ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 setembro, 2012

Dentro da Lei:

Não insista em dirigir após consumir bebida alcoólica, garanta sua segurança e a de quem está próximo a você
A percepção do tamanho do carro e das distâncias é reduzida, assim como a capacidade de discernimento quanto ao excesso de velocidade

Diariamente vemos o impacto do uso abusivo de bebidas alcoólicas no volante, aumentando o risco de envolvimento em acidentes no trânsito. A pergunta é simples: por que as pessoas insistem em dirigir após o consumo?
“A substância afeta as áreas motoras de avaliação e decisão indiscriminadamente, mesmo que a pessoa não sinta. E não sente porque perde a inibição e com ela a crítica. Resultado: pensa que dirige melhor quando bebe”, explica Marta Ana J. S. Vaz, diretora do CRATOD, Centro de Referência do Álcool, Tabaco e outras drogas da Secretaria de Saúde.
De acordo com ela, bebidas alcoólicas impactam nas três principais áreas de coordenação motora no cérebro e, com isso, o consumidor não percebe que está mais lento para tomar atitudes e com reflexo reduzido. Dessa forma, a percepção do tamanho do carro e das distâncias diminui bastante, assim como a capacidade de discernimento quanto ao excesso de velocidade e a inobservância dos equipamentos de segurança.
E, para quem pensa que este tipo de atitude é típico dos jovens, uma surpresa. De acordo com a pesquisa “Consumo de Álcool e os Acidentes de Trânsito”, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – que avaliou a existência de todos os fatores que contribuem para os altos índices de acidente de trânsito do País – as maiores prevalências em relação à faixa etária foram verificadas entre 50 e 59 anos (32,6%) e entre 40 e 49 anos (32,4%). O estudo foi realizado em seis capitais brasileiras. Motorista: está mais do que na hora de ser mais responsável, ou não? Se beber, não dirija!
Fonte: semexcesso.com.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: