ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

13 setembro, 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO:


Lewandowski condena Valério e mais cinco por lavagem de dinheiro

Após início tenso de sessão, com desavenças com relator Joaquim Barbosa, revisor pediu a condenação de Valério, Hollerbach, Paz, Kátia Rabello, Salgado e Simone Vasconcelos

O ministro revisor, Ricardo Lewandowski, pediu a condenação de seis réus e absolvição de quatro no item 4 da denúncia, que trata de lavagem de dinheiro
Em uma sessão marcada por nova troca de farpas entre os ministros Joaquim Barbosa, o relator do processo do mensalão, e Ricardo Lewandowski, o revisor da ação penal 470, o publicitário Marcos Valério, apontado como financiador do esquema, e mais cinco réus tiveram o pedido de condenação feito pelo crime de lavagem de dinheiro. Além de Valério, o revisor condenou seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado e a ex-diretora da SMP&B Simone Vasconcelos. Lewandowski pediu a absolvição de quatro réus: Ayanna Tenório, Geiza Dias, Vinícius Samarane e Rogério Tolentino.
Dois dias depois de Joaquim Barbosa ter pedido a condenação de nove dos dez réus do item 4 da denúncia – que trata das acusações de lavagem de dinheiro (absolveu apenas Ayanna Tenório) –, Lewandowski demorou quase cinco horas, ao todo, para ler seu voto a respeito de cada um dos réus. Ele seguiu o relator quanto a Ayanna, mas, ao contrário de Barbosa, absolveu ainda Geiza, Samarane e Tolentino.
Após as manifestações do relator e do revisor a respeito do item 4 da denúncia do mensalão, agora é a vez dos outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) lerem seus votos sobre as acusações de lavagem de dinheiro. A primeira a falar será a ministra Rosa Weber, na sessão desta quinta-feira (13), a partir das 14h.
Até o momento, os ministros do STF já finalizaram dois dos sete itens da denúncia do mensalão.
Fonte: iG/SP
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: