 (horário de Brasília) deste sábado a cerca de 105 mil quilômetros sobre o Oceano Antártico, ao sul da Tasmânia, na Austrália. O asteroide de 10 metros de largura não representou nenhuma ameaça.
Há uma semana, o enorme asteroide QE2, de 2,7 km de largura, completo com sua própria lua a reboque, passou a 5,8 milhões de quilômetros da Terra .
Em 15 de fevereiro, um pequeno asteroide explodiu na atmosfera sobre Chelyabinsk , na Rússia, e deixou mais de 1,5 mil feridos por conta de destroços e pedaços de vidro. No mesmo dia, um asteroide não relacionado passou a cerca de 27,7 mil km da Terra, mais perto do que os satélites de comunicação que cercam o planeta.
"Teoricamente, há uma possibilidade de colisão entre asteroides e o planeta Terra", disse o astrônomo do projeto Telescópio Virtual, Gianluca Masi, durante uma transmissão do Google+ que mostrou imagens ao vivo da aproximação de um asteroide.
A Nasa diz que já encontrou cerca de 95% dos asteroides maiores, aqueles com diâmetro de 1 km ou mais, com órbitas que os levam relativamente perto da Terra.
Um objeto desse tamanho atingiu o planeta há cerca de 65 milhões de anos onde hoje é Península de Yucatán, no México, provocando uma mudança climática global que se acredita ser responsável pela extinção dos dinossauros e muitas outras formas de vida na Terra.
A agência espacial dos EUA e outras organizações de pesquisa, além de empresas privadas, estão trabalhando no rastreamento de objetos menores que voam perto da Terra.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: