ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 agosto, 2012

LICENÇA MATERNIDADE MS apoia PL que estimula licença de 180 dias


Projeto proíbe empresas que não concedem seis meses de licença maternidade a suas empregadas a participar de licitações públicas. Padilha considera a proposta um avanço nos direitos das mulheres
Um dia após anunciar o início da 21ª. Semana Mundial de Amamentação, realizado nesta quarta-feira (01), no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reiterou o apoio ao projeto de lei que altera dois artigos da Lei das Licitações (Lei 8.666). Se o PL for aprovado, só poderão participar de licitações públicas empresas que forneçam seis meses de licença maternidade às gestantes. O projeto está em tramitação no Congresso Nacional.
Para Padilha, a proposta representa um avanço nos direitos das mulheres e uma perspectiva de melhora futura na saúde do País. “Digo isso porque o leite materno contribui para a vida da criança não apenas enquanto bebê. Ele contribui para uma vida saudável do cidadão também na sua vida adulta. É mais uma conquista das mulheres do Brasil”, diz o ministro da Saúde. O projeto também a veta a celebração de contratos de gestão, convênios, parcerias, repasses, acordos e outros instrumentos com empresas que não atendam o que determina a lei.
Pela atual legislação a concessão dos salários dos dois meses extras é opcional para as empresas. O patrão que aderir pode descontar a despesa do imposto de renda. Os salários referentes aos primeiros quatro meses de licença, previstos na Constituição Federal, permanecem sendo pagos pelo INSS.
Fonte: Portalsaude
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: