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02 dezembro, 2011

02 DE DEZEMBRO: Dia Nacional das Relações Públicas

LEI Nº 7197 QUE INSTITUIU O DIA NACIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Professor Doutor Fábio França conta a história sobre a Lei nº 7197 que institui o Dia Nacional de Relações Públicas
INSTITUIÇÃO E SIGNIFICAÇÃO
A criação do “Dia Nacional das Relações Públicas” nasceu dentro da Associação Brasileira de Relações Públicas por iniciativa do professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade.
O tema, juntamente com a eleição do engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo como Patrono das Relações Públicas, foi debatido no congresso da ABRP de 1976, realizado em Alagoas, nas cidades de Maceió e Penedo, terra natal de Pinheiro Lobo.
Eduardo Pinheiro Lobo, nasceu em 02/12/1914, por isso denominou-se o dia nacional das relações públicas, por ter sido um grande colaborador para a Associação Brasileira de Relações Públicas
O autor do Projeto de Lei da Câmara N. 75, de 1980, foi o deputado por Alagoas, e sócio da ABRP, Divaldo Suruagy. A tramitação do projeto ocorreu de 1983 a 1984, quando foi transformado em norma jurídica n. 7197 e promulgado seu texto integral no Diário Oficial da União, em 14 de junho de 1984, página 8601, Coluna 1, sob a denominação de Lei nº 7197, que Institui o “Dia Nacional das Relações Públicas”, assinado pelo Senador Lomanto Júnior, 1º Vice-Presidente, no exercício da Presidência.
Diz a lei:
Art. 1º - Fica instituído o dia dois de dezembro como o "Dia Nacional das Relações Públicas".
Art. 2º - Na data estabelecida no artigo anterior, as associações e entidades ligadas à atividade de relações públicas farão, em todo o País, promoções que de qualquer modo assinalem e festejem o transcurso da efeméride
Interessante observar que a iniciativa de se criar esse dia aconteceu no limiar da redemocratização do País, o que prova a perspicácia e a preocupação dos dirigentes da Associação Brasileira de Relações Públicas daquela época em revitalizar e legitimar a atividade, que foi, praticamente, sufocada durante 20 anos pelo regime militar.
Faz, portanto, 23 anos que a ABRP se preocupou em criar o Dia Nacional de Relações Públicas, convicta de que a comemoração desta data viria fortalecer a atividade, valorizá-la e dar-lhe a necessária visibilidade pública por meio de promoções oficiais que deveriam ser desenvolvidas pelas entidades a ela ligadas.
Viria ainda intensificar a união dos profissionais em torno de um objetivo comum – afirmar de maneira positiva a importância e o papel das relações públicas na construção de uma nova sociedade democrática.
O aceno ao retorno gradual, mas efetivo, do regime democrático deu novo ânimo às relações públicas, tanto pela expansão da atividade no meio acadêmico, como pela criação de consultorias e agências, que passaram a oferecer livremente às organizações os seus serviços.
Desde esta época, a ABRP e os seus associados passaram a celebrar o dia dois de dezembro com orgulho e entusiasmo por meio de encontros, semanas, seminários e outros eventos.
A preocupação era somar forças, unir e não dispersar. Aproveitar a data para promover as relações públicas nas organizações e na sociedade como uma atividade capaz de contribuir, pela união e o trabalho de seus profissionais, para a consolidação da nova sociedade que surgia.
Esse espírito de união corporativa é o que deveria ter persistido até o presente para dar credibilidade e legitimidade ao exercício pleno da atividade.
O Dia Nacional das Relações Públicas é o dia dois de dezembro, conforme diz a lei. Seguindo a recomendação legal, hoje é também comemorado e apoiado pelo Sistema Conferp/Conrerps e pelo Sindicato da categoria.
Todas essas entidades querem que seus associados unam-se em prol de uma mesma causa, dos mesmos objetivos para que as relações públicas sejam cada vez mais reconhecidas e praticadas pelos empresários brasileiros.
Fonte: www.conrerp.org.br
Dia Nacional das Relações Pública
O relações públicas é um dos profissionais da assessoria de comunicação da empresa que cuida da imagem institucional . Ele estrutura projetos, pesquisa ou quadro econômico, político, social e cultural, analisa o mercado, desenvolve promoções e eventos.
Para isso, ele necessita de muita habilidade comunicativa.
É necessário saber falar em público, redigir documentos e comunicados, adaptar a linguagem ao público e entender de estratégias de marketing.
Para promover uma boa imagem da empresa ou do órgão em que trabalha, o relações públicas deve criar artigos, sugestões de pauta e divulgar material para a imprensa, sempre se preocupando com a veracidade das informações passadas.
O relações públicas rastreia o noticiário verificar alguma matéria ou reportagem que foi pautada pelas informações que ele passou da empresa. Assim, o relações públicas produz relatórios de visibilidade da empresa na imprensa.
É responsabilidade desse profissional formular políticas de administração de crises. Qualquer problema que a empresa venha a ter com a sociedade deve ser “tratado” pelo relações públicas, de maneira que a empresa se desculpe pelo transtorno e amenize as conseqüências disso para sua imagem.
Para o exercício dessa ocupação, o profissional deve se formar em um curso de relações públicas.
O domínio de, ao menos, uma língua estrangeira é desejável, pois a comunicação é a base de sua profissão.
Fonte: UFGNet
Gilv@n Vi@n@

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