ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

21 agosto, 2012

História: Vereadora de Bento Fernandes é a única do Brasil com sete mandatos

Lindalva é a única vereadora do Brasil com sete madatos

O Rio Grande do Norte é conhecido nacionalmente pelos grandes vultos da sua história. Entre os quais destacamos Café Filho que foi Presidente da República; Nísia Floresta a mais importante feminista do país de todos os tempos; Auta de Sousa, a poetisa norte-rio-grandense que mais ficou conhecida fora do Estado; Luís da Câmara Cascudo, maior folclorista do Brasil; Alzira Soriano, a primeira mulher eleita prefeita da América Latina em 1928 na cidade de Lajes e Maria Lindalva, eleita sete vezes  vereadora em Bento Fernandes.
No cargo de vereadora, atualmente existe Rosa Fernandes (DEM) que está no seu quinto mandato na cidade do Rio de Janeiro.
Parteira Lindalva como é conhecida na cidade é a primeira mulher desse país com sete mandatos, podendo ser o oitavo, pois disputa a reeleição no próximo dia 7 de outubro.
Sua primeira eleição aconteceu no ano de 1976, obtendo 75 votos. A última foi em 2008, eleita com 296 votos, sendo a mais votada do seu partido.
O que mais chama atenção na história política de Maria Lindalva é que a vereadora não pertence à família tradicional da cidade e nunca teve riquezas. Sua vida sempre marcada de lutas. De infância pobre, Lindalva passava boa parte da sua infância na roça ajudando sua mãe. Casou-se cedo, aos 13 anos e desse casamento teve três filhos. Anos depois, separou-se e foi trabalhar para sustentar a casa.
Durante esse período que esteve sozinha para criar os filhos e tomar conta da mãe, trabalhou em diversos empregos, mas foi na saúde que se identificou e está na área até hoje. Durantes vários anos realizou centenas de partos na cidade e cuidou de pessoas doentes, pois tinha estudado enfermagem e a profissão lhe dava condições de atender quem necessitasse.
Foi a primeira mulher presidente da Câmara na história, inclusive sua administração até hoje é reconhecida por todos como a melhor que a Câmara  já teve.
O título da primeira mulher do Brasil com sete mandato consecutivo de todos os tempos é o reconhecimento pela sua história que foi escrita com a visão de uma mulher que enxergou além do seu tempo.
Fonte: TN
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: