Um levantamento feito com base em estatística da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo pela BBC Brasil confirma aquilo que a grande maioria da sociedade já sabe que é a alta taxa de mortes provocadas pela Policia Militar. Segundo o estudo a Polícia Militar de São Paulo matou seis vezes mais do que a Polícia Militar no ano de 2011.
O estudo levou em consideração o efetivo da PM (100 mil) homens e da Polícia Civil (30 mil), bem como os homicídios em serviço pelos componentes de cada corporação. Revelou-se que 437 homicídios foram atribuídos a PM e 23 a Polícia Civil.
O estudo traz a tona o debate sobre a extinção recomendada ao Brasil pela ONU a pedido da Dinamarca para acabar com o sistema separado das polícias no dia 25 de maio através do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU e deverá ir a debate da Câmara neste mês a pedido do Deputado Federal Chico Lopes (PC do B-CE) que defende a unificação das polícias.
Para os militares, esses números refletem as diferenças entre cada corporação, cabendo a Polícia Militar desenvolver medidas preventiva e ostensiva, enquanto que a Polícia Civil cabe a investigação, sendo natural desta forma o maior registro de mortes na ação desenvolvida pela corporação da PM.
Para o deputado federal Chico Lopes a questão principal é que as polícias não se entendem bem, havendo uma disputa de poder entre as mesmas fazendo com que o antagonismo prevaleça entre ambas.
Em nota a SSP/SP considerou a sugestão absurda e que a proposta sugerida precisa de fundamentação e de conhecimento da realidade jurídica e cultural da sociedade brasileira e acrescentou que o fato da ideia ter partido da Dinamarca soa até como piada levando em consideração que este país é quase seis vezes menor do que o Estado de São Paulo e sua realidade socioeconômica bem diferente da encontrada no Brasil’.
Gilv@n Vi@n@
Nenhum comentário:
Postar um comentário