ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 setembro, 2012

Governadora faz balanço sobre a saúde no RN e anuncia medidas


A governadora Rosalba Ciarlini, e o secretário de estado da saúde pública, Isaú Vilela, fizeram um balanço sobre os 60 dias do Plano de Enfrentamento dos Serviços de Urgência e Emergência do RN, durante uma coletiva realizada na tarde de ontem quarta-feira (05). A governadora anunciou que três empresas estão interessadas na construção do hospital de trauma.
Rosalba Ciarlini admitiu que a saúde é uma das áreas mais críticas e complexas da gestão estadual. A governadora pontuou ações já realizadas em sua administração, mas destacou que ainda não foram suficientes para resolver a situação da urgência e emergência e por este motivo foi decretada a calamidade pública.  Rosalba ressaltou que o Estado é obrigado a repassar 12% do seu orçamento mensal para a saúde, mas repassa 17%. No entanto, desse percentual destinado para a área, 80% é destinado à folha de pagamento.
Além de afirmar que três empresas apresentaram interesse em construir o hospital de trauma no estado, a governadora anunciou que o governo federal publicou uma portaria no Diário Oficial da União com a liberação de R$ 46 milhões para a estruturação do programa Rede Cegonha, no qual o RN está incluso.
A governadora garantiu que até a primeira semana de outubro a Central Única de Regulação estará funcionando pelo menos em Natal e Região Metropolitana. As equipes que atuarão neste serviço estão participando de treinamentos.
O secretário Isaú Vilela ressaltou a missão de melhorar a saúde e reabastecer os hospitais. “Não é por que estamos em estado de calamidade pública que vamos deixar de fazer as compras com honestidade e transparência”, afirmou.
Segundo o coordenador de Samu Metropolitano, Luís Roberto Fonseca, a previsão é que na próxima semana sejam assinadas as ordens de serviço para a reforma e compra de equipamentos para os hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel, Deoclécio Marques, Santa Catarina e Maria Alice Fernandes.
DN Online
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: