ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

16 outubro, 2012

Educação

Lei das cotas nas universidades foi publicada ontem no Diário Oficial

Documento tira dúvidas sobre regras de comprovação de renda, estudo na rede pública e distribuição por cotas raciais. Até 2016, federais terão de reservar 50% das vagas para egressos de escolas públicas

Dilma: Lei de Cotas contribui para saldar dívida do Brasil com jovens pobres
A regulamentação da chamada Lei das Cotas, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto, foi publicada na edição desta segunda-feira (15) do Diário Oficial da União.
De acordo com a Lei nº 12.711, que criou as cotas, 50% das vagas em universidades e institutos federais ficam reservadas a estudantes que frequentaram todo o ensino médio em escolas públicas. O decreto publicado deixa claro às instituições quais critérios devem ser considerados para aceitar um estudante como cotista.
O estudante que quiser se candidatar às vagas das federais pelas cotas - no mínimo, 12,5% das vagas devem ser reservadas nos vestibulares para o primeiro semestre de 2013 - terá de comprovar que não estudou nenhum ano do ensino médio na rede privada.
Quem cursou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou obteve certificado de conclusão pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pode disputar, desde que não tenha no seu histórico escolar nenhuma passagem por escolas privadas. 
O texto prevê também critérios complementares de renda familiar e raciais para a distribuição das vagas. Na prática, haverá duas seleções diferentes nas cotas. A primeira para estudantes de escolas públicas com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A outra é para alunos da rede pública com renda superior a esta.
Nos dois casos, as vagas ainda terão um recorte racial de acordo com a proporção de pretos, pardos e indígenas na população do Estado onde está a instituição. As universidades receberão um programa de computador que calcula a distribuição das vagas.
Reitores de diferentes instituições não sabiam como considerar a renda familiar dos candidatos e quais documentos exigir para comprovação. Se for necessário, as instituições poderão realizar visitas domiciliares aos candidatos para comprovar as informações de renda prestadas. Todo o detalhamento está na Portaria Normativa nº 18, publicada ontem.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: