ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

29 novembro, 2011

Cidade do Ceará registra mais dois casos de gripe suína

Número confirmado sobe para 13. Todos os casos aconteceram em uma mesma escola agrícola na cidade de Pedra Branca

Subiu para 13 o número de pessoas infectadas pela gripe A (vírus H1N1) no município de Pedra Branca, a 258 quilômetros de Fortaleza. A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) confirmou na tarde desta segunda-feira (28/11) dois novos casos da doença. No final de semana, 11 estudantes de uma mesma escola agrícola haviam sido diagnosticados com o vírus.
Pedra Branca fica a 258 quilômetros de Fortaleza
Segundo a Sesa, além dos 13 casos confirmados, três estão sob análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Também há 286 notificações de pacientes com suspeita de terem contraído o vírus.
Na semana passada, o Hospital Municipal de Pedra Branca atendeu 51 estudantes e um professor da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Rodrigues de Oliveira e mais 20 pessoas que tiveram contato com os alunos. Até agora, todas as pessoas contaminadas pelo vírus da gripe A são estudantes da instituição de ensino.
A Sesa suspeita que o vírus foi levado do Estado de São Paulo para Pedra Branca. Segundo nota técnica emitida pela secretaria, o contato pode ter acontecido em Ribeirão Preto, onde cinco casos graves da doença foram confirmados este ano. Pedra Branca “possui um razoável contingente de migrantes que passam a maior parte do ano no trabalho de corte de cana nas cidades de Leme, Pontal, Aguaí, Santa Cruz das Palmeiras e Ribeirão Preto e retornam para sua cidade natal a partir do mês de novembro”.
Como Pedra Branca não possui UTI hospitalar, a secretaria enviou uma UTI móvel com equipe de profissionais para dar suporte, caso a forma grave da doença ocorra na cidade. O governo do Ceará também iniciou uma campanha com cartazes e folhetos para serema fixados e distribuídos em escolas e comércio orientando a população sobre como evitar a gripe A.
Fonte: Daniel Aderaldo, iG Ceará 
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: