ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

31 agosto, 2012

GREVE


Greve de servidores precisa ter regras, diz ministra do Planejamento

A ministra do Planejamento, Mirian Belchior,
 durante apresentação da proposta
 orçamentária do governo para 2013

"É necessário estabelecer as condições em que a greve pode ser exercida sem causar danos à economia e transtornos para a população", disse Mirian Belchior, nesta quinta-feira

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que o governo quer regras mais claras para as greves do funcionalismo público. Segundo ela, é preciso "um regramento melhor".

"Precisamos que o País discuta os limites do direito de greve. É necessário estabelecer as condições em que a greve pode ser exercida sem causar danos à economia e transtornos para a população", afirmou.
A ministra disse que o Congresso está sincronizado com esta preocupação do governo.
Categorias em greve
Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que paralisaram suas atividades há mais de 70 dias, ainda tentam negociar até o fim do dia com o governo federal um aumento superior ao reajuste proposto de 15,8%, dividido em três anos. Terminou nesta quarta-feira (29) o prazo para a formalização das assinaturas dos acordos entre governo e entidades sindicais , o que garante o reajuste salarial para as categorias. 
De acordo com o diretor da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi), Reginaldo Aguiar, a proposta do governo resultaria em aumentos poucos significativos.
“A proposta não atende minimamente às nossas reivindicações. Com esse percentual e o escalonamento, muitos funcionários teriam um aumento de apenas R$ 200 a cada parcela”, afirmou, acrescentando que 70% do órgão aderiu à mobilização, que conta com 30 superintendências pelo país. Ao todo, o Incra tem 5.500 servidores.
Outra categoria que rejeitou a proposta do governo, os agentes da Polícia Federal, fazem assembleia, em Brasília, para decidir se mantêm a greve . Já os servidores das agências reguladoras, que também não aceitaram o reajuste oferecido pelo governo, decidem à noite se suspendem a paralisação. De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), a assembleia da categoria está marcada para as 18h de hoje.
O Ministério do Planejamento informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que trabalha para fechar o projeto de Lei Orçamentária Anual e que deve divulgar o balanço com o total de categorias que assinaram o acordo com o governo nesta tarde. Ainda de acordo com o Ministério, as negociações realizadas depois da última terça-feira (28) só poderão resultar em eventual acordo para ser incluído no Orçamento de 2014.
Fonte: AE e Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: