ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 junho, 2015

Armando Ribeiro pode suspender irrigação no Vale do Açu ainda este ano

barragem tribuna
Outra barragem federal, desta vez em território potiguar, também deve passar por suspensão: a Armando Ribeiro Gonçalves. Ao chegar em nível de alerta – 550 milhões de m³ de água (24%) —, o abastecimento será limitado ao consumo humano, o que deve acontecer até dezembro deste ano.
Na apresentação feita pela Agência Nacional de Águas, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que hoje abastece 46 municípios do RN, também deverá ter o abastecimento para irrigação suspenso. A medida será adotada quando o reservatório atingir 550 milhões de metros cúbicos (24%) – hoje, o sistema conta com pouco mais de 700 milhões de metros cúbicos (29% da capacidade).
De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hídrica do Rio Piancó (Coremas-Mãe D’água), José Procópio de Lucena, o nível deve ser atingido em dezembro deste ano. “São 600 mil pessoas que hoje dependem da Armando, e muito mais vão precisar, pois açudes ao redor estão secando. Precisamos manter o abastecimento humano, não podemos prevaricar da nossa função”, afirma Procópio.
De acordo com a Semarh, o reservatório é capaz de manter o abastecimento até setembro de 2016. “O discurso da empregabilidade é pequeno, pois o mais importante não é a economia, mas a vida das pessoas. Você traz fruta do sul, mas não água”, disse.
Tribuna do Norte
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: