ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

29 agosto, 2012

Banco Central define hoje nova taxa de juros da economia

Mercado aposta em queda de 0,5 ponto percentual com a Selic indo a 7,5%, nova mínima histórica; investimentos em caderneta de poupança renderão menos com corte de juros

Copom deve cortar de novo os juros em mais uma tentativa de acelerar a economia
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) define nesta quarta-feira, após o fechamento das operações no mercado financeiro, o rumo da taxa básica de juros da economia. A expectativa do mercado financeiro é de que a autoridade monetária dê continuidade à política de cortes adotada desde agosto do ano passado e reduza novamente a Selic em 0,50 ponto percentual, levando os juros ao patamar de 7,5 % ao ano.
Caso as projeções de um novo corte se confirmem, será a nona queda consecutiva, levando a taxa de juros para o nível mais baixa da história do Copom. O comitê foi criado em junho de 1996.
Esse ciclo de mudança na trajetória dos juros no País com mais ênfase este ano teve como reflexo alterações na fórmula do cálculo do rendimento da caderneta de poupança, abrindo caminho para que o BC possa levar a taxa Selic para patamares mais próximos dos juros praticados nas principais economias mundiais como Estados Unidos, Europa e Japão.
Cálculo elaborado pelo avalia o coordenador de estudos econômicos da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, aponta que uma redução da taxa básica de juros de 8% ao ano para 7,5% ao ano terá um efeito muito pequeno nas operações de crédito. Isso ocorre porque que existe um deslocamento muito grande entre a taxa Selic e os juros cobrados dos consumidores, que, em média, está em cerca de 103% ao ano.
Fonte:  Ilton Caldeira - iG São Paulo
Gilv@n Vi@n@

 

Nenhum comentário: