ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

25 abril, 2012

MÚSICA PARA OUVIDOS DE BOM GOSTO


A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte espanta a crise que ronda os músicos desde o ano passado e abre a temporada 2012.
Foi ontem terça-feira, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, após um hiato forçado de mais de quatro meses longe dos palcos. A noite ainda incorpora presença do Coral Canto do Povo, e marca o retorno dos dois grupos desde as mudanças ocorridas em março passado, quando o padre Pedro Ferreira deixou a regência de ambos e os próprios músicos assumiram a direção administrativa. A condução da Orquestra está sob a batuta do maestro, pianista e arranjador carioca Nelson Melin.
Rodrigo Sena OSRN interpreta Beethoven
e Villa-Lobos, no primeiro concerto do ano
Já o Coral, que abriu a noite com repertório popular, sendo comandado pelo maestro Janilson Batista, integrante do Canto do Povo desde sua criação em 1988.
Convidado para iniciar a temporada de concertos, Melin ensaiou na tarde de segunda, no próprio TAM, os cinco movimentos da 6ª Sinfonia de Beethoven e peças do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A programação da noite teve três atos: abiu com performance do Coral Canto do Povo, seguido da Orquestra e encerrando com os dois juntos no palco. Hoje, às 9h, a OSRN realiza o já tradicional concerto didático e recebe estudantes da rede pública de ensino.
Para viabilizar as apresentações, pois os dois grupos estão com déficit de pessoal, houve um grande movimento de articulação para completar o time. Na Orquestra, cerca de 20 instrumentistas foram incorporados e todos os naipes estão praticamente completos. "Está havendo um esforço coletivo para alavancar as apresentações", informou o contrabaixista Paulo Sarkis. "Músicos aposentados e outros que não tinham a obrigação de se apresentar estão mobilizados no intuito de não deixar a Orquestra morrer", informou Sarkis, que irá se apresentar apesar de ter direito a licença por exercer o cargo de vice-presidente do Sindicato dos Músicos do RN.
Fonte: TN
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: