ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

07 junho, 2012

07 de junho: Dia da Liberdade de Imprensa


A ditadura militar no Brasil durou 21 anos. Neste período, os veículos de comunicação passaram pela vigilância acirrada da censura. A liberdade de imprensa era praticamente inexistente. Jornalistas foram presos, muitos torturados e até mortos pelos militares. Talvez por isso mesmo o Dia da Liberdade de Imprensa, que no Brasil é comemorado em 7 de junho, não pode ser esquecido.A liberdade de imprensa é um bem da sociedade, conquistado com muito esforço e à custa de muitas vidas.
Hoje em dia ainda há quem discorde que ela exista de fato, pois infelizmente a censura ainda persiste disfarçada de vários modos: seja defendendo os interesses dos próprios veículos de comunicação, seja por ideologias políticas. Apesar das controvérsias, é inegável que a defesa da liberdade de imprensa contribui muito para o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil. Esse é um trabalho incessante em favor da própria sociedade que, por ter o direito à informação, tem o dever de também lutar pela imprensa livre e ajudar a combater a impunidade de crimes praticados contra os profissionais e veículos de comunicação. 
Um pouco de História 
Muito antes do regime militar, a imprensa no Brasil sofreu com a repressão e o cerceamento das informações. Nos tempos da monarquia, a impressão de qualquer tipo de material era proibida no Brasil. Os livros também eram proibidos e quem os possuísse era considerado criminoso.  Só em 1808, a proibição terminou. Mesmo assim a imprensa ainda não era livre no país. O primeiro jornal do Brasil, “A Gazeta do Rio de Janeiro", já passava por censura prévia.Atualmente, existem associações que lutam pela liberdade de expressão e de imprensa. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) são alguns exemplos. Elas são responsáveis por ações pela liberdade de imprensa e por denúncias de ameaças ao direito de informação. 
Momento de refletir 
No resto do mundo, o Dia da Liberdade de Imprensa é comemorado em 3 de maio. A data sempre é aproveitada pelos órgãos de comunicação para chamar a atenção sobre as dezenas de jornalistas que são assassinados por ano, no exercício da profissão. Uma demonstração clara de que a repressão à informação existe ainda nos dias de hoje.  Portanto, o Dia da Liberdade de Imprensa é muito mais do que outra simples data comemorativa. É um momento de refletir sobre a importância desse direito e também de tentar encontrar formas de combater essa repressão disfarçada, que nega aos jornalistas e ao povo o sagrado direito à informação. 
Fonte: jornalvivabrasil.com.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: