ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

09 agosto, 2012

INFRAESTRUTURA: Paraguai não vai continuar a 'ceder' energia ao Brasil, diz presidente Franco


País negocia maior parte da produção de energia de Itaipu por preços considerados menores em relação aos praticados no mercado

Presidente Federico Franco declara querer usar energia para industrializar o Paraguai
O Paraguai não pretende fornecer mais energia barata a seus vizinhos Argentina e Brasil, com os quais compartilha a operação de hidrelétricas, já que o governo quer levar adiante uma política que estimule o uso dessa energia no próprio país, disse o presidente do Paraguai, Federico Franco, nesta quarta-feira.
O Paraguai é sócio do Brasil em Itaipu, uma das centrais hídricas mais potentes do mundo, e da Argentina em Yacyretá -- mas fornece a maior parte da produção de energia de ambas empresas a seus vizinhos por preços considerados menores em relação aos praticados no mercado, segundo estabelecem os acordos bilaterais.
Franco, que assumiu a presidência do Paraguai há pouco mais de um mês substituindo o destituído Fernando Lugo, disse que o Paraguai tem 85%do faturamento de energia baseado nas hidrelétricas, mas consome somente 15%porque a maior parte é utilizada por seus vizinhos.
"Nós não estamos dispostos a seguir cedendo (...), porque o que estamos fazendo é ceder a energia a Brasil e Argentina, nem sequer estamos vendendo", disse Franco em um evento público, no qual apresentou um projeto de política energética.
"Devemos procurar trazer nossa energia de Itaipu e Yacyretá, criar indústrias para que haja trabalho para nossa gente (...) e para isso a única alternativa é criar condições de segurança para poder industrializar o país", acrescentou.
O governo deposto de Lugo conseguiu triplicar o montante do valor pago pelo Brasil pela eletricidade e um acordo para a construção de uma linha de transmissão de 500 quilovolts entre Itaipu e Assunção, para que o país utilize mais da energia que lhe cabe na usina.
Franco disse que este último projeto possibilitará a instalação de um maior número de indústrias, que igualmente deverão ser encorajadas por um preço mais conveniente de energia.
Pouco depois de assumir, o governo de Franco iniciou negociações com a multinacional Rio Tinto Alcan para a instalação de una fábrica de alumínio, que foram paradas por divergências sobre o preço da energia elétrica que seria fixada.
"Estamos castigando o setor que mais produz e como consequência brilha em toda São Paulo, Buenos Aires, e nós temos que andar no escuro no Paraguai. Não tem sentido isso, temos que mudar", disse o presidente em apresentação de um anteprojeto de lei de política energética.
Argentina e Brasil são os maiores integrantes do Mercosul, que suspendeu o Paraguai do grupo diante da destituição de Lugo, por considerar que houve uma quebra do sistema democrático no país.
Fonte: REUTERS
Reportagem de Daniela Desantis
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: