País ganha mandato de quatro anos em órgão das Nações Unidas que acaba de perder apoio financeiro dos Estados Unidos
O Ministério das Relações Exteriores informou que o Brasil foi eleito nesta quarta-feira para mandato de quatro anos (2011-2015) no Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
O Conselho, composto por 58 países, é responsável pelo acompanhamento da execução do programa de trabalho e do orçamento do órgão e um dos principais gestores da organização. Segundo o Itamaraty: "A candidatura brasileira ao Conselho Executivo reflete a importância atribuída pelo país à Organização em seu papel de promotora de uma cultura da paz, do diálogo de civilizações e da diversidade cultural. O Brasil continuará, no Conselho Executivo, a defender a relevância do mandato da Unesco em educação, ciência e cultura, com ênfase na intensificação da cooperação em beneficio do mundo em desenvolvimento".
A Unesco perdeu nesta semana o apoio financeiro dos Estados Unidos em represália por ter aprovado a Palestina entre seus membros. Na segunda-feira, a Autoridade Nacional Palestina conquistou status de membro da organização com 107 votos dos 173 países participantes, o Brasil entre eles. Os EUA e outros 13 países foram contra e 52 se abstiveram.
Os US$ 70 milhões anuais fornecidos pelos Estados Unidos representavam 22% do orçamento total da Unesco. Além do voto a favor na Unesco, o Brasil defendeu o reconhecimento da Palestina como nação no discurso de abertura da ONU em setembro.
Leia também:
- EUA anunciam que cortarão verba da Unesco
- Palestinos obtem status de membro da Unesco
- Fonte: iG São Paulo
- Gilv@n Vi@n@
Nenhum comentário:
Postar um comentário