ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

04 setembro, 2012

PREFEITO ALCIVAN VIANA EM COLETIVA PARA A IMPRENSA E O POVO

Veja na integra o Pronunciamento do Prefeito Municipal Alcivan Viana - PMDB, ontem (03) na CMC/Caraúbas /RN.
ENTREVISTA COLETIVA
PRONUNCIAMENTO DA ENTREVISTA COLETIVA

Srs. Secretários;
Sras. Secretárias;
Caros Profissionais da Imprensa (Rádios, Jornais, Blog´s)
Meus Srs.;
Minhas Sras.

1.       Estou há exatos 92 dias na condição de Prefeito Titular deste Município. Uma experiência mais que desafiadora, entretanto honrosa e desejada por quaisquer um que possa concretizar esta possibilidade. Desafiadora por natureza. Se não raramente temos dificuldades de gerir os anseios da nossa própria família, imaginem gerir os anseios de centenas, milhares de famílias que com propriedade por serem cidadãos, sente-se no direito de propor, cobrar para verem seus anseios concretizados. Uma missão honrosa, pois nada mais gratificante – sobretudo quando se tem vocação, do que contribuir para melhorar a vida das pessoas, e a gestão pública tem essa possibilidade, até mais que isso essa prerrogativa.
2.       Pois bem, passado esse 03 meses de atuação, senti a necessidade e no dever de oportunizar esse momento, atendendo inclusive a cobrança de muitos e em especial da imprensa, para que aqui pudéssemos falar do que e como estamos fazendo e daquilo que ainda nos cabe cumprir nos próximos meses que ainda nos compete conduzir os destinos administrativos do nosso município. Hoje essa tarde tem esse propósito. Portanto de forma bastante democrática, organizadae civilizada quero oportunizar a quantos interessem conhecer ou buscar algum esclarecimento no momento de que abriremos para perguntas.

Filosofia de governo:
3.       Começo comentando sobre a filosofia do nosso governo. Tenho me esforçado para deixar claro que esta nossa interinidade a frente da administração municipal é parte de um governo que iniciou no dia 10 de Janeiro de 2009, portanto encerra qualquer especulação ou conotação de um novo governo. Notadamente cada gestor tem um perfil, um jeito próprio de atuar, neste caso, o que é natural tenho empreendido esse meu modo de governar, contudo sem me imaginar iniciando um novo governo. Dentro desse perfil, tenho buscado dar ênfase ao aspecto da Cidadania, por compreender que a gestão pública deve priorizar na implantação de suas açõeso olhar voltado para o cidadão. Para mim a lógica é: tornar na maior escala de alcance possível o bem está do cidadão, isto é, tornar ele satisfeito com o que está sendo feito. A cidadania acontece se quando o cidadão passa a acreditar e manifestar sua satisfação com a gestão e seus gestores. Por isso elenqueicomo marca para essa nossa interinidade e assim concluir o “Governo Nossa Força é Nosso Povo” iniciado por Ademar/Alcivan o sentido do “Governo Cidadão”. Tenho orientado e cobrado dos nossos auxiliares o respeito pelo Cidadão como o foco principal. Ter atenção com o atendimento, ainda que não consigamos resolver tudo, mais saber dizer por que não é possível resolver, isso já faz a diferença. Isso significa respeito e respeito é requisito para cidadania. Não quero com isso dizer que ao longo desse governo não se tenha primado por esse aspecto, somos sabedores da vontade do nosso então Prefeito Ademar, até por decorrência do seu jeito simples de ser, o que quero dizer é que dentro da nossa orientação como gestor, esse deve ser o carro chefe.
4.       Para o alcance dessa filosofia tomamos algumas iniciativas. Num primeiro momento reunimos todos os Secretários e Secretárias para nos apresentar um diagnóstico de cada Secretaria, em seguida conversamos com todos os servidores, reunindo por Secretarias no sentido de passar para todos qualo nosso propósito diante do momento, para esses 06 meses. Em seguida reunimos Secretários e Auxiliares mais diretos para planejar as ações de cada Secretaria, elencando as prioridades, e comodecorrência dessas medidas e das ações já implementadas, conseguimos nos primeiros 60 dias uma avaliação positiva superior a 60 % de aprovação do trabalho de toda a  equipe. Inclusive esse formato de gestão que estamos desenvolvendo foi objeto de apresentação no 6º Congresso de Gestão Pública do RN, com o tema “Administração por Objetivos na Gestão Pública Municipal – Experiência de Caraúbas”. Em síntese o que estamos desenvolvendo é o formato de “Gestão por Resultados – com foco na Cidadania”.

Dificuldades/ desafios do processo:
5.       Evidentemente diante tamanha façanha, temos enfrentado muitas dificuldades traduzidas em limitações. Por dever de justiça devo afirmar, nenhumas das dificuldades enfrentadas foram decorrentes do nosso Ex-Prefeito Ademar e de nenhum membro da equipe por ele instituída, são dificuldades da seguinte ordem:
* Limitações de recursos financeiros do município
* Limitações de espaços físicos, equipamentos e infraestrutura em geral;
* Limitações decorrentes da legislação eleitoral em vigência.
6.       Em que pese essas condicionantes, estamos superando e vencendo muitos obstáculos, graças, aí faço questão de registrar, a abnegada determinação e empenho dos nossos Secretários e Secretárias que por tal sorte contam com bons profissionais, ainda que merecedores de melhores condições de trabalho, mesmo assim se esforçam e cumprem suas atribuições. A toda equipe de Servidores sem distinção de Secretarias, aproveito o ensejo para reafirmar o meu agradecimento, ao mesmo tempo que reiterar meu pedido para que continuem dando o melhor de si, pois disso tenham certeza depende a continuidade do nosso governo e neste a presença de vocês.


Conquistas já alcançadas:
Conclusão de etapa do Projeto Eco Cidadão
*   Retomada da Construção do Centro Administrativo

7.       Como resultados desses 90 dias de trabalho, podemos com satisfação registrar resultados que se não considerados por muitos como grandes obras, são resultados que tem aquele sentido – chegar a todos e gerar satisfação a todos. Quando tive que assumir, afirmei em meu discurso que não teria tempo para realizar grandes obras, e que o meu trabalho seria grandioso se conseguíssemos com todo esforço concluir as importantes obras estruturantes conquistadas pelo então Prefeito Ademar Ferreira. De fato estamos com o mesmo entendimento e propósito. Nesse sentido fizemos no último dia 22 e 23 nossa primeira viagem oficial a Brasília, justamente com o objetivo de tornar possível a liberação de recursos destinado a importantes obras as quais destacamos:
Recursos destinados a conclusão do Estádio de Futebol – já em um estágio bastante avançado;
* Liberação de recursos para 02 praças em fase de conclusão: Praça reinaldo Pimenta e Praça na Avenida BejaminConstat;
* Recurso para conclusão da Obra do Anél Viário, conhecida como obra da entrada da Cidade;
 * Liberação de recursos para conclusão da UBS do Alto São Severino.

8.       Inclusive algumas destes recursos já começaram a entrar em conta nesta semana para que estas importantes obras sejam concluída e comecem a gerar seus importantes benefícios a nossa população.
Além dessas importantes obras, outras já estão em andamento, como é o caso do:
> Centro Administrativo de Múltiplo Uso – qual seja a Sede do Palácio Jonas Gurgel – nossa Prefeitura que pelo andamento dos trabalhos nos próximos 60 dias estaremos entregando ao nosso povo a sua Casa de Governo.
*    Na Saúde estão também em andamento:
>   A UBS do PA 1º de Maio – a maior de todas as unidades básica de Saúde do município;
>   Conclusão da UBS do Bairro Leandro Bezerra;
Construção da UBS do Centro – na Praça Luiz Inácio;
Como já mencionada a UBS do Alto São Severino
Com previsão para ser retomada ainda este mês a Obra do Posto de Saúde da Comunidade de Marrecas
>  Na semana passadas concluímos o processo de compra de mais 02 automóveis para a Sec. de Saúde;
Quero aproveitar a ocasião para parabenizar e agradecer a todos os profissionais da saúde para realização da marcante FEIRA da SAÚDE, realizada no último final de Semana, coroada de pleno êxito para o governo e principal mente para a população que alí se fizeram presentes observando e absorvendo as orientações alí prestadas.
*    Na Educação, temos em operação as seguintes obras:
>  Conclusão da Creche Modelo do Bairro Aeroporto;
Obra já iniciada da Construção da 2ªCreche - no Bairro Leandro Bezerra;
> Escola Gregório Batista de Morais na Comunidade de Apanha-Peixe, com previsão para sua reinauguração nos próximos 15 dias, além das escolas das comunidades de Boágua e Pedrês ambas com suas reformasjá concluídas;
> Ainda em andamento a Escola Aproniano Martins de Sá da Comunidade de Miranda;
> Estamos aguardando para os próximos 45 dias o recebimento de 03 ónibus escolares, com perspectivas de conseguirmos mais 02 até o final do nosso governo;
> Ainda este mês estaremos dando início ao projeto Mais Educação que beneficiará diretamente 08 escolas;
>  E como não poderia deixar de ressaltar, pela sua grandiosidade nunca será demais dizer que está caminhando a passos largos a maior obra conquistada pelo nosso governo a UFERSA, que atualmente já vem gerando inúmeros benefícios para o nosso município tanto no aspecto educacional como para a economia do nosso município seja para o comercio como no tocante a geração de emprego e renda.
*    Na Secretaria de Assistência Social
>  Após a conquista de um CRAS, acabamos de entregar toda documentação para a construção de um CREAS, que em breve será iniciada na Av. da Integração – próximo as Quadras de Esportes;
>  Está em andamento a construção de 72 Unidades Sanitárias na Zona Urbana;
>  Aguardando a liberação de 97 Unidades Sanitárias para a Zona Rural
>  Temos projetado a construção de mais 50 Unidades habitacionais, com previsão de liberação após o pleito eleitoral;
Iniciando no próximo mês Curso profissionalizantes via PRONATEC pelo Programa Brasil Sem Miséria, que contemplará 110 beneficiários do Programa Bolsa Família;
Terá início no dia 20 de Setembro o Curso profissionalizantes através do Pro jovem Trabalhador que atenderá 50 jovens na faixa etária de 18 a 29 anos;
*    Na Secretaria de Política do Campo e Meio Ambiente
>  Estruturação da nova Sede da Secretaria, toda reformada;
> Encaminhamos a Câmara o Projeto instituindo a COMPEDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil
> Já foram iniciado o trabalho de recuperação das nossas Estradas vicinais o que pretendemos chegar a todas as regiões do município;
> Foram feita a alocação de 14poços tubulares;
> Aquisição de 02 bombas para atendimento a Adutoras na zona rural;
> Contratação de um Carro Pipa com recursos Próprios;
>  Abertura de 12 barreiros para atendimento aos produtores em suas propriedades;
> Estamos aguardando a liberação de 273 cisternas para atender a famílias da Zona rural do nosso município, num esforço de zerar esse débito em torno de 500 em todo município.
>  Suporte a agricultores com o fornecimento de 50h de corte de terra para plantio inrrrigado;
*    Na Secretaria de Obras e Infra-estrutura
> Início da Construção da Garagem Central do Município;
> Acompanhamento as Obras de todas as demais Secretarias em execução no município;
>  Ampliação do Programa de Iluminação Pública, objetivando de zerar o déficit em todo município até o final do nosso governo.
9.       Além das Obras elencadas, estamos em fase de conclusão o maior projeto de limpeza Urbana já realizado em nossa cidade, inclusive extensivo ao Distrito do São Geraldo, que está sendo o Projeto ECO-CIDADÃO. Este Projeto foi iniciado tendo como objetivo apenas a realização de um mutirão de limpeza e tomou uma proporção realmente de alcance bem maior. Hoje a nossa Cidade está assumindo uma nova identidade no que se refere a limpeza urbana. Vou inclusive propor ao próximo Prefeito que torne este Projeto um Programa de Governo, comum maior planejamento e com recursos no Orçamento Público do Município, para que esta ação se realiza pelo menos a cada seis meses, e transforme nossa cidade em uma das mais limpas e bem cuidadas do nosso estado.  Este projeto está sendo desenvolvido numa integração de todas as Secretarias do nosso Governo em parceria com a ACRESEA. Nesta área estamos fazendo de forma muito determinada a nossa parte, agora peço a tida a população para nos ajudar, a manter nossa Cidade Limpa como está ficando. Inclusive você pode ajudar até mesmo denunciando, se observar alguém voltando a sujar a sua rua, o seu bairro. Para isso o Município conta com uma Lei chamada de Código de Postura, que trata muito bem de disciplinar essa questão.

Compromissos até o final do governo/ gestão
1 #   Até aqui tratei das inúmeras obras asseguradas pelo nosso ex-gestor Ademar ferreira, e que é nosso compromisso continuar enveredando esforço para conclui-las. Entretanto além destas, estamos furando alguns bloqueios e tentando viabilizar novos feitos para o nosso município. Neste sentido, gostaria de registrar algumas das nossa iniciativas já dentro desses três meses de gestão:
>  Conseguimos cadastrar nosso município pra um amplo projeto de pavimentação de ruas que ultrapassa os 3 milhões de reais, com perspectivas de ser liberados ainda este ano, via recurso do PAC 2, e que se assim se consolidar iremos pavimentar mais de 21 ruas e avenidas da nossa cidade, realizando assim o maior projeto de pavimentação de ruas da nossa cidade. Caso não se concretiza ainda este ano mais já esta assegurado e o próximo gestor assim o fará.
> Assinei e será liberado após o pleito eleitoral um convênio com o Governo deo Estado também para pavimentação, destinado a calçar todo conjunto Aroldo Maia, está obra pretendemos iniciar ainda este mês com parte de recursos próprios e será concluída com recursos do Governo Estadual após as eleições;
#  Pleiteei junto ao Deputado Henrique Alves:
> Recursos para asfaltamento de 6 Km das principais avenidas de acessos ao Centro da nossa Cidade;
> Recurso na ordem de R$ 500 mil reais para construção do nosso tão necessário abatedouro público;
> Recurso na ordem de 1 milhão de reais para Recuperação e Ampliação das nossa estradas Vicinais;
> Renovei pleito já formulado anteriormente ao Sen. Garibaldi Alves (Pai), e ficou assegurado uma emenda no valor de R$ 700 mil junto ao Ministério dos Esporte para construção do nosso Ginásio de esporte, orçado em 1,5 mil.
> Estou lutando para conseguir um terreno para construção de uma Quadra Poliesportiva para a Escola Josué de Oliveira, cujo recurso já está em conta;
> Iniciamos na semana passada a construção de uma adutora na região das Marrecas/Volta do juazeiro.
> Estamos com projetos já elaborados para com recursos próprios:
> Instalação da Casa dos Conselhos – ainda neste Mês;
>Criação do Almoxarifado Central da Prefeitura;
> Fazer aquisição de uma Academia popular para o Bairro Leandro Bezerra, a ser instalada nas proximidades da praça Elizabeth;
>Aquisição de Pontos de Apoio para os Moto taxistas;
>Conclusão da Obra da Escola deMariana;
> Iluminação do Cemitério de Ursulina;
>Obras de Saneamento ao lado do Templo da Assembleia de Deus;
> Pavimentação na Comunidade de Santana.

11.   Além das Obras físicas, tem uma obra que não será física mais espero tornar uma das grande obras dessa nossa interinidade neste governo, que será a criação da Secretaria Municipal de Cultura. Já estamos como projeto de lei elaborado e já discutido com a nossa bancada de Vereadores e este mês encaminharemos para ser submetido ao plenário desta Casa, tornando concreto este importante órgão para fazer justiça para com os nossos produtores culturais, com os nossos artistas.
#  Além deste importante feito para a nossa cultura, já está em andamento o processo de aquisição de novos instrumentos para a Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio;
#  Como também para fazer justiça a esta valorosa banda, já autorizamos a elaboração do projeto de construção da Escola de Música que servirá em definitivo de Sede para esta Banda, porém enquanto isso estamos autorizando a nossa Coordenadora de Cultura a encontrar um local ainda que provisório porém melhor estruturado para que nele se instale a nossa banda de Música;
#  Ainda no tocante a banda de Música estamos tratando do processo de regularização de vários músicos que ha mais de 20 anos prestam seus serviços a nossa banda sem terem sua situação funcional regularizada.

Conclusão

13.                       Meus Caros Auxiliares;
Prezados Servidores , sejam Efetivos ou Contratados;
Profissionais da Imprensa;
Aos Meus Conterrâneos – Que estão nos escutando através das Emissoras de Rádio;
Meus Senhores,;
Minhas Senhoras;

14.                Para finalizar quero abordar de forma muito respeitosa de uma questão fundamental ´para que tudo isso esteja sendo realizado e as demais que aqui abordei possam se concretizarem. Todos sabem que assumi numa situação atípica e que jamais almejei, pois nutro uma posição e um laço de respeitabilidade e amizade com o nosso ex-prefeito inconteste. Mesmo assim fiz o que me caberia, assumi num momento de estrema dificuldade, agravado sobretudo pelo momento eleitoral que vivenciamos e que tudo se torna muito frágil, inclusive no tocante as relações pessoais e sobretudo política. Mais graças a Deus sou um homem prudente e posso até ousar dizer equilibrado. Nãoé qualquer coisa que me faz mudar meu posicionamento, minha conduta, minha postura. Por tal comportamento é que tenho conseguido fazer política neste município, sem até então ter registro de nenhuma inimizade pessoal. E será assim com a graça de Deus que quero me manter até enquanto Deus me permitir servir a meu povo, aminha Caraúbas como um homem público.
15.                       Portanto, quero aqui reafirmar a minha lealdade ao povo de Caraúbas como um político que prima pelo respeito ao cidadão seja de que classe social faça parte, pois o que conta para mim é o respeito a pessoa humana. Ao mesmo tempo reafirmar minha disposição de continuar aliado e atuando dentro dogrupo político que hoje integro, dando demonstração de respeito, amizade e lealdade, sem contudo abrir mão dos meus princípios éticos e morais. Quero e preciso dar e receber o respeito de todos que integram esse grupo, desde o Prefeito Ademar até seus aliados mais próximos como o seu Irmão Ademos e seSobrinho Ferreira. Ademar sabe desse meu respeito a todos eles. Por tal gesto recebí do Prefeito Ademar a confirmação e a liberdade para atuar e continuar no exercício minha função de Prefeito até o dia 31 de dezembro, quando de fato concluirei o mandato que com ele iniciei. Mesmo assim me mantenho tranquilo e ciente que hoje este cargo o pertence e na hora em que o mesmo dele precisar, pode sentir-se a vontade para reassumi-la. Assim sendo reafirmo de seguir trabalhando com respeito, mas sobretudo com muita respeitabilidade e sem abrir mão da autonomia de que necessito para tal.
16.                       Quero por fim reafirmar meu respeito também a esta casa Legislativa, e agradecer a todos os Vereadores indistintamente pelo apoio e pelo respeito que todos tem me depositado até aqui. Desejo e espero nutrir até o último dia desse mandato esta mesma postura de dignidade e respeito.
17.                       Concluo, pois aqui as minhas palavras, colocando-me a disposição dos Srs. E das Sras. Para se assim desejar nos direcionar algum questionamento ou algo que julgar pertinente e do vosso interesse.

MUITO OBRIGADO.
Fonte: Secretária de Governo
Ana Paula Cruz
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: