ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

09 setembro, 2012

OAB aplica mais um exame para registrar advogados neste domingo


Prova objetiva do 8º Exame de Ordem será aplicada para 117.872 candidatos em todo o País

Estão inscritos para a primeira fase do 8º Exame de Ordem Unificado neste domingo 117.872 candidatos a receber a carteira para advogar. A prova, que será realizada a partir das 14h, é objetiva com 80 questões de disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Quem for aprovado nesta etapa, deverá prestar um teste prático-profissional. 
A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva será feita no site da OAB, na noite deste domingo, após o período de cinco horas previsto para a realização do exame. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de setembro.
Na segunda fase, no dia 21 de outubro, os candidatos respondem a quatro questões sob a forma de situação-problema, dentre as seguintes áreas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário. Segundo a OAB, Penal é área jurídica escolhida pelo maior úmero de candidatos.
A preferência por essa disciplina se explica, na opinião do presidente nacional da OAB, pelo fascínio que o Direito Penal causa no estudante logo em seus primeiros contatos com os fundamentos e princípios. “O Direito Penal cuida da liberdade do ser humano, um dos bens maiores que deve ser buscado pelo advogado”, explica Ophir. Entre os 117.872 examinados, 33.558 se submeterão à prova prática em Direito Penal, caso sejam aprovados na primeira etapa. A segunda disciplina mais escolhida pelos estudantes foi Direito do Trabalho, opção de 26.676 do total de inscritos.
Aprovação baixa no último exame
Após duas edições com índices recorde de aprovação, a prova voltou a registrar uma queda no número de aprovados no 7º Exame . Dos 109.649 candidatos que prestaram a prova, 16.419 receberam o registro de advogado, um percentual de 14,97% - 11 pontos percentuais a menos em relação ao exame anterior, quanto 25,98% dos participantes na primeira fase foram aprovados. No 5º Exame de Ordem, 24,52% tinham passado.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: