ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

04 junho, 2012

PM de São Paulo mata mais do que Polícia Civil.


Um levantamento feito com base em estatística da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo pela BBC Brasil confirma aquilo que a grande maioria da sociedade já sabe que é a alta taxa de mortes provocadas pela Policia Militar. Segundo o estudo a Polícia Militar de São Paulo matou seis vezes mais do que a Polícia Militar no ano de 2011.
O estudo levou em consideração o efetivo da PM (100 mil) homens e da Polícia Civil (30 mil), bem como os homicídios em serviço pelos componentes de cada corporação. Revelou-se que 437 homicídios foram atribuídos a PM e 23 a Polícia Civil.
O estudo traz a tona o debate sobre a extinção recomendada ao Brasil pela ONU a pedido da Dinamarca para acabar com o sistema separado das polícias no dia 25 de maio através do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU e deverá ir a debate da Câmara neste mês a pedido do Deputado Federal Chico Lopes (PC do B-CE) que defende a unificação das polícias.
Para os militares, esses números refletem as diferenças entre cada corporação, cabendo a Polícia Militar desenvolver medidas preventiva e ostensiva, enquanto que a Polícia Civil cabe a investigação, sendo natural desta forma o maior registro de mortes na ação desenvolvida pela corporação da PM.
Para o deputado federal Chico Lopes a questão principal é que as polícias não se entendem bem, havendo uma disputa de poder entre as mesmas fazendo com que o antagonismo prevaleça entre ambas.
Em nota a SSP/SP considerou a sugestão absurda e que a proposta sugerida precisa de fundamentação e de conhecimento da realidade jurídica e cultural da sociedade brasileira e acrescentou que o fato da ideia ter partido da Dinamarca soa até como piada levando em consideração que este país é quase seis vezes menor do que o Estado de São Paulo e sua realidade socioeconômica bem diferente  da encontrada no Brasil’.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: